.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

25/06/2019

ITAN DE OSUN OMINIBÚ






Obatalá reuniu todos os "Oborós"
As divindades masculinas e com estes deuses Ele fez uma sociedade de Orisas.
Osun ficou muito ofendida e foi até eles e perguntou:

"Eu também sou Orisá, porque me excluem?"
Todos os Oborós riram e disseram:
"Desde quando precisamos de mulheres?
Não estás à nossa altura."

Osun então entendeu que não precisavam dela, e
retirou o seu Asé do mundo.
Não havia mais fertilidade, as mulheres não engravidavam, a água
nao matava mais a sede e a natureza secou.

Os Oborós foram reclamar a Olodumaré, queriam
que ele obrigasse Osun a dar seu Asé novamente,
mas Olodumare disse:

"Vocês disseram a Osun que ela não é importante e agora sofrem sem ela. Devem desfazer esse erro."
Todos os homens foram as margens de Rio Osun e levaram oferendas a Ayaba que logo surgiu das aguas e perguntou:

"Por que estão chamando meu nome se eu claramente não estou a altura de vocês?"
Osun fez com que os homens implorassem seu retorno, e então ela aceitou voltar, mas com a condição que ela e as Ayabas também tivessem voz ativa entre os Deuses.
E assim foi, a terra voltou a prosperar e Osun foi chamada Iyalodê, a mulher honrada.

Osun Ominibú é a Osun lider, a grande senhora que quando fala todos se abaixam.

Ore Yeye!!!


.

Nenhum comentário: