sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O MISTÉRIO POMBAGIRA MIRIM



  

 O MISTÉRIO POMBAGIRA MIRIM 
  



Devido o pedido de muitas pessoas que receberam os textos sobre os eres e exu mirim, vou discorrer de forma livre sobre a linha das pombagiras mirins, seres encantados tão desconhecidos quanto os exus mirins.
 
Todos os mistérios da Criação divina sempre mostram-se aos pares ainda que nem sempre isso nos seja visível porque desconhecemos quase tudo sobre eles.
No caso de algumas linhas isso já esta se mostrando e nem nos damos conta do que esta tão visível.
Se não, então vejamos: 

Exu do Lodo- Pombagira do Lodo
Exu Veludo- Pombagira Veludo
Exu co Cemiterio- Pombagira do Cemiterio
Exu Sete Encruzilhadas- Pombagira Sete Encruzilhadas
Exu Sete Capas- Pombagira Sete Véus
Exu Cigano- Pombagira Cigana
Exu das Matas- Pombagira das Matas
Exu das Sete Praias- Pombagira das Sete Praias
Exu Navalha- Pombagira Navalha
Exu João Caveira- Pombagira Rosa Caveira, etc..
 
Nas linhas da direita acontece a mesma bipolarização mas são menos visíveis, até porque quando o caboclo é ativo e (incorporante) a cabocla é passiva (não incorporante) ou seu nome simbólico é diferente do dele, fato esse que dificulta a identificação dos pares de guias da direita. 

Pai João do Congo forma par com Mãe ou Vovó Maria Conga.
Pai João do Cruzeiro forma par com Mãe Maria das Almas.
Pai João de Angola forma par com Vovó Maria do Rosario. Etc..
Caboclo das Matas-Cabocla Jurema.
Caboclo Pena Branca-Cabocla Guaraciara.
Caboclo Sete Ondas-Cabocla Yara. Etc..
 
Bom paremos por aqui senão iremos revelar algo ainda fechado no tocante às linhas da direita, certo?
 
O fato é que existe toda uma Dimensão da Vida localizada a sete graus à esquerda da Dimensão Humana da Vida, escala essa que é horizontal e cada um dos seus graus contem todo um universo em si mesmo, dentro do qual desemboca toda uma Realidade Divina que começa no interior de Deus, dentro de uma de suas Matrizes Geradoras de Vidas, vidas essas que são geradas aos pares (masculino e feminino). 

Portanto, existem 77 dessas Dimensões da Vida que desembocam nesse nosso abençoado planeta e a humana é a de número 21 na escala magnética divina horizontal. A de n. 20 é a habitada pelos seres naturais regidos pelo orixá Exu e a de n.22 e habitada pelos seres naturais regidos pelo orixá Ogum, só para que entendam essa escala divina, certo? 

Todos os graus abaixo de 21 são classificadas como negativas e as acima são classificadas como positivas. 

A partir da compreesão desse mistério intra-planetário então podemos discorrer sobre o mistério Pombagira Mirim pois assim como essa Matriz Divina gera Exu Mirim, também gera um ser feminino em tudo análogo a ele (em poderes e mistérios) e que também se manifesta na Umbanda quando lhe é possível ou permitido, sendo muito comum elas se apresentarem como Pombagiras Meninas. 

Em outros casos, apresentam- se como Pombagira Mariazinha (diminutivo de Maria Molambo ou Padilha), etc..
É claro que em um médium só se apresentará um Exu Mirim e a Pombagira Mirim será passiva ( não incorporante). Já em uma médium tanto pode incorporar o Exu Mirim quanto a Pombagira Mirim, mas nunca os dois serão ativos e, ou será ele ou será ela que sempre incorporará e trabalhará nas giras de atendimento ao público. 

Mas isso não quer dizer que não possa incorporar esporadicamente tanto o exu quanto a Pombagira Mirim em uma gira fechada ( não aberta ao publico). 

E antes que alguém pergunte qual é a oferenda para elas, saibam que é igual às das Pombagiras adultas. 

É claro que aqui só comentei um pouco sobre as Pombagiras Mirins e há muito mais sobre elas, mas vou parar por aqui senão terei que escrever um livro só sobre esse mistério da Umbanda, certo? 


  Pai Rubens Saraceni.
 

OBS.: Caso tenha algum comentário sobre o texto acima, ou mesmo sugestão para um tema a ser abordado, envie-nos. Esteja a vontade para ver outras publicações disponiveis em nosso site WWW.COLEGIODEUMBANDA.COM.BR no menu TEXTOS E PUBLICAÇÕES e sinta-se a vontade para comentar qualquer um deles enviando-nos e-mail para: contato@colegiodeumbanda.com.br

 
Sinta-se à vontade para copiar e guardar ou mesmo passar adiante esse texto.




 

Um comentário:

  1. so queriaacrecentar qunto vcs sao importantes e esclarecedores para que possamos entender o quanto e importante a espiritualidade em nossas vidas obrigada ate mais ve Eu izildinha poloni

    ResponderExcluir