.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

16/03/2017

O Espiritismo Responde






Qual é a diferença entre prova e expiação?

Ensina o Espiritismo que os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma categoria e que todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita.

Essa melhora se efetua por meio da reencarnação. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição moral.

(LE, Introdução, item VI)


Provas são, assim, testes, oportunidades de aquisição de experiência, dificuldades que nada têm a ver com equívocos ou erros cometidos no passado.

Riqueza, beleza, vida fácil, tanto quanto pobreza, feiúra, vida difícil são provas.

Expiação decorre de faltas cometidas pelo Espírito. Segundo a questão 998 d´O Livro dos Espíritos, a expiação se cumpre durante a existência corporal mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.

Assim é que o mau rico, por expiação, poderá vir a ter de pedir esmola e se verá a braços com todas as privações oriundas da miséria; o orgulhoso, com todas as humilhações; o que abusa de sua autoridade e trata com desprezo e dureza seus subordinados se verá forçado a obedecer a um superior mais ríspido do que ele o foi, e assim por diante. “Aquele que matar com a espada será vítima da espada”, eis um ensinamento de Jesus que ninguém ignora.

Na questão 262, “a”, da obra citada, os imortais informam que Deus jamais apressa a expiação e só a impõe ao Espírito que, pela sua inferioridade ou má-vontade, não se mostra apto a compreender o que lhe seria mais útil, e quando tal existência serve para sua purificação e progresso.


por ceacgallo


________________________________________

Nenhum comentário: