.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

14/08/2015

PRETO VELHO






Era um negro velho e cocho
Todo capenga
Andava se arrastando
Arrastava também
Um sorriso pacífico e sem dentes
Um cotoco de cigarro de palha
E um ramo de arruda
Presos atrás da orelha
No seu toco de madeira
Sentado, debulhava milho à tardinha
À sua volta
Uma nuvem de galinhas
Já meio cego; sabia ver
Diziam que ele estava caduco
Mas era um negro honesto
O velho pajeta
Sabia rezas e benzia bem
Embora não dissesse palavra
Não era mudo, era promessa
Quando nada é dito, minha sinhá
Nada fica combinado. disse
Como última sentença. Depois
Não mais falou
Lembra-me em silêncio
Alguns momentos culminantes
Da minha vida
O círculo feito de milho
As ervas em minhas mãos
Parece que ontem eu acertei
Aquela sensação angelical
" Meu" preto
Aceita uma xícara de café
Num gemido, ele quebra o silêncio
Geme como se fosse libertar-se
Talvez fosse amor esse gemido
Mas meus pensamentos berram
A dor é sua matéria prima
Levando-o ao pior suplício
Ouvir dos outros, o lamento
Fitava-me com uma advertência no olhar
Para eu receber o amor de todos
No cansaço do seus olhos
Toda a sua alma
O corpo, cavalo já inútil
Não queria essa despedida
Mas já que ali estava
Deixasse
Eu caminharia até ele
Iria até o dia que não veio
Para um último abraço
Longe de minha educação religiosa
Numa fé cega falei-lhe baixinho
Não te demores
Contarei com carinho que partiste
Foi tudo o que pude dizer
Pois até hoje, o meu modo de ver
É turvo e insuficiente
Sobre essa cavalgada telúrica
Que bem cedo me surpreendeu
Tudo isso é muito sutil
A sutileza é ação angélica
E tudo torna-se inexplimível
Desconfio que o raciocínio
É mais uma das formas
De um imaginário malcriado
Sem falar na grande besteira que é
A imagem que se quer passar de si
Sei não
Deus na ação dos anjos
É sutil demais
Um esboço de sorriso
Levou o negro Pajeta
Seu corpo ficou sentado no toco
Como estátua afixada
Colhi-lhe mais esse espanto
Última surpresa
Isso tudo já vai tão longe...


- ADOREI AS ALMAS! AS ALMAS ADOREI!
A vossa benção, amados Pretos/as Velhos/as!



VSL





Ponto cantado de Pretos Velhos
- As lágrimas de um Preto Velho...

https://www.youtube.com/watch?v=Oj8H02Dgjbw


As lágrimas de um Preto Velho.
Correm nos olhos,mas vem de um coração (bis).
Cada lágrima é uma dor de um filho seu.
E o seu pranto é um pranto de emoção.
Cipriano já foi moço e já sofreu.
Na fé de Zambi libertou-se da escravidão.
O que beleza nossa Umbanda Iluminada.
Sem preconceito na Sinha e no Senho.
A nossa banda cada vez fica mais linda.
Com os conselhos da Vovó e do Vovô
A nossa banda cada vez fica mais linda
Com os conselhos da Vovó e do Vovô.
A nossa banda cada vez fica mais linda.
Com os conselhos da Vovó e do Vovô
A nossa banda cada vez fica mais linda
Com os conselhos da Vovó e do Vovô.


.

Nenhum comentário: