.OKEY CABOCLO!
27/02/2012
VALE DO AMANHECER E OS MAIAS
EPISÓDIO GRAVADO NO BRASIL DESVENDA O VALE DO AMANHECER NO DISCOVERY
Doutrina espírita rege comunidade no Brasil central
A quarenta quilômetros da capital, Brasília, milhares de pessoas vivem sob os preceitos de uma doutrina espírita concebida por uma médium, " Tia Neiva ", na década de 1950.
É o filho dela, Raul Zelay, quem recebe o Discovery com exclusividade e abre as portas dos templos do Vale do Amanhecer, onde os fiéis praticam essa doutrina baseada na ajuda de espíritos a seus seguidores.
(...)
Encontraremos fiéis que mudaram suas vidas radicalmente para abraçar os ensinamentos de Tia Neiva com fervor e também as polêmicas que crescem tanto quanto o número de seguidores dessa doutrina repleta de misticismo e rituais impressionantes.
Especialistas e membros desta comunidade dão seus depoimentos e permitem que o telespectador conheça o estilo de vida único destas pessoas.
Em vez de oferecer uma simples descrição de práticas não convencionais, O VALE DOS ESPÍRITOS expõe os ideais e motivações que levam esse grupo de brasileiros a abdicar da convencionalidade para viver a doutrina que hoje, além de sua sede, conta com templos em diversas partes do País.
O que motiva essas as pessoas, no que acreditam, quais são as suas concepções sobre o homem e seu papel no planeta e também as controvérsias e questionamentos que os seguidores enfrentam são temas do episódio com uma hora de duração.
SERVIÇO: O VALE DOS ESPÍRITOS
Canal: Discovery
Estreia: 20 de dezembro, 2011, às 23h
Classificação indicativa: 16 anos
http://blog.lineup.net.br/2011/12/episodio-gravado-no-brasil-desvenda-o.html
VALE DO AMANHECER
O Vale do Amanhecer é uma doutrina espiritualista cristã, criada para abrigar a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959, pela médium clarividente Tia Neiva.
A Doutrina do Amanhecer foi trazida, através da clarividente, pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nesta doutrina como "Pai Seta Branca", e por sua equipe espiritual, contendo elementos de várias outras religiões.
A Doutrina do Amanhecer já conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e em outros países.
História
O Vale do Amanhecer surgiu da visão de Neiva Chaves Zelaya, nascida em 30 de outubro de 1925 , na cidade de Propriá, Sergipe.
Curiosamente, ela tinha em sua família padres e freiras. Ficou viúva aos 21 anos de idade. Aos 33 anos começou sua peregrinação em igrejas católicas e centros kardecistas, na procura de explicação para as visões que tinha.
Na Cidade Livre do Núcleo encontrou em um centro kardecistas uma senhora chamada Mãe Nenen, que a conduziu no caminho do espiritismo. Logo em seguida, entre as cidades goianas de Alexânia e Brasília, na década de cinqüenta, fundaram a "União Espiritualista Cristã Seta Branca" (UESB). Consistia em um núcleo populacional onde se mesclava tratamentos espirituais e físicos.
Logo depois, as duas mudaram-se para Taguatinga e, em 9 de novembro de 1969, chegaram a um local nos arredores de Planaltina, onde fundaram o Vale do Amanhecer.
Tia Neiva tinha, segundo os seus adeptos, a mediunidade de clarividência, ou seja a capacidade de visualizar vivências em vários planos simultaneamente. Tia Neiva faleceu em 15 de novembro de 1985.
Hoje o Vale do Amanhecer conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e vários no exterior. É governado por um conselho de mestres chamados de "Trinos Presidente Triada".
Hoje presidida pelo Trino Herdeiro Presidente Triada Ypoarã, Mestre Raul Zelaya, filho biológico de Tia Neiva. A doutrina do Amanhecer é uma doutrina baseada nos princípios crísticos e também na teoria da reencarnação. Como já dito, o templo matriz ou referência situa-se em Planaltina DF.
A Doutrina do Amanhecer,ou Corrente Indiana do Espaço,e Correntes Brancas do Oriente maior é uma reunião de várias origens de civilizações que existiram em nosso planeta.Dentre podermos citar as seguintes fontes:
Segundo ensinamento da Clarividente Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva, há 32000 anos um grupo de seres oriundos de um planeta chamado Capela,tiveram a incumbência de colonizar a Terra. Quando aqui chegaram ,vieram munidos de todos requisitos necessário para tal missão,eram quase imortais,traziam toda uma cultura de seu Planeta Mãe.
Quando aqui chegaram começou a miscigenação com os habitantes que aqui existiam. Tal situação foi dando as gerações futuras,as características terrenas e concomitante perdendo as suas características originais. Tal situação levou a falência de seu propósito original.
O que resultou a erradicação desta civilização a qual seus habitantes eram chamados de Equitumans. Logo depois outra civilização viera com o mesmo propósito,eram chamados de Tumuchys,habitavam a Ilha da Páscoa no Pacífico.
Esta ilha era chamada de Omeyocan. Os totens ou estátuas erigidas eram chamadas de Moais. Manipulam as energias do Sol e da lua ,num processo atômico não revelado pela Clarividente.
Novamente houve a falência desta civilização. Logo depois habitaram o Egito, Macedonia, leste da Russia.
Outro ponto de relevancia em que habitaram os Jaguares(Como são conhecido os mestres,ou médiuns da Doutrina do Amanhecer), foi Esparta e Atenas, onde num conflito épico da Cordilheira do Peloponeso se digladiaram por cinqüenta anos,na época do governo de Péricles.
Logo depois reencarnam na Palestina e em Roma,como Pretorianos, Senadores, Gladiadores e Sacerdotes.
Num salto no tempo habitam as Américas, precisamente nas imediações de Iucatã, como Maias, manipulavam as forças do sol e da lua, erigiam suas pirâmides e neste cultos, refizeram o contato novamente com os habitantes do então planeta Capela.
Num incidente houve uma explosão nuclear de proporções gigantesca, na qual fizeram habitantes de Tikal, Mérida e cidades adjacentes abandonarem suas cidades. Voltam novamente nos períodos das Cruzadas, Idade Média, Revolução Francesa, Inquisição Portuguesa e Espanhola.
Por fim ficam 100 anos no espaço sendo preparados para habitarem Brasil, Colônia e Império. Por fim habitam um local na Bahia num cidade chamada Abóboras e Angical.
Assumem a roupagem de Escravos e Feitores. Nesta época estão encarnados os Pretos velhos hoje conhecidos como Pai João, Pai Zé Pedro e outros assim como Natacham (Tia Neiva) e nesta numa consagração crioula preconizam a criação do Doutrinador.
Hoje mediunidade do médium que trabalha de olhos abertos, juntamente com o Apará, que trabalha de olhos fechados e é médium de incorporação.
Finalmente em Propriá em 30 de outubro de 1925 nasce Neiva Chaves Zelaya. E em uma reunião na UESB ( União Espiritualista Cristã Seta Branca ), numa localidade entre Alexânia e Brasília é criado o Doutrinador no plano físico.
Hoje a Doutrina do Amanhecer é presidida por um Doutrinador.
Tia Neiva
Neiva Chaves Zelaya, Tia Neiva, Mãe Neiva, Nossa Mãe, Agla Koatay 108. São várias as formas que podemos nos dirigir a esta mulher, que foi um ser extraordinário que recebeu e estruturou esta Doutrina do Amanhecer em cada um de nós.
O potencial de Tia Neiva não pode ser resumido na clarividência, pois ela foi dotada de mediunidade universal, isto é, possuía todos os tipos de mediunidade, qualidade peculiar de um ser Iluminado.
Fontes:
http://www.valedoamanhecer.com/va/
Oração escrita em local do culto do final da tarde dentro do Vale do Amanhecer
Portão ostenta símbolos cristão, judaico e muçulmano
- Como a Umbanda esta também é uma religião brasileira.
NOTA: Os destaques em coloridos são meus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário