.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

15/10/2015

PARA QUE SERVEM AS MENSAGENS DOS GUIAS?






Os diversos textos e artigos, postados neste blog, apresentam diferentes níveis de profundidade, sobre o que concerne à espiritualidade e religião, (umbandista; no geral), segundo a percepção de variados grupos de indivíduos.

"Espiritualidade", como o nome deixa claro, diz respeito ao que pertence ao Espírito.

" Religião" é um conjunto metodológico, 'caminho', adotado para "ir rumo ao Espírito" a fim de conhecê-Lo, gradativamente, até que se possa apreendê-Lo por completo, de maneira que Ele revele-Se e manifeste-Se, tal qual fora idealizado pelo Criador. Esse é o ideal.

Veja que escrevi " Espírito", com 'e' maiúsculo, pois me refiro ao Ser Essencial, não à condição passageira, denominada espírito de forma comum e vulgar, por isso escrevo-o com 'e' minúsculo.

A tarefa da religião pode ser bem árdua e difícil, parecendo, muitas vezes, impossível, por conta de uma série de fatores.

Assim, propositadamente, às vezes, é preciso adotar uma postura mais ou menos rebuscada, na linguagem, destinada ao a leitores, de variados níveis de escolaridade e de auto-percepção, sobre o que é transmitido.

A diferença no estilo metodológico e linguagem nada garante maior ou menor profundidade no sentido da mensagem transmitida, sua serventia está em conseguir cativar o leitor que se identifica mais com "esse do que com aquele" tipo de texto.

Um texto que vem de um Guia, por mais que esteja adaptado ao grau de escolaridade do/a médium, e é destinado a pessoas pertencentes a um determinado nível de compreensão, tem nuances que são comuns ao método de comunicação espiritual.

Quanto mais profundo for o sentido da mensagem menos interessante será aos olhos da massa, pelo simples motivo de que ela, ainda, estar voltada para o que é mundano, e uma mensagem com sentido profundo não satisfaz ou alimenta o mundano e tudo o que é referente a ele.

Uma mensagem com sentido mais profundo não ensina o imediato, ou seja, o que fazer para resolver os problemas do dia a dia de um/a encarnado/a, a alcançar uma boa vida material, a ser mais saudável e belo/a, nem dirá o que fazer para progredir ou elevar-se socialmente.

Seu objetivo é outro. Seu objetivo é exatamente o oposto disso, pois traz sempre a recomendação pela simplicidade. Mas, por favor, não vamos confundir simplicidade com escassez e/ou ignorância.

Simplicidade é moderação na forma como se relaciona com os demais, é não ostentação!

" Ir rumo ao Espírito" requer despojamento do que não faz parte de Sua realidade. Como disse Jesus Cristo: "... larga tudo quanto tens, e segue-me.".

A finalidade, da maioria, das mensagens transmitidas, seja com o/a Guia incorporado/a, ou através de psicografia é fornecer orientação para que, gradativamente, a pessoa vá se despojando do apego ao que é material, e dessa forma, tornando-se apta a galgar níveis mais profundos de seu próprio Ser.

A finalidade destas mensagens diferem do propósito das orientações transmitidas nos atendimentos, com os Guias incorporados em seus médiuns. Nos atendimentos, a finalidade é a de suprir as necessidades imediatas e provisória, dos indivíduos, para que estes estejam em condições de dedicarem-se ao estudo e práticas do que é ensinado.

O propósito dos atendimentos mediúnicos não é um mero teatro para a satisfação dos desejos e vaidades, seja dos médiuns, ou dos que buscam por eles, mas a sanação de dificuldades que, comumente, servem de obstáculos que atrasam os humanos em sua evolução, "a dificuldade na manutenção da vida encarnada".

Essa parte do trabalho dos Guias, costuma ser muito atraente, para a maioria das pessoas, pois elas, ainda estão muito 'envolvidas' com o que é mundano, o material lhe parece real demais, e o que torna agradável a vida neste mundo, satisfaz, e é o bastante; assim sendo, quer sempre viver o conforto do agradável, e buscam o máximo de experiências, dentro desta zona de conforto.

Enquanto a religião ajudar-lhes a viver bem e andar num caminho confortável, estará tudo bem. E se um ensinamento, mais superficial, puder ajudar-lhes a permanecerem, pelo menos em, razoável, equilíbrio, já será de grande valia. Mas não será o bastante, para aqueles que estão prontos para o: "larga tudo quanto tens, e me segue".

À medida em que a pessoa vai desapegando-se do mundo, naturalmente, a consciência passa a ampliar-se; o mundo, que antes era um grande palco, começa a ser visto como uma sala confinada, um aspecto diminuto da existência - apenas a "ponta do ice berg".

É quando a possibilidade da realidade do Espirito começa a se formar e vibrar no íntimo da criatura. Para ela são as comunicações contendo uma mensagem com sentido mais profundo.

Uma verdade não deixa de ser verdade só porque foi dita de forma com a qual, ou por alguém com quem não nôs simpatizamos.


VSL

.

Nenhum comentário: