Se você diz essas verdades universais, você não será muito especial.
As pessoas adoram fofocar, as pessoas adoram contar mentiras, inventar mentiras. Ao inventar mentiras elas têm algum conhecimento especial que ninguém mais no mundo tem; que é a sua própria invenção, portanto ninguém sabe sobre isso.
Elas podem decorá-la de tal forma, que elas podem racionalizar, elas podem criar muitas e muitas estratégias para protegê-las. E sempre traz alegria para as pessoas quando elas podem enganar os outros; então, elas pensam que são mais sábias do que os outros.
Esta é uma viagem de ego. O ego é a maior mentira do mundo, e o ego sempre se sente bem quando ele pode se sentir especial. E não é uma questão de saber se você está contando uma mentira ou não; toda a questão é saber se o outro está acreditando ou não.
Se o outro esta acreditando, pelo menos para o momento, parece verdade. E quando você cria muitos crentes em você, isso lhe dá poder.
Verdade não precisa de crentes. Deixe-me lembrá-lo: a verdade não precisa de crentes.
O sol nasce de manhã - você não acredita nele, não é? Ninguém pergunta a ninguém, "Você acredita no sol, senhor? Você acredita na lua?"
Se alguém vier e perguntar: "Você acredita no sol, você acredita na lua, você acredita nas árvores?" você vai pensar que ele é louco. Por que ele está perguntando essas coisas? Elas estão lá, portanto, não há questão de acreditar neles.
As pessoas acreditam em mentiras; a verdade não precisa de crentes. E quando você inventa mentiras você se torna um grande líder.
As pessoas têm mostrado grande inventividade. Quando as mentiras são tais que ninguém pode detectá-las e não há maneira de provar a favor ou contra, você está protegido.
Você deve ter encontrado algum sustento em dizer mentiras para as pessoas. Talvez elas te pagam mais atenção, talvez elas fazem você se sentir que você sabe mais do que elas sabem.
OSHO
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário