.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

01/04/2011

AINDA SOBRE TUPINAMBÁ





Os Caboclos Tupinambás formam uma Linha de Trabalho que vai além do que supomos ser os limites da Umbanda. Foi o que o Caboclo Tupinambá de minha Linha quis mostrar ao pedir para escrever sobre o Vale do Amanhecer e sua Falange de Guerreiros valorosos e prestativos servidores da Lei Maior e da Justiça Divina.

Todas as vertentes que se manifestam com esse nome pertencem à esta Linha de Trabalho e são chefiados pelo Cacique Tupinambá, que foi o Patrono e o primeiro índio desencarnado a se manifestar usando esta roupagem fluídica na Umbanda, por isso é chamado de o Rei dos Caboclos ou Rei da Mata. Esse Cacique não mais incorpora em médium algum, estando já assentado em um Trono de onde comanda todo os Seus Domínios.

Quando se pensa na "essência" do que representa o indio brasileiro, Tupinambá é o termo que mais define e traz um sentido para nós. O termo já representava uma coletividade mesmo quando ainda não havia uma Linha Espiritual de Trabalho com esse nome.

"O termo tupinambá provavelmente significa "o mais antigo" ou "o primeiro", e se refere tanto a uma grande nação de índios, da qual faziam parte, dentre outros, os tamoios, os temiminós, os tupiniquins, os potiguara, os tabajaras, os caetés, os amoipiras, os tupinás (tupinaê), os aricobés e um grupo também chamado de tupinambá." 

"Tronco tupi (ou macro-tupi) é um tronco linguístico que abrange diversas línguas das populações indígenas sul-americanas."

  ( Wikipédia, a enciclopédia livre.)



O termo -NAMBÁ significa "parentes dos tupi". Nambá ou namba é originado de: ANÃ, ANAN, ANAM, ANAMA, ANÁ, todos com o mesmo significado de "unido, ligado, parente". Segundo Tibiriçá, ANANA significa PARENTE, RAÇA, NAÇÃO. O mesmo Tibiriçá registra o termo ANÃ, como contração de ANAMA, significando nome genérico de alguns animais que andam em bando. Tupinambá; nações parentescas entre si.

( Tibiriçá foi o primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta. Seu nome de batismo cristão foi Martim Afonso.)



Eu ainda espero a manifestação de um representante desta Linha para falar de seu trabalho particular, dentro da Umbanda... 


.

Nenhum comentário: