.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

25/02/2014

LONGA PERUANO TUPAC AMARU É EXIBIDO EM SP








No domingo, dia 17 de outubro de 2.010, a Cinemateca Brasileira exibe, em sessão especial, o longa peruano Tupac Amaru (1984), dirigido por Federico García Hurtado. Inédito em telas brasileiras, o filme trata de um episódio da história da colonização espanhola no Peru, o levante conduzido pelo líder indígena Tupac Amaru, no final do século XVIII. Após a projeção, o cineasta Federico García Hurtado conversa com o público presente.

Considerado pela crítica um dos mais importantes filmes da história do cinema peruano, foi exibido em festivais de cinema realizados em inúmeros países – Japão, Colômbia, Coréia do Norte, Equador, Cuba, Canadá etc – e recebeu, entre outros, o Prêmio Saúl Yelín, oferecido pela Associação de Cineastas Latino-americanos em Havana, em 1985, e a Menção Honrosa no Festival de Cinema de Londres de 1986.

Tupac Amaru foi realizado em regime de co-produção com o ICAIC – Instituto Cubano del Arte y la Industria Cinematográficos e contou com a participação de organizações agrárias e urbanas de Cusco, no Peru.

Escritor, jornalista e cineasta, Federico García Hurtado nasceu em 1937. Iniciou sua carreira como diretor na segunda metade dos anos 1960 com os curtas Huando, Tierra sin patrones e Inkari, proibidos pela ditadura militar. Estreou no longa em 1975 com o documentário Donde nacen los cóndores, película financiada por um grupo de camponeses de uma cooperativa peruana. Seu último filme é El forastero (2002).


Serviço:


Exibição de Tupac Amaru / Encontro com Federico García Hurtado; aconteceu:
Dia 17 de outubro, às 19h30
Na Sala Cinemateca Petrobras, no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próximo ao Metrô Vila Mariana
Entrada franca
Não indicado para menores de 12 anos



Por Samuel Dasilvah
http://profsamueldasilvah.blogspot.com/2010/10/longa-peruano-tupac-amaru-e-exibido-em.html


.

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Meru
Que estejamos sempre com o coração límpido!!!
Bjm fraterno