.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

24/09/2010

ESCLARECENDO A UMBANDA






AÇÃO MÁGICA E AÇÃO RELIGIOSA


Temos observado uma certa dificuldade tanto em médiuns quanto em magos sobre a diferença existente entre ação mágica e ação religiosa.

Então para esclarecer de uma vez por todas essas duvidas vou ser bem didático porque a partir desse esclarecimento creio que muitas outras duvidas serão sanadas:

Comecemos por esses pontos:

- Ação ou ato religioso é aquele onde o poder divino flui e manifesta-se de dentro para fora das pessoas necessitadas de auxilio e amparo.

- Ação ou ato mágico é aquele onde o poder divino flui de fora para dentro das pessoas necessitadas de auxilio e amparo.

Também existe uma terceira ação, que é mista ou de dupla ação e tanto age de dentro para fora quanto de fora para dentro da pessoa necessitada de auxilio e amparo e é denominada ação mágica-religiosa.

Após isso, vamos a outro ponto que deve ser esclarecido e que se refere ao duplo aspecto que tudo que existe possui e são os seus lados interno e externo.

Esse duplo aspecto começa em Deus e alcança até a matéria.

Se não, então vejamos:

- Deus possui em si um lado ou aspecto interno inerente à Sua própria natureza divina que é impenetrável e incognoscível para nós os espíritos, uma vez que somos criação Dele, que é o nosso Divino Criador.

Sabemos que somos espíritos criados por Ele, mas não sabemos como essa geração acontece "dentro" dele, pois isso e tudo mais que existe é gerado dentro desse Seu lado interno, impenetrável, indevassável e sequer imaginável por nós de como tudo acontece.

Mas Deus possui Seu lado ou aspecto externo, lado esse que pode ser pesquisado, identificado, estudado e apreendido por nós, os espíritos criados por Ele.

Observando e estudando o lado externo de Deus descobrimos Suas ações ou atos criadores na origem de tudo.

Foi essa possibilidade de observar e estudar os aspectos ou o lado externo de Deus que levou a humanidade a descobrir a existência das Divindades e de um plano ou dimensão divina da Criação, habitado só por seres divinos, plano esse que nos é inaccessível porque somos espíritos e vivemos no plano espiritual da Criação.

A partir da constatação da existência dos dois "lados" da Criação, um interno e outro externo e da existência desse duplo aspecto em tudo o que Deus criou podemos comentar as diferenças entre ações mágicas e religiosas.

O fato é que toda a ação religiosa se realiza de "dentro para fora".

Explicando melhor, toda ação religiosa realiza-se através do lado interno da Criação e de tudo e de todos criados por Deus.

E toda ação mágica realiza-se através do lado externo da Criação e de tudo e todos criados por Deus.

Com isso entendido falta diferenciar as ações propriamente ditas para reconhecer qual é uma e qual é outra.

Vamos a alguns exemplos de ações mágicas e religiosas:

1- Uma pessoa vai a um centro de Umbanda e ao consultar-se com um guia espiritual, este,após ouvir com atenção os problemas ou pedidos de ajuda dela recomenda-lhe que vá até um dos pontos de forças da natureza e faça uma oferenda para determinado Orixá, pois só assim será auxiliado.

Essa é uma ação mágica porque a ajuda virá através da oferenda feita na natureza à qual o Orixá invocado ativará e desencadeará uma ou varias ações "de fora para dentro" da pessoa.


• 2- Uma pessoa vai a um centro de Umbanda e o guia consultado recomenda-lhe que comece a acender velas de determinada cor para um Orixá e depois se colocar em concentração por determinado tempo.

Essa ação é religiosa porque, durante a concentração, o Orixá firmado atuara por "dentro" da criação e por "dentro" da pessoa trabalhando o lado interno dela, desequilibrado devido alguma ação mágica negativa que a desarmonizou internamente ou devido seus próprios sentimentos negativos, que negativaram-na em um ou em alguns sentidos.

Temos aí as duas ações onde a pessoa fez duas coisas parecidas mas ao ir à natureza e fazer uma oferenda para determinado Orixá a pessoa ativou no ponto de forças dele um "campo" mágico a partir do qual será ajudada por ele.

Essa ação vem de fora (da natureza) para dentro da pessoa (sua vida), auxiliando-a através do seu lado externo.

Já no exemplo da vela acesa consagrada para o mesmo Orixá dentro de sua casa e ficar em concentração, recolhimento e isolamento, essa é uma ação religiosa porque Orixá invocado tanto atuará pelo lado de dentro da criação em beneficio da pessoa quanto atuará a partir do intimo dela (o seu lado de dentro), pois só assim reequilibrará seus sentidos desequilibrados e só a partir do seu recolhimento, concentração e isolamento momentâneo poderá rearmonizar suas faculdades mentais e seu magnetismo, recalibrando seu campo magnético e reenergizando e fortalecendo seus campos vibratórios, facilmente trabalhados de dentro para fora, mas de difícil recalibragem quando a ação é de fora para dentro, já que a maioria desses desequilíbrios é interna.

Existe uma grande dificuldade em diferenciar uma ação mágica de uma religiosa, mas sempre é possível perceber as diferenças.

Vamos a mais dois exemplos:

1- Uma pessoa vai a um centro e o Guia Espiritual recomenda-lhe que tome um banho de descarrego feito com folhas de ervas ou com flores, etc.

Essa é uma ação mágica porque o "banho" irá remover suas sobrecargas energéticas com uma ação de fóra (o banho) para dentro (o espírito da pessoa).

2- Uma pessoa vai a um centro e o guia recomenda-lhe que faça um "amaci" na força de determinado Orixá.

No dia acertado e após certo resguardo alimentar e comportamental a pessoa volta ao centro e o dirigente dele ou um médium graduado aplica-lhe o amaci e manda que se recolha em sua casa e só retire-o da "coroa" no dia seguinte.

- Essa ação é religiosa porque o amaci aplicado em seu chacra coronal ou no seu ori irá inundar seu lado interno com uma energia elemental consagrada, imantada e vibracionada pelo Orixá invocado que a manipulará através do lado de dentro da pessoa necessitada desse tipo de auxilio interno ou religioso.

a- Um banho de ervas é um ato mágico.

b- Um amaci de ervas é um ato religioso.

Um atua de fora para dentro e outro atua de dentro para fora, certo?

Vamos o mais um exemplo:

1- Uma pessoa vai a um centro para receber um passe, ou seja, uma ação do Guia Espiritual para ela.

2- O Guia vê o problema da pessoa e pega seu nome em um papel ou sua fotografia e "cruza-a" e coloca-a em seu ponto riscado ou sob os pés de uma imagem "entronada" no altar do centro, desencadeando na vida da pessoa uma ação de dentro para fora, pois tanto o seu ponto riscado esta ativado dentro do campo religioso do orixá sustentador do centro quanto todo o altar é um portal para o lado divino da Criação.

Nos dois casos (o ponto riscado do guia e o altar) toda a ação, ainda que pareça mágica, no entanto é religiosa porque o auxilio virá diretamente do "lado de dentro" da Criação e através do Orixá sustentador do centro.

1- No primeiro exemplo a pessoa recebe com o passe uma ação mágica (será descarregada e trabalhada) por fora.

2- No segundo exemplo a pessoa será auxiliada por dentro e será trabalhada internamente pois o passe ou o descarrego não alcança o seu lado de dentro e sim, realiza-se em seu espírito e em seus campos vibratórios.

Só pelos exemplos que demos já têm uma idéia de como é complexos o campo religioso e o magistico.

Saibam que a Umbanda serve-se dos dois tipos de ação para auxiliar as pessoas que freqüentam, assim como aos seus médiuns, que também são auxiliados se seguirem à risca as orientações dos seus guias espirituais, que óra manda-os acender em casa ou uma vela para um determinado Orixá ou Anjo da Guarda e óra manda acende-la na natureza; ou que tome um banho de ervas, etc.

Por isso muitos a classificam como uma religião mágica, pois nela estão bem ostensivos os dois lados da Criação e os dois lados de uma mesma coisa, sendo que um lado é o religioso ou interno e o outro lado é o magistico ou externo.

Esperamos ter fundamentado essas praticas de Umbanda, tanto as internas quanto as externas.


Pai Rubens Saraceni.

.
    

Nenhum comentário: