.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

05/10/2016

ORAÇÃO QUÉCHUA






Ah! Wiracocha, poder de tudo o que existe...
Seja homem, seja mulher,
Ele é sagrado.

Senhor de toda luz nascente,
Criador,
Que és tu? Onde estás?
No mundo superior, no mundo inferior,
ou deste lado do mundo?
Onde está Teu poderoso assento?

Ah! Dize-me somente, do oceano celeste
ou dos mares terrestres, onde habitas...
Senhor, Teus servidores de olhos fechados
querem ver-Te.

O Sol, a Lua, o dia, a noite,
O calor e o frio não são livres.
Eles seguem Tuas ordens, seu caminho está marcado.
E eles chegam onde Tu lhes perviste...

Onde e a quem enviaste o cetro brilhante?
Oh! Criador que faz maravilhas
e coisas nunca vistas.

Misericordioso Wiracocha, grande sem medida,
Faze com que se multipliquem as criaturas
E guarda aqueles a quem dás a vida
E segura-os bem em Tuas mãos.

Ouve, Wiracocha, jardineiro do mundo
Que revigora as entranhas da terra,
Que as huacas e diz que elas são sagradas,
Portador das grandezas onde quer que estejas.

Sempre jovem, cheio de orvalho úmido, Wiracocha
Que o céu, dizes Tu, se faça do vazio da terra
E Tu colocas os guardiães no mundo subterrâneo.

Todo-Poderoso Wiracocha,
Wiracocha que está presente,
Wiracocha, Senhor de tudo,
Senhor da beleza do mundo
Que a tudo criou dizendo:

"Que seja homem, que seja mulher
E todos os frutos da terra",
Onde Te encontras... nas nuvens, nas sombras?

Nossa oferenda, recebe-a
onde quer que estejas
Wiracocha!

_________________________________

Essa oração é parte do "Canto Sagrado a Wiracocha", entoado por um grande sacerdote inca, pouco antes de falecer, em 1550, e anotado por uma Nusta (donzela inca, dedicada ao Sol) a pedido do padre Cristobal Molina, apelidado de "O Cuzquenho".

Quatrocentos anos depois, esse manuscrito foi encontrado e traduzido por Rafael Aguillar, um grande quechuísta, reconstruindo pelo menos parte desse hino. Ele é um dos raros e autênticos documentos que se possui sobre a poesia e a visão do mundo inca.





Viracocha é o grande Deus Criador da mitologia 
pré-Inca e da mitologia Inca, na região andina, da América do Sul.




O Mistério do Viracocha na antiga Americas


O que inúmeras imagens esculpidas de um homem barbudo com características faciais europeus está fazendo na arte 
e arquitetura pré-colombiana ? 




Como as estátuas olmecas da América Central, cujas cabeças gigante retratam, aparentemente, características "africanas", as esculturas incas de uma figura conhecida como Viracocha parecem fora de lugar (e tempo), pelo menos de acordo com a história aceita.



A história nos ensina que Colombo "descobriu" o Novo Mundo, e que os exploradores e conquistadores subsequentes foram os primeiros homens "brancos" a visitar as Américas. Se sim, como eles explicam a presença de esculturas dos extremos mais velhos e inscrições dos seres humanos não-nativos?

Para explorar o mistério de Viracocha, vamos analisar esses artefatos intrigantes, desenho das lendas incas e os próprios monumentos, ao mesmo tempo, comparando Viracocha a outras figuras pré-colombianas que apresentam semelhanças notáveis.



As Pedras

Em vários 
locais sagrados, inca antigo (ou pré-inca) como Tiwanaku e Puma Punku , você vai encontrar imagens de um homem muito diferente do resto. Uma inspeção dessas imagens nos revelam duas coisas encontradas em nenhum outro lugar: uma barba e um ou nariz pontiagudo "europeu" "Oriente Médio". 

Isto pode parecer um acaso a princípio, mas quanto mais glifos e esculturas você examinar, mais claro se torna que estas características foram deliberadamente atribuído a uma figura central na mitologia e história de tudo o que as pessoas construíram nesses locais.




Se apenas uma ou duas dessas figuras barbudos fossem encontrados, elas provavelmente seriam descartados como acidental ou resultado de licença criativa. O problema com a simples admissão dessas imagens é que elas estão em toda parte.

Viracocha é sem dúvida a figura mais proeminente em todos estes locais sagrados. Quem esculpiu sua imagem em pedra queria ter certeza de que sabíamos sobre Viracocha.



As Lendas

Se você perguntar a um estudioso inca ou xamã moderno sobre Viracocha, eles vão dizer-lhe uma história que você vai jurar que você ouviu em algum lugar antes.

Dependendo da fonte, os detalhes e os meandros da história pode tomar caminhos diferentes, mas o tema comum permanece. Em suma, os antigos incas reverenciado Viracocha como o "portador da civilização" à sua terra.

Eles alegaram que ele veio para a América do Sul antes que eles estivessem lá, e civilizado os nativos que, eventualmente, deram à luz para a sociedade inca.

Nas lendas, bem como as imagens, Viracocha era um homem alto, de pele branca com uma barba e um nariz afilado. Em alguns relatos, ele usava sandálias e, um manto branco de fluxo que chegava até o chão.

Viracocha ensinou a agricultura, matemática, astronomia e competências tecnológicas
 pré-incas que lhes permitiram avançar para a cultura civilizada que eventualmente se tornou. 

A Ele é creditado como doador a esses povos primitivos todo o conhecimento que eles absorveram, usaram e imortalizaram em pedras, deixando um legado que confunde os melhores e mais brilhantes arqueólogos e cientistas do nosso tempo.

De acordo com as lendas, Viracocha apareceu misteriosamente do mar, a espalhar seus ensinamentos, e, tão misteriosamente quanto tinha vindo, desapareceu de volta para o mar, caminhando sobre a água (soa familiar?).




Viracocha é muitas vezes representado com sua parte inferior do corpo coberto de escamas de peixe. Alguns até já postularam que ele era um membro de algumas espécies aquáticas avançados, citando os métodos capacidade cerebral e comunicação de cetáceos, como baleias e golfinhos. Outros acreditam que as escalas indicam que ele foi, possivelmente, um visitante de outra terra que chegou e partiu da América do Sul por algum tipo de barco ou navio.

Embora Viracocha aparece como uma figura única, central em ambos pedra e história, alguns acreditam que o número representa toda uma raça de seres. Sua hipótese é que Viracocha, ou o Viracocha (plural) eram refugiados da antiga civilização da Atlântida. 

Neste ponto de vista, a "civilização" que Viracocha trazia para os nativos era simplesmente conhecimento Atlante, que anteriormente tinha sido confinado a Atlantis. Ensinar estes nativos era a sua maneira de preservar o conhecimento e assegurar a sua sobrevivência.





Muitos nomes, um tema

Talvez você tenha notado algumas semelhanças entre Viracocha e outras figuras míticas de diferentes regiões e épocas.

Muitas culturas, especialmente na América do Sul e Central têm uma figura central que cabe a conta. Os Maias chamavam de Kukulkan, e os astecas chamavam de Quetzalcoatl ('O Deus cujo retorno se confundiu com a conquista de Cortes ').

Os nomes mudam, mas as histórias são as mesmas.

Do outro lado vastos oceanos e milhares de anos, paralelos também pode ser feita entre as lendas de Viracocha e outras histórias familiares.

No Egito, Ptah e Thoth faz exatamente para os povos primitivos o que Viracocha fez em América do Sul. As ações da deidade inca tem muitas das características de Osiris tambem.

Na antiga tradição Suméria, o deus Enki tem ações parecidas.

Mesmo Jesus Cristo apresenta muitas características semelhantes às de Viracocha-a barba, o manto, andar sobre a água, trazendo civilização, etc..




Não podemos viajar no tempo e testemunhar Viracocha para nós mesmos. Podemos, no entanto, com uma mente aberta e através de pesquisa minuciosa, começam a ligar os pontos deste mistério antigo. 

As pedras e as lendas sobreviveram durante milhares de anos, vencendo tantas duras condições meteorológicas e história convencional. Talvez a missão de Viracocha, a de "trazer civilização", ainda esteja em andamento.



POR CLAUDIO ZORROSPÍN
Tradução - Vima de S. Luiz





_______________________________________

Nenhum comentário: