.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

16/07/2015

INVEJADO OU ABANDONADO?






Conversando com Mentores Espirituais,indaguei sobre as pessoas que após terem sido ajudadas, bem tratadas, queridas, nos abandonam, nos deixam de lado. Coincidentemente, estão em situação ótima, excelente.

A resposta foi: não abandonam a pessoa, mas a situação infeliz, dolorosa que desejam esquecer. O outro é um espelho a refleti-la. Se não há o sentimento da gratidão, então complica-se.

Como querer ficar perto de quem a lembra que passou fome, que não tinha o que vestir, que não tinha o dinheiro para o ônibus?

Se no tempo das vacas magras ,essas pessoas eram acompanhadas pela inveja, danoooou-se!

Vem do latim invídia, desejo de obter algo que outra pessoa possui e que não temos. Tristeza ou o pesar pelo bem alheio!

“A inveja pode ser transparente, explícita ou parte da psicodinâmica de alguns sintomas neuróticos. É frustração insuportável perante algum bem de outra pessoa, causando o desejo inconsciente ou não, de danificá-lo.” - (José Luiz Cano )

As causas: frustração, imaturidade,repressão , levam a pessoa invejosa a sentir rancor consciente ou inconsciente contra quem possui algo que ela deseja e que não consegue ou não querem desenvolver, beleza, sucesso, poder, dinheiro, amor, liberdade,etc..

A inveja pode ser expressa pela crítica, rejeição, ofensas, difamação, agressões, rivalidade, vingança. Cada caso é um caso.

Há os que querem ser invejados. A inveja , para muitos é referencial de qualidade, para ser bom , precisa causar inveja! E se admiram, muito, alguém ser invejado por essa pessoa é demais! Supra sumo !

Ser invejada faz a pessoa vítima. Algumas além de invejada, amam serem odiadas! Se auto-afirmam e são notadas!

Possibilidades: estar muito focado no outro e daí acha que esse lhe inveja!

O sentir-se “abandonado” por quem ajudou denota falta do desapêgo .

Bora continuar a vida e com ela o aprendizado!

Christian Rocha
http://inamar-wwwforcasutis.blogspot.com.br/



.

Nenhum comentário: