Nuvem Vermelha nasceu entre os sioux, norte-americanos, em 20 de setembro de 1822, em Nebraska, morreu em 10 de dezembro de 1909 em Pine Ridge, Dakota do Sul .
Era um líder das tribos e guerreiro. Ele era um de nove filhos cujo pai, guerreiro capaz e respeitado, criou seu filho dentro de um rígido regime.
O jovem Nuvem Vermelha foi um belo cavaleiro, capaz de nadar através dos rios Missouri e Yellowstone, de forte personalidade e inquestionável coragem, mas sempre gentil e cortês na vida quotidiana.
Esta última característica, juntamente com uma voz agradável e singularmente musical, sempre foi característica dele como homem.
Fonte: Red Cloud. By Charles A. Eastman (Ohiyesa).
“Eu nasci um Lakota e tenho vivido um Lakota e vou morrer um Lakota. Antes do homem branco chegar ao nosso país, os Lakotas eram um povo livre. … O homem branco fez as leis para se adequar a eles e nos obrigam a obedecê-las."
“Eu sou pobre e nu, mas sou o Chefe de uma Nação. Nós não queremos riquezas, mas educar corretamente as nossas crianças. Riquezas não nos trarão nada de bom. Não poderíamos levá-las para O Outro Mundo... Nós não queremos nada mais, além do Amor e da Paz”.
Cacique Makhpiya-Luta
(Nuvem Vermelha) *1822+1909
Red Cloud foi o líder da guerra mais bem sucedida, envolvendo índios americanos e os Estados Unidos.
Seu sucesso não é medido pelo número de pessoas mortas ou a quantidade de território conquistado.
Em vez disso, Red Cloud teve o crédito de ter parado, pelo menos por alguns anos, a perda de terras e do modo de vida de sua tribo.
De 1866 até o segundo Tratado de Fort Laramie, em 1868, Red Cloud e seus guerreiros frustraram muitas tentativas do governo dos Estados Unidos de construir uma estrada para os mineiros e colonos que passavam pelas terras dos Lakotas.
Sua manifestação e de outros representantes da consciência indígena está nas palestras aqui transcrita. Nuvem Vermelha um dia disse: "para nós, não existe tempo ou distância - chama e lá estaremos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário