.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

17/03/2011

CABOCLO GIRASSOL





PARTICULARIDADES DE ALGUNS CABOCLOS



Para finalizar as postagens sobre Caboclos pensei em comentar sobre alguns nomes como uma forma de desmistificar um pouco mais o assunto.

Primeiramente pensei em falar sobre o Caboclo Cobra Coral, o meu amado Caboclo Coral, contudo, ele mesmo sugeriu-me começar pelo Caboclo Girassol.

Confesso, na hora fiquei intrigada pois não me consta que eu o tenha em minha Linha, e, nada sabia sobre ele. Era só um nome de Caboclo que poucas vezes ouvi.

Ante meu questionamento mudo meu Pai Cobra Coral disse somente que:

"- É um desagravo, filha!".

Desagravo, por que?

Decidi me informar sobre esse Caboclo ( O meio mais fácil é via internet, claro!), mas ouvi claramente um outro Caboclo sussurrar em meu ouvido: " Você será orientada.". 


Ótimo, sem novidade! Estou acostumada com isso.


Por isso, mesmo assim, fui investigar. O que encontrei foi muito pré-conceito e ignorância espalhada na web, e entendi o sentido de desagravo referido pelo meu Pai.

Quando dei por encerrado minha busca, mentalmente chamei pelo Caboclo Girassol, no que imediatamente fui atendida.

Fui conduzida a um campo de girassóis, muito iluminado, onde ele me aguardava com um lindo girassol nas mãos, e nas pétalas amarelas estava pousado um grande besouro preto..

Parada a uns dois metros de distância, eu o observava.

Então, ele me olhou sorrindo e num gesto mostrando a flôr em suas mãos me perguntou:

"- Para você, filha, qual dos dois é mais belo, o besouro ou o girassol?

Respondi:

"- Nenhum."

Ele então tornou a perguntar:

"- Por que?"

E eu disse-lhe que o besouro era um inseto e como tal não deve ser comparado nem mesmo a outro inseto e que o girassol é uma flôr e como tal, também não deve ser comparado nem mesmo com outra flôr, por isso uma comparação entre flôr e inseto não tem sentido.

Satisfeto ele falou:

"- Assim é com os Caboclos, e quando digo caboclos estou me referindo a todo ser humano, pois caboclo é muito humano. Caboclos não se comparam, assim como não se compara nada na Crição de Deus. Você, filha não se entristeça com a maledicência!

Mentalmente me perguntava o que siguinifica ser Caboclo Girassol? Captando meu pensamento ele disse:

"- Coboclo Girassol Gira na vibração de Oxalá, Iansã e xangô, e se é Caboclo, é de Oxósse. Entendeu, filha?

Fiz que sim com a cabeça, pois estava encantada com os gestos que ele fazia enquanto falava. Sem contar que ele é lindíssimo!

Ele então parou de falar e me olhou com carinho por uns segundo e falou:

"- Minha filha está embevecida em olhar este Caboclo, mas minha filha não olhe Caboclo, olhe o que Caboclo olha."

Falou isso apontando para o alto no horizonte.

Então peguntei:

"- E o Caboclo olha o quê?

E ele com os mesmos gestos:

"- Caboclo olha além, muito além!..."

Calou-se, e no silêncio, suavemente fui voltando. Acabei de voltar e vim escrever este texto.

- Okey Caboclo Girassol! Minha gratidão ao senhor pela atenção e carinho para comigo!

A sua benção para mim e para todos os que lerem estas palavras!


VSL





O girassol é a flor que sempre busca o sol, vira-se sempre em sua direção.
Aprendamos essa lição. Por mais difícil que esteja os nossos dias, procure a direção da Luz, do Sol.
E lembre-se, atrás das nuvens, sempre existe um céu azul.





CABOCLO GIRASSOL


(...) Um Caboclo pouco conhecido na Umbanda, porém, lembrado em alguns terreiros, o Caboclo Girassol.

Este falangeiro encantado que vibra originariamente na energia de Oxalá, seu trabalho é muito conhecido em ritos de curas e passes altamente energéticos.

Usa Roupa Branca e um frondoso penacho da mesma cor. Alguns usam ainda a cor amarela e mais dificilmente o verde.

Cacique de força, sério e um tanto rude, gosta muito de disciplina. Muito parecido com o Cacique Pena Branca que é uma energia irmã.

Mas trabalha também com os caboclos. Urubatão da Guia, Sultão das Matas, Caboclo do Sol, Zangão das Matas, Rompe-Nuvem, Tupi, Guarani, Guaracy e Tupã.


http://umbandadejesus.blogspot.com/2011/01/caboclo-girassol.html




Ponto do Cabolo Girassol


No terreiro de Indio
Em piso num pé só
E nesse terreiro
Quero Chamar Seu Girassol
_____________

Sua Mãe é a Lua
O Seu pai é o Sol
sua tribo é tupi
Na Umbanda É Girassol
Filho de Tupã traz na mão o seu bodoque
com a sua proteção
não tenho medo de Sul ao Norte.

Que Oxalá nos abençoe sempre!






Girassol vai à caça


Um dos maiores hits de Umbandas dos últimos tempos em terreiros na cidade de João Pessoa. 

Um simpatizante dos cultos, me repassou até um LP que é sempre executado nas antigas radiolas de agulha, chamado “Pontos de Umbanda Girassol – LP – Nilser – 1970”. 

São 14 faixas com diversos pontos.


1.Defumação;

2.Prece;

3.Abertura: a)Oxalá, abertura de gira; b)Exu, Tranca Rua, Exumarê; c)Ogum, Xangô; d)Saudação aos Guias; e)Firmeza de terreiro;

4.Chamada do Guia chefe (Caboclo Girassol): a) Caminhou, caminhou; b)Lembrai de seu Girassol;

5.Chamada do Guia Chefe (Caboclo Girassol): a)Que caboclo lindo; b)Seu Girassol foi prá caçada; c) Na aldeia;

6.Ogum: a)Vamos Sarava Ogum; b)Beira-Mar;

7.Xangô: a)chamada de Xangô; b)No alto da pedreira;

8.Exu: a)Exumaré; b)Boa noite Exumaré;

9.Pomba Gira: a)Cigana de Fé; b)Rainha da encruz ilhada; 


10.Chamada de Caboclos;

11.Povo d’água: a)Iansã; b)Moça rica;

12.Beijada: a)Tem doce no jardim; b)Dandá na areia;

13.Almas: a)Pai Sabino; b)Os velhos da Bahia;

14.Encerramento: a)Subida do Caboclo Girassol; b)Oxalá; c)Fechamento de Gira; d)Estrela do Céu.






Chamo atenção para os pontos mais executados:

CABOCLO GIRASSOL

Gira, gira, gira,
Minha estrela no arrebol,
Vem chegando, vem girando,

O Caboclo Girassol. (bis)


CABOCLO LINDO

Que caboclo lindo,
Que vem lá da Bahia
Traz nas mãos três ave Marias
Uma é da lua, outra é do sol
A outra é guia de caboclo girassol

- Do começo ao fim, os pontos de umbanda – que são clássico da música sacra - arrepiam, induzem às lágrimas. Alguns políticos, ao escutarem este disco, lembrar -se -ão: à volta à infância nas imagens e sons mais lindos de uma gira bela, profunda e repleta de espiritualidade, no seu mais alto grau.

Deus tenha misericórdia!


.

8 comentários:

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O CABOCLO GIRASSOL

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O CABOCLO GIRASSOL

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O CABOCLO GIRASSOL

MERU SAMI disse...

Olá, Rosangela!

Bem vinda!

O quê exatamente você deseja saber? Faça suas perguntas para facilitar para mim, pois " saber mais sobre..." fica muito vago e difícil de acertar o que você deseja saber, ok.

Aguardo seu novo comentário.

Abraços e muito axé!

Unknown disse...

Orgulho de telo como meu guia regente...salve suas forças meu amigo

Unknown disse...

Me orgulho cada dia mais de ter esse amigo como meu guia regente salve suas forças Girassol.

Débora disse...

A mais de30 anos minha mãe trabalha com esse caboclo eu digo q inúmeras vezes ele já me ajudou amo ele de paixão oke oke caboclo girassol

MERU SAMI disse...

Olá, Anônimo/a! Bem, vindo/a!

Grata pela presença e comentário.
Muito positivo que você compartilhe conosco a sua experiência com esse amado Caboclo.

A experiência que tive com ele, realmente foi luminosa e gratificante.

Okey Caboclo!

Muito axé para você!