Atualmente, vivemos num ritmo em que as questões emocionais são constantemente negligenciadas, até que surjam problemas, os mais variados, desde doenças emocionais, como depressão, ansiedade, estresse e síndrome do pânico, até câncer e outras doenças graves, nas quais a medicina vem comprovando o fator emocional como causa primária.
A proposta da Inteligência Emocional, nesse ínterim, é fazer com que as pessoas aprendam a lidar com as suas emoções antes que estas gerem problemas.
A sociedade privilegia o intelecto. Pais se preocupam em oferecer uma educação social baseada em regras de comportamento e conduta, ocupando-se muito pouco com a parte emocional no que tange o desenvolvimento de maneiras de lidar e expressar as emoções.
Desse modo, como não se pode desprezar as emoções sem pagar um preço alto, as dificuldades vão se avolumando cada vez mais.
Quando o cérebro tem uma pergunta de emergência, ele precisa dar uma resposta imediata, e esta resposta é emocional. Em situações de conflito, o controle das emoções é, portanto, tão - ou mais - importante que o conhecimento intelectual.
Dentre as habilidades emocionais essenciais para se alcançar determinados estados de espírito, como sucesso e felicidade, destacam-se o controle do temperamento, a adaptabilidade, a amizade, o respeito, a amabilidade e a empatia.
Saber se colocar no lugar do outro, perceber e captar o sentimento do outro são faculdades que exigem calma e imparcialidade. As explosões devem ser evitadas a todo custo, pois podem prejudicar, às vezes de maneira quase irreversível, os relacionamentos.
A arte dos relacionamentos deve-se, em grande parte, à capacidade de saber lidar e respeitar as emoções do outro.
emocional é o uso inteligente das emoções, isto é, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e raciocínio, com o fim de aperfeiçoar a relação de convivência.
Utilizada tanto intrapessoalmente — para ajudar a si mesmo — quanto interpessoalmente — para ajudar outras pessoas, a inteligência emocional fundamenta-se no desenvolvimento da capacidade de perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção, e de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
O desenvolvimento da Inteligência Emocional não acontece de um dia para o outro. Calma, paciência, treino, educação e disciplina fazem parte desse processo, que é lento, porque influi diretamente no âmago da nossa personalidade.
Pesquise, investigue, melhore-se, transforme-se Emoticon smile
Muita paz.
Por O Sentido da Luz
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário