.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

10/11/2010

Filhos de Oxalá







Atributos: a fortaleza e a paciência, a doação do amor incondicional, fraterno e perene; estabelece a ligação com a espiritualidade e leva ao despertar da fé, à compreensão do "religare" com o Cristo interno.

Os tipos psicológicos dos filhos de Oxalá são bondosos, serenos, prestativos, pacientes e sábios. Perante certos obstáculos da vida, podem ser lentos em suas decisões, distantes e fechados, mas são persistentes e não gostam de fazer alarde. São aparentemente frágeis, um tanto delicados. Por outro lado, essa aparente fragilidade psíquica é compensada com uma enorme força moral, o que os faz fortes diante das fraquezas humanas, dos doentes e oprimidos 

São de Oxalá pessoas altruístas e dedicadas a uma causa social, de ajuda aos injustiçados e aos oprimidos. 
  
Aspectos positivos: devoção, fé, abstração meditativa, ligação com o espiritual, calma e serenidade "aparente". São asseados mental e fisicamente, caseiros e amigos acima de tudo. Com eles, rege a tranqüilidade, o silêncio e a paz no ambiente


Aspectos negativos: fanatismo, isolamento, desprezo pelo material, melancolia, impaciência, ira, crueldade, mania de limpeza. 

Florais de Bach: Impatiens, Mustard, Crab Apple, Water Violet, e Vervain.
Florais de Saint Germain: Patiens, Embaúba, Flor Branca, Verbena, Boa Sorte, e abundância.
Saúde: têm um sistema nervoso delicado; "aparentemente" inspiram tranqüilidade, mas são explosivos interiormente, necessitando de períodos de isolamento como forma de repouso. Devemcuidar da coluna vertebral (rege coração e coluna). 
 Mineral: pedras brancas, diamante e brilhante.
Metal: ouro.
Signo regente: leão.
Planeta: Sol.
Ervas: arruda, levante e guiné.
Flor: girassol e jasmim.
Chackra: coronário


Alguns tipos psicológicos associados aos orixás


São necessários anos de vivência prática num terreiro para que nos aprofundemos neste assunto. Ponderamos que os traços psíquicos associados aos orixás não são definitivos nem se apresentam isolados um dos outros. Como todos ternos a influência do meio ambiente bio-psico-social em que vivemos, e ao mesmo tempo das energias de todos os orixás, o comedimento, a observação arguta e a vivência no decorrer dos anos são os melhores parâmetros para o auto-conhecimento e aprimoramento perante a vida. Portanto, o conhecimento da psicologia dos orixás é somente um dos muitos caminhos que nos fornecem referências de comportamento na busca do aperfeiçoamento humano e da evolução espiritual.
A seguir, apresentamos uma descrição resumida dos perfis psicológicos dos indivíduos, associados aos orixás correspondentes, segundo nossas observações.


 
Umbanda Pé no Chão 
Norberto Peixoto 
 


Nenhum comentário: