.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

31/01/2017

Deus e a Umbanda






Na Umbanda se fala e ouve muito a respeito dos Orixás, dos Guias Espirituais, Mentores, Mestre de Luz e ainda muito mais que os Guias Espirituais “fazem milagres” e que nossos amados Orixás, divindades regentes da evolução e da natureza, sempre nos amparam e nos ensinam se fomos merecedores.

Mas e Deus? A religião de Umbanda cultua Deus? A Umbanda é uma religião monoteísta ou politeísta?

Sim meus irmãos de Fé; nossa Umbanda é uma religião monoteísta que cultua um único Deus e tem em nosso Divino Criador Olorum (Deus, Zambi, Tupã) como Senhor e Criador de tudo e de todos, conduzindo a evolução de todos os seres e criaturas através dos nossos amados Orixás.

Difícil falar sobre Nosso Divino Criador Olorum, pois explicar algo que nosso pensamento e raciocínio humano e terreno não conseguem entender, mas mesmo não entendendo, acreditamos, oramos e pedimos a Ele (talvez o grau mais alto da Fé, ter Fé sem precisar de provas concretas).

Seria um ultraje da minha parte falar algo sobre Nosso Divino Criador Olorum, mas o único fato que posso afirmar é que observando nossa religião, talvez conseguiremos entender um pouco Dele.

Pensem comigo:

– Existem centenas de milhares de Guias Espirituais (direita e esquerda) que atuam em centenas de milhares de campos distintos;

– Existem centenas de milhares de Anjos de Guarda que atuam em centenas de milhares de campos distintos;

– Existem centenas de milhares de Espíritos e Mestres de Luz que atuam em centenas de milhares de campos distintos;

– Existem centenas de milhares de seres (Elementais, Naturais, etc.) que desconhecemos que atuam em centenas de milhares de campos distintos;

– Existem centenas de milhares de Orixás (Divindades) que atuam em centenas de milhares de campos distintos.

[ E, com certeza, há muito mais que desconhecemos, seja porque, ainda, não foi revelado ao nosso mundo; seja porque estão numa frequencia deferente da nossa, e por isso não nos são perceptíveis, ou simplesmente nunca saberemos..., enfim, são tantas as incógnitas na Criação que, talves, jamais saberemos! ]

Com isto posto, podemos começar a suspeitar ou talvez começar a entender quem é e como age Nosso Divino Criador Olorum.

No momento de hoje, o que apenas precisamos entender é que Nosso Divino Criador Olorum está em tudo e em todos, Ele é o começo o meio e o fim (se existir um fim). Ele está nos Orixás, nos Anjos de Guarda, nos Mestres de Luz, nos Mentores, nos Guias Espirituais, nas criaturas, nos seres humanos, em todos os seres; está no Alto, no Embaixo, na Direita, na Esquerda, pois se algo existir Ele estará lá, e se Ele não estiver, então nada existe.

Como dizia nosso saudoso Pai Zélio Fernandino de Morais (Médium e Sacerdote fundador da Umbanda): ” Em nossa religião a palavra Umbanda significa: Um = Deus, Banda = todos nós.”

Simplificando: Umbanda = Deus conosco.

Que Nosso Divino Criador Olorum e nosso Pai Oxalá nos Abençoe.


Por Nikolas Peripolli, inspirado por Pai João

_______________________________________

Nenhum comentário: