PERGUNTA:
- O que são as Sete Linhas de Umbanda?
RESPOSTA:
- As Sete Linhas de Umbanda são Sete Irradiações vivas dO Sagrado Olorum. Estas Irradiações recebem o nome de Tronos Sagrados, sendo cada um em Si um Sentido da Vida, e ao mesmo tempo, os Orixás. Vejamos:
Uma Linha é uma Irradiação Viva de um Sentido, que é a mesma coisa que Trono e/ou Orixá, que ao manifestar-se o faz aos pares.
Então temos:
1)- PRIMEIRA LINHA:
TRONOS DA FÉ, ou CRISTALINOS
SENTIDO DA FÉ
PAR DE ORIXÁS:
OXALÁ - Rege a Fé
OYÁ - Rege a Religiosodade/Crença
2)- SEGUNDA LINHA:
TRONOS DO AMOR, ou CONCEPTIVOS
SENTIDO DO AMOR
PAR DE ORIXÁS:
OXUM - Rege a Concepção
OXUMARÉ - Rege a Renovação
3)- TERCEIRA LINHA:
TRONOS DO CONHECIMENTO, ou EXPANSORES
SENTIDO DO CONHECIMENTO
PAR DE ORIXÁS:
OXÓSSI - Rege o Conhecimento
OBÁ - Rege o Raciocínio
4)- QUARTA LINHA:
TRONOS DA JUSTIÇA, ou EQUILIBRADORES
SENTIDO DA JUSTIÇA
PAR DE ORIXÁS:
XANGÔ - Rege a Justiça
EGUNITÁ - Rege o Equilíbrio
5)- QUINTA LINHA:
TRONOS DA LEI, ou ORDENADORES
SENTIDO DA LEI
PAR DE ORIXÁS:
OGUM - Rege a Ordem
IANSÃ - Rege a direção
6)-SEXTA LINHA:
TRONOS DA EVOLUÇÃO, ou TRANSMUTADORES
SENTIDO DA EVOLUÇÃO
PAR DE ORIXÁS:
OBALUAYÊ - Rege a Evoluçaõ
NANÃ - Rege a Maturidade
7)- SÉTIMA LINHA:
TRONOS DA GERAÇÃODA/VIDA, ou CRIACIONISTAS
SENTIDO DA GERAÇÃO/VIDA
PAR DE ORIXÁS:
IEMANJÁ - Rege a Geração
OMOLU - Rege a Estabilidade
***
PERGUNTA:
- O que é Orixá Ancestral?
RESPOSTA:
Olorum Cria o Tempo todo. E o ser criado no lado interno do Criador é neutro em tudo. Ele está na total inconsciência, mas será atraído para o exterior de Olorum por uma de Suas Divindades. Se essa Divindade for masculina, o ser será masculino; se a Divindade for feminina, o ser será feminino.
Esta Divindade irá preencher esse ser com Suas Qualidades Puras. O Orixá Ancestral ( popular Ancestri) é Este que magnetizou o ser após ele ter sido criado por Deus, e o " adotou", atraindo-o para o lado externo de Olorum, distinguindo-o com Sua Qualidade Original, natureza íntima imutável e eterna.
Poderemos reencarnar mil vezes e sob as Irradiações de outros Orixás, que nunca mudará nossa natureza íntima, ou seja, o magnetismo de nosso Pai/Mãe Ancestral.
Esse Orixá é o Ancestral Dominante, mas temos um Orixá Ancestral Recessivo, que é a Mãe se o ser for masculino, e Pai se o ser for feminino. Afinal, no exterior de Olorum, tudo é polar!
***
PERGUNTA:
- O Que é Orixá de Cabeça?
RESPOSTA:
É o Orixá de Frente. Na Umbanda, costuma-se dizer que uma pessoa é de um determinado Orixá, referindo-se ao Orixá de Frente. O Orixá de Cabeça corresponde à energia fundamental da atual encarnação do indivíduo, imprimindo-lhe características mais marcantes em sua personalidade. Veja que eu disse personalidade, não natureza, cujas caracteríticas vem do Orixá Ancestral que é sempre o mesmo em qualquer e todas as encarnações.
O Orixá de Frente é aquele que rege o chacra frontal, e o Sentido regido por Ele é o que está regendo o indivíduo encarnado em evolução.
Esse Orixá de frente irá permanecer nesta posição até que o ser tenha esgotado sua capacidade de absorção da qualidade Dele/a. Quando isto ocorre o ser é naturalmente atraído para outro Orixá que passará a reger sua fronte, a partir de então, e assim sucessivamente.
Isto também ocorre com todos os outros Orixás, ocupantes de outras posições em relação ao ser em evolução. As únicas exceções são os dois Orixás Acentrais.
***
PERGUNTA:
- O Que Quer Dizer Juntó?
RESPOSTA:
- O Juntó ou Adjuntó é o Orixá que acompanha o Orixá de Frente, (adjuntó é o mesmo que ad-junto. Vem do latim e quer dizer : junto de; ao lado de; adicionado a...), formando com Ele, normalmente, um casal.
O comum é formar-se casais, contudo, isso não é uma regra absoluta. Sabe-se que há exceções, embora sejam raras.
Veja na ilustração a seguir a posição do Orixá Ancestral, o de Frente e o Adjuntó, na constituição do indivíduo:
Orixá Ancestral Dominante: no alto da cabeça;
Orixá Ancestral Recessivo: em vermelho, na base;
Orixá de Frente: na testa e
Orixá Adjuntó, ou Juntó: na parte de trás da cabeça, em linha reta com o de Frente, formando uma cruz lateral.
Observe a ilustração abaixo:
Considerando que na ilustração o indivíduo é um homem, os Orixás no alto da cabeça e fronte são masculinos, e os Orixás na base e atrás da cabeça são femininos. Se fosse uma mulher seria o inverso.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário