.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

16/04/2015

OXUMARÉ - "O ARCO-ÍRIS SAGRADO"






O D'US DA MUDANÇA DAS ÁGUAS


Existe uma simbologia maravilhosa em torno deste Orixá. Oxumaré é considerado como o próprio arco-íris, ou a serpente do arco-íris, cuja função é a de dirigir as forças que produzem movimento, ação e transformação.

Representa a renovação e a substituição.

Como arco-íris, Oxumaré tem o dom de regular a chuva, pois enquanto ele brilha no céu, não há chuva na terra.

Alguns historiadores contam que Oxumaré era empregado de Xangô e que tinha como função transportar a água caída na terra durante as chuvas e leva-las de volta ao reino de Oxalá no orum (céu).

Outros afirmam ter ele sido um grande feiticeiro-adivinho de sua comunidade e a ele também é dado o cargo de guardião dos segredos das cores (um cromoterapeuta de sua época).



SERPENTES ENLAÇADAS



[ Prestem atenção que esse Orixá não vira "macho, nem fêmea, mas assuma características dos dois gêneros nas duas fases de Suas Atribuições de Renovador Divino.

Durante seis meses ele assume a forma destruidora ( características masculina), representando uma cobra que vez ou outra se transforma em um linda deus de rara beleza, e nos outros seis meses, Oxumaré assume a forma renovadora ( características feminina) e nessa fase, seria o arco-íris nessa forma ele simboliza a proteção, a fertilidade e a fortuna. ]


Diz a lenda que no fim do arco-íris há um pote enterrado cheio de pepitas de ouro. Portanto Oxumaré é a representação desse magnetismo sagrado.

A ele é atribuído o alongamento do cordão umbilical do recém-nascido que é enterrado em baixo de uma palmeira que mostrará com o tempo o desenvolvimento desta criança e - por que não dizer - ele também toma conta do cordão de prata que liga o homem a Deus.

No Brasil, seus iniciados usam o brajá, um longo colar de búzios trabalhados de maneira a parecerem as escamas de uma serpente.

Durante sua dança, o iaô aponta os dedos para cima e para baixo, alternadamente, indicando os poderes do céu e da terra. Em algumas regiões ele é cultuado como o Deus da riqueza, simbolizado por uma grande cunha entre seus apetrechos de culto.

OXUMARÉ - ("aquele que se desloca com a chuva e retém o fogo nos seus punhos").

Pierre Fatumbi Verger afirma que o lugar de origem do Orixá Oxumaré seria Mali, ex-Daomé - terra da serpente Dã.

Essa identificação de Oxumaré com Dã Aido Wedo, a serpente do arco-íris, não aconteceu por acaso, pois ele irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas, ou seja, os sete sentidos da vida: fé, amor, conhecimento, justiça, ordem, evolução e geração.

Uma das funções de Oxumaré é de sustentar a Terra e impedi-la de se desintegrar. Sob sua influência tudo acontece rapidamente, ele traz crescimento e longa vida. A atividade o agrada, por isso é o Orixá do movimento, das ações e da transformação contínua.



SINCRETISMO CATÓLICO


Oxumaré está sincretizado com São Bartolomeu e sua festividade é no dia 24 de Agosto. Em alguns lugares ele está associado ao Santo São Brás.

Dia da semana: terça-feira

Cores: amarela (renovação) e verde (transformação), também usa tom esverdeado rajado de preto. Mas o que marca Sua história são as cores azul e vermelho.

Elemento: Ar e água

Instrumento: Serpente

Saudação: Arroboboi!

(gbogbo,"contínuo")

Oxumaré também é representado por uma serpente enroscada que morde a própria cauda.

Essa é a serpente Ouroborus, que "significa" o 'Uno e o Todo', o encerramento global da matéria fechada sobre si mesma, a realização completa dos ciclos de crescimento e de totalização, mas também do eterno retorno do cosmos, o samsara.

Se acaso esse movimento acabar, a vida também acaba; essa é a importância do movimento do Orixá Oxumaré.



KUNDALINI






A Kundalini é a serpente adormecida em nós, ela pode ser despertada, pouco a pouco, com a aplicação do autoconhecimento e do auto-equilíbrio.

É o despertar dos dons, até acender a chama de nossa coroa espiritual, o nosso arco-íris. Oxumaré atua sobre o emocional dos seres.

As emoções são geradas na área sensorial do cérebro, que está ligado em sua base à medula espinal, que além de ser o centro das ações reflexas, é a principal via de comunicação entre o cérebro e o corpo.

Então podemos dizer que Oxumaré rege o Sistema Nervoso que pode ser dividido, em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Autônomo e Sistema Nervoso Periférico. Essas são as nossas "serpentes físicas".





"DÃ" - A SERPENTE SAGRADA


O culto a serpente se intensificou no antigo Daomé, na África ocidental e lá, Dã, a serpente sagrada, transformou-se no maior símbolo religioso do povo da região.

Os Yorubás chamaram essa mesma divindade de Oxumaré ou a Cobra Arco-Íris.



O MITO - O FEITICEIRO DE DAOMÉ


Oxumaré era o feiticeiro de Daomé. Ele tinha como consulente o rei Olofin (rei de Ifé) que o explorava muito, consultando-o quase todos os dias, mas não lhe pagava nada pelos seus serviços.

Oxumaré vivia em plena miséria, até que um dia Olokun, rainha de um reino vizinho mandou busca-lo, pois precisava de seus préstimos para tratar de seu filho, o príncipe, que tinha sido acometido por um mal estranho, passava por crises fortes e mal parava de pé. Às vezes rolava por cima das brasas ardentes das fogueiras e fogareiros.

O grande feiticeiro Oxumaré fez suas magias e curou o menino, a rainha o encheu de presentes.

O Deus-serpente voltou para Ifé diferente de como tinha ido vestido em trapos, voltou com riquíssima fazenda azul.

Olofin, ao ver seu babalaô preferido tão ricamente vestido, arrependeu-se por ter sido tão mesquinho com ele no passado, e o cumulou de presentes e o vestiu com uma linda fazenda vermelha. Assim, Oxumaré - que vivia na miséria -, tornou-se rico.

Olodumaré, o Deus supremo, sofria de um mal nas vistas, e também mandou chama-lo. Oxumaré foi até ele e o curou.

Oludumaré ficou tão agradecido que não quis mais se separar dele. Desde então Oxumaré reside no céu e só de tempos em tempos tem permissão para pisar na terra.

Quando este Deus vem ao encontro de seus filhos, os homens têm condições de ficar ricos, materialmente e espiritualmente.


LOCAL DE DOMÍNIO - O Arco-Íris.



AS VARIAÇÕES DE OXUMARÉ


Dã – Corresponde ao nome Jeje de Oxumaré, é a Cobra que participou da Criação. É uma qualidade benéfica, ligada à chuva, à fertilidade e à abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até esbanjador.

Dangbé – É um Oxumaré mais velho que seria o pai de Dã; o que governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dã, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.

Becém – Dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de Oxumaré, menos afectado e menos superficial que Dã. 


Aido Wedo – também é uma qualidade de Oxumaré conhecida no Bogun.

Azaunodor – É o príncipe de branco que reside no Baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e “leva tudo de dois”.

Frekuen – É o lado feminino de Oxumaré, representado pela Serpente mais venenosa. O lado masculino de Oxumaré é geralmente representado pelo Arco-Íris.



ARQUÉTIPOS DOS FILHOS DE OXUMARÉ


Os filhos de Oxumaré são enigmáticos, supersticiosos e místicos. Dificilmente se identifica com grupos religiosos convencionais. A onda hippie se encaixa perfeitamente com Oxumaré.

Decididos, rompem com o passado, mesmo que sofram com isso. De tempos em tempos, mudam por completo seu universo.

Os filhos do Deus-serpente são instáveis, inconstantes, pois tem a necessidade de movimentar tudo em seu cotidiano. Necessitam renovar, mudar e traçar novas diretrizes.

Possuem um certo brilho no olhar e é raro os filhos de Oxumaré que não tenham o dom da vidência.

Desconfiados e não dão oportunidade de serem enganados por ninguém.

Tranqüilo por natureza, surpreende quando se comporta de forma inovadora e excêntrica. Alguns deles manifestam sua aversão às convenções usando roupas estranhas. São muito elegantes e procuram manter atitudes com muito requinte.

Adoram jóias caras e autênticas. São também cobiçosos, exigentes, apaixonados, prudentes, astutos e possessivos. Leva uma vida perigosa que o excita e os mistérios o intrigam.

Os filhos desse Orixá tem sempre uma lição "cármico".

"Salve o Orixá da riqueza"


ARROBOBÓY, OXUMARÉ!



(ad)

Obs. : Esse texto sofreu algumas alterações.

____________


NOTA: Ser filho/ filha de Oxumaré não implica em inversão sexual, essa inversão, comumente, vem de pessoas suscetíveis que se deixam influenciar pelos mitos e, diante da sociedade, vêm neles uma forma de dar vasão aos seus desejos e fraquezas.

Sou filha de Oxumaré e conheço várias pessoas que também o são e nunca apresentamos esse comportamento.

Mantemos nosso equilíbrio sem culparmo nosso Pai Orixá pelas nossas fraquezas.


.

Nenhum comentário: