.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

26/11/2010

OS CABOCLOS DE UMBANDA




Os nossos amados Caboclos são os legítimos representantes da Umbanda.

A "morada" dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas. Dividem-se em diversas "tribos" ( Falanges ), e vem de muitos lugares, formando "aldeias" ( Linhas ). 


Contudo, nem todos os Espíritos que se manifentam como Caboclos foram índios e/ou mestiços quando em carne. Eles apresentam essa roupa fluídica por afinidade vibratória á toda uma simbologia de força, pureza, simplicidade e amor pela Criação Divina.
Vêm para nos trazer paz através de conselhos, reencaminhamento espiritual, restituição do equilíbrio; muito importante para a saúde, através de seus passes e de suas ervas santas.

Há falanges de caçadores, curadores, guerreiros, feiticeiros, justiceiros. São eles os trabalhadores de Umbanda, e muitos são Chefes de Terreiros.

Muitas vezes os caboclos são confundidos com o Orixá Oxossi, e vice-verso. Porém, eles são os valorosos Trabalhadores da Umbanda que pertencem a linha de Oxossi, podendo manifesta-se sob as Irradiações de outros Orixás.

As sessões de caboclos são muito alegres, lembram as festas das tribos. E, assim como os Preto-velhos, possuem grande elevação espiritual. 

Em terra, trabalham "incorporados" em seus médiuns, dando passes e consultas, em busca também, de sua elevação espiritual. Estão sempre prontos para mais uma missão, para vencer mais uma demanda, para ajudar mais um irmão de fé. São de pouco falar, mais rápidos no agir. Têm muita firmeza ao tomar uma decisão e são conselheiros severos e exigentes.

Os Caboclos agem de acordo com planos pré-estabelecidos pelas Altas Hierarquias Espirituas. Eles chegam até nós com grande e sublime missão a desempenhar, tarefa da mais alta importância. Por serem espíritos muito adiantados e caridosos, eles vêm para nos orientar e nos reconduzir ao nosso verdadeiro Caminho Evolutivo.

Os  Caboclos vêm com sua caridade, auxiliar-nos nas enfermidades material, ou espiritual do dia a dia. 

Eles são espíritos que foram médicos, cientistas, sábios, professores, enfim, pertenceram a diversas classes sociais e profissionais, quando viviam em Terra.

Por essas razões, os Caboclos são escolhidos por Oxalá para serem os Guias-Chefes dos médiuns, ou melhor, representar o Orixá de cabeça do médium Umbandista (em alguns casos os Pretos-Velhos assumem esse papel).

É o braço forte nos trabalhos umbandistas. Muito requisitados nas sessões de desenvolvimento mediúnico, curas, desobsessões, solução de problemas psíquicos e materiais, demandas materiais e espirituais e uma série de outros serviços e atividades caritativas executados nas tendas de  Umbanda.

Os caboclos não trabalham somente nos terreiros como alguns pensam. Eles prestam serviços no plano astral, acolhendo os desencarnados e amparando-os até que estejam prontos para outras etapas evolutivas da vida.

Há verdadeiras Escolas/hospitais astrais onde é certa a atuação dos amados Caboclos. Com uma vibração semelhante a dos índios, que são fortes, mas de almas simples, esses Espíritos de Luz são verdadeiros Guardiões de Mistérios Divinos, não admitindo em seus Trabalhos agressões, leviandade nem desordem. 

Os caboclos são espíritos de muita Luz que assumem a forma de índios, mostrando-nos assim, em si mesmos o exemplo de humildade. São exímios "caçadores" de almas por estarem sob a Irradiação do Orixá Oxóssi, o maior Caçador de Almas.

São profundos conhecedores de tudo o que vem da terra. Assim, os Caboclos são os melhores guias para ensinar-nos a importância das ervas e dos alimentos vindos da terra.

Em seus trabalhos receitam ervas para banhos de limpeza e chás para a parte metabólica do corpo, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa aura e proporcionam energias e forças que nos auxiliarão para que consigamos atingir nossos objetivos com nossos próprios esforços. 

O trabalho que eles desenvolvem é o de encorajar o nosso espírito e prepará-lo para que nós consigamos o nossos objetivos. 

A magia praticada pelos Caboclos e Pretos Velhos é sempre positiva, não existe na Umbanda trabalho de magia negativa, ao contrário, na Umbanda trabalha-se para desfazer a magia negativa que vem das ações de espíritos caídos nas trevas da inconsciência humana. 

Os caboclos são entidades simples e através da sua simplicidade passam credibilidade e confiança a todos que os procuram.

É comum os Caboclos virem na Irradiação do Orixá masculino da Corôa do médium e as Caboclas vêm na Irradiação do Orixá feminino da Corôa do médium. 

Mas, eles (as) podem vir também na Irradiação do seus próprios Orixás Ancestrais e/ou de quando encarnados ( última encarnação ) e por isso apresentarem-se com uma roupagem diferenciada, como a oriental, por exemplo.


Nota: Este texto é a compilação de alguns textos que encontrei na internet. Encontrei várias versões e nenhuma com fonte segura sobre a autoria. Por considerá-lo bom em vários pontos decidi adaptá-lo ao meu propósito, informar corretamente segundo o que me foi ensinado com propriedade.
Peço que, se o autor ou quem o sabê-lo, contatar-me para os devidos créditos. Grata.




Nenhum comentário: