.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

23/09/2017

José






E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?


(Carlos Drummond de Andrade)



_______________________________________

18/09/2017

[ O TEMPO DO EGO! ]






" O ego Vive no passado e no futuro.

Quando está vivendo no passado, ele vive como um colecionador – “eu tenho isto, mais isto e aquilo outro”. Ele sente uma grande satisfação, porque essas coisas conferem um tipo de realidade a ele e, devido a tais coisas, o ego consegue dizer “eu existo”.

Quando o ego está vivendo no futuro, ele o faz através da ideia de “mais, mais e mais”. Assim, ele vive da memória e também do desejo.

Traga qualquer coisa existencial e o ego logo desaparece. Por isso a insistência para que você esteja no presente, no aqui e no agora. Apenas este momento...

Seja sábio(a), e dispense todo e qualquer pensamento acerca do que agora estou falando. Perceberá que aquilo sobre o qual estou discorrendo não é para ser pensado ou analisado, mas simplesmente visto com intensidade e totalidade..., neste exato momento [no aqui e agora.].


Osho


_______________________________________

02/09/2017

AS DÁDIVAS DA VIDA






"Um outro ser humano é um universo inteiro, um conjunto complexo e rico de possibilidades.

Nós geralmente não reconhecemos plenamente esse fato; nós não nos permitimos ver ou apreciar isto.

No entanto, quando você explora e experimenta a si mesmo mais profundamente, pode ver quanta coisa há em sua consciência - e é o mesmo com todos os outros.

Há riquezas inatas à nossa alma, que nossos relacionamentos podem limitar ou convidar, acontece o mesmo para todas as almas, todos os seres humanos."

- A. H. Almaas, "The Power of Divine Eros".




AS DÁDIVAS DA VIDA 


As vezes a vida nos presenteia com pessoas encantadoras.

Pessoas que só transmitem sentimentos bons.

Pessoas que existem, pois, Deus precisava de ajuda para o seu propósito aqui neste mundo.

Pessoas de coração cheinho de sentimentos bons.

Pessoas de alma pura.

Pessoas que realmente fazem parte da bondade, da ternura, da caridade.

Pessoas que realmente valorizam o simples, mas belo.

Pessoas que são capazes de dar cor a tela vazia que às vezes a vida nos proporciona.

Pessoas que surpreendem com gestos que para muitos são pequeninos, mas para os de coração nobre são de valor inestimável.

Pessoas que aqui estão para fazer acontecer.

Pessoas que são capazes de tudo para transmitirem, que o verdadeiro sentido da vida...

É simplesmente, amar.

Essas pessoas são anjos terrenos dispostas a perfumar o mundo com fragrâncias suáveis e deliciosas de serem sentidas.


A.D.


.

O que é uma Firmeza?






A firmeza de uma força ou de um poder, na Umbanda, pode ser feita ao redor de um assentamento ou independente dele.

Firmar um Guia espiritual ou um Orixá significa proporcionar-lhe condições mínimas para que tenha um ponto físico onde receba os pedidos de auxílio, de oferendas, etc..

A firmeza assemelha-se a um assentamento, mas tem menos recursos ou poderes de realização, pois é uma simplificação dele e destina-se a facilitar a atuação das entidades.

Já um assentamento cria um vórtice e um campo eletromagnético que interagem com outras dimensões da vida de forma permanente, sendo em sim, um “ponto de força” localizado nas dependências do Terreiro.

Enquanto isso, uma firmeza cria um ponto de sustentação para as ações da entidade firmada, dando-lhe um pouco mais de segurança para que possa resistir às reações das suas atuações em benefício das pessoas necessitadas do seu auxílio.

Uma firmeza pode ser iluminada periodicamente e pode ser realimentada de vez em quando.

Um assentamento deve ter um dia definido na semana para ser iluminado e realimentado; já uma firmeza deve ser iluminada e realimentada sempre que o seu zelador fizer um novo pedido de auxílio à entidade firmada.

Assentamento e firmeza são similares e a segunda é uma simplificação do primeiro, mas tem as mesmas funções, que é protegerem, sustentarem e ampararem algo ou alguém.


Texto extraído do livro “Rituais Umbandistas – Oferendas, Firmezas e Assentamentos” de Rubens Saraceni – Editora Madras



______________________________________

Deixe Fluir Naturalmente... Ser Médium






E agora? Sou médium.

Inicia-se uma jornada de aprendizado, prática, perseverança, desenvolvimento e principalmente, é um dos atributos que os médiuns mais deveriam prezar, mas acabam por esquecer, a calma, tranquilidade e principalmente a paciência.

Ninguém precisa correr contra o relógio. Uma vez eu estava trabalhando na grande casa que tenho muito carinho e respeito, que me acolheu em Curitiba / PR, o terreiro Pai Maneco, e incorporado com o amado Preto Velho com quem trabalho, deveríamos nos sentar do outro lado para iniciar os atendimentos, como médium consciente, lembro bem da situação, uma capitã da casa conduzia o Pai João ao seu lugar a passos normais, mas Pai João caminhava curvado, passo a passo, bem devagarinho, e a capitã com toda cordialidade disse ao Pai João:

Vamos até ali, paizinho, e ele calmo e tranquilo, curvado como todo Pai Preto, devido ao peso da irradiação dos Orixás que imantam à esta corrente sorriu e completou: Não tenha pressa minha filha. A pressa é de vocês, não é nossa.

Exatamente. Estava certo o meu amado Pai João.

Somos nós, seres humanos encarnados no plano material que temos pressa e necessidades que não são as mesmas dos espíritos.

O médium iniciante não vê a hora de começar a incorporar e faz de tudo para girar.

Claro que acaba por tropeçar em seus próprios passos e ao invés de deixar-se levar com a tranquilidade e aos passos lentos de um Pai Preto, coloca seu tempo cronológico à frente da manifestação mediúnica.

Basicamente, devemos ter em mente que hoje, grande parte das incorporações são conscientes ou semi-conscientes, com raros casos de apagão geral.

Apagão geral, hoje em dia, só na rede eléctrica.

O médium consciente ou semi, também aprende com as orientações, conselhos, direcionamentos e com a sabedoria dos Exus, das formosas Pomba-Giras, dos Eres, dos Exus-Mirins, dos Caboclos, Marinheiros, Boiadeiros, Ciganos, , dos papais e mamães Pretos-Velhos.

Mais do que "atender" mediunicamente, o médium tem de olhar para dentro e ser uma pessoa melhor a cada dia.

Porque não aproveitar os momentos de sabedoria dos mestres e guias espirituais para olhar para dentro de si, e corrigir aquele pensamento sombrio que ainda possa habitar o coração do médium?

Outro dia, um aluno meu de magia do fogo, que é médium disse: temos que trabalhar para nossos guias evoluírem.

Gente, entendo assim.

Se eles são guias espirituais, eles tem uma missão e é com carinho que praticam a caridade. Nunca ouvi um guia dizendo: ai não. Não acredito que estou aqui de novo.

Claro que quando um guia espiritual atua em benefício de outro irmão encarnado ou não, ele também está caminhando em sua senda pessoal de evolução, mas, mais do que os guias espirituais "evoluírem", quem tem de evoluir, somos nós médiuns.

Para ser médium, não basta incorporar. Tem primeiro de se limpar. É isso mesmo, e não estou falando de tomar banhos, defumar, vestir o branco.

Estou falando de limpar essa sujeira que habita nossos pensamentos, sentimentos, atitudes, ações, mente, corpo e coração.

As sujeiras astrais e energéticas adentram nossos corpos vibratórios e mediúnicos devido às nossas próprias sujeiras que são empurradas para debaixo do tapete.

São os nossos próprios entulhos pessoais que fazem com que portas fiquem entre abertas e permitam que a sujeira externa entre e suje ainda mais, nossos próprios templos (corpo, mente, espírito).

Médium tem de levantar o tapete e recolher toda a sujeira. Não adianta recolher e colocar em sacos de lixo.

Tem de recolher, colocar em sacos de lixo, e transmudar esse entulho todo em energias positivas, pois, se assim não o fizer, esse entulho voltará para dentro de nossos lares, mais hora, menos hora.

Médium tem de olhar para dentro e mais do que falar sobre reforma íntima, tem que praticar.
Quando está incorporando ou está incorporado, tem de anular seu mental e deixar fluir.

Deve esquecer que lá está e que naquele momento tão específico e tão único, ele serve de meio e não é ele que deve pensar, manifestar-se ou agir naquele momento.

É isso mesmo. Médium tem de aprender a se anular por completo e ser sincero consigo mesmo e com o próximo.

O médium tem de honrar a roupa branca, tem de honrar com a responsabilidade e tem de se anular; deixar de ser ele mesmo, em seu corpo carnal, para deixar seus guias se manifestarem e realizarem todo o trabalho, pois ser médium, é ser um meio por onde os espíritos se manifestarão e auxiliarão seus semelhantes.

Ao assumir a condição de médium, há de se assumir com responsabilidade e luz, a condição de ser MEIO e anular seu mental por uma, duas, três horas por semana. Se assim não for, será mistificação.

Médium é um ser, um espírito em evolução e como dizia o Caboclo das Sete Encruzilhadas, com os espíritos evoluídos aprenderemos.

Médium não é um ser supremo e deve por obrigação entender e assimilar esta condição, e consequentemente, aprender, aprender e colocar todos os ensinamentos dos guias espirituais mais evoluídos, para dentro de seu coração.

Ninguém é melhor do que ninguém. Nem o dirigente espiritual é melhor, nem o médium, nem o mais rico, nem o mais pobre. Somos todos seres encarnados humanos, e se aqui estamos, é porque ainda temos muito a aprender e superar.

Quando não sente seu guia espiritual se aproximar e tomar as rédeas, o médium não deve sob nenhuma hipótese, fingir, mistificar, passar a frente e enrolar!

Onde fica a responsabilidade? Onde ficam os ensinamentos dos guias se você assim o fizer?

Se não incorporar, vá tomar um passe e fique ali na corrente, participando como elo de proteção e energia. Aproveite o momento para olhar para dentro de si e pesquisar o que lhe está acontecendo.

Simplesmente, deixe fluir.

Se não Fluir, pare o que está fazendo e vá consultar-se com um guia espiritual.

Para que a energia flua, para que o guia coloque-se em terra, o médium tem de se anular, esquecer que é um ser humano com problemas, com dívidas, com desejos, com vontades, com muito ou com pouco dinheiro.

Médium tem de ser dentro e fora do terreiro, um exemplo de conduta para si mesmo e para os seus semelhantes. Médium é médium dentro e fora do terreiro.

Quando está dentro do terreiro, sua responsabilidade é triplicada, é infinitamente maior, pois as pessoas que ali frequentam, não querem falar com você, mas sim, com seus guias espirituais.

Deixe fluir com responsabilidade, com firmeza e com a certeza que você também é um ser em evolução. Não passe a frente. Não seja quem você não é.

Calma, tranquilidade, amor ao próximo, a si mesmo e principalmente aos amados Orixás são os principais atributos que um médium deve ter para consigo mesmo e para com seus guias espirituais.


Por Eduardo Dammroze - Itu / SP

_____________________________________

Quem é o espírito elevado da sua família?






Toda mãe acha que seus filhos são os mais bonitos, inteligentes, cultos, especiais, diferentes e as melhores pessoas do mundo.

Toda mãe interessada em espiritualidade acha que a sua família tem a maior concentração de iluminados do planeta e que seus filhos são grandes espíritos que encarnaram pra serem avatares. Toda mãe que já leu algo sobre índigos acha que todos os seus filhos são índigos.

As famílias acham que as melhores pessoas do mundo encontram-se todas concentradas em seu meio, principalmente nos filhos.
Apenas olham para o próprio umbigo e só enxergam o que querem ver; um estado espiritual de graça inexistente.Existe uma grande ignorância acerca da verdade espiritual e de como as coisas realmente acontecem na vida real, no plano prático; existe o desconhecimento do processo de encarnação dos espíritos neste plano e principalmente neste planeta.

No mundo todo existem povos que acham que os outros povos são atrasados e precisam de sua ajuda.

Acham que são muito mais evoluídos e conscientes em moral, ética, tecnologia, espiritualidade, leis, democracia, ciência e que os outros povos, os “atrasados”, precisam de seu amparo. 

Se estes outros povos, exercendo sua soberania, não aceitam esta “ajuda”, estes outros povos, que se acham mais evoluídos, impõem esta ajuda à força porque acham que eles “não tem consciência que precisam ser ajudados”. 


O ocidental, mesmo vivendo chapado de gordura, carne, álcool, cigarros, drogas, música entorpecedora e violência, acha que o oriental carece de sua grande intervenção.

Muitas guerras foram formadas assim, com a imposição da “democracia”. Em uma escala menor; as famílias e em uma escala maior; os povos, todos achando que detém o monopólio da consciência global. 
De outro lado, o politicamente correto obriga as pessoas a acharem que não existe ninguém melhor que ninguém. A verdade mostra outra coisa, é só olhar pela janela.

Existem espíritos mais evoluídos que outros e não existe moral alguma no mundo que vá mudar isso.

Existe uma hierarquia cósmica, uma pirâmide de densidade e vibração, onde espíritos mais evoluídos, almas mais velhas que já vivendo e experimentando mais adquiriram mais conhecimento e consciência, se encontram à frente dos outros espíritos, mais jovens, menos experientes, com menos conhecimento e mais longe da luz. Por isso há hierarquia de anjos e de demônios.

Existem espíritos com mais e menos poder. Tudo isso faz parte do grande processo de evolução que ocorre através de várias vidas.A Terra, um planeta sem identidade, reúne em sua grande maioria espíritos baixos, ignorantes e afastados da luz.

Na Terra, um planeta atrasado e involuído, as pessoas não têm consciência mínima do Todo; para elas o que importa é tão e somente a vida delas. Se o outro está bem ou mal tanto faz; o que importa é o próprio umbigo.


[ Aqui cabe um adendo ressaltando a mentira chamada "politicamente correto".

 A verdade, a grande verdade, sobre o "politicamente correto", é que nessa regra de doutrinação social, quanto mais se convencer as pessoas de que elas são e estão bem como se apresentam, menos elas farão para se melhorarem como pessoas, cidadãos, etc., permanecendo em um estado de ignorância facilmente controlável ( leia manipulável.).

Ignorantes e adormecidas com seus egos inflados, as pessoas nada farão por si, pois no "politicamente correto, elas são aceitas como se apresentam" ( Lógico, só no deiscurso, pois tente sair para a vida no dia a dia e veja se é essa a 'lei' que impera nas relações!). Esse é axatamente o objetivo do "politicamente correto!

Costumo dizer, sempre, e repetir: o " politicamente correto" é Humanamente incorreto.]

As pessoas não tem consciência de que o que é ruim para o próximo é ruim para elas mesmas, pois todos estão conectados.

Porém, no universo, nos planetas mais desenvolvidos e com os espíritos mais elevados não funciona assim.

Por mais que um planeta esteja bem, a civilização deste planeta sabe que o que é ruim para os outros planetas é ruim para eles também, então muitos são enviados para estes planetas mais atrasados, como a Terra, para ajudar a dar uma força na evolução e fazer tudo se harmonizar em escala universal. Muitos espíritos terrestres mais evoluídos fazem o mesmo trabalho.

A maioria avassaladora dos espíritos terrestres são atrasados, ignorantes e bestiais e precisam de ajuda para evoluir, por isso espíritos mais elevados encarnam para ajudar estes espíritos a despertar.

O aprendizado espiritual vem pela vivência e experimentação e a vivência pode ser uma simples vida em comum.
Um espírito superior encarna em uma família de ignorantes e através de pequenos gestos, palavras esparsas, frases sem intenção, ações e omissões no momento certo, acaba ajudando na evolução das consciências deste grupo. 

Sua conduta vai sendo observada dia-a-dia e o subconsciente dos espíritos inferiores começa a despertar através da convivência com este espírito superior. 

Os espíritos elevados que encarnam na Terra são em minoria, o mundo de hoje é uma prova disto.

É preciso então que se otimize a encarnação destes espíritos. 

Em cada célula familiar, comunidade, rua e em cada canto do planeta haverá um espírito superior para ajudar os espíritos baixos próximos. do modo que for, objetivo ou subjetivo. 

Os espíritos superiores são como núcleos de átomos circundados por espíritos inferiores, como os elétrons em volta do núcleo atômico.
É exatamente por esta otimização da encarnação de espíritos que não existe isto de uma casa e uma família só ter espíritos iluminados. Não existe isto de um povo só ter conscientes e os outros serem todos ignorantes. 

Observando as encarnações em famílias é possível perceber que entre irmãos uns nascem para ajudar os outros, uns se mostram mais elevados e outros mais baixos, uns nascem com mais karma e outros nascem para ajudá-los nesta passagem; mas dizer que todos da família são avatares é ignorância demais.

O interesse pelas coisas espirituais desde tenra idade se mostrará como indicativo da elevação destes espíritos que vieram ajudar. 

O espírito superior já vivenciou uma realidade superior em uma dimensão superior, sentirá falta disso e quando encarnar na Terra irá voltar-se a estes estudos e à esta busca. Isto virá naturalmente, sem qualquer artificialidade ou empurrão da família.
A busca será interna e independente. A espiritualidade será buscada por regozijo e não para querer chocar, provar algo ou simplesmente ser do contra.

O espírito superior vai buscar a espiritualidade depois de jovem, quando começar a trabalhar e ter que pagar o que come; não apenas quando não tem ocupação e resolve ser “contra o sistema” por não ter o que fazer. A espiritualidade jamais será um hobby, mas o próprio respirar.

Como nas famílias não serão todos que serão iluminados haverá um que será o principal, que pode ser qualquer membro, que será o ponto de referência espiritual para todos.

Isto expressa-se na figura do líder espiritual, aquele espírito superior que pega como missão ajudar na evolução de uma determinada família.

Ele começa então a encarnar sucessivamente com esta família a fim de ajudar no progresso do grupo de almas presente neste nicho.
Alguns espíritos recalcados acabam por não aceitar esta ajuda e tentam sabotar o trabalho destes espíritos superiores, principalmente quando as condições de encarnação geram essas potencialidades, como quando o espírito recalcado é mais velho ou tem mais dinheiro e assim pode impor-se sobre a liderança espiritual da família. 

Isto se dá por pura avareza do espírito recalcado que não aceita que alguém senão ele seja líder.

Se todos de uma determinada família ou nação fossem Jesus, como se pensa hoje em dia, o mundo seria um paraíso e não isso que é, além do que, faltariam espíritos instrutores em outras unidades, já que existem muito mais espíritos baixos do que elevados neste planeta. 

A Providência Divina não é burra, como os humanos, para pensar em concentrar a encarnação dos espíritos elevados em um ponto só fazendo com que falte em outros lugares. 

O plano espiritual é que em todo lugar haja espíritos superiores para servirem de luz para todos os espíritos ignorantes do planeta, assim ninguém, em lugar algum, ficará desamparado e todos terão um pequeno foco de luz para guiar-lhes.

Se alguém acha que todos os membros de sua família e todos que gosta são mestres cósmicos, está apenas imergindo no vasto oceano de sua própria ilusão. [ Assim como, só por não dar "o braço a torcer", considerar todos os membros como imbecis ignorantes!]


Rudy Rafael
Contato: rudyrafael33@hotmail.com



____________________________________________

01/09/2017

ALMAS SEM FÉ






Em carta você pergunta,
Meu caro Amigo (a),
De que modo almas sem fé
Costumam viver aqui.

Diz você “almas sem fé”
E a sua definição
Faz com que a gente medite
Nos assuntos tais quais são.

A você posso afirmar
De quanto agora conheço:
Cada qual, depois da morte,
Procura o próprio endereço.

Quem se dedica a elevar-se
No campo do dia a dia
Vive no Além pela fé
No trabalho a que servia.

Mas quem anda mundo afora,
Sem ideal ou sem crença,
Na Terra ou fora da Terra,
Está naquilo que pensa.

Nesse caso, vale pouco
A morte por nova estrada,
A mente em desequilíbrio
Continua alucinada.


Cornélio Pires por Chico Xavier
‘Baú de Casos” IDEAL 1ª Ed. 1977

______________________________________