Conhecer-se para fazer seu caminho melhor.
Certa vez um guerreiro estudioso queria saber mais sobre a tribo. Esse guerreiro queria fazer encontro com a tribo e obteve a permissão para ir até a nossa tribo. Pegou seu cavalo e entrou mata adentro para ir ao nosso encontro.
O guerreiro foi andando mata adentro até que se deparou com três caminhos diferentes. Havia um pequeno sentado à sua espera para explicar o que eram estes três caminhos diferentes.
O guerreiro não quis saber, não fez a pergunta do por quê os três caminhos. Ele somente perguntou o que encontraria em cada caminho e o pequeno apenas respondeu a sua pergunta.
No primeiro caminho, o Sr. irá encontrar muitas serpentes. No segundo, o Sr. irá encontrar lobos famintos e o terceiro é das águas mansas. E o guerreiro perguntou: e qual me leva até sua tribo? O guerreiro pequeno respondeu: Os três levam até nossa tribo.
O guerreiro estudioso, se achando muito inteligente, foi pelo caminho das águas mansas. E entrou nas águas mansas. Cada vez que entrava mais, o cavalo olhava o reflexo do guerreiro nas águas mansas e o guerreiro olhou seu reflexo nas águas mansas e olhou o que ele era. O pior inimigo dos guerreiros são vocês próprios.
Vocês próprios se condenam, se entristecem e acabam se julgando.
Vendo-se, o guerreiro fez a mesma coisa. E foi se entristecendo no começo, ao ver o que ele era e o que ele iria encontrar. O guerreiro era mesquinho. Ele tinha comida mas só ele comia, nada para o seu cavalo. E a cada passo que ele dava na água, ele acabava vendo cada erro seu.
O caminho das águas era o mais perto mas, para o guerreiro que se encontrava perdido, um guerreiro que não sabia quem ele realmente era, foi o caminho mais longo.
Um guerreiro, que sabe quem é e que sabe o que quer, atravessaria este caminho em apenas alguns minutos.
Um guerreiro que tem dúvida em seu caminho, que não sabe o que é, que não sabe o que quer, este guerreiro demora. Espero que os guerreiros tenham entendido as mensagens.
Quantos guerreiros, aqui, fizeram o que o guerreiro Nariz Romano pediu? Algum guerreiro seguiu as orientações do guerreiro Nariz Romano? ** Os guerreiros entenderam a mensagem?
Que os guerreiros encontrem quem são realmente, e ao se deparar com o reflexo da água, saibam o que são e o que querem na verdade. Que o Grande Espírito abençoe os guerreiros.
CHALEIRA PRETA
** Referência à palestra anterior, do Guerreiro Nariz Romano.
Por Helen Ians, em Caminho Sagrado, em maio 29, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário