.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

24/05/2019

A DEVOÇÃO






O respeito pelo que é sagrado é uma luz que se abre em todas as direções, e não um sentimento exclusivo por um único objeto externo de adoração.

A devoção significa uma dedicação a um ideal, a algo que prezamos e consideramos imensamente maior do que nós. E esse sentimento é universal. Todo ser humano ativo é devotado a alguma coisa.

O cético ou o ateu pode ser, durante muito tempo, sinceramente devotado à sua empresa, à sua profissão, sua família, ou mesmo à busca de poder e dinheiro.

O dólar pode ser um deus ao qual se sacrificam honestamente muitas coisas. Outros cidadãos desenvolvem um sentimento de devoção por ideais de justiça social, de preservação do meio ambiente ou talvez de ética na política.

Assim, a devoção está dissolvida em nossa vida cotidiana. Poucos são os que nada realizam na vida com dedicação e desprendimento sinceros.

Os pais sentem devoção pelos filhos. Os filhos sentem admiração pelos pais. No casal, cada um sente profunda devoção pelo outro. A amizade pode ser um sentimento sagrado. Os amigos leais têm devoção uns pelos outros.

E quanto à natureza? Separe cinco minutos para olhar o céu ao final do dia. Verifique se a visão de um belo pôr-do-sol não desperta em você a emoção do sagrado, e se não surge uma gratidão por estar vivo nesse pequeno planeta.

Os cachorros, nossos irmãos mais novos, têm uma certa adoração por seus donos. Confira, quando puder, a energia que ilumina os olhos do seu melhor amigo.

Se a devoção é a reverência do pequeno pelo grande, a compaixão é a solidariedade do grande pelo pequeno. E os dois sentimentos andam juntos.

O grande sábio sente devoção pelo ideal do progresso evolutivo dos seres menores. Muitos optam por uma dedicação sagrada à causa da fraternidade humana sem fronteiras, e ela é prioritária para a filosofia esotérica [Entenda esotérica como o sagrado despertar da verdadeira natureza humana, destino de todos].

_____________
Reproduzido do texto "Bhakti, a Ioga da Devoção", de Carlos Cardoso Aveline
http://www.teosofiaoriginal.com/2014/03/bhakti-ioga-da-devocao.html



.

Nenhum comentário: