.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

28/07/2016

CULPADO OU INOCENTE?






Conta-se na antiga lenda, que um homem bom foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.

Na verdade, o autor do crime era pessoa influente do reino e, por isso, desde o primeiro momento as autoridades procuraram um "bode expiatório" para acobertar o assassino.

O homem foi levado ao falso julgamento, já sabendo do resultado: a forca. Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que não teria qualquer chance de sair vivo desta história.

O juiz, cujo acerto era condenar o pobre homem, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que este provasse sua inocência:

- Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos dos deuses: vou escrever num pedaço de papel a palavra inocente e no outro pedaço a palavra culpado.

Você sorteará um dos papéis e aquele que você pegou terá seu veredicto. Os deuses nos revelarão a verdade e nos ajudarão a decidir seu destino: a liberdade ou a morte - determinou o juiz.

Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois papéis, mas em ambos escreveu 
culpado, de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma chance do acusado escapar da acusação e da morte. Não havia mínima chance disso.

O juiz colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o acusado escolher um.

O homem pensou alguns segundos, aproximou-se da mesa, pegou um dos papéis e inesperadamente o colocou na boca e engoliu. Os presentes ao julgamento reagiram surpresos com a atitude do homem.

- Mas o que você fez? E agora? Como vamos saber o seu veredicto?- bradou o juiz.

- É muito fácil - respondeu o homem

- Abram o outro e saberemos o que engoli...

O acusado foi liberado.

(autoria desconhecida)

________________

Nota: O desespero diante das dificuldades nos dificulta ou no impede de ver com clareza os fatos e ter "presença de espírito" para obter soluções criativas e inesperadas para enfrentar os dilemas que eventualmente nos surpreendem.

Em qualquer situação, especialmente as mais criticas é preciso ter calma e paciência para enxergar oportunidades onde aparentemente elas não existem.


.

Nenhum comentário: