
Conversando com Mentores Espirituais,indaguei sobre as pessoas que após terem sido ajudadas, bem tratadas, queridas, nos abandonam, nos deixam de lado. Coincidentemente, estão em situação ótima, excelente.
A resposta foi: não abandonam a pessoa, mas a situação infeliz, dolorosa que desejam esquecer. O outro é um espelho a refleti-la. Se não há o sentimento da gratidão, então complica-se.
Como querer ficar perto de quem a lembra que passou fome, que não tinha o que vestir, que não tinha o dinheiro para o ônibus?
Se no tempo das vacas magras ,essas pessoas eram acompanhadas pela inveja, danoooou-se!
Vem do latim invídia, desejo de obter algo que outra pessoa possui e que não temos. Tristeza ou o pesar pelo bem alheio!
“A inveja pode ser transparente, explícita ou parte da psicodinâmica de alguns sintomas neuróticos. É frustração insuportável perante algum bem de outra pessoa, causando o desejo inconsciente ou não, de danificá-lo.” - (José Luiz Cano )
As causas: frustração, imaturidade,repressão , levam a pessoa invejosa a sentir rancor consciente ou inconsciente contra quem possui algo que ela deseja e que não consegue ou não querem desenvolver, beleza, sucesso, poder, dinheiro, amor, liberdade,etc..
A inveja pode ser expressa pela crítica, rejeição, ofensas, difamação, agressões, rivalidade, vingança. Cada caso é um caso.
Há os que querem ser invejados. A inveja , para muitos é referencial de qualidade, para ser bom , precisa causar inveja! E se admiram, muito, alguém ser invejado por essa pessoa é demais! Supra sumo !
Ser invejada faz a pessoa vítima. Algumas além de invejada, amam serem odiadas! Se auto-afirmam e são notadas!
Possibilidades: estar muito focado no outro e daí acha que esse lhe inveja!
O sentir-se “abandonado” por quem ajudou denota falta do desapêgo .
Bora continuar a vida e com ela o aprendizado!
Christian Rocha
http://inamar-wwwforcasutis.blogspot.com.br/
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário