.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

06/10/2015

Cabocla Puri






Uma leitora, que se identificou como Chris, nos comentários, pediu-me que falasse sobre a Cabocla Puri.


Bem, demorei um pouco, porque estive afastada do blog por um bom período de tempo. Depois estive esperando pela manifestação de algum/a representante desta Falange, o que não ocorreu.

Decidi escrever, agora, porque estive com o Caboclo Mirim de minha Linha de trabalho, e ele me disse que pode ser que esta Falange não trabalhe diretamente com médiuns incorporantes.

Pode ser que eles trabalhem apenas no lado astral. Mas, ele disse que pode ser, logo, não afirmou com certeza.

***

Uma outra referência ( pouca!) sobre eles, eu encontrei no livro Aruanda, ditado pelo Espírito Inácio a Robson Pinheiro.

Neste livro, eles são mencionados com o nome " puris-de-aldeia", e são uma espécie de " batedores" ( rastreadores) que trabalham no astral sob as ordens de um Caboclo Chefe, Tupinambá. ( pág. 202 à 207)



A seguir trouxe uma parte histórica sobre os puris, quando estavam encarnados, uma vez que são considerados como extintos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Puris

Os puris, também chamados telikong e paqui , foram um grupo indígena brasileiro falante de um idioma do tronco linguístico macro-jê que habitou os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais até os séculos XVIII e XIX, quando foram dizimados e miscigenados com colonizadores luso-brasileiros.

Foram também chamados coroados. Atualmente, no entanto, alguns habitantes do distrito de Fumaça, em Resende, afirmam ser descendentes dos puris.


Histórico.

Os índios da tribo puri eram hábeis pescadores e viviam na região da Serra da Mantiqueira, nos atuais estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Brasil.

Subdividiam-se em três subgrupos: sabonam, uambori e xamixuna. Com a chegada dos colonizadores luso-brasileiros à região, a partir do século XVIII[1] , começaram os primeiros confrontos entre os puris e os portugueses.

Em Ponte Nova, aproximaram-se dos colonizadores de origem portuguesa, sendo comum sua presença nas fazendas como agregados. Mesmo no primeiro quartel do século XIX, mantinham aldeamentos próximos do povoado. Duas dessas aldeias situavam-se no local do atual Bairro do Pacheco e no alto do Morro do Pau d`Alho, onde hoje se ergue o Colégio Dom Helvécio.


Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Puris

***

Para maiores informações acesse os links a seguir:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Puris_no_Vale_do_Para%C3%ADba

http://www.ongpuris.org.br/ongpuris/ospuris.html

_______________________
Isso foi o que pude apurar.

Chris, se você puder, e quiser, fale-nos sobre o que motivou sua pergunta! O nome foi dado por uma Cabocla que você incorpora?

Gratidão pela oportunidade de pesquisa, valeu, pois eu não sabia nada sobre eles, nem encarnados, nem como Falangeiros



.

2 comentários:

Um altar inca na amazônia? Pesquisador acredita ter achado 1° altar da civilização Inca no Brasil disse...

nos nao estamos extintos nao senhora entre no meu facebook taipuru puri

MERU SAMI disse...

Olá, Taipuru Puri, saudações!

Puxa, que maravilha, seu comentário! Eu não sabia nada a respeito dos Puris, e agora as informações vão chegando para somar.

Não sou eu quem afirma sobre a sua estinção, mas os historiadores.

Com certeza acessarei seu facebook para saber mais.

Se você quiser compartilhar alguma informação, fique à vontade, pois eu lhe serei muito grata.

Abraço e muita luz.