.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

15/05/2012

A LENDA DO JAGUAR





O Jaguar é o Guardião da Floresta, é ele quem renova e transforma a vida da floresta tropical.Representa a transformação súbita, da vida e da morte.

A Força transformadora da Criação está intimamente associada à Morte, contudo, e nossos Ancestrais sabiam que tudo se transforma e se renova e que quem, ou o quê deixar de renovar, perecerá.

No Universo e na vida, tudo é movimento, nada é fixo... O Universo flui...O caos e a ordem, expansão e contração, são ciclos naturais da vida. Que não venhamos a nos esquecer disso.

O Jaguar é considerado o sentinela da floresta tropical e o Guardião do Portal da Morte. A vibração indômita do felino nos ajuda a identificar aquilo que precisa morrer dentro de nós - para que o renascimento aconteça.

Às vezes uma doença grave aparece para que as pessoas sobrevivam e tornem-se saudáveis. Quando adoecemos nós não só temos uma oportunidade para recuperar nossa saúde, mas também dar um salto à uma oitava maior.

Por exemplo, eu precisei estar nos limites entre a vida e morte para conquistar uma nova dimensão da minha própria existência e auto-consciência. Não é fácil, mas o " toque" da Morte, precisa acontecer para que a Vida se renove em nossas vidas.

A verdadeira cura advém da capacidade de auto-trasformação, na maioria das vezes não se trata apenas de melhorar a nossa saúde no aspecto físico. Esta é a morte sibólica que na pesença do Jaguar pode ser bem meis facil. Somente está aberto às mudanças aquilo que sofre abalos, sistemas estáveis resistem à toda e qualquer mudança .


Quando o Jaguar aparece, ele vem para nos mostrar a necessidade da morte simbólica como método de cura, pois só assim voltaremos ao equilíbrio. Sua presença tem isso de muito positivo: a certeza de cura.

Podemos invocar a energia do Jaguar para conter a expansão caótica de uma doença grave ou do desmatamento das florestas. É um guia para novas experiências espirituais.




Veja o que disse o xamã Jaguar Dourado, do Clã Lobos do Cerrado:

" A nobre tarefa espiritual do Jaguar

Eu cresci acreditando na metáfora que nós temos nove vidas, como gatos. Quando nós alcançamos o fim de uma destas vidas (alguns preferem chamar de fases) é importante dar para o velho ego um enterro decente, e então saltamos como um Jaguar rumo ao infinito no qual residem todos os seres que ainda não tem forma definida, e voltamos de lá transformados.

(...) O furacão encarna o poder caótico do Jaguar.

Uma colméia ou uma colônia de formigas, com toda sua complexidade, é a exibição da beleza do poder organizando do Jaguar. A Energia do Jaguar trabalha no nível de uma aldeia, de uma organização, ou um indivíduo.


Às vezes um matrimônio precisa ser dissolvido para que as pessoas sobrevivam e tornem-se saudáveis. Às vezes uma aldeia deve ser abandonada para que outras possam prosperar em outro lugar.


Foi assim com os Anasazis, os Mayas e os Inkas, que, respeitando o ciclo natural da ordem e do caos, periodicamente abandonaram suas casas para construir aldeias novas em outro lugar.


O Jaguar nos mostra a necessidade da morte para recuperarmos a esperança e trazer equilíbrio após o caos. Podemos invocar a energia do Jaguar para conter a expansão caótica de um câncer ou de um fogo pela floresta.


Ele pode ser chamado para trazer paz a uma pessoa que passa por um processo agonizante no caos, e guia-o a uma jornada até o mundo do Espírito.

As pessoas da selva também veneram o Jaguar porque ele pode transformar as energias pesadas em um Campo de Energia Luminoso.

O Jaguar é o transformador da magia cerimonial e um curador que opera à distância quando solicitado e que está sempre presente em qualquer Circulo Curativo. É ele quem purifica a energia de uma cerimônia mágica, transmutando-as sempre que for necessária.

Uma lenda amazônica nos diz que o Jaguar, ao participar de uma cerimônia, devora as emoções negativas da raiva, do medo e do pesar. O Jaguar é um purificador espiritual que transforma as energias densas e pesadas em Luz.

Como o protetor de toda a vida, o Jaguar salvaguarda o espaço cerimonial contra qualquer energia negativa que poderia penetrar nosso Circulo Curativo.


Eu, Jaguar Dourado do Clã Lobos do Cerrado, falei ... IA HO! "




Texto de Wagner Frota, sociólogo e xamã, membro do Conselho Consultivo do NEX 

http://www.nex.org.br









“…os jaguares raramente atacam os seres humanos, apesar de todas as lendas e simbologia artística em contrário. Os jaguares são muito solitários, deambulando sobretudo entre o pôr do Sol e a alvorada. “

“Terceiro maior animal dos felídeos, a seguir ao tigre e ao leão, o jaguar encontra-se apenas no Novo Mundo e é o maior felino que existe no território que se estende da Argentina ao Norte do México. O seu habitat, outrora extenso e contínuo, vai escasseando – actualmente o jaguar é considerado uma espécie ameaçada.”


Fonte: National Geographic


______________________________




Jaguar

Encontramos na loucura, na soma de desejos e de inconscientes indecifráveis. 


Somos feitos de ar e de terra, e não do barro como dizem por aí. Por isso, não somos moldados conforme as leis das criaturas perfeitas. 

Nossos esconderijos mentais são diferentes. Procuro as montanhas mais altas e você os limites do perigo. 

Arranco as minhas unhas, minhas penas, meu bico e volto os meus olhos para o infinito. 

Você tem patas para correr, mas sabe atacar na hora certa e com justiça. Entre o céu e a terra, nos encontraremos em algum lugar. (Águia)

“Não acabarão com o amor, nem as rusgas, nem a distância. Está provado, pensado, verificado. Aqui levanto solene minha estrofe de mil dedos e faço o juramento: Amo firme, fiel e verdadeiramente”.

Entre o céu e a terra: Águia e Jaguar
(Vladimir Maiakóvski)


 ________________________________________
Lenda Maia - O Rei Jaguar



Segundo a lenda da antiga civilização Maia, acreditava-se que enquanto o pai Sol rege o dia, o Rei Jaguar rege o mundo à noite. Ele nos deu o presente do brilho do Sol em seus olhos para iluminar a noite e guardar o mundo contra as trevas.


O poder do Rei Jaguar se extende em sua habilidade em assumir a forma fisica que ele desejar. Frequentemente o Rei Jaguar e sua tribo escolhem tomar a forma humana durante a noite já que eles rondam o mundo caçando as trevas.

Só existe uma única forma humana que o Rei Jaguar não tem permissão de tomar: a forma do puro poder que lhe permitiria reinar durante o dia e durante a noite.


A única maneira para que o Rei Jaguar consiga ter a permissão de tomar esta forma final seria ganhar o coração da filha do Sol. Então, a cada noite enquanto ele e sua tribo combatem as trevas do mundo, ele também procura pela Filha do Sol.






O Jaguar:

Um majestoso animal que tem sido venerado e respeitado desde a antiguidade. Para os astecas o jaguar teve uma grande influencia e era conhecido como "O CELOTL" o qual consideravam o rei dos animais.

Na cultura maia, o jaguar era chamado de "BALAAM O CHAC" e era considerado um símbolo de opder. As pessoas que utilizavam as vestimentas de jaguar tinham autoridade na sociedade, de acordo com os códices maias, o Deus Sol se transformava em jaguar para poder viajar durante a noite pelo mundo dos mortos.






Alguns links interessantes:

El jaguar en el mundo mesoamericano:
http://www.youtube.com/watch?v=W7nM5t9R1FY&feature=related

The Jaguar. Power and divinity in Mesoamerica :
http://www.youtube.com/watch?v=gtjvbY6seOc&feature=related

TRAILER La Noche del jaguar:
http://www.youtube.com/watch?v=JRSy6xqx8BQ&feature=related

 
El jaguar Castigado: http://www.youtube.com/watch?v=6nmdtqjst-8&feature=related

Aztec Jaguar Dance / Danza Azteca: http://www.youtube.com/watch?v=MCEBL2vy0gk

ThunderBeat - Mayan Landing 2012 - promo mix  - (when the light beats the darkness): 

http://www.youtube.com/watch?v=12hfvLCEFEo
 
ThunderBeat: http://www.youtube.com/watch?v=iU0LKi8BWfQ&feature=related







Embora não tenha retratado com profundidade e veracidade a cultura Maia – Apocalypto, de Mel Gibson traz como personagem principal, a história de Garra de Jaguar, que assim se apresenta:

" Eu sou Garra de Jaguar!

Sou filho de Céu de Pedra!
E meu pai caçou
nesta floresta antes de mim.

O meu nome é Garra de Jaguar!

Eu sou um caçador!
Esta é a minha floresta!
E meus filhos caçarão com os filhos deles
quando eu não estiver mais aqui.

Eu sou Garra de Jaguar.

Esta é a minha floresta.
E eu não tenho medo.
Podem vir! "






.

Nenhum comentário: