.OKEY CABOCLO!
16/04/2015
UM PRÍNCIPE ORGULHOSO
Bem-aventurados os humildes de coração, porque o reino dos céus lhes pertence!
Bem-aventurados são aqueles que, humildes de coração, escolhem uma posição modesta para passar suas provas, pois a inveja consome aqueles a quem frequentemente chamais de "os felizes da Terra".
Que o Senhor me permita, a mim, o orgulhoso déspota, vir expiar, entre aqueles que aniquilei com a minha tirania, os crimes que o orgulho me fez cometer.
Orgulho!... Repitam esta palavra incessantemente para jamais esquecerem que ela é a fonte de todos os sofrimentos que nos abatem.
Sim, abusei do poder e do benefício de que eu desfrutava; fui rigoroso, cruel com os meus inferiores que deviam se submeter a todos os meus caprichos, satisfazer a todas as minhas depravações.
Tinha desejado para mim a nobreza, as honras, a fortuna, e sucumbi sob o peso que assumi acima de minhas forças.
Os espíritos que fracassam, geralmente são levados a dizer que tinham uma carga superior às suas forças; é um meio de se desculparem diante de si mesmos, e ainda um resto de orgulho; não aceitam ter fracassado por sua própria culpa.
Deus, porém, não dá a ninguém além do que se pode suportar, nem pede a ninguém mais do que se pode dar.
Deus dá aos espíritos a liberdade, o que lhes falta é a vontade, e a vontade depende somente deles; com a vontade não há tendências viciosas que não se possam vencer; porém, quando o espírito sente prazer em uma tendência, é natural que não faça esforços para vencê-la.
Convém, portanto, atribuir apenas a si as consequências que disso resultem.
(O Céu e o Inferno, Príncipe Ouran)
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário