.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

03/04/2011

CABOCLO GUARACY






ALGUMAS PARTICULARIDADES DOS CABOCLOS V


Parece ser senso comum de que o Caboclo Guaracy seja um intermediário de Oxóssi para Ogum.

O que posso afirmar é que, até mim, veio um Caboclo que apresentou-se como Caboclo Guaracy, quando o trabalho que estava sendo realizado era para a Mãe Oxum, e os Caboclos que se apresentavam, eram os que se manifestavam na Sua vibração.

Como eu já conhecia o significado desse nome não estranhei, contudo seus gestos lembravam Xangô e não Ogum, então perguntei-lhe sobre a Linha que o rege. A resposta foi essa:


" A Linha de Caboclos Guaracy é originalmente regida por Oxóssi-Oxum e Ogum-Yemanjá, muitos esquecem de citar as Mães, de quem vem o nome Guaracy.

Com o crescimento da Linha surgiram as Sub-Linhas cruzadas com outras vibraçoes. Assim é possivel a manifestação de um Caboclo Guaracy em chamadas para todos os Orixás. E isso acontece praticamente com todas as Linhas de Caboclos, não só com a Guaracy.

Prender-se a uma só classificação é limitar a atuação da Linha.

Este Caboclo específicamente pertece à uma Sub-Linha em que às vibraçoes originais acresce-se as do Pai Xangô e Mãe Nanã Burukê.

Ao pé da letras, que vocês encarnados tanto gostam, Guaracy quer dizer ' Filho da Mãe-Fogo' "



- Quando ele parou de falar, mentalmente, julguei-me impertinente, então ele acrescentou:


"Desejar aprofundar-se nos fundamentos da religião é pertinente, não impertinente ao que você crê!

Fique na benção do Sagrado!"





GUARACY

Para os índios, essa é uma palavra feminina.

“O sol é a mãe dos viventes, todos que habitam a terra; a lua é a mãe de todos os vegetais. Estas duas divindades gerais, a quem eles atribuíam a criação dos viventes e dos vegetais, não tinham nomes que exprimissem caracteres sobrenaturais.

As expressões que indicam qualidades abstratas, deviam vir em um período muito posterior àquele em que a civilização ariana, trazida pela raça conquistadora, veio encontrar os selvagens na America. Não tinham termos abstratos para exprimi-los.

Diziam simplesmente: mãe dos viventes, mãe dos vegetais. É sabido que a palavra sol é guaracy, de guara, vivente, e cy, mãe. Lua é jacy, de ja, vegetal, cy, mãe.

(*) Estas etimologias oferecem dificuldades em linguas não escritas.


Os Tupis do norte dizem guaracy. Cuára ou guara não diferem senão no modo de escrever; a palavra pronunciada é a mesma; guara tem diversas significações, entre elas as de morador, vivente e a do verbo ser. Todas estas redundam em traduzir-se a palavra guaracy por mãe dos viventes.

Os Tupis do sul (Guaranis), pronunciam cuaracy. Esta corruptela deu lugar a que o sabio Montoya no seu Tesoro diga que ela vem de cuara, buraco, e acy pesado.

Chamar o sol de buraco pesado é extravagância que nunca cometeriam nossos indios, cuja lingua é sempre tão excrupulosa, dando a cada objeto caracteres e predicados que ele realmente tem. 

Contudo, uma fêmea gestante parece se encaixar perfeitamente, pois está pesada e o filho virá à luz através de um " buraco " no corpo dela. 


Jacy, não oferece duvida alguma: ja significa fruta, e também brotar, como a semente que emerge do solo; a palavra portanto ou significa mãe das frutas ou mãe de tudo quanto nasce do solo"



- Recomendo o livro O SELVAGEM, do General Couto de Magalhães, Editora da Universidade de São Paulo - Livraria Itatiaia Editora Ltda.




Cy ou Ci (mãe)

O indígena não concebe nada do que existe sem mãe...

Para os indígenas, todas as coisas, entidades e forças têm origem feminina, uma mãe, a Ci.

E é natural que as calamidades não escapem à lógica folclórica.

Henry W. Bates encontrou, na cidade de Belém, em 1851, a indicação da " Mãe-da-Peste, epidemia de febre amarela que invadira a região.", escreveu o folclorista Luís da Câmara Cascudo.

E, segundo Peregrino Júnior (Histórias da Amazônia, 1936), "Boitatá, a Mãe-do-Fogo" é, o próprio fogo ou a substância imponderável que o sustenta e dirige, origem do elemento, a Mãe, a Ci.

É freqüente encontrarmos referências às mais diversas mães.

A Lua, Jacy (Já significa vegetal e Cy, mãe) é a mãe dos frutos e vegetais.

Quando a lua nova aparece, os índios festejam com muita comida, bebida, cantos e danças.

... Guaracy (Guará significa vivente e Cy, mãe), a Mãe dos Homens. O Sol também é chamado de Coaraci, Coraci, Goaraci ou Gorazi.

Amanacy é a Mãe da Chuva (Amana significa chuva e Cy, mãe); Çacy é a Mãe do Mato (Caá significa mato e Cy, mãe); Aracy, é a mãe do dia, a aurora, a origem dos pássaros.

Se para uns as coisas nasceram de uma Ci, para outros foi de um buraco; o que não deixa de estar em relação, por motivos óbvios, pois de um buraco no chão nascem os vegetais; os bichos vivem e se reproduzem num buraco; e de um buraco no corpo da mulher surge um novo ser.


Foi de um buraco no céu, diz uma lenda Ianomami, que os índios desceram à terra. Essa lenda, por sinal, é uma versão autóctone (nativa) para o que a Bíblia chama de "a queda do homem".


(Painel de Mitos ; Lendas da Amazônia, Franz K. Pereira, Belém, 1994)





AÇÃO:


Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.Tende para a busca do vigor, da qualidade criativa.

Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos.

Os bens. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo.

Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância. Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões.

Um Caboclo Guaracy sempre trará proteção paternal. Firmeza. Afirmação. Pede, no entanto que se mantenha uma vontade inquebrantável, e a execução do que já foi resolvido.

Ele ajudará a colocar em ordem os pensamentos, os projetos, apaziguando os sentimentos.

As vezes devemos usar as nossas características masculinas: aguerrimento, tenacidade, firmeza, determinação, virilidade, comando, razão lógica, força, autoridade sem , contudo, esquecer a doçura das Mães.

"Bem diga o trabalho de tuas mãos e no do pensamento coloque o coração..."

Observe que a principal caracterítica deste Caboclo é a relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual.

"Seja em tuas obras, como és em teus pensamentos..."




ALGUNS PONTOS DO CABOCLO GUARACY:


PONTO DE CHEGADA


Salve a falange do caboclo Guaracy
Deus do céu permita que
Ele chegue até aqui
Salve Tupã, Itatiaia e Poty
Salve Blasô e viva Guaracy
Salve o sol, sa lve as estrelas e o cruzeiro
Salve Guaracy que chegou neste terreiro
___________________________________________

PONTO PARA SUBIDA

Oxalá chamou,
Pai Guaracy vai embora (Bis)
Levando os pedidos dos seus filhos a Oxalá (Bis )
Mutumbá Axé Caboclo
Mutumbá Axé Pai Guaracy.

___________________________________________


PONTO DE SAUDAÇÃO



" Seu Guaracy se perdeu nas Matas...
Ogum Mege achou a acabou de criar...
Ele é oxossi, ele é guerreiro ele é
Doutor Filho de Ogum neste terreiro"
Mutumbá Axé Pai Guaracy

____________________________________________


PONTO DE TRABALHO


Guaracy
Caboclo da Tribo Guaráse tupã é seu guia (BIS)
A macaia é seu lar
Da Tribo Guará
Saiu Guaracy


CABOCLO GUERREIRO
Igual nunca vi
Machado de pedra
Tacape de ipê
Flecha da Guiné
Lá do MUÇAMBÊ
Um grande guerreiro
um bom caçador
sua mão é guiada (BIS)
por nosso senhor, GUARACY

_________________________


A estrela Dalva é minha guia
E corre o mundo sem parar
Ilumina a mata virgem
CIDADE DO JUREMÁ
Ilumina a mata virgem
E os terreiros de além mar...
Com três dias de nascido
Minha mãe me abençoou
Me soltou na mata virgem
SENHOR OXOSSI me criuou
Me soltou na mata virgem
SENHOR OXOSSI me criou.








CURIOSODADE:


[ A despeito deste versos de um de seus Pontos e levando em conta que o Caboclo que falou comigo disse que às suas Linhas originais acrescia a de Pai Xangô e Mãe Nanã:

"A macaia é seu lar
Da Tribo Guará
Saiu Guaracy" ]



O guará-vermelho é uma ave que aparece no Brasil e em outros países no norte da América do Sul e Central, é reconhecida como uma das mais espetaculares aves do mundo, com sua plumagem vermelho- carmesim.

Elegante, anda em águas rasas e lodaçais, durante a maré baixa, para se alimentar principalmente de caranguejos e camarões, que compõem sua dieta principal. Também se alimenta de caramujos e insetos.

É conhecida popularmente como guará-vermelho, guará-piranga, guará-rubro ou simplesmente guará no Brasil e, mundialmente, como íbis-vermelha ou íbis-escarlate. 



[ CURIOSIDADE: O íbis foi associado às mães das chamadas "imaculada conceição", ou seja, à mãe de "um messias esperado"; (messias no singular, pois refere-se a uma pessoa que fora ungida para propósito ).

No Egito, o íbis está associado à trindade divina Ísis, Osíris e Hórus.

E no Mediterrâneo, Oriente Médio, numa versão deturpada da trindade, foi associado aos personagens chaves da história antiga, descritas na bíblia: Senaqueribe, Semíramis e Ninrod, e em algumas interpretações aparece Ninrod, Semíramis e Tamuz ]


O guará-vermelho vive na América Tropical. Suas penas são vermelhas com manchas pretas nas pontas.


Originalmente, suas populações ocorriam entre o Amapá e Piauí, e entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. Hoje, no entanto, são encontrados, sobretudo, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e São Paulo (em Cubatão).

Segundo a nova lista de espécies ameaçadas, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, esta espécie foi retirada dessa categoria. Porém, requer uma atenção especial aos habitats, os manguezais, onde se alimentam e nidificam.

A ave adulta mede cerca de 58 cm, possui a cor da plumagem vermelho-carmesim, proveniente de um pigmento chamado carotenóide cantaxantina, encontrado nos crustáceos que fazem parte de sua dieta.

As mais jovens apresentam a cor pardo-acinzentada nas penas superiores e esbranquiçadas nas inferiores. Seus filhotes nascem com uma penugem preta, muito diferente dos adultos.

Estão sempre em bandos e impressionam pelos voos coletivos, que podem se estender de 60 a 70 quilômetros para atingir os lamaçais onde se alimentam, e pela cor exuberante da plumagem, sendo que os Guarás mais jovens podem formar bandos separados dos adultos.

Procuram uma vegetação mais densa para dormir e para construir seus ninhos. Com esta emissão, os Correios Brasileiros divulgam o Guará, ave de inquestionável beleza, e procuram alertar sobre a necessidade de preservação dessa espécie e dos habitats dos quais dependem para sobreviver.


( Robson Silva e Silva Biólogo/ Pesquisador )

_____________________________


O guará-vermelho é a ave nacional de Trinidad e Tobago, mas é conhecido localmente como “flamingo”, e fez de sua casa o Santuário de Pássaros Caroni, no Pântano Caroni – uma área destinada pelo governo para proteção desse pássaro.

O Pântano Caroni inclui 15 mil acres com lagos e árvores mangrove... Milhares de “Scarlet Ibises” são frequentemente vistos durante as duas últimas horas de cada dia, sobretudo na estação de nidificação, de abril a agosto.

Eles se alimentam principalmente de caranguejos, em Trinidad e Tobago e, podem ser vistos através de passeios de barco que estão disponíveis durante o ano inteiro...


Notas (tupi-guarani): Outros selos em que aparecem o guará são o emitido em 28/12/73 (RHM: C-825) e o de 1997 do Padre.)





.

Nenhum comentário: