.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

31/12/2016

FELIZ ANO NOVO!






E se, em vez de você esperar por 2017, 2017 esperasse por você?
Em vez de : " 2017 vai ser malhor," diga : " EU SEREI MELHOR EM 2017!"
Em vez de: " Que 2017 seja um ano excelente" diga: " Eu serei uma pessoa excelente em 2017 ."
Em vez de : "O que 2017 me reserva?," diga : "O que eu reservo para 2017?"
Em vez de "Tomara que 2017 me traga..."; O que você pretende oferecer, levar, entregar para 2017? (Ilva Basso)

" DESEJO A VOCÊ MUITA REFLEXÃO EM 2017!"





.

27/12/2016

VOCÊ, realmente, SABE O QUE É AMAR?






"Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente" - Krishnamurti




Amar não é aceitar tudo, é ser capaz, também, de dizer ’não’ ao que tem que ser recusado.


Uma das coisas que mais fiz como educador de meus filhos foi tirar o encanto da droga ilegal, para impedir ou dificultar que tivessem acesso a esse tipo de prazer – porque é óbvio que é prazeroso, senão ninguém iria atrás dele. Não é bom fazer uso dessas substâncias, não é encantador. Uma pessoa que usa droga é fraca, pois não detém força suficiente para se defender daquilo. Eu não sou forte quando me comporto como a manada.

Sou forte quando consigo ter uma conduta consciente, em que faço o que faço porque decido o que fazer. Não porque as outras pessoas também o estão fazendo. Esse comportamento mimético(que imita), simiesco (parecido com macacos), em relação a algumas práticas é sinal de fraqueza e de pusilanimidade (fraqueza de ânimo).

Aceita-se hoje, com a maior facilidade, o que chamo de ética da conveniência. “Bom é tudo aquilo que me favorece. O que não me favorece considero ruim”. Em vez de termos valores de conveniência que sejam sólidos, menos superficiais, portanto, menos cínicos, há uma hipocrisia que leva a esquecer que ética não é cosmética. Não é efeito de fachada.

Nessa hora, costumo lembrar um alerta valioso feito pelo Corpo de Bombeiros: nenhum incêndio começa grande, e sim com uma faísca, uma fagulha, um disparo. Isso se aplica ao campo da ética. O apodrecimento dos valores éticos positivos se inicia também com pequenos delitos, infrações, aceitações, conivências.

A expressão ‘o amor aceita tudo’ é absolutamente antiética e antipedagógica. A pessoa que seja capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal, por isso um pai e uma mãe não pode jamais dizer ao filho ‘é porque eu te amo, então tudo aceito’.

É exatamente o inverso: porque eu te amo é que eu não quero que você use drogas ilegais;
- é porque eu te amo que eu quero que você seja decente;
- é porque te amo que eu não quero que você banalize a sua sexualidade livre e bonita;
- é porque eu te amo que eu quero que você tenha esforço na sua produção e
- é porque você me ama que eu quero que você, meu filho, minha filha, me adverte, também me apoia, também me corrija naquilo que eu estiver equivocado.

Essa relação de cuidado mútuo, só nos faz crescer. Por isso, esse exemplo do cotidiano tem que aparecer como sendo a recusa com qualquer situação.

A ética do amor não é a ética da conveniência em que as coisas valem a partir de qualquer momento, mas uma ética que é capaz, também de dizer ’não’ ao que tem que ser recusado.


Mario Sergio Cortella
in Educação, convivência e ética: audácia e esperança.
Cortez Editora, 2015, páginas 76/77.



.

25/12/2016

FELIZ NATAL!






.

14/12/2016

Processos emocionais que atrapalham a evolução






De forma simplista, os processos emocionais seriam várias sombras de nós mesmos. Camadas de dificuldades que impedem a nossa consciência de se manifestar de forma plena. No dia-a-dia, quem se manifesta são essas sombras que estão relacionadas a satisfação e prazer de nosso ego.

Um exemplo de processo emocional: Inveja.

Qual é o problema de ter inveja?

Quando a pessoa tem inveja, está sentindo o seguinte: “eu sou quem gostaria de estar em determinada situação. Eu não gostaria que o outro estivesse desfrutando esse momento de satisfação e prazer, eu sou quem queria estar no lugar dele.” Mas ninguém assume isso.

Existe até quem diga que sente uma inveja positiva. O fato é que não existe inveja positiva.

O que pode existir é admiração por alguém por causa de um comportamento ou uma atitude da pessoa. É diferente de sentir inveja.

A inveja é querer o que o outro tem e desejar que ele não tenha aquilo, só você.

E porque a inveja é negativa? Porque não nos leva ao crescimento. Pelo contrário. Ficamos parados só desejando que o outro não seja feliz, não se dê bem em suas realizações.

Outro exemplo que ilustra a manifestação de nosso ego é o orgulho. Por orgulho, quando outra pessoa nos faz uma critica, a gente não aceita.

O ideal seria ouvir a pessoa sem confronto de ego.

Se você não tem uma opinião formada sobre a questão específica que foi colocada, diga que vai pensar para verificar se realmente você estava errado. Se estiver, diga que percebeu o seu erro e vai corrigi-lo.

É simples, mas por que é tão difícil fazer isso?

Porque o ego mal estruturado não nos permite ver a realidade. E tudo fica absolutamente pessoal. Então, no nosso entendimento disfuncional, a pessoa não apenas nos fez uma crítica, ela nos ofendeu. O nosso ego se confronta com a pessoa e não analisa a situação.

Quem tem um egão muito exacerbado não consegue perceber as pessoas, não consegue ter sentimentos de gratidão. Quem tem o egão muito inflado acaba sendo uma pessoa que sofre muito. Ela tem um vazio interno proporcional ao tamanho do seu ego.

Quem sente esse vazio pode até estar rodeado de pessoas, ser casado, ter filhos, mas não adianta, pois o contato com ela mesma não lhe causa prazer porque ela não tem nada a oferecer para si.

Esse vazio interno, muitas vezes a pessoa evita sentir. É a pessoa que nunca está sozinha, que procura sempre sair e não ficar em casa para não ter que se relacionar com ela mesma.

Busca um relacionamento bem complicado, que fica anos dando dor de cabeça só para não entrar em contato consigo.

Arruma filhos e/ou animais de estimação para ter como se ocupar. Isso se chama operação tapa-buraco. Mas na verdade, a pessoa está só adiando o problema. Uma hora ou outra ela vai ter que se deparar com ela mesma.

Não encarar o ego é ficar parado, sem corrigir os defeitos e sem crescer. No final das contas, terá levado uma vida inútil. Não se tornou uma pessoa melhor.

Todos nós temos que sair dessa vida melhores do que entramos. É necessário fazer uma reestruturação interna. E isso começa com uma análise sincera de você mesmo.

Começar a se analisar nas diversas situações do dia-a-dia para começar a se conhecer.

Se você sentiu raiva em algum momento, pense sobre isso. Com essa análise, você pode descobrir muitas características em você.

Às vezes, não dá para resolver uma dificuldade sozinho, é necessário a ajuda de uma terapia, por exemplo, mas a análise sincera de suas atitudes podem mostrar a você uma pessoa que você não conhece.

Um ego mal resolvido se confronta com as pessoas e leva tudo para o pessoal.

Uma pessoa que tem o ego bem estruturado não se confronta com as pessoas, ela percebe só a situação. E o outro nunca é uma ameaça, é sempre uma soma.


Fonte:CEC


.

A VISÃO INDÍGENA DO MUNDO






Era natural entre os indígenas o respeito pela terra, pelos rios, pelos animais e pelos outros homens, incluindo os seus inimigos na guerra. Tudo fazia parte de uma única irmandade inserida no mesmo todo profundamente significativo, profundamente sagrado.

O Grande Mistério que permeava toda a existência encarnava em diversas entidades, como Wakanda para os Lakotas e Cheyennes e Manitou para os povos do nordeste, todas elas próximas do Homem, palpitando no seu quotidiano e na natureza em redor.

Black Elk (Alce Negro) homem-medicina dos Sioux Lakota, dizia: “Devemos compreender bem que todas as coisas são obras do Grande Espírito.

Devemos saber que Ele está dentro de todas as coisas: das árvores, das ervas, dos rios, das montanhas e de todos os quadrúpedes e povos alados.

E, ainda mais importante, devemos compreender que Ele está também por cima de todas estas coisas e povos.

Quando compreendermos tudo isto profundamente nos nossos corações, então respeitaremos, amaremos e conheceremos o Grande Espírito. E então seremos, actuaremos e viveremos como Ele quer.”


(Extraido do Blog DRAGONS QUEST.)

.

A PALAVRA...






“Você já parou pra pensar sobre o poder da palavra? As vezes as pessoas deviam medir todas as palavras que vão falar para alguém.

Pensando no jeito que isso poderia afetar a outra pessoa; se isso ia fazer ou não bem pra ela; se colocar no lugar dela pra ver se aceitaria essas palavras de uma forma boa.

Mas o ser humano é medíocre demais pra se colocar no lugar de alguém pra ver o tanto que certas palavras podem machucar, e depois tem a cara de pau de perguntar o porque aquela pessoa está pra baixo, porque aquela pessoa se sente tão mal e tão inferior a tudo.

As vezes, palavras destrói um ser humano. As vezes palavras dói infinitamente mais que quebrar um braço.

Palavras machucam mais porque atingem o coração, que, por muitas vezes, não suporta ser ferido assim.

Palavras podem ser comparadas com pedras, porque depois de atiradas não tem mais volta e conforme a força que for lançada, poderá ter [ resultados] incalculáveis.

E é exatamente nesses momentos que imploramos pra voltar a ser criança…, como era bom chorar por ter caído e ralado o joelho, como era bom chorar porque um amiguinho puxou seu cabelo ou te empurrou.

Nessas épocas mal sabíamos o poder da palavra em cima de nós depois que nós nos tornássemos adultos.

O ser humano tem mania de falar as coisas por impulso e sem pensar, e a mente subconsciente aceita como verdade tudo o que sai da boca da outra pessoa, por isso tome cuidado com suas palavras. Não diminua os outros.

A palavra falada tem um poder enorme e a maior parte das pessoas não faz sequer ideia da sua importância.

Vamos olhar para as palavras como alicerce de tudo o que continuamente criamos nas nossas vidas. Pois nós somos melhores que qualquer palavra dita.”


AD

.

A METADE DAS AMIZADES NÃO SÃO VERDADEIRAS (?!)






Metade dos seus amigos não te considera amigo de verdade

Dá para contar quem são seus verdadeiros amigos nos dedos.

Já diria Milton Nascimento que "amigo é coisa para se guardar de baixo de sete chaves". Ainda mais sabendo os resultados de um estudo publicado recentemente no periódico PLoS One: segundo os pesquisadores, só metade dos nossos amigos também nos considera amigo deles.

A pesquisa foi realizada com 84 universitários da mesma sala. Os cientistas pediram que os alunos avaliassem todas as pessoas da classe, avaliando suas personalidades em uma escala de zero a 5, sendo zero "eu não conheço essa pessoa" e 5 "um dos meus melhores amigos".

Para ser considerado um amigo, o estudante tinha que ser avaliado com, no mínimo, uma nota 3. Os participantes ainda escreveram quais notas esperavam que a pessoa que estavam avaliando lhes daria.

O resultado foi um tanto quanto triste: somente 53% das amizades eram recíprocas. Os cientistas acreditam que um dos motivos que pode explicar um número como esse é a dificuldade que temos em pensar como as pessoas nos vêem.

No caso, você pode achar que é um amigo indispensável quando, na verdade, não é.

Como era uma amostragem pequena, os pesquisadores fizeram outros experimentos parecidos em grupos maiores, de 82 a 3,1 mil pessoas, e tiveram resultados parecidos — em um deles, inclusive, somente 34% das amizades eram recíprocas. Ou seja, dá mesmo para contar quem são os amigos de verdade nos dedos.


POR ISABELA MOREIRA


.

A criação do Homem






Lenda índigena...


"No princípio todas as coisas estavam na mente de Wakonda. Todas as criaturas, incluindo o homem, eram espíritos. Moviam-se no espaço entre a terra e as estrelas. Andavam em busca de um lugar onde pudessem tomar uma existência corporal.

Ascenderam até ao Sol, mas o Sol não era adequado para nele viver. Mudaram-se para a Lua e viram que também não era boa para fazer dela a sua morada. Então desceram à Terra. Viram que estava coberta de água.

Flutuaram pelo ar dirigindo-se para norte, o este, o sul e o oeste e não encontraram terra seca. Sentiram-se sumamente penalizados. Mas logo da água surgiu um grande rochedo.

Estalou em chamas e as águas ascenderam pelo ar sob a forma de nuvens. Apareceu a terra seca; cresceram as ervas e as árvores. A multidão de espíritos desceu e converteu-se em seres de carne e osso.

Alimentaram-se das sementes das plantas e dos frutos das árvores. E a terra vibrava com as suas expressões de alegria e gratidão para com Wakonda, o criador de todas as coisas.”


(ensinamentos da Sociedade do Guijarro, segundo Wakidezhinga, um antigo chefe.)


.

09/12/2016

ORAÇÃO DA MULHER SAGRADA






"Sagrada Força Feminina te saúdo e sinto Tua presença se manifestando em meu Ser através de meus pensamentos, palavras e ações.

Deixo que a Divina Presença da Mãe Cósmica/[Universal] me oriente com Sua infinita sabedoria

Ela está chegando, sinto 
Sua Dança!

Ela está falando, ouço 
Sua canção de Amor!

Ela está dentro e fora nas coisas mais simples e por isso perfeitas

Seu templo sagrado é meu corpo de Mulher

Seu pensamento agora é meu pensamento

E só penso em Amor, só sinto Amor e só vejo Amor

O mundo que percebo é fruto da minha percepção de Amor

E assim crio a minha realidade

Abençôo meu dia e honro minha Deusa de mil nomes

E assim crio a magia que me ilumina e protege

Saúdo a noite e honro minha Mãe Lua, 
Suas sagradas fases comandam meu corpo de mulher

E assim me preservo saudável e com meus ciclos femininos em perfeita harmonia.

Saúdo A Incognoscível, e assim honro e preservo meu poder oculto.

Saúdo as Forças da Natureza para que a Mãe Terra me proteja

E me oriente no Norte, no Sul, no Leste e no Oeste.

Honro a terra onde piso, a água que bebo e o meu alimento,

Pois sei que tudo que fizer a esta Terra voltará para mim e para meus descendentes.

E assim me conecto ao coração de Gaia e a sua proteção maternal.

A Deusa cuida do meu corpo e da minha alma

E assim estou em perfeita sincronia com o Universo

Do meu coração flui 
Seus ensinamentos, Suas palavras de sabedoria e Sua força infinita

E assim realizo minha divindade humana

Em minha alma o Sagrado Feminino e o Sagrado Masculino se uniram em Amor e Êxtase.

E assim descobri o equilíbrio onde o ser humano deve estar

Todo o Amor que nutre minha existência vem da Fonte Divina

Por isso não preciso que nenhum ser humano o faça por mim

A Deusa abençoa meu corpo com 
Seus sagrados encantos

E assim a beleza da minha Alma se reflete em meu corpo feminino

Da minha mente fluem os pensamentos e a criatividade que fazem minha existência ser especial e singular.

E assim realizo minha vocação maior

Preservo meu coração limpo e leve como uma pena

E assim me permito ser livre e feliz para sempre

E que Assim Seja, porque Assim É".


Autoria: Carla Lampert


.

A força da mulher indígena






Tem sido dito que a posição da mulher é o teste da civilização, e isso nas nossas mulheres era seguro. Nelas, estava investido nosso padrão de moral e a pureza de nosso sangue. A esposa não recebia o nome do marido sequer entrava para seu clã, e as crianças pertenciam ao clã da mulher.

Toda a propriedade da família era mantida por ela. A descendência era traçada na linha materna, e a honra da casa estava em suas mãos. A modéstia era seu adorno-chefe; consequentemente a mulher mais nova era normalmente silenciosa e reservada, mas uma mulher que tivesse atingido a maturidade dos anos e a sabedoria, ou que tivesse demonstrado uma coragem notável em alguma emergência, era às vezes convidade para sentar-se junto com o conselho.

Desta forma ela comandava de forma incontestável dentro de seu próprio domínio, e era para nós uma torre de força moral e espiritual, até a chegada à fronteira do homem branco, o soldado e o comerciante, que com bebidas alcoólicas destruiu a honra do homem, e através de seu poder sobre um esposo indigno comprava a virtude de sua esposa ou de sua filha. Quando a mulher caiu, a raça toda caiu com ela.

Antes que esta calamidade caísse sobre nós, você não conseguiria encontrar em nenhum lugar um lar mais feliz do que aquele criado pela mulher indígena. Não havia nada de artificial sobre sua pessoa, e muito pouca falsidade em seu caráter. Seu treinamento precoce e consistente, a determinação de sua vocação, e, acima de tudo, sua atitude profundamente religiosa, deu a ela a força e estabilidade que não poderia ser superada por nenhum infortúnio

A mulher Cherokee na época da descoberta das Américas tinha mais direitos e privilégios do que a mulher casada de hoje. As mulheres não somente possuíam a propriedade, participavam tanto das batalhas nas guerras e dos conselhos de guerra, mas também sentavam-se com os concelhos civis de paz.

A linhagem era traçada através de seu clã. No casamento, no novo esposo deveria viver com o Clã de sua esposa. Para obter um divórcio, a esposa simplesmente colocava os pertences pessoais para fora da porta da tenda. Não havia nenhum tipo de embaraços legais sobre a divisão da propriedade ou a custódia das crianças, pois toda a propriedade de qualquer valor já pertencia a ela, e as crianças pertenciam ao clã.

As mulheres de hoje têm percorrido um longo caminho para alcançar o seu "lugar ao sol", mas não alcançaram ainda a posição da mulher Cherokee à época da descoberta.


The Soul of the Indian
Dr Charles Alexander Eastman, 1911
born Ohiyesa of the Santee Sioux, in 1858


*****

O xamã lakota Archie Fire Lame Deer, afirma que em seu povo nada é mais respeitado, colocado em mais alta posição, que uma mulher.

Aqueles que seguem a linha da cura também são educados por suas avós. As avós falam de Isnat Winyan, a mulher que vive só.

É o momento da menstruação, o tempo da Luz, que dura em média quatro dias. Então, a mulher menstruada era conduzida a uma cabana especial, Isnatipi, onde as anciãs estavam lá para educar-las nesse momento de meditação e orações.

Elas falam sobre a forma de orar. (a carta do Caminho Sagrado, a Tenda da Lua de Jamie Sams, explica bem isso). É reconhecido também como um período de descanso

Quando uma mulher ficava menstruada, não devia tocar seus filhos, fazer comida ou sequer tocar nos alimentos. Elas iam rezar, dando conta que o tempo da Lua é um momento espiritual, o mais espiritual da vida de uma mulher. É o momento em que ora, medita, recebe visões e sonhos. É um momento de poder!

Durante seus anos de fertilidade uma mulher não precisava ir até as montanhas para a Vision Quest, a busca da visão. A menstruação era o seu momento de purificação e preces.

Em todo o ser humano tem um lado positivo e outro negativo. Na história espiritual de nós brancos, na sua maioria, o lado negativo é considerado um pecado, e se você pecar muito vai para o inferno.

Os índios consideram isso de forma diferente. Eles vem que o positivo pode advir do negativo e vice e versa. Cada lado se dá em um momento.

As mulheres são mais afetadas espiritual, física, mental e emocionalmente pela posição da Lua.

Durante a menstruação opera-se uma alternância entre as forças positivas e negativas.

Para compreender melhor vamos lembrar que o sentido das energias se dá em círculos no sentido horário. Na energia elétrica circula o negativo e o positivo. Em homens e mulheres a energia circula do negativo ao positivo.

As mulheres nascem com uma relação estreita com o ciclo lunar, e toma conhecimento disso na primeira menstruação, cujo momento depende portanto do momento do nascimento, da posição da Lua e do ciclo lunar.

Durante a menstruação a Lua acelera o ritmo do corpo. Durante a menstruação as mulheres recebem muito. São mais fortes espiritualmente que os homens.

A presença da mulher nesse estado pode tirar parte do poder do homem religioso, se ele não se prepara convenientemente para esse período, principalmente com ritos de purificação.

Quando a Mulher Búfalo Branco trouxe o Cachimbo Sagrado, ensinou a mulher a ficar afastada de todos os instrumentos cerimoniais, incluindo plantas curativas, no período de menstruação, podendo utilizar apenas a Sálvia. A raiz de anis é utilizada no final das regras para [equilibrar] o organismo, permite dormir bem.


Recebido de Léo Artese


.

BOTA DENDÊ






Protegido, vigiado
Passo a passo que devo seguir
Luz da Lua, meia noite
Eu não 'tô sozinho aqui
Alegria, gargalhada
Sentindo no clima no ar
Se arrepia, energia
O povo da rua me acompanha
Siga o caminho que foi lhe dado
Por mais que não agrade a você
Segure na fé, vai na certeza
Só lembre de agradecer
Aliado amigo, não corro perigo
Não deixa o inimigo chegar
Força me ajuda, junto na luta
O mundo não pará
Desligaaaaar...

Bota dendêêêê...
Bota dendê, que ele gosta
Bota dendê
Bota dendê pra valer
Bota dendê
Bota dendê que ele godta
Bota dendê
Bota dendê Laroyê
Bota dendê...

Bota dendêêêê...
Bota dendê, que ele gosta
Bota dendê
Bota dendê pra valer
Bota dendê
Bota dendê que ele godta
Bota dendê
Bota dendê Laroyê!
Bota dendê...


1 Bota Dendê - Hugo do Ilê
https://www.youtube.com/watch?v=CkPtROh2HoI&feature=youtu.be


------------------------------

- LAROYÊ, EXU!
Salve, Seu Tranca Ruas!


.

PRECISA DE UM CONSELHOS?






Etão, escolha um Orixá, não necessariamente o seu/sua Pai/Mãe, mas quele de quem deseja um conselho:

[ é só uma brincadeira sudável, contudo, é nas brincadeiras que Erê trabalha. ]


1) EXU...

2) OXUM...

3) IEMANJÁ...

4) OGUM...

5) NANÃ...

6) XANGÔ...

7) OSSANHA...

8) OXOSSI...

9) OBÁ...

10) IANSÃ...

11) LOGUN EDÉ...

12) OMOLU...

13) OXUMARÉ...

14) EWÁ...

15) OXALÁ...

---------------------------------------

Abaixo, os conselhos .... Boas vibrações!!!


🔱 Exú - Não espere acontecer! O que quer que esteja esperando, você precisa tomar coragem para isso ser seu!

💦Oxum - Esquece essa coisa de príncipe/ princesa! Isso não é um conto infantil e vocês não são crianças! Aprendam a lidar com as diferenças, o amor nasce daí!

🌊 Iemanjá - Sua família é tudo para você, mas dose o sacrifício. Para amar o outro precisa amar primeiro você mesma(o).

🏭 Ogum - O que você está fazendo para estar mais perto do que você mais quer hoje? Vá a luta, estou contigo.

🌆 Nanã - Não se entristeça pelo que não tem, pois se não tem não é para ser seu. Alegre-se do que tem, pois a felicidade não demanda quantidade, mas qualidade.

🔥 Xangô - Não odeie quem te faz mal, desapegue. Odiando essa pessoa não fará nada além de dar mais munição espiritual contra você, e não se esqueça, estou de olho neles!

🍃 Ossãe: Coisas ruins acontecem para que coisas boas possam acontecer! É difícil, mas se conseguir compreender essa transformação conseguirá ler a vida como um livro.

🌴 Oxóssi - Limpe sua mente dessas energias duvidosas e negativas. Mentalize o que for bom que será provido(a) de toda energia para conseguir. Vigie sua mente, sempre!

👸Obá - Nem tudo se resolve na ponta do facão! Se acalme, respire e trace uma estratégia para contornar a situação. Você economiza muitas encarnações evitando embates desnecessários.

⚡ Iansã - Até quando vai postergar seus planos? Esse instante que está lendo esse conselho já virou passado! Acorda, chama por mim e vamos a luta pela sua felicidade!

🐠 Logun Edé - Não se ofenda tão fácilmente pelo que os outros fazem. Precisa aprender a se blindar das influências externas para manter seu equilíbrio interno.

☀ Omolu - As doenças do corpo são reflexos das debilidades do espírito. Para alcançar qualquer cura deve antes tratar o seu mental e espiritual para que o corpo colha os benefícios. Dose seus pensamentos!

🌈 Oxumaré - Não fique onde não se sente feliz. De nada vale permanecer o corpo onde sua alma já não quer estar. Abra os olhos e procure as possibilidades que a vida está te dando e você não enxerga.

☁ Ewá - Tem coisas que você não consegue enxergar ou porque é muito teimoso(a) ou muito agitado. A vida sempre dá portas de saída para todos os problemas que se apresenta, acalme-se e procure a solução que está embaixo do seu nariz!

👑Oxalá - O tempo é o senhor da vida! Dê tempo ao tempo e vai ver que tudo o que hoje não faz sentido terá um motivo lá na frente. Bom dia


por ‎Vanessa Cristina‎

---------------------------------------

- Axé para todos!


·

MELHOR QUE TRANCA RUAS DAS ALMAS, NÃO HÁ!





♫ De capa e cartola,
caminha na madrugada
Andarilho da estrada,
sempre combatendo o mal
Seu Tranca Ruas é amigo camarada,
Dando forte gargalhada,
me livra de todo mal... ♪

***

Melhor que Tranca Ruas das Almas não Há ♦ Ponto Cantado
https://www.youtube.com/watch?v=EaOrHNNvxP8


- LAROYÊ, EXU!
- Salve Seu Tranca Ruas das Almas!


.

02/12/2016

Por Que É Tão Importante A Avó Materna Para Uma Criança






Os avós cumprem uma função essencial na família. Mas, dentre todos existe um cuja influência sobressai: a avó materna.

Pode ser que o seu filho se dê melhor ou pior com sua avó materna. Que a veja menos ou mais. Que sinta mais ou menos afinidade a ela. Mas, o que talvez você não saiba é a importante carga genética que deixa aos seus netos. A gente te explica a teoria ensaísta do chileno Alejandro Jodorowsky.

Por que a avó materna é a mais importante

A avó materna é a encarregada de transferir a maior parte da carga genética dentre todos os avós. E a genética pula uma geração.* Por isso, muitas crianças não se parecem com seus pais, mas sim com seus avós. E, ainda que fisicamente o seu filho não se pareça à sua avó materna, nunca poderá que lhe deixou em herança muitas outras coisas, como determinado problema com os ossos, um tic, um sinal, esse timbre de voz…

*[ Essa é uma afirmação sustentada, também, pelos adeptos da irridologia; segundo a qual somos herdeiros diretos de um dos avós, e não de nossos pais.]

Segundo Jodorosky, a explicação é bem simples: quando uma mulher engravida de uma menina, a menina já tem formados desde antes de nascer os ovócitos de onde sairão milhares e milhares de óvulos ao longo da sua vida adulta. Esses ovócitos, por sua vez, têm grande carga genética da sua mãe, e da sua avó!

Os meninos também herdam no seu DNA as vivências emocionais da avó materna

O ensaísta chileno vai mais além, ainda, e assegura que no DNA que as avós maternas transferem aos seus netos, não apenas encontram traços físicos, alguma possível doença hereditária ou os gestos, mas também o temperamento ou inclusive as vivências que teve quando estava grávida de sua filha. Ou seja, que se a avó materna tenha passado por uma situação difícil na sua gravidez, ou tenha sofrido uma depressão durante a gestação isso pode influenciar nos filhos de sua filha.

Leve em conta que os óvulos aportam além da carga genética, a informação mitocondrial (enquanto que o espermatozóide carece dela). Essa informação só se herda das mães (ou avós), e implica num ‘plus’ de carga genética.

Contra essa teoria de Alejandro Jodorowsky estão, no entanto, os estudos mais recentes, que asseguram que a carga genética que o homem transfere, ainda que seja menor, ela tem mais peso e determinação, sobretudo no caso de determinadas doenças hereditárias como o diabetes tipo 2, a obesidade ou a esquizofrenia.  
A genética, no final das contas, não deixará de ser um emaranhado, uma loteria, uma série de cartas à mercê da sorte.


Texto de Estefanía Esteban
Redatora de GuiaInfantil.com



.

[ Vigiai Seus Pensamentos, Umbandistas!]






Vigiai teus pensamentos Umbandista.


Os pensamentos: ninguém consegue contê-los, eles simplesmente fluem, mas como já foi dito em outras ocasiões, podemos analisá-los e filtrá-los do que seja bom do que seja ruim para cada um.

Uma mente desequilibrada terá pensamentos perturbadores, tão fortes que para a pessoa irão se tornar muito reais, quase palpáveis. Uma simples desconfiança poderá se tornar algo efetivo, real.

Somos fortemente influenciados pelos espíritos, as vezes estamos bem, e do nada começam a vir pensamentos perturbadores, se não tivermos a consciência de os identificar como nocivos seremos pegos nas armadilhas de espíritos altamente nefastos e manipuladores.

Mas como lutar contra nossos próprios pensamentos? - Através da identificação de saber [ e separar] o que é nosso do que não é. Não podemos impedi-los, mas a decisão de canalizar é nossa, e quando soubermos que não vem de nós, os expulsar, afirmando com toda convicção: “vocês não tem poderes contra mim”. Na grande maioria das vezes, basta apenas o pensar em Deus, nos guias e mentores; uma oração é o suficiente.

Por isso que em várias literaturas afirmam-se, com plena convicção e certeza, quando se sentir perturbado, se apegue à prece e clame pelo auxílio divino. "Orai e Vigiai", existe uma grande verdade nessa máxima.

Algumas forças nefastas nos atingem através de nossos pensamentos, tentando nos dominar, querem fazer morada, e para isso é necessário nossa permissão, sintonia, que abramos as portas e os convidamos a entrar.

Sentimentos como mágoa, raiva, despeito, sentimentos mal conselheiros e mal resolvidos, e com eles vem as armadilhas, porque são pensamentos que consomem e adoecem. Por isso, 'conhece-te a ti mesmo'.

Uma pessoa que esteja passando por ataques espirituais, sendo vitima de feitiçaria e espíritos nefastos, quando sua VONTADE for fraca, poderá facilmente ser MANIPULADA.

O mandante da feitiçaria, ele é o grande manipulador, todo mandante quer forçar a vítima a fazer o que ele quer.

Um exemplo prático: “Roberto tem uma filha, a qual namora com um rapaz que ele não aprecia, já tentou de tudo para acabar com o relacionamento e não conseguiu, Roberto vai e procura por um feiticeiro que faz um trabalho para acabar com o relacionamento da filha”.

“Julio, tem um filho que frequenta um terreiro, o qual é muito feliz nele, mas Julio quer que seu filho siga (...) [sua escolha] religioso/a, então, Julio lança mão de tudo que é feitiçaria para atrair e manipular seu filho a sua vontade”.

Em ambos os casos, esses tipos de feitiçaria só conseguem se realizar e efetivar quando os espíritos ali invocados acham solo fértil e vontade fraca, [(...) [ sempre] usando [ as fraquezas e vícios, ou] de um momento de fragilidade da vitima, a qual se acha suscetível a tais influências.

Os espíritos nefastos são ardilosos, através dos pensamentos também manipulam outras mentes fracas para ajudarem em seus intentos; podemos observar isso nas atitudes de pessoas que vulgarmente chamamos de ISQUEIRINHOS.

São aquelas pessoas que não sabem da reza um terço, vamos colocar assim, e quando se deparam com uma situação, no lugar de trazerem conscientização, paz e harmonia, aumentam e alimentam, ainda mais a discórdia.

Muitas vezes agem assim por pura conveniência e propósito de causa, semelhante atrai semelhante, podemos até afirmar, com toda certeza, estão tão adoentadas quanto as próprias vítimas.

Vigiai com quem andas se sintonizando e desabafando sobre seus problemas, um doente não cura outro, ambos precisam de um bom médico. Fica a Dica.

Como é triste ser vítima de espíritos, tanto encarnados; como desencarnados manipuladores, porque a vítima vira uma marionete nas mãos desses espíritos, que atingem sua mente, como uma marreta a lhe destruir a própria vontade.

E tudo começa com as armadilhas de nossos próprios pensamentos.

A grande maioria das feitiçarias tem por único objetivo fazer, forçar a vítima a tomar atitudes contra sua vontade.

Uma pessoa vítima de feitiçaria poderá deixar de fazer as coisas que gosta e abandonar as pessoas que ama simplesmente pela manipulação energética, E tudo começa pelos pensamentos, onde a vítima invigilante se deixa sucumbir. O mal acha meios para corromper, não se esqueçam disso.

Mas não pensem que isso fica impune, as Leis Divinas são implacáveis e não erram.

Em várias situações tive a oportunidade de presenciar conselhos de nossos guias e mentores que sempre orientam e afirmam, CONHECE-TE A TI MESMO, porque quando conhecemos a nós mesmos sabemos que há algo errado, que aqueles pensamentos não nos pertencem, não fazem parte da nossa índole, do nosso caráter.

Nossos guias e mentores sempre alertam, mas muitas vezes o filho(a) subestima certas forças.

Parece fácil, quando o filho está bem, em harmonia, mas, infelizmente, esses ataques se fazem efetivos e vorazes em nossos piores momentos, nos atacam em nossa fragilidade, quando não estamos tendo maturidade suficiente para filtrarmos nossos pensamentos, no lugar de deixarmos os pensamentos fluírem sem nos policiar, deixamos que eles nos dominem. Policiem-se.

Mas, graças a nosso Pai Maior, temos a Lei de Compensação, onde cada um receberá de acordo com seus méritos, onde o bem sempre será recompensado e o mal receberá sua paga, de igual forma.

Nós médiuns devemos, sempre, constantemente, vigiar nossos pensamentos, somos extremamente influenciados pelos espíritos, tanto com boas influências como as ruins. Filtro.

Um bom médium deve ter sua consciência forte, sustentado na fé e na boa vontade.

Muitas vezes [ sempre é] o ego alimenta esses ataques, o orgulho que cega, não permite que a vítima perceba que foi ou está sendo manipulada, uma verdadeira marionete.

Quem gosta de admitir que errou? - ninguém, não é mesmo?, agora imaginem saber que se deixou levar, se deixou corromper. Exige-se uma grande dose de CORAGEM E DIGNIDADE para reconhecer, mas extremamente necessário para CURAR-SE.

Frisamos: o pior ataque é mental, através dos nossos pensamentos, muitas vezes fazendo a vítima criar demônios, inimigos onde não há, de fato; Infelizmente, a vítima passa enxergar a vida pela visão de seus obsessores.

Mas temos a nosso favor a LEI DE CAUSA E EFEITO, onde toda escolha tem sua consequência, [ embora,] muitas vezes, a vítima só irá se conscientizar de suas atitudes e que foi manipulada, através da perda, do sofrimento, que irá levá-la a buscar ajuda. O sofrimento faz envergar, trás a redenção, e muitas vezes, fortalece o Amor e a Fé.

Meus irmãos, não subestimem seus pensamentos, deixem que fluam como as águas dos rios, mas não os represe, para que como uma barragem que se rompe, não destruam suas mentes e seu poder de raciocínio e discernimento do que seja bom ou mal para vocês.


Cristina Alves.
Templo de Umbanda Ogum Sete Ondas e Cabocla Jupira

https://orixaessenciadivina.wordpress.com/2016/12/01/vigiai-teus-pensamentos-umbandista/



.

30/11/2016

O Livre Arbítrio






Um homem é dotado de livre arbítrio e de três maneiras: em primeiro lugar, era livre quando quis esta vida; agora não pode evidentemente rescindi-la, pois ele não é o que a queria outrora, excepto na medida em que completa a sua vontade de outrora, vivendo.

Em segundo lugar, é livre pelo facto de poder escolher o caminho desta vida e a maneira de o percorrer.

Em terceiro lugar, é livre pelo facto de que na qualidade daquele que vier a ser de novo um dia, ter a vontade de se deixar ir, custe o que custar, através da vida; até chegar, assim, a ele próprio; e isso por um caminho que pode sem dúvida escolher, mas que, em todo o caso, forma um labirinto tão complicado que toca nos menores recantos desta vida.

São esses os tês aspectos do livre arbítrio que, por se oferecerem todos ao mesmo tempo formam apenas um e de tal modo que não há lugar para um arbítrio real, quer seja livre ou servo.


Franz Kafka, in "Os Aforismos de Zurau ou Reflexões no Pecado, Esperança, Sofrimento, e o Caminho da Verdade (104)"


.

CHAMADO PERMANENTE CONTRA O ABORTO






Em Nome do Senhor Deus, Único e Criador de todas as coisas, e de toda a Hierarquia Angélica; especialmente os dezesseis Regentes Soberanos da Categoria Tronos ( Os amados Orixás); rogamos aos Guerreiros da Luz, por proteção para todas as almas que precisam encarnar para que não sejam abortadas.

Vinde em defesa da Sagrada Família e da criança que está destinada a nascer. Destituí, em Nome e pelo Poder e Autoridade do Senhor Jesus Cristo, toda e qualquer tentativa e projetos para legalizar o aborto no Brasil e em outras nações da Terra.

Pelo poder da Força da Mãe Universal, pelo poder do Grande Pai Central, nós rogamos para que esta prática cesse definitivamente e pedimos o julgamento da Mãe Maria para os que patrocinam o aborto. Que a verdade seja manifestada! Que assim seja, se estiver de acordo com a Vontade de Deus.

Amém!


WWW.ABORTONAO.COM.BR

.

29/11/2016

A Humildade é a Base da Sociedade






A humildade oferece a todos, mesmo ao que se desespera na solidão, a relação mais forte com o semelhante, e, na realidade, imediatamente, mas, com certeza, só no caso da humildade completa e duradoura.

Ela é capaz disso por ser ao mesmo tempo a verdadeira linguagem da oração e a mais sólida das ligações.


A relação com o semelhante é a relação da prece; a relação consigo mesmo, a relação do esforço para alcançar algo; a energia para esse esforço é extraída da oração.

Podes conhecer outra coisa que não seja a fraude? Fosse ela um dia obstruída, tu de modo nenhum poderias olhar para lá a não ser que quisesses tranformar-te numa estátua de sal.


Franz Kafka, in 'Os Aforismos de Zurau ou Reflexões no Pecado, Esperança, Sofrimento, e o Caminho da Verdade (106)'

.

O que Me Dói não É






O que me dói não é
o que há no coração.
Mas essas coisas lindas
que nunca existirão...

São as formas sem forma
que passam sem que a dor
as possa conhecer.
Ou sonhá-las o amor.

São como se a tristeza
fosse árvore e, uma a uma,
caíssem suas folhas.
Entre o vestígio e a bruma.


(Fernando Pessoa - Portugal, 1888 / 1935)

__________________________________





Sábia vida que nos abençoou
com tantas delicadezas...
Sábio coração que se deixa
encantar pelas coisas mais;
Mais simples e belas .

FranXimenes


.

SALVES AS YABAS!







ESTOU PENSANDO SOBRE AS EMOÇÕES


Não nascemos prontos. Vamos criando e recriando o nosso “eu” ao longo da vida. Não como uma tela onde pintamos o retrato de nós mesmos, nem como uma colcha de retalhos onde formamos o desenho do que nos tornamos. Não. Essas são formas definitivas que, se retocadas, deixam marcas, borram o desenho ou estragam o tecido.

Penso que somos mais como o vento - mutáveis e não definitivos; ora fracos, ora fortes; às vezes suaves, outras destrutivos; e sempre mudando de direção.

Renovamo-nos a cada experiência vivida. Cada emoção sentida é como uma onda que nos leva para praias inexploradas de nós mesmos.

Quão longe vamos, depende da intensidade com que sentimos e expressamos essas emoções. Por isso, as reprimimos - com medo de nos afastarmos do porto seguro onde ancoramos a nossa existência. E assim é que, sob o efeito de uma emoção incontrolável, entramos em pânico e explodimos, perdidos e afastados demais do “porto seguro”.

Todavia, quando conseguimos vencer o medo do desconhecido e nos entregamos às ondas turbulentas da emoção, como as águas de um rio se entregam aos abismos das cachoeiras, chegamos transformados a outras margens e já não nos reconhecemos naquilo que fomos.

Deixamos de ser rio - somos MAR.


Luciene Aragão Melo


(Trecho do livro MAGIA, MISTÉRIO e MILAGRE
- LIVRO II - TRANSFORMAÇÃO)


____________________________

- Salve as Yabas!

.

28/11/2016

Preconceito Umbandístico






Antes do texto, motivo do post, vejamos o que significa a palavra preconceito.

Segundo o Dicionário Aurélio, o Preconceito é:

1 Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2 Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos.
3 Estado de abusão, de cegueira moral.
4 Superstição.


........::................::................::........

O que é Preconceito:

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Ao ser usado no sentido pejorativo costuma ser simplista, grosseiro e maniqueísta. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial", cultural e "sexual".
(...)

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo".

Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas somente quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar e/ou não - denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa, por vezes questionada pela Ciência e a Psicologia.

Observa-se então que o preconceito, se associado a discriminação, pode ser considerado um erro.

Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito. Essas atitudes, trazem muitas coisas negativas e também problemas.

(...)


Origem: Wikipédia


........::................::................::........


Queria falar de uma espécie de preconceito que existe, e muitas vezes não damos conta que existe, pois muitas vezes optamos por discutir o preconceito religioso, sendo este de fora pra dentro da nossa religião.

Gostaria de adentrar no preconceito umbandístico (se o nome não existe, criei agora, muito embora desde 1908, acredito que deva existir o sentimento).

Há muito tempo, cada de um nós adquire experiências que se encaixam perfeitamente neste tema que estou abordando. É fato lastimável e quesito sustentador que comprova cada vez mais porque é a Umbanda uma religião que, embora linda, ainda seja motivo de galhofa...

Mas, galhofa porquê? Por que existem aqueles que atiram pedras? Sim, existem... Mas existem aqueles que dão motivo para tal.

Talvez haja um culpado, mas se há, de quem seria a culpa? Da mídia que em programas de comédia pastelão, em novelas horripilantes, mas de grande audiência, falam do Exu que cobra pra fazer feitiço, da macumba na encruzilhada, da amarração do homem perfeito?

É do Evangélico, público fiel que mais cresce no mundo (podem ser o que for, mas é uma realidade)?

É do católico?

Do Espírita que, em sua grande parte, olha torto para nós, achando que apesar de médiuns, trabalhamos com espíritos xucros e atrasados, viciados em bebida e fumo?

Ou dos candomblecistas mal orientados que dizem que a Umbanda, apesar de ser uma ramificação deles (um absurdo), é fraca, pois vê os Orixás como santinhos e nossas mandinguinhas são de arroz doce?

Não, a culpa é do umbandista. É ele o maior câncer preconceituoso que existe e depõe contra a própria religião.

É o umbandista vaidoso que, por saber um pouco mais que o outro, o julga ignorante e diz que este faz tudo errado.

É do umbandista orgulhoso, umbandista invejoso, umbandista irresponsável que acha que pode ir quando quer ao seu terreiro, fazer o que quiser e não dar satisfações aos seus dirigentes, sejam eles encarnados ou espirituais.

É o umbandista fanático e radical que acha que "tudo é o santo", não sabe caminhar com suas pernas e vive dependente do que os guias dirão e não admite outros conceitos.

É o umbandista babaca que fica criticando seus irmãos, usando de palavras irônicas e rindo das limitações dos mesmos, ironizando suas colocações humildes e de falta de oportunidade de conhecimento que este mesmo babaca teve.

Que, ao ver que o seu irmão de fé, por trabalhar num outro terreiro e, diante disso, seguir as normas do seu Guia Chefe, tacha-o de errado e ignorante, por não fazer o seu ritual dentro da sua cartilha.

É o que, por visitar o terreiro do irmão e reparar que este conseguiu colocar um piso novo, antiderrapante, enquanto o seu ainda é de cimento, critica-o veladamente, com o rótulo do esnobismo e ostentação.

É o umbandista preguiçoso e maledicente que chama o irmão de visionário, só porque ele acredita que tudo deva ter um porque e diante disso, procurou aprender e achando que os Guias devem fazer e resolver tudo, enquanto ele apenas incorpora.

[ Sem contar aqueles que culpam os Orixás e Guias por todos os seus vícios e desmandos.]

É o umbandista melindroso que fecha sua cara e solta farpas, também veladas, quando é chamado à atenção por sair da disciplina e ser lembrado que sua conduta é anti-evangélica.

Como diz o Caboclo Ventania (lembrei-me agora das "Sete Lágrimas de um Preto Velho" do Matta e Silva), que ao vermos umbandistas assim, cuspindo no hino da umbanda, a fim de que reflitam não a luz divina, mas o néon de suas vaidades através dos holofotes de sua ignorância espiritual, os seus Guias e os Orixás choram.

Choram lamentando por verem seus filhos e tutelados ciscando pela vida alheia, esquecendo-se da sua, não pegando uma minhoca sequer (essa eu já parafraseei o amigo Sr. Malandrinho).

Não estou aqui apontando ninguém, nem me julgando acima de nada, apenas refletindo, pois percebo que muitos umbandistas criaram um dogmatismo pessoal, uma vez que na Umbanda não existem dogmas.

Se eu estivesse aqui julgando estaria sendo um umbandista inquisidor, e prefiro deixar o julgo para quem é de direito, com toda a Sua Justiça e Lei se aplicando, e ser um umbandista reflexivo, mas atuante, ativo, dentro da minha religião.

Quero sim realçar que quando recebemos algo do Alto, iremos ser cobrados... "A quem muito é dado, muito será cobrado..." Por isso que, também existe o umbandista covarde, pois tem medo do compromisso.

Foi apenas uma reflexão sobre este mal que assola pelo mundo e vemos acontecer na nossa Umbanda, tão eclética que respeita e abarca a todos os graus conscienciais dos filhos de fé que a amam.

E esse preconceito velado existente, meus irmãos, como diria Aline Barros (cantora evangélica), é tremendo.

Só que para ela o "tremendo" é o poder de Deus, que todos temos que concordar... Só que o tremendo a que me refiro é ao porte volumoso de preconceito incubado.

É Aline, é tremendo... E tremendo fico eu, de nervoso, quando vejo ignorância, hipocrisia, utilitarismo por parte não dos leigos, mas dos que militam na nossa religião, sendo adeptos ou médiuns.

Axé para todos!

- Pai Júlio Cezar

Fonte:
Templo Espiritualista do Cruzeiro da Luz



.

BUSCANDO O AMOR ( Pai João de Aruanda )






Aqueles que buscam o Amor, nem sempre se sentem correspondidos, pois cada ser humano tem sua própria história, e suas próprias lições a serem aprendidas.

Mas, sim, aqueles que buscam o Amor, são almas privilegiadas, querem atrair para si a beleza do Amor, pois sabem que só o Amor pode satisfazer as necessidades de sua alma.

Também, aqueles que buscam o Amor, são aqueles que sentem a falta do carinho e a ternura que só o Amor pode trazer.

Aqueles que buscam o Amor, estão prontos para amar e serem amados, e este é o primeiro passo para atrair o Amor.

Existe uma diferença sútil entre atrair o Amor e receber o Amor.

Para atrair o Amor, você deve amar a si mesmo e toda a vida ao seu redor. Entretanto para receber o Amor, você deve estar transbordando de Amor pela vida, pois assim o Amor romperá com todas as portas e janelas e as deixará plenamente abertas para permitir a entrada de mais e mais Amor.

O Amor envolve todo aquele que Ama a vida. E o Amor procura aquele que de tanto Amor, vê a sua Luz brilhar na escuridão orientando aqueles que também buscam o Amor, que venham ao seu encontro, das maneiras mais mágicas possíveis.

Pois o Amor é tudo.
Só o Amor é real.
Tudo é Amor.

Seja você também!

Pai João de Aruanda
03/11/2014

Fonte: Mestres Ascensionados
http://mestresascensionados.blogspot.com.br/



.

25/11/2016

MÉDIUM E GUIA – CAVALO E CAVALEIRO






Hoje acordei com essa reflexão....

Muitos médiuns em inicio de desenvolvimento, e quando digo desenvolvimento, não esta relacionado ao “tipo de transe mediúnico” (se consciente, semiconsciente ou inconsciente) e sim ao como o médium desenvolve o trabalho com seu guia, como o guia em comunhão com seu médium age durante um trabalho, um atendimento e etc..

Semelhante ao cavaleiro que necessita um árduo treinamento com seu cavalo antes de monta-lo durante uma batalha, creio que assim é o relacionamento e a comunhão de um médium com seus guias e vice-versa.

O cavaleiro sábio, não colocará seu cavalo em risco pois sabe que ele é o seu fiel escudeiro, companheiro que durante a batalha será o seu maior aliado em todas as situações, enfrentando a batalha sob o risco de morte e socorrendo o cavaleiro e retirando-o do campo de batalha ao menor sinal de risco para o cavaleiro.

O cavalo em sintonia com a vontade do cavaleiro, sabe que o cavaleiro não o colocará em risco durante a batalha e o treinamento entre os dois, colocam em sintonia todos os movimentos necessários a serem feitos durante a batalha onde um depende do outro e ambos prezam pela segurança de ambos.

Se não houvesse o treinamento, certamente o cavaleiro não poderia saber dos limites de seu cavalo e o cavalo não teria confiança e segurança no que o cavaleiro lhe dirigisse a fazer e, certamente reagiria com o instinto de auto preservação, desprezando o cavaleiro.

O cavalo, conforme a raça [""}, por sua natureza, já possui todas as condições necessárias que só precisam ser “afinizadas” com o cavaleiro.

O cavalo reconhece seu cavaleiro e, mesmo que outros cavaleiros venham a utiliza-lo, ainda sim o cavalo, em parte, saberá como se comportar com outro cavaleiro que possua os mesmo requisitos comum a todos os cavaleiro, e a adaptação é simultânea devido a seu treinamento.

Creio que esta metáfora pode explicar o que acontece durante o desenvolvimento mediúnico, e a função do médium, creio que esbarra no que pertence a sua própria natureza.

Não pensem que um guia poderá mudar o médium, pois isso vai contra o livre arbítrio, porem cabe ao médium procurar adequar-se o máximo possível ao jeito de seu guia trabalhar. Esse jeito, acredite, todos os guias igualmente passam por uma escola espiritual para aprenderem a fazê-lo dentro das leis divinas.

O ser consciente, semiconsciente ou inconsciente, nesse momento pouco importa pois o espírito do médium, mesmo inconsciente, ainda tem o domínio de todas as ações que lhe são peculiares e de sua própria natureza.

Portanto, médiuns, instruam-se, meditem e não deixem de fazer a sua reforma intima pois, a verdadeira mudança vem de dentro pra fora, e não de fora pra dentro e ninguém muda ninguém, a não ser a si mesmo, por sua própria vontade.


UMBANDA É ASSIM !!!!!
PROF.º MARHEN RAM



.

22/11/2016

NOITES COM SOL






Ouvi dizer que são milagres
Noites com sol
Mas hoje eu sei não são miragens
Noites com sol
Posso entender o que diz a rosa
Ao rouxinol
Peço um amor que me conceda
Noites com sol

Onde só tem o breu
Vem me trazer o sol
Vem me trazer amor
Pode abrir as janelas
Noites com o sol e neblina
Deixa rolar nas retinas
Deixa entrar o sol

Livre serás se não te prendem
Constelações
Então verás que não se vendem
Ilusões

Vem que eu estou tão só
Vamos fazer amor
Vem me trazer o sol
Vem me livrar do abandono
Meu coração não tem dono
Vem me aquecer nesse outono
Deixa o sol entrar

Pode abrir as janelas
Noites com sol são mais belas
Certas canções são eternas
deixa o sol entrar.


Flávio Venturini - Noites com sol
https://www.youtube.com/watch?v=G1trlo_qqX8


.

A MONTANHA E A CHUVA






Eu queria tanto lhe dizer
Da minha solidão, da minha solidez
Do tempo que esperei por minha vez,
Da nuvem que passou e não choveu

Minhas mãos estão no ar
Como aeroporto pra você aterrizar
Também sou porto, se quiseres ancorar
Sou ar, sou terra e sou mar

Eu tenho a mão e você tem a luva,
Eu sou a montanha e você é a chuva
Que escorre e some no final da curva
E beija o rio, pra abraçar o mar

É por isso que a montanha tem ciúmes
Quando o vento leva a chuva pra dançar
Muitas vezes tudo acaba em tempestade
Raios gritam sobre a tarde,
Tardes dormem ao luar,
Anoitece a minha espera,
Amanheço a te esperar.


Orlando Moraes & Maria Bethania
http://www.youtube.com/watch?v=HeC9-IeSLY4


.

19/11/2016

Defenda-se






Não converta seus ouvidos num paiol de boatos.
A intriga é uma víbora que se aninhará em sua alma.

Não transforme seus olhos em óculos da maledicência.
As imagens que você corromper viverão corruptas na tela se sua mente.

Não Faça de suas mãos lanças para lutar sem proveito.
Use-as na sementeira do bem.

Não menospreze sua faculdades criadoras, centralizando-as nos prazeres fáceis.
Você responderá pelo que fizer delas.

Não condene sua imaginação às excitações permanentes.
Suas criações inferiores atormentarão seu mundo íntimo.

Não conduza seus sentimentos à volúpia de sofrer.
Ensine-os a gozar o prazer de servir.

Não procure o caminho do paraíso, indicando aos outros a estrada para o inferno. A senda para o Céu será construída dentro de você mesmo.


André Luiz

.

Quem se dedica a melhorar a si mesmo não tem tempo para criticar os demais






Não há nada mais esgotador do que escutar uma pessoa criticar e falar mal de tudo o que se move. Além disso, viver cercados deste negativismo acaba fazendo com que nos sintamos mal, pois as palavras e as atitudes de um “crítico” são como um vírus que entra em nossa mente e a devasta.

É melhor se afastar das pessoas que criticam, pois elas nos intoxicam e nos afogam de tal maneira que causam um desequilíbrio em nós.

O preço de viver em tranquilidade é incalculável, por essa razão não devemos permitir que ninguém prejudique nosso espaço físico e psicológico.

Um dos melhores indícios da pobreza emocional e vital de uma pessoa é que dedique seu tempo e esforço criticando os demais.


As pessoas felizes não falam mal dos demais

Quanto tempo você investe por dia escutando críticas? Muito? Pouco? Então é hora de dar um passo para o lado e se afastar de certas situações ou pessoas. Estão colocando o seu bem-estar e seu equilíbrio emocional em perigo.

Por isso, dedique seu tempo para melhorar a si e as pessoas ao seu redor… Isso servirá para duas coisas: manter uma atitude saudável diante da vida e dar o exemplo aos outros.

Ou seja, se em vez de criticar os demais nos preocupássemos em corrigir os erros que nos pertencem, alcançaríamos o maior nível de bem-estar emocional existente. Por isso, nós devemos superar a ordem pessoal, assim ganharemos em sinceridade, respeito, humildade, generosidade e honra.

Não somos perfeitos nem devemos tentar ser, mas é importante manter uma atitude de desenvolvimento constante que nos ofereça a possibilidade de viver nossa vida sem nos submetermos aos estados emocionais alheios.

O que as outras pessoas pensam de você é a realidade delas, não a sua.

Há pessoas que dão sua opinião sobre nós, sobre nossa vida, sobre nossas decisões ou sobre qualquer questão que aconteça ao seu redor. Fazem isso mesmo que ninguém tenha pedido. Costumam dar opiniões mal intencionadas ou carentes de todo critério, cujo único objetivo é ferir, menosprezar e desfrutar do problema alheio.

Geralmente, são pessoas com baixa auto-estima que não aceitam a si mesmas, por isso dificilmente podem aceitar os demais. Essas pessoas usam etiquetas que refletem a realidade de como elas mesmas se sentem, projetando, assim, suas dificuldades emocionais.

As pessoas mais infelizes neste mundo são as pessoas que se preocupam muito com o que os demais pensam.


Os danos emocionais das críticas

Não dê atenção às coisas que os demais fazem ou deixam de fazer, preste atenção no que você faz ou deixa de fazer. – Buda –

Comece a curar sua ferida emocional sabendo claramente que cada um de nós é único e excepcional. Você não precisa da opinião de ninguém para viver. De fato, você é uma pessoa adulta que, em suas plenas faculdades, pode tomar decisões por si mesma.

Faça com que sejam as suas emoções e os seus sentimentos que valham, perca o medo de sentir e pense por si mesmo. Escutar críticas e piadinhas de maneira constante satura qualquer um, mas não é você quem as está fazendo.

Não se esqueça de que as críticas sem fundamento levam consigo uma grande pobreza emocional no mundo interno de quem as faz.

Se a pessoa não se deixa enriquecer, se vive isolada em seus ressentimentos e não permite nenhum tipo de ajuda, torna-se uma pessoa emocionalmente egoísta. Afaste-se, mantenha-se feliz e proteja sua vida interior.


por- A Mente é Maravilhosa


.

O segredo para manter um diálogo libertador






Na realidade, os segredos para iniciar um diálogo libertador são muitos, pois essa é uma verdadeira arte: a de saber se comunicar, de saber dizer e compreender. Você deve aprender a superar os silêncios, a fazer pausas e a intervir no momento indicado. Além disso, você deve saber escutar e ter a capacidade de compreender o próximo dentro de seu próprio contexto.

Quando se fala em “diálogo libertador”, fazemos referência a essa forma de conversa que permite que os envolvidos se expressem realmente. Expressar é sair da prisão de não poder se comunicar. Por isso, o diálogo libertador deve ser principalmente um espaço onde todos possam se comunicar com autenticidade.

Certamente muitos diálogos podem ser inconsequentes, mas muitos outros são de particular importância, e nestes é preciso saber muito bem o que foi dito e o que foi silenciado. Devemos falar a mesma língua e construir uma conexão genuína com a outra pessoa, de modo a alcançar uma verdadeira comunicação.


“A história não é mais que um diálogo, aliás bastante dramático, entre o homem e o universo”. -María Zambrano-


O silêncio é importante em um diálogo

Muitas pessoas sentem uma necessidade muito elevada de serem ouvidas. Por isso falam e falam e falam sem parar, e isso pode chegar a ser incômodo para quem está ao seu redor. Às vezes, essa necessidade de estar o tempo todo se comunicando nasce de um profundo egocentrismo, mas outras vezes é simplesmente um reflexo da angústia ou de uma necessidade de autoafirmação.

Nem todo mundo compreende o valor do silêncio, nem todo mundo entende que a comunicação é um processo de duas vias no qual cada uma das partes tem o direito de falar e o dever de se calar. A partir daí surgem supostos diálogos, que na prática são autênticos monólogos.

Pode-se dizer então que a primeira condição para iniciar um diálogo libertador é a de ter desenvolvido a capacidade de entender e valorizar o silêncio. Não esse silêncio que significa ausência, mas o silêncio da escuta, da atenção e do reconhecimento pelo que o outro disse.


A disposição para o diálogo

O diálogo entre duas pessoas só é genuíno se também existir uma intenção inocente de dialogar. Isto supõe uma disposição para escutar, o fato de estar disposto a fazer um esforço para entender. Neste sentido, manter silêncio enquanto a outra pessoa fala não é suficiente, trata-se de ser ativo mentalmente neste silêncio.

Quando existe uma autêntica disposição para o diálogo, surge uma escuta serena, compreensiva e curiosa. A escuta serena significa que para dialogar é preciso escolher um momento no qual as emoções não estejam exaltadas. E se estiverem, é importante ter a certeza de que temos a capacidade de controlá-las.

A escuta ativa é uma escuta curiosa. Não se limita a manter silêncio e validar tudo o que a outra pessoa disse, mas é uma escuta que busca obter mais informações para esclarecer ou entender melhor o que o outro está dizendo. As perguntas são uma excelente maneira de construir uma conexão e, além disso, constituem uma evidência, para a outra pessoa, de que ela está sendo ouvida.

A escuta compreensiva refere-se à disposição para se colocar no lugar do outro e poder captar o que ele sente quando se expressa. É estar atento aos sentimentos e às emoções que viajam através do canal não verbal. Como o diálogo libertador é algo que vai mais além das palavras, ele também significa captar os sentimentos que afloram na comunicação.

O julgamento é a sentença de morte de qualquer conversa


Assumir uma postura de juiz, como se a outra pessoa estivesse em um julgamento ou fosse um réu a ser julgado, jamais será um bom caminho. Na verdade isso só faz abrir as portas para a desconfiança, o medo, a tensão e a falta de comunicação.

Ninguém quer dialogar com alguém que o julga ou que quer “dar lição de moral”. Em um diálogo libertador, podem vir à tona aspectos incômodos, confissões difíceis ou talvez até verdades que a outra pessoa não quer ouvir. Só assim o diálogo se torna realmente libertador. Mas isso não é possível se alguma das pessoas envolvidas estiver na posição de censurar ou de dirigir o comportamento da outra.

Convém também se informar muito bem sobre o tema ou o problema em questão antes de emitir uma opinião. Na verdade, os melhores argumentos geralmente vêm das pessoas que sofreram com o mesmo problema e têm alguma experiência no assunto. Em muitos casos, a ajuda de um profissional acaba por ser a melhor opção.


Importante: deixe o diálogo fluir

É essencial atingir o mais alto grau de conexão com a outra pessoa, assim como é muito saudável e conveniente ouvir atentamente, sem fazer interrupções ou desviar do tema. No entanto, muitas vezes sentimos que temos que interromper o diálogo porque podemos esquecer alguns pontos apresentados pela outra pessoa sobre os quais temos algum comentário ou ajuste a fazer.

Em tais casos, é melhor anotar os pontos mais importantes e deixar que essa pessoa fale sem ser interrompida. Assim, quando a pessoa concluir, você pode retomar a argumentação que ela apresentou ponto a ponto e manifestar a sua própria opinião. Obviamente, sem transformar o diálogo em algo rígido, estrito ou de corte militar.

O ambiente ou o cenário da conversa também podem se revelar importantes. Se o assunto é delicado ou requer um nível de atenção mais alto, o mais indicado é buscar um lugar que impeça as interrupções ou que algum assunto íntimo seja exposto em público. Um lugar adequado contribui para o desenrolar do diálogo.


Cinco conselhos práticos

Com base em tudo o que dissemos anteriormente, você pode aplicar cinco regras básicas para que um diálogo realmente se transforme em uma experiência libertadora para as partes envolvidas:

1- Buscar o momento e o local indicados. Não deve haver pressa e é importante garantir que não haverá interrupções.

2- Fazer um acordo sobre o tema que será discutido. Por mais estranho que possa parecer, muitas vezes o diálogo fracassa porque as pessoas não definiram claramente sobre o que estão falando. Se ambos souberem o ponto central da conversa, podem chamar gentilmente a outra pessoa para voltar ao assunto, quando ela se referir a outros temas.

3-
Propor um objetivo. Para que realizar o diálogo? O melhor a fazer é definir o objetivo, e ao fazer isso, o melhor é evitar propósitos pouco realistas ou autoritários. Por exemplo, o objetivo jamais deve ser “Para que você mude”, ou “Para que você deixe de ser assim”, ou “Para que tudo funcione”. Em vez disso, o diálogo deve ser direcionado para compreender pontos específicos.

4-
Chegar a um acordo sobre regras básicas. Por exemplo, comprometer-se a não interromper o outro enquanto ele está falando e colocar um limite de tempo para cada intervenção. Mesmo que no princípio isso possa parecer um pouco artificial, é fundamental para que a conversa flua.

5- Comprometer-se a falar de si mesmo, não do outro. Essa é uma regra bastante saudável: expresse o que você sente, e não se refira ao que o outro sente. Isso o afastará da tentação de fazer julgamentos, em muitos casos sem cabimento algum.


Por: Edith Casal


.

Nós, nossas opiniões e o diálogo verdadeiro






Muitas vezes, confundimos nossas crenças e opiniões com nós mesmos (de maneira consciente ou inconsciente). Quando fazemos isso, ao expressar nossos pontos de vista, nos sentimos ofendidos ou irritados quando outros discordam de nós, como se o nosso valor como indivíduos (especialmente nossa inteligência) dependesse de estarmos certos ou errados a respeito de algum assunto – que, muitas vezes, envolve inúmeros fatores e perspectivas, tendo como consequência um alto grau de subjetividade. Então, ficamos sempre com os nervos à flor da pele, prestes a nos enraivecer logo que alguém diga algo diferente de nossas próprias crenças.

A diferenciação clara entre o que somos e o que pensamos é algo que pode trazer muita serenidade. Fazendo essa distinção, nos tornamos capazes de ouvir as opiniões discordantes de outras pessoas, sem a tendência de nos irritarmos com elas, já que não achamos que elas estão nos agredindo ou menosprezando nossa inteligência. Estão apenas dizendo o que pensam, tendo como base não só o raciocínio, mas também suas trajetórias de vida, experiências e temperamentos – fatores que inevitavelmente se misturam às concepções de todos nós e contribuem para formar nossa visão de mundo.

Isso não significa que devemos sempre concordar com os outros, abandonando nossas próprias crenças e opiniões. É importante pensar por si mesmo, exercendo a faculdade do discernimento e da reflexão. Porém, com a consciência de sermos imperfeitos, e, portanto, sujeitos também a crenças e opiniões equivocadas, podemos nos abrir ao que o outro diz e considerar com calma e atenção seus pontos de vista.

Podemos fazer isso sem medo, pois já temos consciência de que não somos nossas opiniões, e de que somos capazes de mudá-las, caso venhamos a perceber que eram equivocadas. A disposição de mudar de ideia é um elemento da inteligência, pois somos seres em constante movimento, sempre podendo evoluir de muitas formas.

Ao mesmo tempo, dependendo do caso, se houver a percepção de alguma abertura por parte do outro, podemos, através de argumentos lógicos e embasados, tentar fazê-lo questionar-se e rever suas opiniões.

Se não somos nossas crenças e opiniões, o que somos então?

Somos seres complexos e multidimensionais, e é difícil, se não impossível, apresentar uma definição completa. Mas creio que, em grande medida, somos nossos valores e as atitudes que tomamos a partir deles.

Muitas pessoas compartilham (ou pretendem compartilhar) valores como a solidariedade, o amor, a honestidade, a busca de justiça e de sabedoria, a determinação, a fé, a compreensão, o perdão, a paz, o respeito, a vontade de melhorar sempre.

Mas talvez, neste ou naquele momento da nossa caminhada, estejamos adotando opiniões e crenças que, se pensarmos bem, não são condizentes com nossos valores. Não somos infalíveis, nossa capacidade de raciocínio não é absoluta. E pode ser que, justamente numa conversa com outra pessoa, passemos a perceber essa distância entre nossas opiniões, nossas atitudes e nossos valores.

Podemos refletir sobre o que ela diz, não para concordar imediatamente, mas para, ponderando com cuidado, clarear nossa mente e nosso pensamento. Nesse sentido, a serenidade conquistada contribui muito para fazer avaliações mais razoáveis e precisas.

E, então podemos, ou mudar de opinião, ou perceber com mais fundamento e convicção que o que pensávamos era mesmo a opinião condizente com nossos valores. Dessa forma podemos, ou chegar a um consenso ou, mantendo o respeito mútuo, estabelecer uma discordância com paz, sem estarmos sujeitos a estresse, irritação, desentendimentos e desgaste emocional, pois não encaramos o diálogo como uma disputa em que, ao final, um lado vence e o outro perde. Porque, no diálogo produtivo, todos podemos ganhar. Basta lembrar sempre de nossa dignidade humana essencial, assim como a do outro.

O diálogo verdadeiro é um ideal difícil de atingir, provavelmente impossível em plenitude, mas como toda utopia, pode servir como norte e busca. Empenhar-se para ir em sua direção já é um grande bem.

Por Edu Café

.