.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

20/08/2012

O XAMANISMO TAMBÉM É PARA AS MULHERES







Existe uma crença equivocada de que os caminhos do xamã são apenas para os homens e que se uma mulher quiser seguir por aí, terá que assumir as características masculinas para tal... Engana-se quem pensa assim.


Para quem assistiu ao desenho da Disney Irmão Urso, verá que os dons de conversar com a natureza pertencem as mulheres xamãs, que são respeitadas e admiradas por seus poderes e competências.


A arte xamânica é a capacidade de traduzir a linguagem da natureza para um saber humano, é como se essas pessoas conhecessem o idioma das plantas, pedras e animais, aproximando a raça humana dos seus irmãos de outras naturezas.

Com certeza, poderemos dizer que o primeiro e mais constante movimento ecológico é o dos xamãs (homens e mulheres), pois eles vem de tempos pré-históricos junto de nossos antepassados.

O poder de uma xamã começa pelo amor e respeito aos seres da natureza, a partir dessa consciência ela deve encontrar um mestre nesse meio (para alguns um animal de poder), que lhe instruirá na linguagem natural e nos conhecimentos das artes de cura e proteção.

Um animal de poder é um espírito elemental, e é parte integrante dos meios naturais, diferente dos espíritos humanos com suas individualidades.

Quando alguém começa os seus primeiros contato com o seu animal de poder ele lhe induzirá a viagens e visões especiais, mostrará o reino das plantas e das pedras, como fabricar seus objetos sagrados e, como procurar sua verdade pessoal nos reinos encantados.

Existem várias linhas de xamanismo que utilizam vários meios para alterar o seu estado de consciência, (sair da racionalidade humana) umas usam os tão conhecidos chás como a aywaska, outras optam por transes induzidos por músicas e danças, havendo também aqueles que usam apenas um tambor no meu caso e no dos participanetes da Universidade do Tarot fazemos uso do tarot e da intuição para descobrir os segredos dos totens espirituais; seja como for, tornar-se um xamã requer uma sintonia fina, um casamento coma a natureza.

Como qualquer atividade humana, as pessoas poderão optar pelo caminho solitário ou encontrar um orientador que a introduzirá na arte.

A sensibilidade feminina é um bom aliado nessa caminhada, bem como a arte do xamanismo é um grande apoio na vida massificada das grandes metrópoles.

Se você se sentir tocada a conhecer a esse mundo mágico, dê seu primeiro passo na seara xamânica da seguinte forma:

1- Procure um lugar tranqüilo dentro ou fora de casa, onde não haverá interrupções de terceiros, deite-se confortavelmente (inclusive podendo se cobrir com uma manta); comece a respirar profunda e pausadamente, até sentir o corpo relaxar. (se preferir, toque uma música que tenha sons da própria natureza)

2- Visualize um cenário em meio a natureza de sua escolha e gosto, preste atenção aos detalhes em todos os lados...tente se ver no ambiente (pode ser que você não se pareça com a imagem atual).

3-Nesse lugar, faça uma dança cerimonial [ você fará isso mentalmente ], toque seu tambor do coração e cante canções vindas da alma. Em breve você sentirá uma presença, não se assuste, continue a dança ou a canção, deixe se aproximar. Quando você visualizar um animal, esse será seu animal de poder.

4-Olhe-o bem dentro dos seus olhos e converse com ele mentalmente, pergunte seu nome mágico e no que ele pode lhe ajudar. Combine uma forma de chamá-lo [ evocá-lo, quando precisar ] e, pergunte se ele deseja algum objeto especial, se tem algum horário especial para contatá-lo, fique atenta as suas instruções.

Pronto! você deu seu primeiro passo na caminhada xamânica. Basta agora você seguir as lições desse mestre e muitas felicidades virão disso, pois a filosofia do xamã é o poder da felicidade.

A seguir alguns exemplos dos poderes de alguns animais de poder: (conforme cada um vai ganhando a confiança deles, eles costumam contar mais deles no seu exercício de poder)

águia: visão espiritual
lobo: coragem
cobra: cura
coruja: saber ancestral
touro: poder/força
beija-flor: acesso a outros mundos
leão: força espiritual
cavalo: iluminação

Podem ser outros os animais, o importante é você vir a conhecê-lo profundamente e aprender com ele as lições da vida.


por: Luiz Mota - 09/02/2010
http://www.universidadedotarot.com.br/universidade.html



Nenhum comentário: