.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

11/07/2016

AMAR TALVEZ SEJA ISTO:






O bom terapeuta é aquele que ouve o que o paciente não diz. É que, nem sempre queremos dizer o que precisamos e, por isso, necessitamos de alguém que nos compreenda sem o auxílio das palavras.

Talvez seja essa a razão de os verdadeiros amantes não carecerem de palavras para se compreenderem. Basta que se olhem e a comunicação já acontece. É que os olhos revelam coisas que as palavras não são capazes de revelar.

Por isso, a terapia deveria ser mais silêncio do que fala. Porque o que me revela é o que está oculto, é o que não passa pela linguagem conceitual e que, silenciosamente, repousa em mim esperando por revelação.

Terapia é volta no tempo, é retorno ao lugar do silêncio e da palavra mal dita. É a oportunidade de recolher os cacos do vaso que caiu das nossas mãos.

O vaso caiu porque as minhas mãos eram pequenas e não puderam segurá-lo. Hoje, elas estão mais crescidas, mais fortalecidas e assim posso reviver a situação, dando-lhe novo significado. É dessa forma que o vaso deixa de incomodar: pelo poder do retorno terapêutico.

Volto encorajado pelo olhar que me olha e me diz. «Pode ir, eu estou consigo!»

Amar talvez seja isto: encontrar alguém que torne mais fácil o acesso a nós mesmos.


Pe Fábio de Melo, in: "Tempo: saudades e esquecimentos"

.

Nenhum comentário: