.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

17/11/2011

A flecha lançada, mesmo que você sobreviva, deixa feridas.





No início de uma discussão, quantas palavras em um grito de desabafo, entre um guerreiro e outro, são trocadas, colocando à prova os costumes, o sentimento


Após um desabafo, um vira as costas para o outro, e inicia o sofrimento e o arrependimento. Como dizia o Grande Chefe, após a flecha lançada, mesmo que sobreviva, ficam as feridas.


Após as palavras pronunciadas, existe algo dentro dos guerreiros que é pior do que a flecha, pior do que as palavras – que percorre como um veneno na alma: é o orgulho, o orgulho que não permite reconhecer o exagero.


O orgulho que se coloca como um juiz, um juiz ao se defender, e colocar toda a prova e julgar que também foi ofendido.


Neste campo de batalha, muitos guerreiros permanecem com sua guerra, guerra dentro do seu trabalho, guerra dentro do seu lar, guerra dentro do seu círculo.


Joana deixa aqui a pergunta aos guerreiros: onde está a tolerância que se quebra como um fio de cabelo, onde o desejo é mais de ser tolerado do que se colocar como um guerreiro tolerante.


Se faz mal a você, então por que inicia uma guerra cujo final você já sabe?


Se aprendestes – desde aqui da Casa de Luz, como de qualquer outro lugar que lhe fez conhecer os ensinamentos – que o verdadeiro amor não é o que está semelhante a você, pois tudo que é igualzinho somatiza tanto as qualidades quanto os defeitos e acaba, por se chocar, como dizem vocês.


Acreditar que aquilo que se passou no seu caminho, lá atrás, talvez fizesse melhor com a concordância no teu hoje, eu respondo a vocês, guerreiros: se se encaixava perfeitamente porque que já passou?


É porque talvez a perfeição não era tão perfeita como você imaginava.


Ao ouvir um guerreiro se pronunciar, há algumas luas, ele disse uma frase, não sei de qual escrita, mas muito sábia: você conhece o seu inimigo quando ele deixa de ser seu amigo e passa a ser seu maior inimigo, mas guardando no peito o grande laço de um verdadeiro amigo.


Porque o inimigo declarado, não sabendo dos seus costumes, pode aniquilar todo o seu veneno mas ele vai ter respeito e vai se declarar.


Mas aquele que sabe e usa de suas fraquezas, e se coloca como um verdadeiro irmão, como um verdadeiro companheiro, como um verdadeiro amigo, para lá na frente te atacar, é como alimentar escorpião.


Não espere do outro o que nem você pode oferecer. Não espera dentro dos ensinamentos alcançar da noite para o dia a perfeição mas sinta-se como um ser que não desperdiça os ensinamentos e tenta fazer para o outro o que você gostaria de estar recebendo.


E quantas vezes for necessário, lembrar a vocês, guerreiros, aqui eu vou estar lembrando: reconcilie-se com si mesmo e, depois, com aqueles que realmente levantam a mesma bandeira com os guerreiros.


Guerreira Joana



Por Helen IIans em Conselhos







Nenhum comentário: