.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

06/04/2012

Os Astecas - A ascenção de um Império




Agricultores Astecas construindo uma chinampa

Inicialmente, os Astecas viviam nos pantanosos arredores do lago Texcoco, mas graças à proteção e ao auxílio dados pelo rei dos Tepanecas Tezomoc, os Astecas não só estavam seguros, como conseguiram começar a construção de suas cidades das quais se destacaria a imponente Tenochtitlán.

Após anos de aproximação entre Astecas e Tepanecas, a aliança entre os dois grupos se fortaleceu, tanto que o neto de Tezomoc, Chimalpopoca se tornou o terceiro soberano de Tenochtitlán, mas após a morte do soberano dos Tepanecas essa aliança iria se degradar.

É fato, que expressivas camadas da sociedade Tepaneca eram anti-Astecas, visto que o falecido Tezomoc havia autorizado e até incentivado uma obra de captação dos recursos hídricos das terras Tepanecas para as terras Astecas, onde não havia água potável.

Seu herdeiro, Maxtla, aproveitando-se da insatisfação destas camadas, declarou guerra aos Astecas.

Chimalpopoca, soberano dos Astecas de Tenochtitlán, irmão de Maxtla foi então capturado, e posteriormente executado.

Tenochtitlán apressadamente nomeia seu quarto imperador, Itzcoatl, que habilmente se alia as cidades Astecas de Texcoco e Tlacopan.

Após o recrutamento de um numeroso exército oriundo desta coligação, os Astecas finalmente conquistam Azcapotzalco, a capital do império Tepaneca. Maxtla e seus seguidores são brutalmente assassinados.

Os Astecas a partir daquele momento se tonariam senhores de todo o vale do México.

Agora não eram mais tributários dos Tepanecas, a situação se invertia, e as populações conquistadas deveriam pagar impostos aos Astecas.

Sob o governo de Montezuma I os Astecas seguiram com sua política expansionista e solucionaram problemas urbanos na cidade de Tenochtitlán, construindo diques contra as inundações e “chinampas” com o intuito de melhorar os problemas de habitação e de abastecimento de gêneros alimentícios.

Além disso, Montezuma ordenou a construção de um grande aqueduto acabando de vez com o problema do abastecimento de água.

O aqueduto também ajudaria a criar os maravilhosos jardins de Texcotzingo.

No reinado seguinte, o rei de Tenochtitlán, Axayacatl reduziria a cidade Asteca de Tlatelolco a escombros. Sem que qualquer cidade pudesse chegar a sua altura, Tenochtitlán se tornou a mais poderosa cidade do império, que seguiu se expandindo com os dois imperadores seguintes.

Com a expansão, pesados impostos foram cobrados dos povos subjugados.

Ahuitzotl, penúltimo imperador Asteca conseguiu expandir os domínios do império para todas as direções, alcançando ao sul a atual Guatemala, ao leste, o Atlântico e ao oeste o oceano Pacífico.

Todos os guerreiros inimigos capturados nas guerras eram levados e sacrificados no templo de Huitzlopchtli, em honra deste Deus.

Ahuitzotl era absoluto agora, não tinha qualquer um que pudesse competir com ele, mas seu sucessor, Montezuma II, não teria a mesma sorte, pois teria que encarar um desconhecido inimigo que viria do outro lado do oceano: Hernan Cortés.



Huitzlopochtli, o sanguinário deus Asteca da chuva




Bibliografia -

LONGHENA, Maria. O México antigo. Folio. 2006

Enciclopédia Seleções – O conhecimento na ponta dos dedos. Reader’s Digest. Rio de Janeiro. 2007

MARCILLY, Jean. A civilização dos Astecas. Otto Pierre Editores. Rio de Janeiro. 1978



Filmografia –


Construindo um império – Os Astecas. The History Channel.2006

Sites consultados –
historystuff.net
archaeology.about.com




Os dias astecas e seus significados


O Tonalpohualli (um dos calendários adotados pelos astecas) era composto por vinte trezenas, sendo que cada dia desse período possuia uma respectiva “força” a ele relacionado.

Abaixo temos um quadro (em Nahuatl e em português) que mostra essas vinte forças existentes.




Cada um desses dias também era relacionado a uma direção cardeal, sendo que a ordem, de acordo com a figura começaria de cima para baixo e da esquerda pra direita, sendo que a ordem das direções cardeais seria: Leste, Norte, Oeste e Sul.

Por exemplo:

Cipactli, o primeiro de nossa ordem, corresponderia a direção Leste. Ehecatl, o segundo, corresponderia a direção Norte e assim sucessivamente.


Por The Earth


Nenhum comentário: