.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

07/06/2016

POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA/






Todo mundo sabe que a água do mar é salgada sem precisar tomar um bom gole dela, mas nem todo mundo sabe o porquê de seu sabor ser salgado. Então hoje o Sabicão responde à pergunta: Porque a água do mar é salgada?


No início foi a chuva

Quando o Planeta Terra se formou, isso 4,5 milhões de anos atrás, grandes quantidades de vapor estavam na atmosfera, com as fortes chuvas que se seguiram, a terra foi lavada e os sais que estava em sua superfície foram levados para os pontos mais fundos do relevo, esses pontos também se tornaram depósitos de água, tornando a água salgada.

Ao longo dos períodos seguintes, o ciclo continuou a ser realizado, com a evaporação, chuva em áreas continentais e água seguindo para o mar e levando mais sais para a sua composição.



Hoje em dia, a concentração não sofre aumentos consideráveis, mesmo que o ciclo continue ativo, pois, além da utilização humana, vários animais, entre eles, as tartarugas, corais, moluscos, utilizam os sais para sua sobrevivência.

Os sais de nossos oceanos não são compostos somente de cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha, também temos em sua composição outros minerais, como o magnésio, o cálcio e o potássio.

Hoje, temos uma concentração de 33 a 37 gramas de sais a cada litro de água na maior parte dos mares, a concentração não é homogênea, pois em determinadas áreas que recebem grandes quantidades de água doce, em geleiras e na foz de grandes rios, a injeção de água doce acaba por diluir a quantidade de sais, reduzindo a sua concentração.

O Mar Morto, localizado entre Israel e a Jordânia, possui a maior concentração de sais do mundo, com incríveis 350 gramas por litro de água, essa salinidade exagerada é a responsável por permitir que as pessoas boiem com maior facilidade em suas águas. Essa anomalia se deveu a irrigação que desviou muita água de seu principal afluente, o Rio Jordão.


Fontes: G1, UOL e Mega Curioso


.

Nenhum comentário: