.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

19/07/2016

LENDAS IBIAPABANAS: AS MÃES D'AGUA






Conta-se que havia Mães d'água no Jambre, na Remelosa, no Caranguejo, no Itagurussu, no Itacaranha, no Criminoso, no Beija-flor. Não se sabe ao certo se eram várias Iaras.

Fato é que ela existia e encantou muitos meninos e rapazotes ainda sem cabelos no púbis, que sumiram... Dizem que foram levados por ela para as locas, onde depois de ser possuída, eles enfeitiçados, se matavam ou se encantavam.

Têm quem diga que eles viraram Brujalecos, outros dizem que Lobisomens, e mesmo dizem que se encantaram em sapos. Não se sabe, são mistérios da mata, os Pajés, com seus segredos, nunca revelaram a ninguém.

Verdade foi que certo menino, lá pelos anos de 1917, foi tomar banho no Jambre, que fica já na beira dos abismos, no meio das grotas e ouviu um canto doce vindo do olho d’agua.

Foi frechado pela encantada, ficou como se tivesse bebido cachaça ou uma cuia de cauim e quase ela o seduziu, mas ele correu, correu e subiu a serra, branco de medo, tremendo as pernas. Chegou em casa com os olhos esbugalhados, febril, e por lá nunca mais voltou. Credo em cruz! Era coisa do Fute, disse-lhe a mãe.

Dizem que ela era uma mulher linda, de cabelos longos, pele morena, olhos pretos, peitos salientes e sedutores. Ora ela é gente, ora ela é peixe, mas dizem que ela também se encanta em jia e mora no meio dos sapos, que são príncipes de seu reinado.

O olho d’água de Aia, foi o ultimo lugar que se viu a Mãe d’água. Ela foi desaparecendo aos poucos, junto com o progresso, que é o nome que a civilização dá à derrubada das matas, ao desaparecimento das nascentes.

A última vez que a viram já não era moça nova, como aparentava ser no passado, tinha os cabelos brancos, os peitos caídos. Seu sorriso já não tinha dentes, seu canto era triste e seu cheiro era o odor das capa-rosas!


TEXTO: Criação de Washington Luiz Peixoto Veira, com base em lendas regionais. Direitos do autor. Se copiar cite a origem.

Imagem montada pelo autor.

-----------------------------------------

Para entender o texto:

Capa-rosa - Água ferruginosa que geralmente encontra-se em nascentes e olhos d'água;

Jambre, Remelosa - Caranguejo, Itagurussu,

Itacaranha - Beija-flor, Criminoso,

Aia - Antigas nascentes de água existentes em Viçosa do Ceará, hoje ameaçadas.

Cauim - Bebida alcoólica feita a partir da fermantação de farinha de mandioca, muito apreciada pelos povos indígenas e seus descentendes;

Jia - o mesmo que Rã. (Rana palmipes, sendo muito parecida com a Rana viridis. É comestível.

Fute - O mesmo que diabo, coisa ruim.

___________________________________

TEXTO DE WASHINGTON LUIZ PEIXOTO VIEIRA, COM DIREITOS AUTORAIS NA FORMA DA LEI Nº 9.610/98- SE COPIAR CITE O AUTOR


.

Nenhum comentário: