.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

31/07/2015

"Vou bater cabeça e saudar meus Orixás!"







Vou bater cabeça e saudar meus Orixás!


Frase bonita e de muito significado para quem pertence à religião de Umbanda ou Candomblé, saldar o Sagrado que existe em mim pedindo a Ele que permita que o Sagrado que existe no Universo torne-se Um só.

O momento que chegamos ao Templo, Casa, Barracão enfim (..) [ local de culto
 aos ] Orixás e Guias, entramos em um local consagrado para ser uma passagem entre o profano e o sagrado, ali com o passar do tempo as Forças divinas e divinais começam a fortalecer o espaço, preparando-o para o trabalho humanitário e de aos espíritos humanos.

A função do médium ou trabalhador é muito importante, porque vem do ser humano o fluído necessário para a transformação do ambientes e também dos corpos perispirituais de irmãos que, ainda não compreende a força transformadora da luz, é através de nosso ectoplasma ou fluído vital, que os trabalhadores da luz conseguem transformar o que era caos, ou sofrimento, em ordem ou cura.

A preparação de todo trabalhador da Seara de Luz é muito importante desde seus preceitos, até seu comportamento ao chegar no local de trabalho, ao adentrarmos o Terreiro devemos, com certeza, saudar os Protetores do espaço, cruzar o solo sagrado, e bater a cabeça no Conga, nos colocando a disposição da equipe ou egrégora que compõem a Casa.

São detalhes pequenos que narrei, mas de suma importância para o trabalhador ser reconhecido e realmente entrar em conexão com as Forças Regentes do local, saber o que esta assentado em sua Casa, ou Templo, o Orixá ou Orixás que são os chefes e protetores do local, o Guia que vem a ser, dentro da linha das entidades, o responsável pela junção entre todos, ou seja, entre os Orixás e seres humanos que ali vem trabalhar, e finalmente conhecer os Exus que comandam a proteção dos ambientes.

Realmente Umbanda tem fundamentos e precisa preparar, mas acima de tudo precisamos conhecer onde estamos, o que devemos fazer para melhorar, o que podemos fazer, ou não, que não venha a prejudicar a nós ou a um irmão.

Ao deitarmos para bater cabeça, pedir a:


- Xangô que realmente nos traga o equilíbrio;

- Oxalá para sermos dignos trabalhadores da luz;

- Ogum que proteja [ e ordene] sempre nossos caminhos;
- Iemanjá que não nos deixe magoar ou faltar amor em nossos corações;

- Oxum que tenhamos sempre a alegria de estar vivendo, nos trazendo a felicidade;

- Oxumaré que transforme [ e renove ] nossos caminhos;
- Ibeji que nunca nos tire o doce da vida;

- Oxossi que não nos falte o alimento, [ principalmente o alimento espiritual];

- Obaluayê e Omulu cuide nossa saúde e espírito [ e tenham piedade por nossas falhas ]

- Nanã nos acalente [ e decante ] em seus braços nos momentos de sofrimento;

- [ Egunita que nos purifique de nossos desejos impuros e de nossas más ações;

- Obá que nos dê firmeza e determinação para permanecermos na verdade e nos propósitos elevados;]


- Iansã que seja a guerreira em nosso caminho, nos ensinando sempre a lutar e não fraquejar diante de nossos medos e inimigos,
[ e redirecionando-nos quando for preciso. ].

Bater cabeça é reafirmar o compromisso assumido de servir e trabalhar pela luz, sempre se colocando na condição de filho, não importando seu grau ou status, é o momento que o trabalhador de forma humilde ajoelha-se e trás para dentro de si as diversas forças que agregam a luz.

Tenha em mente neste momento que não somente o chefe do terreiro esta lhe abençoando e sim todo Um Plano Divino estão felizes pela sua dedicação e amor à Criação do Pai Maior.


Para mim, como dirigente e chefe de uma Casa, ao deitar e bater cabeça peço aos Orixás que nos abençoe, que ampare a todos os presentes, abrindo os portões de ligação entre os planos espiritual e material, que o sagrado que habita em mim se junte ao sagrado que é divino e infinito, agradeço aos Orixás e ao Criador a oportunidade dada para mais uma etapa de minha jornada.

Quando os meus filhos batem a cabeça eu me ajoelho e bato cabeça para os seus Orixás, não importa se tem anos de casa ou se chegou no dia, importa que ali naquela coroa, ou Ori, habita uma parte do cosmo, energia que foi despertada com o inicio da transformação individual de cada um, um Orixá esta ali, o Senhor ou Senhora da cabeça mora junto a nós.


Roberley Meirelles


" Bater cabeça é se posicionar da forma correta e reta diante das Divindades, nossas Regentes." VSL




Pontos de bate-cabeça


Vamos bater cabeça para o meu Oxalá,
Bate cabeça para a minha mãe Iemanjá
Mas se meu pai é o rei do terreiro,
Minha mãe é a rainha do mar
Mas se meu pai é o rei do terreiro,
Minha mãe é a rainha do mar.

Cachoeira da mata virgem onde mora meu pai Xangô
Cachoeira da mata virgem onde mora meu pai Xangô

Água minou é Nanã Buruque,
Pedra rolou sarava pai Xangô
Água minou é Nanã Buruque,
Pedra rolou sarava pai Xangô

Eee corre a gira
Eea no Gonga
Quem é filho de fé,
Bate a cabeça lá no Gonga.

Sou filho de umbanda, tô chegando agora
Sarava Ogum, Iemanjá, minha senhora
Sou filho de umbanda, tô chegando agora
Sarava Ogum, Iemanjá, minha senhora

Filhos de umbanda
Salvem a Estrela Guia
Salvem os pretos velhos que chegaram da Bahia
Filhos de umbanda
Salvem a Estrela Guia
Salvem os pretos velhos que chegaram da Bahia

Vou bater cabeça no pé do Gongá,
Vou pedir axé para Ogum e Iemanjá
Vou bater cabeça no pé do Gongá,
Vou pedir axé para Ogum e Iemanjá

A lua lá no céu brilhou
Vai bater cabeça
Pro meu Pai Xangô
Ô, Ô, Ô, vai bater cabeça
Pro meu Pai Xangô
Se a lua nasce
Por de trás da cachoeira
Iluminando Pai Xangô
Lá nas pedreiras

Bate a cabeça
Filho de fé
E peça a Pai Xangô
O que quiser
Bate a cabeça
Filho de fé
E peça a Pai Xangô
O que quiser

Vamos bater a cabeça
Em nome de Pai Oxalá
Para saudar o nosso terreiro
Para saudar a nossa babá
Bate cabeça filhos de Umbanda
Bate cabeça filhos de Umbanda
Salve oxalá, oi salve a nossa Umbanda
Salve oxalá, oi salve a nossa Umbanda

Na mata virgem tamborim tocou
Oxalá mando sarava Babalorixa
Babalorixa, Babalorixa sua bandeira cobre os filhos de Oxalá
Babalorixa, Babalorixa sua bandeira cobre os filhos de Oxalá

Ae Babá, Babá de Orixá
Ae Babá, Babá de Orixá
Ae Babá lao Babá lao é Orixá
Ae Babá lao Babá lao é Orixá
Eee Babá de Umbanda
Vem de Aruanda
Para te abraçar
Eee Sete Coroas

E um lindo canto, para Mãe Iemanjá
Se ela é rainha de Umbanda
Sarava, sarava seu Orixá
Se ela é rainha de Umbanda
Sarava, sarava seu Orixá

Ori, Ori, Ori, meus Caboclos
É a terra de Babálao
Ori, Ori, Ori, meus Caboclos
É a terra de Babálao

Chefe de Umbanda bateu a cabeça
Com sua cabeça saudou nossa fé
Chefe de Umbanda bateu a cabeça
Com sua cabeça saudou nossa fé

Estrela que alumia o Babá
Coroa o Babá coroa, coroa
Coroa o Babá coroa, coroa
Estrela que alumia o Babá
Coroa o Babá coroa, coroa
Coroa o Babá coroa, coroa


- Salve as Sete Linhas de Umbanda!

.

Nenhum comentário: