.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

06/11/2016

MAR: PEÇA LICENÇA AO ENTRAR E AGRADEÇA AO SAIR






Muitas vezes encarava as pessoas que se “benziam” ao entrar no mar como uma crença religiosa, que ora me fazia sentido, ora não.

Um dia zapeando pela TV assisti um documentário onde um índio dizia sobre a importância e o quão significativo é para ele pedir licença às árvores ao entrar numa floresta, e agradecer ao sair. Aquilo me bateu e os pontos foram ligados.

Independente de religião ou filosofia praticada, concordamos com o quão sagrada é a natureza e o nosso desejado mar, e que assim como pedimos permissão para entrar na casa de alguém, num templo, igreja ou tenda, a mesma permissão pode ser pedida para entrar no mar, afinal nos “apropriamos” dele, por algumas vezes, nos esquecendo que antes de nós ele estava ali.

Não vamos esquecer também de que antes de qualquer parede levantada, existia apenas o sagrado na natureza, sejam rios, florestas ou mares e nada mais puro e simples do que voltar a se conectar a eles!

Pedir permissão ou agradecer por entrar numa área que “não é a nossa” é uma questão de respeito, que pode ser feita da maneira como bem entender; mentalmente ou com algum sinal que acredite, a mensagem que queremos passar é :

Se partirmos da ideia de que naquela imensidão de água existe energia que vemos e sentimos nas ondas, existe vida, que ali merece todo nosso respeito, creia você em energia, ou numa religião ou nos elementares, ou na ciência, ou em Deus, que tal termos mais gratidão pelas ondas que o mar nos dá e fazem nosso dia valer tão a pena… afinal olhando por esse lado, não nos falta motivos para agradecer!


Por Longarina, parceira da Surfar na seção Surf Feminino.



- ODOYÁ, IEMANJÁ!

.

Nenhum comentário: