.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

01/04/2011

CABOCLO ARARIBÓIA





Estátua do Caboclo Araribóia, na frente da estação das Barcas, em Niterói.



HISTÓRIA DO CABOCLO ARARIBÓIA


Arariboia (em tupi "cobra feroz" ou "cobra da tempestade")

[“Araib”, em Tupi, significa “Tempo Mau, Tempestade, Tormenta” e “Bói” significa “Cobra”.]

*foi cacique da tribo dos temiminós, do grupo indígena tupi, em meados do século XVI. O seu domínio era a ilha de Paranapuã (hoje ilha do Governador), na baía de Guanabara, no litoral do Brasil.

Arariboia era cacique dos temiminós quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555.

Tendo perdido as suas terras, o cacique e sua tribo seguiram para a então Capitania do Espírito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia e expulsaram alguns holandeses.

Quando a Coroa de Portugal enviou ao Brasil o seu terceiro Governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Arariboia, conseguindo desse modo reforçar os seus efetivos em cerca de oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios.

A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando uma ilha e ali erguendo um forte. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolas Durand de Villegagnon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 mil homens naquela faixa do litoral.

O acordo permitiu que as forças enviadas de Salvador por Men de sá, governador-geral do Brasil, fossem rechaçadas. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena.

O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, onde os invasores estavam aquartelados. Galgando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque.

Durante a luta, uma flecha raspou o rosto de Estácio de S, que morreu posteriormente, vítima de infecção. O ataque derradeiro, seguiu-se em uma matança noturna. O vitorioso Arariboia amanheceu banhado de sangue francês e tamoio.

Em episódio com contornos de lenda, teria atravessado as águas da baía a nado para liderar o assalto ao Forte Coligny, feito decisivo na derrota aos franceses.

O fato é que, com o seu apoio, a operação portuguesa contra os franceses foi coroada de sucesso, tendo os portugueses recuperado o controle sobre a Baía de Guanabara, fundando mais tarde a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Após a derrota dos Tamoios, como recompensa pelos seus feitos, Arariboia recebeu da Coroa Portuguesa a sesmaria de Niterói (em língua tupi, "água escondida"). Converteu-se ao cristianismo e adotou o nome de Martim Afonso, em homenagem a Martim Afonso de Sousa.

Terminou os seus dias em conflito com o novo governador-geral da Repartição Sul do Estado do Brasil (com sede no Rio de Janeiro), o dr. António de Salema (1575-1577). Na cerimônia oficial de posse, tendo Arariboia se deslocado de Niterói até ao Rio de Janeiro, sentou-se à moda indígena (com o tronco sobre as pernas cruzadas).

O fato veio a desagradar o Governador, que o repreendeu. Arariboia rebateu tal repreensão retrucando: "Minhas pernas estão cansadas de tanto lut ar pelo seu Rei, por isto eu as cruzo ao sentar-me, se assim o incomodo, não mais virei aqui!"

O idoso cacique voltou para a sesmaria de Niterói não mais tendo retornado ao Rio de Janeiro. Por incrível que pareça, segundo informa o "Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro", morreu afogado nas proximidades da ilha de Mocanguê-mirim, ainda em 1574.

É considerado o fundador da cidade de Niterói, e uma estátua sua pode ser vista em uma praça centro da cidade, fronteira à estação das barcas, com os olhos voltados para a Baía de Guanabara e a cidade de Niterói sob sua proteção. A antiga sede da prefeitura municipal tem o nome de Palácio Araribóia em sua homenagem.

Senhor de grande personalidade, serviu de inspiração a José de Alencar na criação de sua obra O Guarani.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

* Essa explicação foi acrescida por mim, e foi retirada do DICIONÁRIO DE LÍGUA PORTUGUESA, Ministério da Educação e Cultura-FENAME, 8ª Edição.





Dia 22 de Novembro de comemora-se em Niterói RJ um feriado dedeicado a esse personagem quase que anônimo na história do nosso país, o cacique “ARARIBÓIA”. Personagem que mudou o rumo da história do nosso país e, muito presente nos Templos de Umbanda.

Uma Falange de Caboclos da Mata. Apresentam-se com características e denominação ameríndia, em particular do Brasil, raramente, nesta Falange aparece caboclos de outras terras.


Também chamados de Caboclos de Penas, uma caracterização ameríndia da Umbanda. Incorporam muitas vezes de joelhos, mantendo um dos pés estendido na frente do corpo, simulando atirar flechas. É comum fazem muito barulho na chegada, assobiam e emitem brados prolongados, etc..

" Esta é uma Falange que serve ao Pai Maior numa Linha Cruzada nas vibrações de Oxóssi, Ogum, Oxumaré e Iansã.

Há também, as Caboclas Araribóia. E, se é mais frequente que os Caboclos respomdam na vibração de Ogum, as Caboclas respodem na vibração de Iansã."

( Cabocla Araribóia )



Pontos do Caboclo Araribóia:


Estava Em Plenas Matas Quando Tudo Escureceu
Trovejou Lá No Céu, Mas Chover Não Choveu!
Eu Me Perdi, Seu Araribóia Me Achou
Com Sua Flecha De Ouro, Meu Caminho Ele Guiou!
O Vento Soprava Forte E Para O Céu Ele Olhou
E Dando Um Brado Mais Forte A Mata Clareou!
A Mata Clareou, A Mata Clareou! (2x)
Saravá Araribóia, Nosso Mestre E Protetor!
Quem Anda Com Esse Caboclo Não Se Perde, Não Senhor!
A Mata Clareou, A Mata Clareou! (2x)
Ele É Araribóia, Nosso Mestre De Instrução
Eu Ando Com Este Caboclo Dentro Do Meu Coração!
A Mata Clareou, A Mata Clareou! (2x)


Um Assovio Passou Na Mata Virgem
Anunciando Que Raiava O Dia!
Uma Linda Flecha Riscou O Firmamento, Lá Bem Alto
Do Bodoque De Araribóia Ela Zunia
Seu Penacho É Todo Feito De Estrelas
Seu Bodoque E Sua Flecha De Indaiá!
Saravá Seu Araribóia Nesta Banda
Ele É Nosso Mestre, Nosso Guia, Saravá!


Retirado daqui:
http://entidadesciganasdaumbanda.blogspot.com/2010/08/ponto-caboclo-ubirajara.html




Caros irmãos, recebi esta mensagem em forma de ponto cantado do Sr Caboclo Araribóia. Que a paz esteja com todos voces.

No meio da mata virgem
Ouvi um caboclo cantar
Todo enfeitado de pena
Dançava sob luz do luar

Com seu Bodoque e sua flecha
Ele vem pra nos salvar

Salve! Araribóia.., okê caboclo!!
Ele vence demanda
Ele vem de aruanda pra trabalhar
Salve! Araribóia.., okê caboclo!!
Saravá umbanda, Saravá os caboclos neste Congá.



Minha foto
Boiadeiro Rei

http://cabocloguaracy.blogspot.com/2008/12/caboclo-arariboia.html



.

Nenhum comentário: