.OKEY CABOCLO!
20/09/2015
IYAÔ*, ORIXÁ E INCORPORAÇÃO
[ Um belo texto!
* yaô - palavra de origem iorubá, vem de Ìyàwó e designa os filhos de santo, no candomblé, já iniciados na feitura de Santo mas que ainda não completaram o período de 7 anos da Iniciação. ]
Este assunto, tenho certeza, é bem interessante para a maioria dos iniciados que são denominados rodantes no candomblé.
Observo muita confusão sobre a manifestação do Orixá. Muita gente questiona porque não dá santo?, ou se realmente da santo?
E isso faz com que eles percam a fé em si mesmo, nos outros e na religião.
Chegam a pensar que é tudo uma mentira ou até mesmo uma ilusão.
Resolvi escrever sobre este assunto para essas pessoas, que realmente sofrem por isso e pensam que Orixá os tenham abandonado ou até mesmo que não existam.
Vamos supor que várias pessoas vão se iniciar para o mesmo orixá.
Quando estas pessoas estiverem no auge do ato religioso, este Orixá vem a terra e toca a cabeça dessas pessoas e planta dentro da cada Iyaô o seu Axé.
Agora vamos supor que esse axé fosse uma semente que irá crescer e se desenvolver dentro de cada um conforme o tempo e ensinamento dado pelo seu axé.
Quando esse filho incorpora durante uma festa ou em qualquer outra cerimônia, o que toma a cabeça dele é aquela semente, aquele axé que sua yalorixá ou babalorixá colocou dentro dele.
Por isso que existem várias pessoas incorporados no mesmo orixá, em um mesmo lugar ao mesmo tempo e cada um com suas próprias características por que apesar de ser o mesmo Orixá, o corpo de cada um é diferente e a manifestação também.
Esta força, esta semente que toma a cabeça na hora da incorporação não tem noção do certo ou do errado, não distingue cantigas, não sabe dançar, não reconhece as suas paramentas.;; E como uma criança que precisa ser ensinado do que é certo ou errado.
Tudo isso esta à encargo do babalorixá ou Ialorixá, é dele a responsabilidade de cuidar bem e ensinar aquela semente, aquele axé, durante os sete anos de sua iniciação.
E cabe ao Iyaô preservar o axé colocado dentro dele, cuidando e respeitando as proibições referentes ao seu Orixá.
Ainda há os 90% dos Iyaôs que são conscientes.
Eles questionam se o que sentem é santo ou apenas uma emoção ou coisa da cabeça deles.
O que acontece é que alguns "bolam" no santo. Mas a grande maioria pouco sente.
Esta emoção é realmente uma manifestação do Orixá, começa com um mal-estar, um coração acelerado, uma boca seca, um frio na barriga, uma tontura, um calafrio, uma quentura e outras sensações individuais.
Você tem 7 anos de iniciação para que aumente a intensidade da sua incorporação e olhe lá.
Orixá é completamente puro, e o ser humano é impuro, Orixá tem uma força grandiosa, jamais poderá encorporar 100 por cento de uma em sua matéria.
Deve ser aos poucos, evolutivamente. Por isso deve se observar as (quizilas, proibições) do seu Orixá, ser um filho presente na roça de candomblé, e se entregar a sua fé, sem medos e receios de estar enganando a si próprio ou as pessoas que estão a sua volta.
Orixá é essência. E é preciso que o filho entenda isso para ser feliz dentro de seu axé e com seu Orixá.
Cada duvida que se coloca a respeito disso e se impede de sentir as pequenas reações, acabam prejudicando a si mesmo e afastando cada vez mais e mais a essência do Orixá presente.
Você Iyaô, que tem dúvidas, divida-as com seu zelador, tenha calma, confie em seu Orixá, tenha fé nas pequenas reações que sente que para ti são pequeninas, mas você não imagina qual é a grandiosidade ao seu redor.
Orixá incorpora aos poucos, e uma pessoa incorporada que seja 10 por cento é Orixá... pense nisso!
Orixá é amor, confiança, humildade, acima de tudo, é sentimento!!!
Ile Asé Odé Lomin (Yalorisá Juliana de Ayrá)...
Via Cesar de Xangô
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