.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

30/10/2011

CABOCLO COBRA CORAL


 


( - Ufa! Até que enfim, Pai Cobra Coral deu-me permissão para escrever sobre Sua Falange! )


O Senhor Cobra Coral é uma das entidades, supostamente, mais conhecidas na Umbanda. Díficilmente encontra-se um umbandista que não conhece alguém que o imcorpore ou ouviu falar deste caboclo.


Históricamente, a Fundação da Umbanda no Brasil, foi oficializada em 1908, com a incorporação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, porém, foram encontradas publicações que afirmam que em 1. 890, um Caboclo Cobra Coral era incorporado por um jovem de 16 anos, e que praticava a caridade conforme os fundamentos da Umbanda. Contudo, para mim, essa informação carece de prova.


Alguns dizem que o primeiro Cobra-Coral, Chefe criador da Falange, foi, em uma de suas descidas à matéria, Galileu Galilei, Abraham Lincoln, Faraoh; no Egito, e, outros dizem que foi um Indio asteca...


Há uma discordância, também, quando se fala do Orixá regente desta Falange.


É preciso ter em mente que há os cruzamentos entre as Linhas Naturais, fato esse que, desencaia um desdobrar-se, desde os Orixás até chegar nos hunanos encarnados.


Raciocinemos um pouco:


Se é Caboclo, sua vibração é antes de tudo, de Oxosse.

Se é Cobra, a vibração é de Oxumaré.
Se é Coral, pela cor pode estar relacionado à vários Orixas que vibram nessa cor, como Xangô, Egunitá, Iansã e até Ogum e Exu.

Ainda em relação ao termo Coral, temos que considerar que, pode não estar relacionado somente ao elemento cor, mas também ao elemento material coral, logo, à vibração de Iemanjá, o que nos lembra que Iemanjá é O Trono Feminino do Sentido da Vida, e que, na outra ponta deste sentido, no Trono Masculino está Omolu, regente da vibração da cor preta da Cobra Coral.


Podemos perceber que classificar toda a Falange com base no que foi revelado por um Caboclo, ( que referia a si e não à todos.), é incorrer em grande engano.


Eu, pessoalmente, senti que quando meu Pai Caboclo Cobra Coral se manifestou em alguns lugares, não foi reconhecido, porque não se encaixava no rótulo, ou nessa "caixinha", enquanto que em outros locais, mal incorporava, era cumprimentado pelo que é, inclusive por outros Cobra Corais.


Dizem que onde está Seo Cobra Coral, junto vem um outro Caboclo, que é seu irmão de Falange, o Caboclo Ventania. E até onde pude comprovar, isso é verdade. Estes dois Caboclos estão entre os Caboclos revelados como Encantados.


Uma coisa é certa, como Seo Ventania, ele é Chefe de Terreiro e quando um médium o traz em sua Linha é porque, antes de nascer, firmou compromisso em abrir Terreiro.


Alguns de seus médiuns afirmam sofrerem um pouco, ao incorporá-lo, pois sua vibração é mais " incisiva", se comparamos com as vibrações de outros caboclos de Oxosse. Porém, isso está relacionado aos cruzamentos que cada um apresenta. Eu nunca sofri ao incorporar meu Pai, ao contrário, senti muita leveza.


Alguns se declaram Caciques e usam cocares, variando suas cores entre, verde, vermelho, branco, preto e amarelo. Mas isso não é regra, também.


O Caboclo Cobra Coral ( estou falando de meu Pai ) quando se apresenta em terra, o faz de forma tranqüila, concentrada e sábia. E assim como todos os Cobra Corais, é profundo conhecedor das magias e das curas através dos segredos dos répteis e animais peçonhentos em geral.


Sua imagem mais comum é de um índio alto com um bastão na mão esquerda e uma cobra coral na mão direita e outra na cintura. No mundo dos Grandes Magos, é conhecido como “O Mago do Cajado da Cobra”.


Quando meu Pai se apresentou para mim, pela primeira vez, eu estava com meu grupo de dança, Grupo ASHIRAK ( criei este grupo com finalidade espiritual ) e nem sonhava em vir a ser umbandista um dia.


Fora da Linha de Umbanda, ele se apresentou como O Mestre do Cajado e, por essa razão, posso confirmar a afirmação sobre ser conhecido como “O Mago do Cajado da Cobra”.


Por causa dos cruzamentos, pode ser que um e/ou outro se apresente com algumas variantes, e nesse ponto.


Vale lembrar que ele porta também outras espécies de cobras, o que faz com que muitos que têm vidência o tome pela cobra portada, ou seja, ele pode vir portando uma cascavel, por exemplo, e quem o vê o toma pelo Caboclo Cascavel, que é pertecente à outra Falange.


Um fato muito interessante é que, hoje, existe a
Fundação Cacique Cobra Coral, que é uma fundação com fundo espítual que auxilia nas previsões climáticas.

O nome vem do fato de ter sido esse Cacique, que pela primeira vez previu uma catástrofe climática, essa fundação hoje é reconhecida mundialmente.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Mas o mais importante para nós umbandista é que o Seo Cobra-Coral sempre será homenageado em suas manifestações e trabalhos na prática da caridade.

- OKEY, CABOCLO COBRA CORAL!





Pontos do Caboclo Cobra Coral:


Cobra Coral É Um Caboclo Muito Forte!
Ele Tem Jaça, Tem Mira E Tem Ardor!
Na Sua Aldeia Ele É Chefe De Tribo!
Na Sua Falange Ele É Trabalhador!



Foi Lá No Rio Azul
Que Eu Encontrei Uma Cobra Coral!
Ó Rei, Ó Rei, Ó Meu Pai Oxalá!
Ó Rei, Ó Rei, Ó Minha Mãe Yemanjá!



Olha O Vento Que Venta No Ar!
Lá Na Mata Se Abria!
Assobia O Caboclo Coral
E A Sua Flecha Zunia!
Olha O Vento Que Venta No Ar!
Lá Na Mata Se Abria!
Assobia O Caboclo Coral
Não Perco A Sua Fé!



O tambor bateu forte, lá na beira do mar
O tambor bateu forte, lá na beira do mar
Sou eu Caboclo forte, Caboclo Cobral Coral
Sou eu Caboclo forte, Caboclo Cobral Coral



Seu Cobra Coral
Onde é sua morada
Seu Cobra Coral
Onde é sua morada
Ele mora na beira do rio
Ele traz uma pena dourada.



Saravá Ogum!
Saravá o Caboclo Cobra Coral

Foi Oxalá quem mandou
Ogum firmar bandeira na Jurema (bis)

Cobra Coral é um Caboclo de batalha
Vem de Aruanda pra salvar filho de pemba (bis)



Salve Oxossi nas matas
Ogum lá no Humaitá
Saravá Cobra Coral
Firma ponto no gongá (bis)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

NOTA: Este texto é uma adaptação e junção, feita por mim, de vários textos encontrados na rede web.

VSL



.

20 comentários:

Unknown disse...

obrigada por fazer parte desta famila,este texto me fez ver e crescer na vida de luz.abraço

MERU SAMI disse...

Oi, Carla!

Quem agradece sou eu, por sua presença vibrante e cheia de doçura.

Que o amado Cobra Coral nos cubra com sua Luz!

Bom domingo!

Rosane disse...

Parabéns pelo blog sou umbandista e tenho o orgulho de ter na minha coroa meu Caboclo Cobra Coral

Rosane disse...

Parabens pelo blog sou umbandista e tenho o orgulho de ter na minha coroa meu Caboclo Cobra Coral

Rosane disse...

Parabéns pelo blog sou umbandista e tenho o orgulho de ter na minha coroa meu Caboclo Cobra Coral

Unknown disse...

Muito bom o que você escreveu sobre o Seu Cobra coral. Muito interessante por que eu estou entrando nesse caminho agora, e por um acaso quando minha mãe de santa jogou os búzios, meu caboclo foi COBRA CORAL, agora não recebi ainda, creio que como eu seja desenvolvente ainda não tenha condições para recebe-lo, sei lá, mais eu gostei muito.
Se você puder entrar em contato seria ótimo por que só assim iria aprender mais coisas.
E-mail: luizmelodia1@hotmail.com

Unknown disse...

Estou encantado com a história desse caboclo, apesar de te-lo nas minhas correntes mais nunca recebi. Acho que sou ainda desenvolvente, não tenho resposta para isso. Por isso que queria sabe de você, ainda tenho muita duvida com esses caminhas não sei quase nada sobre esses caminhos.
luizmelodia1@hotmail.com me add ai pra conversamos

Reginaldo28 disse...

Obrigado me senti muito emocionado com essa história tão linda sobre o mago do cajado da cobra, pois também sou filho dele e tenho muito orgulho disso. Reginaldo de Belém do Pará.

Reginaldo28 disse...

Obrigado pela sua história sobre o mago do cajado da cobra, fiquei muito emocionado com ela, pois também sou seu filho e cada dia tenho mais orgulho disso.

Unknown disse...

SERÁ QUE PODERIA RESPONDER UMA PERGUNTA?

RECEBO UM CABOCLO QUE DANÇA MUITO E QUANDO GIRA LEVANTA O DEDO COMO UMA COBRA E COMEÇA A RODA, DEPOIS BATE MUITO NO PEITO, UMA MÃO COM UM DEDO APONTADO PARA TRÁS E A OUTRA NO PEITO COM O DEDO EM PONTA, AS VEZES USA MUITAS FLEXAS E DEPOIS SAI DANÇANDO E MARCANDO PAÇOS LIGEIROS. SABE ME DIZER QUEM É? EU SÓ TENHO 4 MESES NA UMBANDA E JÁ RODEI EM MUITOS CENTROS MAIS SÓ ESSE TEMPLO QUE SENTI QUE MEUS GUIAS ESTARIA NO LUGAR CERTO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADA

Unknown disse...

SERÁ QUE PODERIA RESPONDER UMA PERGUNTA?

RECEBO UM CABOCLO QUE DANÇA MUITO E QUANDO GIRA LEVANTA O DEDO COMO UMA COBRA E COMEÇA A RODA, DEPOIS BATE MUITO NO PEITO, UMA MÃO COM UM DEDO APONTADO PARA TRÁS E A OUTRA NO PEITO COM O DEDO EM PONTA, AS VEZES USA MUITAS FLEXAS E DEPOIS SAI DANÇANDO E MARCANDO PAÇOS LIGEIROS. SABE ME DIZER QUEM É? EU SÓ TENHO 4 MESES NA UMBANDA E JÁ RODEI EM MUITOS CENTROS MAIS SÓ ESSE TEMPLO QUE SENTI QUE MEUS GUIAS ESTARIA NO LUGAR CERTO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADA

Unknown disse...

Obrigada por esse blog maravilhos, gostaria de saber mais sobre ele, cor, guia, de onde vem.

MERU SAMI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chris disse...

gostaria de saber a origem da cabocla puri

Unknown disse...

Adorei muito gratificante todo ensinamento, gratidão!!!

MERU SAMI disse...

Olá, Chris, gratidão por sua visita e comentário!

Fiz um post falando sobre os Puris, por favor, dê uma olhada no arquivo, aí na lateral!

Comente sempre. Gosto muito dos comentários. Rs..

Axé em sua vida.

MERU SAMI disse...

Olá, Silvinei Depaulo! Bem vindo!

Sou eu quem agradece por sua presença me prestigiando e pelo comentário positivo!

Muito axé em sua vida.

MERU SAMI disse...

Gratidão a todos que aqui comentaram e eu deixei passar sem uma resposta direta. Agradeço a presença e disposição para comentar. Todos são bem vindos e igualmente importante para validação do blog.

Omeu sincero agradecimento.

Axé!

Unknown disse...

Adorei, gratidão muito esclarecedor!!!!

MERU SAMI disse...

Olá, Silvinei, seja bem vindo!

Sou eu quem agradece a sua presença. E, eu adorei seu comentário!

Axé!