.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

31/10/2016

ORAÇÃO A SÃO JORGE






Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo, o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de Sua Santa e Divina Graça.

Virgem de Nazaré me cubra com o Seu Manto Sagrado e Divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições.

E Deus com Sua Divina Misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós.

Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Amém!


.

AUTO-AMOR, A MAGIA MAIS PODEROSA DO PLANETA






Conta uma lenda que o senhor da luz queria ensinar a maior magia da Terra para seus aprendizes. Chegado o dia da lição, o mestre reuniu os discípulos em um campo verdejante cheio de lagos e disse:

- Cada um destes lagos tem o nome de um de vocês. Cada um vai procurar seu lago e mergulhar. No fundo de todos eles, encontram-se os diamantes encantados da libertação espiritual. Quem alcançá-los terá proteção e alegria.

E os aprendizes olharam para os lagos e viram muitos bichos perigosos na água. Atordoados, perguntaram ao senhor da luz:

- Mas como vamos nos proteger desses perigos?

- Foram vocês que criaram esses inimigos. São criações que vocês terão que adotar e aprender a lidar com todas elas.

- Estamos com medo.

- Nossas criações milenares são mesmo de atemorizar! Responderemos por todas elas.

- Mesmo sendo nossas as criações, elas podem nos ferir. Como nos proteger para buscarmos os diamantes nas profundezes? - indagaram os aprendizes temerosos.

- Esta é a grande magia que quero lhes ensinar. Se tiverem medo e se tratarem como vítimas, serão envenenados pelas víboras da paralisia e da perturbação.

- Se tiverem culpa e se sentirem infelizes, serão picados pela violência dos répteis da crueldade.

- Se tiverem tristeza, serão contaminados pela peçonha dos vermes do desânimo.

- Somente se usarem o manto protetor do autoamor, conseguirão sobreviver.

- Com esse manto, serão tratados em seus lagos em conformidade com o tratamento que dão a vocês mesmos. Envolvam-se no manto do autoamor.

- Mas mestre, quem vai nos dar esse manto?

- Se vocês foram capazes de criar tão nocivos inimigos em seus lagos de experiência espiritual, também serão capazes de tecer o manto acolhedor do amor que lhes garantirá rumo e orientação no mergulho em busca de seus tesouros encantados.

-------


A vida vai tratar você como você se tratar.

Seja bom para você que a vida vai te trazer boas coisas, boas pessoas, bons momentos.

A magia mais protetora e forte que pode existir chama-se autoamor: aprender a cuidar e proteger a si mesmo, a zelar por si com sabedoria.

Ninguém, nem Deus, pode fazer isso por você. Faz parte da lei do Criador que a única pessoa capaz de nos salvar das nossas próprias criações somos nós mesmos.

Tem muita gente que acha que amor é fazer tudo pelo outro e esquecer de si. Tem gente que acha que pode, inclusive, pular no lago dos outros para livrar seus amores das provas que são deles, quando não estão dando conta nem dos desafios de seus próprios lagos.

Quer proteção legítima?

Trate-se com amorosidade. Seja seu melhor amigo. Assuma, sem culpa, que você é a pessoa mais importante para você. Não transfira aos outros a responsabilidade de te fazer feliz.

Ame sem esperar reconhecimento, mas pelo simples ato de ser bom amar.

Mergulhe em busca dos diamantes encantados do autoamor e preserve-os no coração para sempre.


Do livro: Fala, Preto Velho 
(Wanderley Oliveira /Pai João de Angola)

.

Poema de Ifá: A luta entre Ifá e o Ajé






"– Então Òrúnmilá colocou o àsé de Èsú em sua boca."


O ser humano sempre questionou o motivo de sua estadia sobre a Terra e, principalmente, o mistério que envolve o seu futuro.

A insegurança em relação ao porvir fez com que o homem tentasse, de diferentes maneiras, prever o que lhe estava reservado, precavendo-se desta forma, da má sorte, ao mesmo tempo em que assegura a efetivação de acontecimentos tidos como benéficos.

Muitos são os processos utilizados nestas finalidade e, no decorrer dos séculos, diversos sistemas oraculares fora desenvolvidos e consultados com maior ou menor possibilidade de erros e acertos.

Dentre os sistemas oraculares utilizados pelas pessoas na ânsia de descobrir o futuro ou contatar as deidades com a finalidade de desvendar o motivo de suas provocações, destacamos alguns como a Cartomancia, a Quiromancia, a Geomancia e a Astrologia, que por sua popularidade e contabilidade, continuam a ser muito solicitadas nos dias atuais.

Quase todos os oráculos, independentemente de sua origem cultural, tendem ao aspecto religioso, sugerindo sempre uma prática ritualista de caráter muito mais místico que científico.

No Brasil, o sistema divinatório mais amplamente divulgado, aceito e praticado, é o popularmente denominado "Jogo de Búzios" que tem sua origens nas religiões africanas, mas especificamente no culto de Òrúnmìlá, o Deus da Sabedoria e da Adivinhação.

O presente trabalho apresenta-se como uma proposta essencialmente didática que por isto mesmo, não assegura à pessoas não iniciadas o direito de ter acesso ao oráculo.

Pois como será explicado mais adiante, o Jogo de Búzios, como quase todos os demais processos adivinhatórios, tem como pré-requisito a iniciação por parte do adivinho, assim como a consagração dos objetos concernentes à prática oracular.

Segundo alguns Babalawo, somente eles podem através do Jogo dos Ikins, determinar o ODÚ de qualquer pessoa. Isto é contestado em várias literaturas sobre o assunto, com muita veemência.

O que podemos afirmar, é que qualquer pessoa habilitada a consultar o Oráculo, pode através dos búzios, "sacar" o ODÚ pessoal de quem quer que seja, sem que para isto o interessado tenha que ser submetido a qualquer tipo de iniciação e que este tipo de procedimento é indispensável para todos os iniciados e iniciandos.

O princípio do ÀSÉ está presente em todos os elementos naturais animados e inanimados e é oferecido ao homem através do seu ÒRÍ pelo ÈSÚ. Èsú é também o portador dos sacrifícios e oferendas, OJISÉ-EBÓ – carregador de ebó.

O ebó é o ato pelo qual o homem devolve a natureza parte daquilo que recebeu e pleiteia novas benesses. O ebó renova o Àsé pessoal, presente nos assentamentos do ofertante, ou seja, nos objetos rituais nos quais se fixaram os seus compromissos com seu ÒRÍSÀ (dono do ÒRÍ).

Esú conduz o ebó ao destinatário, o ÒRÍSÁ, que, interdependente do Òri do próprio homem, recebe a oferta, reforça e acrescenta o ÀSÉ, que outra vez é trazido pelo Èsú para permitir ao ofertante a mudança da realidade e do destino desejado.

Dar-receber, e, síntese de acrescentar é a ação de ÈSÚ OJISÉ-EBÓ, integrando dialeticamente o homem ao mundo exterior. É o ato que reintegra o indivíduo na harmonia cósmica pela absorção e restituição de energia, princípio mesmo da existência humana.

A posse do ÒRÍ pelo ÒRÍSÁ não se confunde com a despersonalização total e posse mediúnica dos terreiros espíritas de "macumba".

Os "encantados" (Iyawô e Eleguns = mulheres e homens iniciados na roda de encantados), não se despem da sua personalidade, mas acrescentam ao seu ÒRÍ, as forças vitais da natureza e de sua comunidade sintetizadas em seu Òrísá. Não se tornam uma entidade alienígena, superior, divina ou santa.

O Òrísá manifestado não precisa falar, comer ou beber para se expressar. A sua dança característica o identifica e expressa a energia de sua presença.

Na concepção Yoruba, o humano possui 3 elementos associados que lhe permitem atuar como ser vivo:
ARA / EGBÉ – corpo material;
EMI – a respiração (energia vital que anima o EGBÉ) e
ÒRÍ – a mente ou a cabeça (o mais importante, dotado originariamente de uma herança ancestral).

Nenhum desses elementos, entretanto, quando dissociados, possui personalidade própria, e tanto o EMI como o ÒRÍ não correspondem à idéia cristã ou espiritualista de alma".

O EMI, separado do EGBÉ permanece como energia pura, podendo animar qualquer outro ser.

O ÒRÍ, como vimos, porta a esperança ancestral sintetizada e implícita nos 4 elementos:

OMI (água),
IBI ou ARÔ ou ILÊ (terra),
INÁ ou GBINÁ (fogo) e
AFEFÉ (ar).

Estes elementos que permitem a fixação do Orisá no Orí, de acordo com sua identificação ou tendência, como, por exemplo: 

Sangò – INA;
Omolú – ILE;
Osun – OMI e
Osalá – AFEFÉ.


Pela iniciação se dá a recriação do Ser na integração definitiva do EGBÉ e EMI com Orí, através da "feitura da cabeça".

É ainda o SEU, no BARA, que sintetiza dialeticamente as entidades ligadas ao funcionamento fisiológico do indivíduo:

ANUN (GEGE) / ENU (boca),
AGBENDÚ / INU (estômago),
EYA (sexo) e
WIWI / IFÓHUN / ORÓ (fala).

O Ser adquire sua personalidade definitiva com o BARA, com a síntese do EBGÉ com o EMI e o ÒRÍ.

Na sua morte, pelo ritual do ASESE, libera-se o ÒRÍSÁ (o dono da cabeça e o ÈSÚ individual), também no ÒRÍ se acumula o ÀSÉ.

O ÒRÚN não existe sem AIYE e ambos dependem do desenvolvimento do ÒRÍ.

A evolução do ÒRÍ é um trabalho constante de seu portador, o homem, desde a escolha do ÒRÍSÁ certo, pela leitura de seu ODU pessoal obtido pelo Babalawo ou Iyalòrìsá no jogo de búzios ou pelo ÒPÈLÉ IFÁ.

Desde seu conhecimento de seu ODÚ pessoal, o homem inicia seu BARA, passa a cumprir sua obrigações" com seu ORIXÁ e, assim, desenvolve e revitaliza o seu ÒRÍ. É este ÒRÍ que possibilita ao homem formar e a mudar o seu destino e transformar a própria natureza ao seu redor.

Para os Yorubas, o homem que, em sua constante evolução dialética, desenvolve em vida o ÒRÍ pela magia do ÀSÉ e recria na morte pela contradição implícita do ARAORUN (que surge do próprio òrí); o eterno princípio.

Dessa forma, identificam no amor humano o maior dos ÀSÉ, o grande princípio.

O conhecimento do ODU pessoal é, como ficou claro, de suma importância para que se encontre o perfeito equilíbrio na vida, seguindo as orientações contidas no ratado do seu ODU, o ser humano poderá prosseguir em sua vida com total segurança, evitando os percalços ocasionados pela quebra de tabus, que nos levam a situações inusitadas e indesejáveis de desconforto e infelicidade.

É muito raro encontrarmos pessoas que sejam de ODU MEJI e a possibilidade matemática de que isso possa ocorrer é muito remota.

Todos tem o direito de orientar suas vidas, buscar o equilíbrio e a segurança que o conhecimento das mensagens contidas nos seus ODU pessoais podem proporcionar e isto só é possível através da consulta ao Oráculo de Ifá, devendo serem desprezadas todas e quaisquer técnicas baseadas em cálculos matemáticos, feitos, quer seja a partir da data de nascimento da pessoa, quer seja pela numerologia de seu nome.

O Oráculo Divinatório de Ifá é praticado há muitos e muitos séculos, sendo originário do coração da África Negra, desde uma época em que as pessoas sequer conheciam o calendário, não sabiam as datas dos seus nascimentos, não liam, não escreviam e não dominavam a Aritmética.

De que forma, questionamos, poderiam saber qual a ODU pertenciam?

A Numerologia é uma ciência completa e eficiente, mas de origem absolutamente diversa do Oráculo de Ifá, ao qual é estranha.

Sabemos que os algarismos correspondem à potências e energias que atuam efetivamente sobre o destino do homem, mas isto nada tem a ver com o Ifá.

Se os cálculos matemáticos funcionassem dentro do nosso sistema oracular, a coisa seria simplificada de tal forma, que poderíamos jogar fora os búzios, opele, aiyo e os ikins e substituí-los por calculadoras ou computadores que, com o simples acionar de algumas teclas, nos dariam as respostas desejadas.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

[ ORI é a consciência humana.]




VI Poema de Ifá: Ajalá e a escolha de ÒRÍ


"KÓ SOOSA TÍÍ DANI GBÉ, LEYIN ENI ÒRÍ"

Nenhum Deus abençoa o homem, sem que sua cabeça o permita.
ESE ODÚ OGUNDA

(Tradução de um ESE de ORÍ)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Num jogo de Ifá, perguntaram a ÒRÚNMÌLÁ:

"- Quem seria capaz de nos levar ao Infinito? (infinito = caminho da vida da pessoa).

SANGO disse que quando chegasse a OYÓ e lhe dessem certas comidas, ele satisfeito voltaria à sua casa, abandonando a pessoa.

Perguntaram o mesmo a OYÁ, e ela respondeu, que quando chegasse a qualquer cidade e lhe dessem certas comidas, ela satisfeita voltaria para casa.

Resumo: enquanto dermos comida ao nosso Orixá, ele nos cobre e depois recolhe.

Perguntaram de novo a IFÁ e ele respondeu a Òsàlà e ele respondeu que quando chegasse à cidade de Ifé, comesse, aí então ele ficaria satisfeito e voltaria para casa.

Se nem Òsàlà é capaz de nos levar ao Infinito, então, quem é capaz?

Resposta: só Lebara.

Perguntaram a ÈSÙ: "- Se você caminhar, caminhar e chegar a Keto, e lhe derem 1 galo no dendê ?

Ele respondeu: – Comia e quando estivesse satisfeito voltaria para minha casa.

Voltaram e perguntaram de novo a Ifá:

"- Então, ninguém é capaz de nos levar ao Infinito? Quem será? Tal conhecimento, tal sabedoria, quem a tem?

IFÁ respondeu."- Somente o Orixá ÒRÍ é capaz de nos levar ao infinito, até o final de nossa vida."

Se uma pessoa morrer, despachamos tudo referente ao Orixá, mas, o que sempre ficou foi o ÒRÍ.

Conclusão: Mesmo se nosso òrìsà está bem, só ficará tudo bem se o nosso Òri estiver também.

Primeiro damos comida a Òri no borí, e depois ao orixá. Não há orixá raspado errado, desde que o òri aceitou.

Acima de nosso Orixá individual, está o nosso Òrì. Damos ao òrì cera (caroço de algodão), obi e água.

Existem apenas 6 bichos para Òrì: pombo, peixe, pato, franga, galinha d’angola e o igbin; apenas um bicho vai ao ori, os outros serão colocados apenas na tigela.

O ejé (sangue) de pombo branco, só se for muito importante, necessário, senão estaremos ofendendo Olodumare.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Lenda de Òrúnmìlá

Quando Òrúnmìlá se cansou de viver na terra e da incompreensão dos homens, resolveu ir para o Òrún, mas antes, deu a cada um de seus 8 filhos, 2 caroços de dendezeiro (IKIN), e disse a eles, que quando precisassem, bastava que jogassem os IKIN e teriam as respostas. Deixando claro que o mais importante, era que eles se unissem, assim como o grupo deverá se manter unido.

ÒRÍ – força que orienta sobre o que é bom ou ruim para cada pessoa, é individual.

O ÒRÍ tem que ser respeitado, se a pessoa não aceitar é porque o seu ÒRÍ não está aceitando. Deve-se verificar o que acontece no jogo.

Cada um recebe seu ÒRÍ de AJALÁ (é um Imolê), antes de vir para o AIYE, passa por um "estágio".

O ÒRÍ supera todos os orixás;

O ÒRÍ é um Imole, ligado só para o bem (da pessoa);

O ÒRÍ é a nossa censura;

O ÒRÍ não se trai, não se engana, é a nossa própria consciência (os valores mais puros). Isso vem explicar a índole de pessoas más, mesmo nascidas em famílias boas, independente da formação; pessoas sofridas que tem a capacidade de amar, odiar, etc…

ÌPÁKO – Òrí

IKOKO ÒRÍ – Poente

ÀPÁ OTUN ÒSU ÀPÁ OSI

(direita do aiye) Voduka (esquerda do aiye) centro cabeça

ojo òrí – Nascente

Os quatros pontos do Universo

- Ìyo – Òrún – nascente – Leste

- Ìwo – Òrýn – o poente

- Òtù Àiye – a direita do mundo – Norte – Ariwa

- Òsi Àiyè – a esquerda do mundo – Sul – Guzú
Correspondente ao Ser – humano

1 – Òrí – cabeça – o nascente – o nascente – o futuro "`orí inu"

{ Odu – destino – òrísà – genitor divino e material – origem – Esú individual Bara

2 – ESE – pé direito – ancestrais masculinos

{ pé esquerdo – ancestrais femininos

3 – lado direito – elementos masculinos

4 – lado esquerdo – elementos femininos

Durante o eborí, sendo os pais falecidos, usar 2 acaçás de cima para baixo na direção das juntas, não esquecendo de colocar as falas do Obi (parte de baixo).

Tudo que existe de adverso ao homem na natureza, os AJÉS, por exemplo, se personifica nos pássaros, ELEYE, que numa imprecisa tradução cultural do Ocidente, identifica com as "bruxas".

O AJÉ também é uma forma de AJOGUN (o inimigo); que é identificado por personalidade que traduzem realidade materiais como o IKU (a morte); o EGBA (enfermidade); o OFÓ (perda de bens); ARUN (loucura), etc…

Como se pode ver os conceitos Yorubá, partem do real, do material, para formar a sua idéia geral do mundo.

ÈSÚ, como dono do ÀSÉ (ONI ÀSÉ), força, magia, arma o ÒRÍ do poder de recusa a ordem, de estabelecer a desordem criativa, tese premissa da antítese necessária à nova síntese estruturante.


Jose Antonio de Almeida

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

[É da natureza humana só amar e respeitar aquilo que conhece. Tenho certeza de que. após a leitura dedeste artigo, cada um é capaz de olhar com um pouco mais de carinho e respeito pelo conhecimento que ele traz em si.


Gratidõ e interação na paz!]


.

Toques do Preto–Velho






Lá nos planos sutis, aonde vocês muitas vezes vão quando dormem, mas ao acordarem não se lembram, existe uma grande família espiritual a lhes esperar, velar e torcer por vocês. Quebrem a barreira vibracional com sentimentos e pensamentos elevados, levando seus corações até eles.

Mate a saudade espiritual que existe dentro do seu peito. Deixe a intuição fluir. Os guias espirituais não são mestres intocáveis que vocês devem reverenciar, mas sim, são amigos de jornadas. Conheça-os, converse com eles, trabalhem juntos, mas sorriam e brinquem juntos também. Eles estão te esperando.

Mediunidade é coisa importante e séria, mas não diviniza nem inferioriza ninguém. Vocês sabem disso. Tem gente que pensa que ser grande médium é praticar fenômenos para “incrédulo ver”. Outros pensam que é se vestir todo com uma fantasia, “virar os olhos” e “rebolar” bastante. Não!

Mediunidade é você trabalhar em parceria com os amigos do lado de cá para o bem de todos, apenas isso. Vocês complicam muito as coisas. Na verdade tudo é muito simples. Pense na manifestação das criancinhas durante um processo mediúnico. Existe algo mais simples e belo do que isso?

Parem de julgar a manifestação mediúnica ou a experiência do outro. Você pode até não concordar, mas caso para ele faça sentido, deixe. É dele! Isso lembra muito a postura daquele que não consegue fazer melhor e por isso mesmo vive a criticar e apontar o defeito dos outros.

As experiências espirituais muitas vezes são de foro íntimo, cada um busca a sua. E cada um fique feliz com a sua! Aprendam também que a dedicação e o estudo ajudam muito.

Mas o que realmente conta é o seu dia-a-dia, como pessoa comum, passando pelo crivo do grande mestre que é a vida. Não adianta nada estudar muito e praticar pouco, principalmente em relação a humildade, tolerância e amor.

Fazer caridade é muito bom. Se além disso buscam esclarecer as pessoas, melhor ainda. Tem gente que acha que doando uma cesta básica de Natal ao desencarnar será “salvo”.

Outros ainda se acham muito especiais e caridosos, verdadeiros missionários. Não caiam nessa bobagem. Saibam que, em verdade, ao auxiliar os outros vocês ajudam a si próprios. E quando fizer a caridade, também não apenas dê o peixe, ensine as pessoas a pescarem.

“Caridade de consolação” ergue a pessoa, mas depois que ela já está de pé, está na hora de ensiná-la a andar, com a “caridade de esclarecimento”. Pensem nisso!

Caridade, faça sempre que surgir a oportunidade de auxiliar o irmão. Esclarecimento leve a todos os lugares, fazendo a sua aura brilhar e contagiando as pessoas com alegria e vontade de viver.

Trabalho em grupo é coisa séria, deve haver amizade, alegria, mas não é reunião social. Os guias escutam os seus pensamentos e não estão nada interessados em suas preferências físicas, nem em suas “paqueras” dentro do grupo, nem dão importância a isso.

Tão pouco são cúmplices das fofocas, guerras de vaidade e ciúmes que existem dentro do mesmo. Um trabalho espiritual em grupo é uma benção e oportunidade única de evolução, tanto de encarnados como desencarnados.

Aproveitem bem! Existe um montão de mestres esperando por vocês desse lado, mas muitas vezes eles não conseguem lhes amparar, afinal vocês não param de pensar no “vizinho”, ou como a vida é difícil e injusta com vocês…

Os Orixás, os Mestres, os Anjos, os Devas, todos Eles amam a humanidade. Caso queiram fazer um ritual a algum Deles, tudo bem. Mas lembrem-se sempre: Vela acesa só tem valor se o coração estiver aceso antes. Caso contrário, não!

A energia de uma erva é poderosa e realmente cura, mas antes, suas próprias energias e o respeito com a vida vegetal devem ser grandes, caso contrário, é desperdício de tempo.

Qualquer ritual de magia para o bem é lindo e bem quisto pela espiritualidade, mas não se perca no meio de muitos rituais e elementos e esqueça o essencial. O grande mestre da magia é o coração, e a grande força motriz é a sua mente. Lembrem - se disso.

Não sejam espiritualistas pela metade. Durante o dia vocês ficam pensando em espiritualidade, mas ao dormir, que é a grande hora onde o espírito se liberta do corpo físico, vocês não pensam em nada, ficam com preguiça e logo suas mentes são invadidas por um monte de coisas, adormecendo na mais perfeita desordem.

No mínimo orem ao deitar-se. Agradeçam o dia, coloquem-se à disposição do aprendizado, aproveitem as horas de sono. Elas são chaves de acesso ao crescimento espiritual. Meditem nisso.

Eu sou um preto-velho. Pouco importa minha forma ou meu nome. O que importa é que eu sou luz, como vocês e todos nós, filhos da Grande Luz. O sol brilha em meu coração, no seu e em toda humanidade.

Você ainda tem preconceito em relação a raças? A culturas diferentes? Religião? E julgam-se espiritualistas? Ora amigo, deixe disso! Lembre–se: todos viemos da mesma fôrma. Eu tenho apenas uma palavra para descrever o preconceito: ignorância!

Ignorância também são as paredes e preconceitos religiosos. Todos os mestres da humanidade pregaram o desprendimento, mas o que os seus seguidores mais fazem é ter o sentimento de posse em relação a Eles. E lá se vão guerras, ofensas e desarmonia entre uma religião e outra. E lá se vão discussões infindáveis entre doutrinas diferentes.

Todos os caminhos levam a Deus, mas muitos acham que seu caminho é melhor do que dos outros, não é mesmo? Façam um favor à humanidade, meus filhos: vão voando nas asas do universalismo ecumênico! E parem com essas bobagens…

Do lado de cá nós adoramos música. Ela rejuvenesce a alma, acorda o coração e desperta a intuição. Aproveitem as músicas de qualidade. Elas são ótimas e verdadeiro brilho e alimento para vossos espíritos.

Também escutem a música que os espíritos superiores cantam secretamente dentro do coração de cada um. É a música da Criação, ela está em todos, mas só pode ser escutada quando a mente silencia e o coração brilha. Pensem nisso!

Pensem também na natureza. Coloquem uma música suave. Direcionem-se mentalmente a um desses sítios sagrados, verdadeiros altares vivos do amor de Deus.

Pensem na força curativa das matas, na força amorosa e pacificadora das cachoeiras, da limpeza energética que o mar traz ao espírito. Meditem neles. Isso traz sintonia, reciclagem energética e boa disposição. Façam isso por vocês e fiquem bem!

Por fim, dediquem-se mais ao autoconhecimento. Ele é muito importante. E um dia, mesmo que isso demore milênios, vocês se conhecerão tanto que realmente descobrirão sua natureza divina.

Nesse dia, as cortinas da ilusão se abrirão e você verá o universo a sua frente. Não existirá mais Orun (céu) nem Ayê (mundo material). Nem eu nem você. Apenas Ele… Pai e Mãe dentro de nós mesmos!

Um Grande abraço

Autores: Pai Antônio de Aruanda (espírito)
Fernando Sepe (médium)



.

Diga-me como você se exibe e eu lhe direi qual é o seu vazio!






Quais são as formas que expressamos nossos vazios? Existe um motivo para o exibicionismo físico? Ou para a exibição daquilo que se tem em bens materiais? A exibição exagerada de dotes intelectuais? De sociabilidade? De excesso de simpatia? Ou ainda de “sex appeal”?

Tudo na vida segue em busca de equilíbrio. E assim, para se analisar uma pessoa ou situação, basta perceber se há equilíbrio em todas as partes que compõe este alguém ou momento.

O simples fato de uma pessoa precisar se exibir já demonstra falta de equilíbrio. Quando alguém está inteiro e balanceado, não possui necessidade de aparecer. O mesmo acontece como consequência e de forma natural, na intensidade que tem de ser.

Chegamos todos nesta vida sem manual de instrução sobre como seguir em frente. Passamos esta trajetória em busca de nós mesmos e de respostas que permeiam nossa consciência do início ao fim. Entre um momento e outro, extravasamos nossas dúvidas e faltas de respostas de inúmeras formas. Muitas que doem e nos marcam profundamente.

É na infância que construímos os nossos valores, crenças e princípios. E toda falta de amor, compreensão e qualquer dificuldade que se tenha tido nesta fase, irá se manifestar mais tarde, quando jovens ou adultos. Muitas vezes passa-se a vida na busca pela compensação de um fato do passado, sem sucesso ou sem qualquer consciência disso.

A busca desenfreada pelo amor de alguém, por exemplo, que acaba refletindo em diversos relacionamentos, um atrás do outro, ou em vários ao mesmo tempo, deixa clara a falta de afeto na infância.

Uma mágoa em relação ao pai ou à mãe, ainda que inconsciente, faz com que o ser humano se sinta tão profundamente só, que o mesmo se perde na busca pela compensação de amor num parceiro ou parceira. Como nada, nem ninguém substitui este amor, a busca torna-se infinita e mal sucedida.

A exibição e ostentação de dinheiro mostra uma ausência de valores amorosos. Assim como a exibição e humilhação através da posse de dotes intelectuais, mostra a necessidade de subjugar o outro, compensando uma provável subjugação do passado. O excesso de sociabilidade, escancarando a necessidade de ser aceito, quando de forma inconsciente não há a aceitação por parte de si mesmo. E daí por diante.

Toda falta gera em nós um vazio, que em nós permanece de forma inconsciente, e na maioria das vezes por muito tempo. Anos a fio. É pelo despertar de consciência, pelo auto-conhecimento, o se olhar para dentro, que nos permite finalmente preencher esses “buracos” de forma adequada.

Não mudamos a história de nosso passado, mas somos capazes de mudar o que sentimos ao lembrar de nossas histórias. Transformamos nossas mágoas e dores em compreensão e aceitação. A partir daí, toda e qualquer necessidade de se sobressair desaparece.

Uma vez donos de nós mesmos, não importa o que o mundo pensa ou o que o mundo fala. Só importa a paz finalmente encontrada no melhor lugar possível: em si mesmo!


por Carolina Vila Nova



"Quem se equilibra, jamais será um desequilibrador, (...) [mas,] poderá ser desequilibrado, se não tomar cuidado com os seus passos, pensamentos e sentimentos íntimos." 


Pai Rubens Saraceni, em seus ensinamentos de Umbanda Sagrada

.

30/10/2016

NÃO USE VERDE NO MAR!






Enquanto me preparava para partir à Indonésia, me alertaram sobre uma certa Nyai Loro Kidul, ou melhor, a Rainha dos Mares do Sul de Java. Entidade divina que regia as ondas do Oceano Índico e sul da Indonésia - justamente o meu destino.

O alerta foi para que eu não usasse a cor verde no mar.

Como assim? Nunca tinha ouvido falar isso… Teria que tirar da mala minha lycra verde FPS 30, meus acessórios e biquínis verdes?

Calma, antes de tudo busquei conhecer mais sobre as crenças do país, entender suas lendas e histórias, para enfim respeitar o que é tradicional para aquele povo. T

oda cultura tem seus mitos. Já que eu iria adentrar as águas de Bali e Java, nada mais justo do que entender a mitologia e misticismo que rodeiam os mares indonésios.

Nyai Loro Kidul era conhecida pela sua beleza e por ser filha de um poderoso Rei do Oeste de Java. A invejosa amante do Rei a enfeitiçou com uma grave doença que degradasse sua pele, até se tornar uma das mulheres mais feias do mundo.

Logo, a jovem Nyai parte do reino desolada, vaga sozinha sem destino pela floresta até chegar ao mar. Meia noite, ela se joga em uma grande onda. Desde então, nunca mais foi vista, desapareceu nas águas para se tornar uma divindade.

O mar devolveu sua beleza e a coroou rainha. Dizem que ela está no controle das ondas, pois sua morada é o coração do oceano em uma região de abundância de ondulações e com muitos casos de Tsunamis.

Mas o que essa história tem a ver com a cor verde? Segundo a tradição, verde é uma cor sagrada por ser a predileta da Rainha Nyai. Atraída pela cor, ela pode querer para si a pessoa que veste verde, provocando azar, causando um possível acidente ou confusão mental naquele que se aventura no mar com a cor.

Muitos surfistas evitam vestir verde na água, e os pescadores não ousam pisar no mar com roupas da cor. Superstição ou não, muitos viajantes não querem “pagar pra ver”.

Sim, existem histórias de pessoas que desafiaram a lenda e terminaram mal. Uma delas foi publicada do “The Jakarta Post”, em setembro de 2005: O homem vestiu verde no mar em uma praia no Oeste de Java, e hoje não consegue mais olhar para trás, pois tudo o que vê são monstros.

Antes de entrar no mar, muitos pedem a permissão de Nyai Loro Kidul. Quando tratada com respeito, oferendas e rituais, ela pode contribuir com bons favores. Aos pescadores: bons peixes, aos surfistas: boas ondas.

Até hoje, pescadores de Java e Bali fazem uma cerimônia todo ano em sua homenagem. Acreditam que assim também ajudam a prevenir desastres.

No fim, não levei minha Lycra verde. E meu marido tirou do quiver da viagem a sua prancha verde 6’8” round pin. Quem já esteve em Bali e arredores sabe como o lugar emana uma forte energia que exige, além de preparo físico, um olho no mar e outro em sua história.

Por Bartira Bejarano





- ODOYÁ, IEMANJÁ!

.

29/10/2016

- SALVE TODOS OS ORIXÁS!






"A Terra não é somente o campo que podemos ferir ou menosprezar, a nosso bel-prazer.

É organização viva, possuidora de certas leis que nos escravizarão ou libertarão, segundo nossas obras.

É claro que a alma esmagada de culpas não poderá subir à tona do lago maravilhoso da Vida.

Resumindo, devo lembrar que as aves livres ascendem às alturas; as que se embaraçam no cipoal sentem-se tolhidas no voo, e as que se prendem a peso considerável são meras escravas do desconhecido".


(André Luiz)

______________________________





HINO AOS ORIXAS DA UMBANDA
https://www.youtube.com/watch?v=E6QCxkfp3nc


- SALVE TODOS OS ORIXÁS!


.

HINO DA UMBANDA






Refletiu a luz divina
Com todo seu esplendor
é do reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para todos iluminar
A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
e a grandeza nos conduz
Avante filhos de fé,
Como a nossa lei não há,
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá !
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá !


Hino da Umbanda - Legendado
https://www.youtube.com/watch?v=FicX8k6Y5u4


- EPA BABÁ OXALÁ!


.

[O QUE VOCÊ FAZ RECAI SOBRE VOCÊ]






O mal que você faz, recai sobre você

Certa mulher assava chapatis para seus familiares e fazia sempre um a mais para algum passante faminto. Costumava deixar e esse chapati extra no peitoril da janela para quem quer que desejasse leva-lo. [ chapati é um pão indiano.]
Todos os dias passava um corcunda e levava o chapati. Ao invés de agradecer, ia-se embora resmungando estas palavras:

“O mal que você faz, recai sobre você.
O bem que você planta, você colhe!”

E isso se repetia um dia atrás do outro. A cada dia o corcunda passava, pegava o chapati e lá se ia, repetindo:

“O mal que você faz, recai sobre você.
O bem que você planta, você colhe!”

A mulher foi ficando irritada: “Sequer uma palavra de agradecimento!”, dizia-se a si mesma. “Todos os dias esse corcunda repete a mesma cantilena! Que está querendo dizer com isso?”

Certo dia, exasperada, decidiu tirá-lo de seu caminho . “Vou me livrar desse corcunda!” E que é que fez ela? Botou veneno no chapati que preparava para ele !

Porém, quando estava para coloca-lo no peitoril da janela, percebeu que suas mãos tremiam: “Que é que eu ia fazer?!”, disse. E imediatamente atirou o chapati ao fogo, preparou um outro e o colocou no peitoril da janela. Como de costume, aproximou-se o corcunda, pegou o chapati e resmungou:

“O mal que você faz, recai sobre você.
O bem que você planta, você colhe!”

O corcunda foi adiante em seu caminho, alegremente sem se quer imaginar a batalha que se desencadeava na cabeça daquela mulher.

Todos os dias, após ter colocado o chapati sobre o peitoril da janela, ela fazia uma oração por seu filho que havia partido para um lugar distante em busca de fortuna. “Meses a fio não recebia notícias dele. E quanto já havia orado para que voltasse são e salvo...

Foi nessa tarde que ouviu baterem à porta. Assim que abriu, foi surpreendida pela presença de seu filho, ali, em pé diante da porta. Estava muito magro. Suas roupas, esfarrapadas. Estava faminto e enfraquecido.

Logo que viu sua mãe, foi dizendo: - Mãe, é por um milagre que eu estou aqui. Quando me encontrava já a pouco mais de um quilometro daqui, estava tão faminto que perdi os sentidos.

Eu teria morrido se não fosse um velho corcunda que por ali passava. Implorei dele qualquer sobra de comida e ele foi tão bom que me deu um chapati inteiro, dizendo: “Isso é o que eu como todos os dias. Pode comê-lo porque hoje você precisa mais do que eu!”

Assim a mãe ouviu essas palavras, empalideceu. Apoiou-se ao umbral da porta para não cair . Veio-lhe à memoria o chapati jogado ao fogo, seu próprio filho o teria comido e perdido a vida. Foi aí que percebeu todo o significado das palavras do corcunda:

“O mal que você faz, recai sobre você.
O bem que você planta, você colhe!”

-----------------

Reflexão


Está “estória” teria toda e qualquer condição de se tornar uma “história”, acredito que ela já existiu ou vai existir com dois fins diferentes.

Gostaria de dizer que, às vezes, na nossa vida, deixamos várias coisas acontecerem simplesmente por um sentimento ruim, seja ele, raiva, tristeza, ódio, amargura etc..

Devemos refletir sobre aquele verdadeiro fato: ninguém faz as coisas por maldade, a maldade é uma manifestação da inconsciência, ou seja pela ignorância.

Se pesarmos várias coisas que fazemos, vários atos que cometemos, não é nada mais do que a nossa ignorância resplandecendo. Neste conto podemos observar o quando a “mãe” foi sabia e por um segundo sua sabedoria combateu sua ignorância e pensou sobre sua atitude, agora imaginemos, simplesmente por um sentimento tolo como raiva.

Claro que é impossível controlar tudo, saber tudo, mas, se quisermos, podemos conhecer uma gota deste grande oceano.

Perfeição será impossível de alcançar, mas a cada ato nobre que fizermos será uma semente que plantaremos, e a cada ato de ignorância que também fizermos, será uma semente que plantaremos, no final colheremos aquilo o que plantamos.

Como diz na estória:

“O mal que você faz, recai sobre você.
O bem que você planta, você colhe!”

Quero [ lembrar] o quanto o conhecimento de si mesmo e do mundo é importante na nossa vida, como seres [ conhecer a nós mesmos requer, antes de tudo, humildade para reconhecer a nossa própria ignorância, assim como relevar e perdoar a dos demais], até pelo o fato de que temos tantas coisas neste universo temos tudo o que precisamos para uma vida saudável e feliz, mas para isso precisamos (,,,) [ fazermos escolhas sábias] como se fosse a ultima coisas que faria se tivesse um minuto de vida.

“O conhecimento é irresistível.”

Sei que em certos momentos existem pessoas que nos magoam, pessoas que nos fazem coisas ruins, mas devemos entender o quanto [ainda] é grande sua ignorância, e aprendermos o quanto [seremos] virtuosos [se] entende-la.

As atitudes ruins de pessoas contra você apenas fará mau para elas mesmas, mesmo que isto demore, ou não, as vezes as pessoas nos magoam, nos entristecem, nos chateiam, mas isto pode ser porque elas precisam de ajuda, muito mais do que nos próprios, talvez a ignorância de si mesmo seja tão grandiosa que não sobra lugar para a virtude.

[ E talvez, ela seja apenas o instrumento para uma lição que, neste momento, precisamos aprender.]

Vamos tentar olhar com carinho e amor para estas pessoas, quem sabe o nosso dia não se torne mais 9...) [suave], e nossa vida, eternamente, feliz, pois os dias quando acabados apenas se somam para construir a nossa “história”, será que não vale apena escrever um bom livro [pessoal]? Pense nisso...!


Obrigado Diego Elias



.

O que é, o que é?






Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus, eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita

E a vida?
E a vida, o que é? Diga lá meu irmão
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão? ê ô

Mas, e a vida?
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é, o que é, meu irmão?
Há quem fale que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota no tempo
Que não dá um segundo

Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do Criador numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que o melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder ou quiser
Sempre desejada, por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte
E a pergunta roda, e a cabeça agita
Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita


Gonzaguinha

-------

O que é? O que é? - Gonzaguinha
https://www.youtube.com/watch?v=Wpt43Ki1vqA

.

OLHAR O MAR







A beleza nos cala!

Hoje, olhei para o mar e ele me calou. Respirei fundo. Não quis saber de palavras, de poemas, de frases feitas, apenas quis olhar para ele.

Silenciosamente, deixei que ele me tocasse e me fizesse sentir a grandiosidade daquele momento único. Não queria ser despertada por ninguém naquele instante.

Demorei ali um tempo, perdi o tempo me encontrando e contemplando. O mar estava lindo, tão azul quanto o céu. Os dois pareciam um só, numa magnífica sintonia da beleza.

Depois de um tempo, tirei as sandálias para sentir a areia sob os pés e toquei a água, tão poderosa, naquele vai e vem das ondas e, ao mesmo tempo, tão suave e acessível.

Ele não tinha pressa. Estava ali para muitos, milhares e milhares. Sem distinção, sem preconceito, sem diferenças, simplesmente para todos. E, naquele belíssimo cenário, o sol lhe fazia companhia. Brilhava forte e majestoso sobre as águas imensas. Juntos, davam o mais belo espetáculo visto! Nenhuma criatura humana poderia idealizar beleza assim!

Inegavelmente fomos criados para a beleza porque Deus é a beleza suprema. Ela nos atrai. Nós a desejamos sempre por perto. É uma força que nos faz calar porque nos transporta para a experiência da contemplação silenciosa. As perguntas não têm importância alguma, neste momento, porque o que importa é deixar-se vencer por ela. Extasiar-se e humildemente calar.

A beleza está em todas as partes e lugares.

Basta olhar para as flores de um jardim ou para a beleza das macieiras em flor ou com os frutos. Olhar para o horizonte do alto de uma montanha e sentir a vontade de ter asas para voar ou viajar horas na companhia dos mais variados tons de verde à beira da estrada.

Olhar para o céu numa noite estrelada ou encantar-se com a noite em dia de lua cheia. Olhar para o sorriso de uma criança ou para os olhos de uma mãe com o filho nos braços.

Parece que nossos olhos não dão conta de tanta beleza e, por mais que queiramos encontrar uma palavra para descrever o que sentimos, só conseguimos balbuciar palavras vazias.

Diante da beleza, não temos outra opção a não ser abandonar as palavras. Contemplemos apenas o mistério insondável do Deus Criador e digamos:

"Meu Deus, que é o homem para dele vos lembrardes com tanto amor? " (Sl 8).



Ir. Deuceli Kwiatkowski





- ODOYÁ, IEMANJÁ!


.

APRENDENDO A VER DEUS






A primeira lei da expansão é “Ordem”.


A primeira lei da expansão é “Ordem”.
Para que uma coisa cresça,
Ela precisa de um sistema

Observe uma flor, corte uma laranja,
Confira a simetria de uma árvore
Ou de uma colméia.

Você verá que há disciplina.
A natureza conserva o que é essencial
E se livra do que é unútil.
Isso se chama organização


(Andrew Matthews)


Livro: Felicidade em Poucas Palavras
Editora: Sextante





- Ordem é nosso Pai Ogum
- Expansão é nosso Pai Oxóssi
- Sistema é nosso Pai Oxalá
- Simetria é nosso Pai Oxumaré
- Disciplina é nosso Pai Oxóssi
- Organização é nosso Pai Ogum
- Conservação e livramento são nossos Guardiões.



-Salve a nossa amada Umbanda!


.

CACHOEIRAS DA MÃE DIVINA






Por milhares de anos, estive em barulho profundo na minha alma.

Passei pela natureza e não aprendi quase nada Até que um dia, sem forças para a rebeldia, sentei-me naquela pedra e observei, Com carinho e humildade, o correr das águas das cachoeiras.

Em minha mente estavam todos os meus erros. E os de meus irmãos, também.

"Quando se tira o ego, o que sobra?"

Foi essa a pergunta que fiz a mim mesmo.

Tantas encarnações perdidas mesmo... E aquelas chegadas no Astral, Com a cara no chão...

Quantas burradas, quantas ciladas do ego... Quanta culpa ainda no coração...

E os olhares de reprovação dos encarnados!

Mas a Mãe Divina nunca me culpou, nunca me olhou feio, nunca deixou de me amar.

Seu amor sempre foi igual às águas das cachoeiras.

Suave, ritmado, pausado.

Mãe Divina, Senhora de todas as cachoeiras.

Cuide de todos nós... Sempre!


Por Washington da Silva




- ORA=IÊ- YÊ- Ô, MAMÃE OXUM!

.

28/10/2016

O ERRO DO OUTRO






Não se importe com a hipocrisia, os fingimentos, as farsas, a arrogância e os erros de outras pessoas.

Sempre vejo algumas pessoas reclamando dos erros de outros em grupos espirituais, centros, templos, em suas famílias, na escola na empresa, etc..

Reclamam que as pessoas falam uma coisa e fazem outra; que as pessoas são dissimuladas e não dizem o que pensam; que nos sorriem de manhã e puxam nosso tapete a tarde; que falam mal dos outros pelas costas; que criam intrigas e confusões por coisas pequenas.

Mas ninguém deve ficar se preocupando com o que o outro faz ou deixa de fazer de errado. Em nossa passagem pela Terra, a única coisa que realmente importa é o que nós mesmos fazemos.

Que pode nos importar o que o outro faz de bom ou mau?

Se uma pessoa faz o mal, ela sofrerá as consequências do mal que esteja praticando. Isso fará parte do patrimônio espiritual dessa pessoa, será a sua colheita mais cedo ou mais tarde.

Por isso, ninguém deve ficar nervoso, revoltado, incomodado ou querendo “dizer umas verdades” ao outro. Se fizermos isso, o erro passa a ser nosso também e não apenas do outro.

Faculte a cada pessoa o direito que ela tem de errar e aprender sozinha com seus erros. Como diz Chico Xavier “Aos outros dou o direito de ser como são; a mim dou o dever de ser cada dia melhor”.

Quando tentamos apontar os erros de alguém e o outro não quer ouvir, ele poderá se voltar contra nós, além da possibilidade de se criar conflitos e confusões desnecessárias.

Vamos permitir que o outro seja o que ele quer ser; que ele possa seguir o caminho que escolheu; que ele possa viver as experiências que determinou para si, mesmo que isso seja errado, seja hipocrisia e mesmo que isso nos afete de alguma forma.

O choque de retorno ocorrerá na hora certa e fará essa pessoa aprender com os erros do passado.

Portanto, deixe o outro errar o quanto quiser e não se irrite com as faltas alheias. O que tem valor nessa vida é o que fazemos diante da humanidade e diante de Deus.

Deus conhece nossa vida, nossos atos e conhece profundamente nosso irmão em erro. Se o outro quer insistir em suas incorreções e enganos, quem somos nós para corrigi-lo?

Isso é um problema dele, é a escolha que sua alma fez e que o conduzirá a um caminho tortuoso, que ele viverá ou talvez já viva essa tortura em sua consciência. Além disso, sempre há a possibilidade de olharmos mais para os erros dos outros a fim de não enxergar os nossos próprios erros.

Dessa forma, não permita que as faltas do outro afetem seu trabalho na grande jornada humana. Como diz Madre Tereza de Calcutá “No fim das contas, tudo é entre você e Deus e não entre você e os outros”.

Cumpra as tarefas que lhe cabem sem olhar para o lado, pois no final das contas, o que interessa é o que nós plantamos… E nada nos acrescenta ficar observando a colheita de nosso irmão.


(Hugo Lapa)


.

Razões para Amar os Inimigos






"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos"... - Jesus em (Mateus, 5:44)

- Os inimigos, queiramos ou não, são filhos de Deus como nós e, consequentemente, nossos irmãos, para quem Deus providenciará recursos e caminhos dentro da mesma bondade com que age em nosso favor.

- Temos muito a dever aos amigos pelos estímulos com que nos asseguram êxito na vida, mas não podemos esquecer que devemos bastante aos nossos inimigos pelas oportunidades que nos proporcionam no sentido de retificarmos os próprios erros.

- O adversário é mais propriamente aquele que sulca a nossa alma à feição do lavrador, que cava na terra, a fim de que produzamos na seara do bem.

- O amor pelos inimigos dar-nos-á excelentes recursos contra desajuste circulatório, a neurose, a loucura ou a úlcera gástrica, sempre que estejamos em tarefa no corpo físico.

- Orando em benefício dos que nos ferem, evitamos maiores perturbações em torno de nós mesmos.

- Uma atitude respeitosa para com os adversários nunca nos rouba tempo ao serviço.

- Amando os inimigos e entregando-nos sinceramente ao juízo de Deus, com as melhores vibrações de fraternidade, eliminamos noventa por cento dos motivos de aflição e aborrecimento.

- Abençoando em silêncio os que nos criticam ou golpeiam, protegemos com mais segurança os interesses do trabalho que a Providência Divina nos concedeu.

- A serenidade e o apreço para com os inimigos são os melhores antídotos, para que as preocupações com eles não nos destruam.

- O amor pelos inimigos não nos rouba a paz da consciência, na hipótese de serem malfeitores confessos, porque, quando Jesus nos diz: "ide e reconciliai-vos com o adversário", nos ensina a fazer paz em nossas relações, como não é justo privar de tranquilidade uma criança ou um doente. Mas, em trecho algum do Evangelho, Jesus nos recomenda cooperar com eles.

Emmanuel
Francisco Candido Xavier
Do Livro Bênção de Paz



.

Ectoplasmia - Sintomas Físicos






Ectoplasmia é o acúmulo de ectoplasma, e que produz alguns sintomas físicos.

Ectoplasma é um fluído vital, que todos produzimos, e que é usado no tratamento energético de diversas formas, com diferentes nomes.

É um dos elementos que recebemos nos diversos tipos de “passes”, em diversos lugares, quando nossos desequilíbrios são causados pela diminuição dessa força da vida.

O que é pouco conhecido, é que o excesso de ectoplasma também traz problemas.

Algumas pessoas mais sensíveis produzem mais ectoplasma do que a média, e quando vão à centros de diversas religiões escutam: você tem que trabalhar com a sua mediunidade, você tem um compromisso.

As religiões usam de mecanismos geradores de culpa para manter as pessoas dentro de suas idéias, para não pensarem por conta própria. Dizem isso, e falam que se não trabalharem vão começar a ter problemas de saúde e que a vida não vai andar.

O que não é explicado é que não é um castigo, não; é que você tem um compromisso. *

*[ O compromisso aqui citado é que, antes de encarnarmos assumimos um compromisso que, em muitos casos, é a manifestação de mediunidade em um corpo físico.

Este compromisso implica em condições que "instrumentaliza", (ou seja, capacita-nos), para que nos seja possível arcar com e realizar este compromisso assumido.

Um/a médium com as características de manifestações vem com a capacidade natural de produção de um ectoplasma extra, pois todos nós o produzimos numa quantidade moderada para que nos seja possível a formação, até mesmo de imagens mentais.

(O ectoplasma é um componente natural que tem a propriedade de dar, exatamente, a plasticidade material, por essa razão, podendo acumular-se. )

Logo, se o/a médium não "liberar" este ectoplasma que se acumula, como ocorre com qualquer orgão/sentido paralizado, ele sofrerá o desconforto do desequilíbrio, não por castigo. 


Outro fator importante, a ser levado em conta, é que a ectoplasmia é um fortíssimo atrator de sugadores de energia. - VSL ]

Se você não encontrar formas de liberar o ectoplasma que produz em grande quantidade ( e sim, trabalhar num centro é uma delas) ele vai se acumular de diferentes formas, de pessoa pra pessoa.

Os sintomas físicos mais conhecidos até hoje são:

SINTOMAS NO SISTEMA DIGESTIVO

- Muita fermentação, gases, flatulência e dilatação do abdome

- Colites e gastrites

- Sensação de queimação no intestino e/ou no estômago, cólicas frequentes sem razão aparente, queimação no esôfago

- Esofagite

- Dores que simulam existência de úlceras

- Vômitos após as refeições sem causas aparentes

- Sensação de abdome pesado, mesmo em jejum

- Enjoos, ânsia, vômitos, eructações(arrotos) mesmo em jejum

- Ao tentar escovar os dentes, principalmente pela manhã, sobrevêm ânsia de vômito

- Sintomas de hérnia de hiato

SINTOMAS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO


- Bronquite, asma, falta de ar de modo geral

- Tosse e tosse crônica

- Necessidade de respirar profundamente pois se sente sufocar

- Sensação de aperto, ou dor, no peito ( esse sintoma pode aparecer associado à taquicardia)

- Sensação de haver um objeto na garganta (bola, cisco, etc..)

- Pode aparecer uma certa rouquidão, ‘enfraquecimento’ da voz ou afonia

- Pigarro crônico

- Inflamação da garganta e de outras partes do aparelho respiratório

- Coriza que aparece e desaparece sem motivo aparente

- Rinite

- Sinusite

- Ronco

- Faz ruídos com a boca enquanto dorme como se alguma coisa estivesse sendo eliminada. Ressonar.

- Sensação de estar se sufocando enquanto dorme

- Sintomas de hérnia diafragmática

SINTOMAS NO APARELHO AUDITIVO

- Coceira nos ouvidos

- Sensação de entupimento do ouvido como se tivesse descendo com carro uma estrada de montanha. De repente acontece o desentupimento do ouvido e parece sair algo do mesmo

- Sensação de que sai algo do ouvido, gás, líquido, mas não consegue observar nada

- Diminuição parcial e temporária da audição de um ou dois dos ouvidos.

- Inflamação de ouvido, podem ocorrer dores

- Zumbido nos ouvidos

SINTOMAS GERAIS

Obs: Há indícios de que durante o período menstrual alguns sintomas do ectoplasma se acentuam em mulheres

- Enxaqueca

- Dor de Cabeça

- Sensação de pressão (peso) na cabeça

- Sensação de mareamento

- Lacrimejamento

- Bocejos intensos e relaxantes

- Soluços

- O sono não é reparador, acorda-se cansado

- Fatiga crônica

- Alergia, principalmente na pele

- Suores profusos sem motivo aparente, no corpo inteiro. Suores nas palmas das mãos

- Sensação de calor, de abafamento

- Mãos inchadas

- Sente-se mal em locais onde há pessoas doentes, como hospitais e em ambientes tensos, isto é, podem ocorrer alguns sintomas do acúmulo de ectoplasma

- Muito sono

- Quando dorme, ‘baba’ no travesseiro, porque as pessoas ao liberare, ectoplasma, durante o sono, comumente dormem de boca aberta

- Tendência à hipoglicemia

- Grande vontade, em algumas ocasiões, de comer doces e, principalmente, alimentos amiláceos como pão, bolachas, macarrão, etc..

- Dores nas articulações, podendo ocorrer simulações de artrite e reumatismo

- Dores nas pernas

- Dores nos ossos

- Dores nos joelhos

- Sensação de calor nas pernas


(retirado de ‘ Um fluído vital chamado ectoplasma’, de Matthieu Tubino)

***

É evidente que esses sintomas não são exclusividade da ectoplasmia e que outras causas devem ser sempre examinadas. Mas é muito visível que junto com outros pontos de comparação, muitas pessoas tem esses sintomas que nunca são corretamente entendidos do ponto de vista da medicina tradicional e são sintomas de uma sensibilidade alta e acúmulo de ectoplasma.


Com amor
Marcia Juliana


Fonte:http://www.akashicexperience.com.br/2013/11/ectoplasmia-sintomas-fisicos.html


.

ANAM CARA






Anam Cara é uma expressão celta que significa Amigo da Minha Alma ou Amigo D' Alma.

Há duas maneiras de interpretar o Anam Cara: neste plano fenomênico de manifestação densa,

Anam Cara é aquela pessoa com a qual você poderá contar em qualquer ocasião, mesmo quando todos tiverem voltado as costas para você. E mais: é aquela pessoa à qual você pode abrir o coração com confiança.

Quando você pensa nela, seu coração brilha mais.

Você sabe que ela existe e está no mesmo plano que você. Sabe que ela é valiosa e que, só de ver você, já sabe como você está, pois lhe conhece profundamente, além das aparências. Ela sabe sentir você em espírito.

Em outros planos mais sutis, Anam Cara é o Anjo Amparador, Aquela Consciência extrafísica que lhe ajuda invisivelmente.

Anam Cara é o anjo que lhe conhece desde sempre. Sabe dos seus dramas e de seus acertos ao longo dos tempos.

Pode até ter vivido momentos no passado junto com você, tanto em presença real quanto extrafísica. No momento este anjo está em outra condição vibracional, mas não esqueceu de você!

Muitas vezes, ele mergulha nos planos mais densos para lhe apoiar invisivelmente. Você não percebe sua presença, mas ele vela secretamente pelo seu progresso.

Ele não é uma divindade, é apenas o seu anjo invisível, um Anam Cara extrafísico.

O Anam Cara poderá ser seu filho, seu parceiro, seu irmão, seu pai, sua mãe, seu parente, ou apenas um amigo que você conheceu ao longo da vida. Não importa nada disso.

O laço real não está na carne nem no sangue, está na alma. Por isso, o Anam Cara independe de idade, raça ou condição.

Você o reconhecerá pelo brilho do olhar, sentirá o seu coração pulsando junto com o seu, sentirá muita saudade dele e reconhecerá a sua riqueza interior.

No entanto, muitas vezes o orgulho poderá bloquear tal percepção, e é possível que os seus olhos não o vejam, e que seu coração não o reconheça mais.

Então, o coração não falará mais ao coração no silêncio de uma vibração silenciosa trocada no olhar da alma.

Haverá apenas o olhar que percebe o convencional, e que se perde nele em meio à dor de tentar achar o Anam Cara aonde ele não está.

Sentir alguém que é um Anam Cara em sua vida, seja ele o irmão, o amigo ou o parceiro é sentir-se acompanhado na existência por uma alma brilhante.

É viajar pelo denso, enganoso, acompanhado de alguém que também vê algo além... É sentir-se ligado em alma, dentro do coração.

O Anam Cara é seu refúgio da loucura em volta. É o porto que a nave de seu coração gosta de aportar em meio à tempestade.

Pense numa canção que lhe fala ao coração. Ao ouvi-la, você lembrará de muitas coisas. O Anam Cara é semelhante a essa música. Quando você lembra dele, o coração viaja...

Ele pode ser seu amigo, amparador, irmão ou parceiro. Tanto faz. O que vale mesmo é que ele é uma riqueza que você achou no mundo.

O Anam Cara é isso: um Amigo D' alma, neste aspecto, o TODO é o amigo d alma de todos os seres. E como o TODO está em tudo, Ele também está nos amigos d alma, desse e de outros planos.

Pode-se gostar de alguém em vários níveis: mental, emocional, energético ou sexual. Porém, a ligação do Anam Cara transcende esses níveis e chega ao espírito. Por isso, os celtas antigos reverenciavam o conceito de Anam Cara.

Para eles, tratava-se de uma riqueza sem paralelos.

E eles sabiam que as ligações que não são em espírito e verdade, são apenas manifestações temporárias e vivisórias ao sabor dos pensamentos, emoções e energias do momento.

Para eles, o real sempre foi o espírito eterno, não a bruma que dificulta a percepção. Por isso, os poetas cantavam: Oh, Anam Cara!

Muitos outros vieram, mas só sinto sua presença sagrada. Só escuto a sua canção. Ali está o sol, mais tarde virá a lua. Mas, só me importa a sua canção.

O Anam Cara é isso: uma riqueza sem paralelos, ó o coração é quem sabe. Só ele é que sente.

Quando o coração fala ao coração, não há mais nada a dizer.

O Anam Cara é um presente da vida ao coração. Sua ligação não vem da Terra, mas de Deus! Que as pessoas conscientes possam reconhecer o Anam Cara pelo coração.

Paz e Luz


Wagner Borges


.

PONTO CANTADO DE IEMANJÁ






Brilha o Sol, canta o rouxinol,
Eu olho o céu no infinito, aonde o azul é bonito,
Eu saravo a Oxalá!
Rios, montes e cascatas,
Eu olho o verde das matas
Sinto a paz que a natureza traz, (Laia, laia!)
E no mar com sua grandeza
Seu poder, sua beleza,
Eu imploro a Iemanjá
Oh! Mãe D’água, rainha, sereia do mar,
Segura a banda e ilumina esse congá.
Oh! Mãe D’água, rainha, sereia do mar,
Segura a banda e ilumina esse congá.


Ponto cantado de Iemanjá - Brilha o sol, canta o rouxinol...
https://www.youtube.com/watch?v=aqHLiksUzEY

.

27/10/2016

ADOREI AS ALMAS!






Toda a magia Africana teve como veículo os negros escravos de tempos antigos, nossos ancestrais que não mais estão entre nós, como encarnados, mas encontraram na Umbanda um caminho para continuarem suas missões como entidades que muita sabedoria nos tem a oferecer.

Adorei as almas!!!
Assim com estas palavras os Umbandistas recebem os Pretos Velhos, Vovôs e Vovós, como carinhosamente são chamadas estas entidades africanas responsáveis por agregar algumas das práticas candomblecistas à nossa homogênia religiosa de Umbanda.

Com certeza, todo o carisma da Umbanda devemos a estas entidades, verdadeiros símbolos de nossa religião, uma das giras mais populares.

Os pretos velhos cativam pela humildade, pela paciência e pelo amor de um avô para com os filhos de Umbanda que encontram nestes espíritos evoluídos o bálsamo necessário para continuarem em sua luta; a luta contra o preconceito, preconceito que eles conheceram muito bem, que existe até hoje, infelizmente.

Para se aproveitar dos ensinamentos de um Preto Velho basta sentar-se diante dele, sem necessidade de nada nas mãos, mas com o coração aberto e com a consciência de que na sua frente se encontra um mestre entre dois mundos. Sábio pela vivência e pela vida pós terra.

Mas, se ainda assim quiser agradá-lo um copo de garapa ou café preto são suas bebidas preferidas. Às vezes acompanhada de um marafo, que, outrora foi seu único consolo nas infinitas noites em que tentavam dormir, ouvindo os gritos de seus familiares, que enfrentavam os troncos e chicotes incansáveis.

Para comer, um bolo de fubá, um torresmo ou uma feijoada, se acaso for dia de festa. Mas garanto: Trocam tudo isso por um "Muito obrigado, meu pai".

Estes espíritos se manifestam como pessoas idosas. Vem encurvados, mal conseguem andar. Trabalham sentadas em troncos e apoiam-se em suas bengalas feitas de galhos de árvores ou plantas que se utilizam das folhas.

Arruda, guiné, manjericão, folhas para suas mirongas poderosíssimas.

Um cachimbo, um chapéu de palha, uma roupa branca, um terço de rosário, dois pés no chão, 1.000 anos de experiência. 1.000 outras almas salvas por eles.


Por União da Luz





"... Navio negreiro no fundo do mar
Correntes pesadas na areia arrastavam
A negra escrava se pôs a rezar,
A negra escrava se pôs a rezar,
Saravá minha Mãe Yemanjá..."



Navio Negreiro no Fundo do Mar
https://www.youtube.com/watch?v=xTfMi0kNrtE






- ADOREI AS ALMAS! AS ALMAS ADOREI!
.

24/10/2016

[ SER HUMANOS ]





Às vezes, boas pessoas fazem más escolhas.
Isso não significa que sejam más pessoas.
Significa apenas que são humanos.

Por: Yehuda Berg





Seja o que for que está surgindo dentro de você,
Se é na forma de pensamentos ou sensações
Ou sentimentos ou imaginação,
Tudo isso é apenas como olhar no céu
E vendo nuvens ou arco-íris ou um raio ou estrelas;
Tudo é apenas o tráfego. Tudo está passando.
Continue vendo e confirmando
Que tudo o que você perceber
São momentâneos em suas aparições.
Perceba como eles aparecem e depois desaparecem.

Por não ficar envolvidos
Em qualquer fenômeno específico,
Você vai ver espontaneamente
Para reconhecer o seu verdadeiro lugar do ser.
Você é a presença que tudo isto está relatando.
Experiencie o florescer na presença,
No poder e a presença da Presença.
Esta vai ser a mais importante descoberta,
Começando hoje, e aprofunddando sempre.
Este é o presente de ter um corpo humano:
A consciência em sua expressão humana

Tem esta capacidade de contemplar a si mesma,
Para voltar a sua origem de completude.

Mooji

.

7 Regras Básicas para ir a um Terreiro de Umbanda






1. Vestimenta

O terreiro é um local de culto, sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras.

Grande parte das pessoas, num terreiro, irão estar descalças mas isto pode varia de terreiro para terreiro. Mas esteja preparada para a necessidade de tirar os sapatos antes de entrar no terreiro.


2. O que fazer quando chegar?

Assim que você chegue no terreiro, vai ter necessidade de tirar um senha que dita sua posição na fila para o atendimento com o médium incorporado. Se existir um livro, assine também sua presença.

Você poderá ainda ver algumas pessoas dizendo umas frases enquanto estão com os dedos entrelaçados e mãos voltadas para baixo. Esse é o ritual [ de saudação, de pedido de licença antes de adentrar o local e ] de agradecimento às Senhoras Pomba Giras e aos Senhores Exus [onde eles são os guardiões].


3. Como estar dentro do terreiro?

Um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Este é um local de encontro com Deus. Por isso, permaneça em silêncio e se deixe envolver por todos os rituais.


4. Antes de começar

Antes da celebração, o dirigente da mesma irá começar por fazer uma defumação na casa. Esse ritual se assemelha a uma normal defumação e servirá para minimizar as energias negativas que possam estar presentes. Mas há ainda outro ritual que se faz no terriro, o marafo que serve para fechar a casa a espíritos com más intenções.


5. Solo sagrado

Normalmente, o solo sagrado é um local separado dos restantes por correntes ou portões. Lá, estarão o Pai de Santo, a curimba, o médiuns, os cambones e o congá – altar. Em alguns terreiros, poderá também existir uma fonte.

Você só poderá entrar neste espaço depois de ser chamado pois é aqui que os guias trabalham as bênçãos. Aqui é obrigatório entrar descalço. Assim que entre, você deve encostar sua cabeça no altar, como sinal de respeito a Deus, aos Orixás e às entidades.


6. Magia riscada

No chão, você poderá ver alguns símbolos, como velas, pedras, água e outros elementos e é isso que se chama [ Ponto riscado ] de magia riscada. São considerados comandos mágicos e aglutinadores de energia utilizados pelas entidades.

Utilize roupas confortáveis e de cores claras pois o passe é feito num local sagrado e, assim, é importante que o respeite [ e a menos que lhe seja pedido por um Guia ou médium autorizado, não toque em nenhum de seus elementos!].


7. Som

A música é muito importante num terreiro. Os mestres Ogãs cantam e tocam os pontos que irão fomentar a energia vibratória da gira. Cada momento possui um ponto e todos os instrumentos são vistos como sagrados [ não toque nos atabaques, mesmo quando for pedido que os saúde! ].


8. [ Ao sair

Antes de deixar o Terreiro, agradeça às senhoras Pombas Giras e aos senhores Exus Guardiões do local e vá em paz! ]


FONTE: http://www.wemystic.com.br/…/7-regras-basicas-para-quem-nu…/


.

DESCOBRI O AMOR






Se queres descobrir o amor em teu ser,

primeiro observa o nascimento das flores sobre as pedras,

o nascimento da borboleta em seu casulo tão limitado...

Observa o sol nascendo e iluminando

o que há pouco era só escuridão...

Se queres conhecer o amor,

observa o movimento gracioso dos ventos

por entre as flores e vê as sementes sendo lançadas

para outros solos, transformando-os,

delicadamente, sem pressa...

Observa a generosidade com que a natureza te acolhe,

mostrando com seus movimentos a importância

de te sentires como ela te sente.

Se queres sentir amor,

olha para os teus irmãos com a disposição de,

sem julgamento, vê-los como eles são...

Olha para ti e aceita o que vem do teu coração,

banhando teu ser de luz e confiança...

Se queres compartilhar o amor,

apenas estende tua intenção e

ela chegará ao mundo e a ti retornará,

trazendo-te as bênçãos Daquele que sorri com tua conduta.

Se queres prosseguir com o amor,

procura viver de acordo com as dádivas que te foram dadas...

Apenas caminha por entre os percursos

que para ti já estão preparados e vai, vai com tua luz,

iluminando o que parece ser escuro,

respeitando cada ser que o teu caminho acolher,

compartilhando o teu conhecer,

a tua alegria e a tua integridade enquanto Filho de Deus.


(Autor Desconhecido)





"O caminho não está no céu. O caminho está no coração."
Lao Tsé

.

CARINHO






Carinho é fonte energética.
Carinho é caminho de amor.
Carinho nunca é demais.
A afetividade é importante, sim.
Pois, como um ser humano ainda imperfeito,
ainda aprendiz, pode bastar-se a si mesmo?
Não, amigos, a individualidade, sem dúvida,
é direito de cada um de nós.
Mas, em excesso, é egoísmo.

Viemos aqui para aprender.
Aprendizagem é sinônimo de troca de experiências,
troca de energia, troca de informações,
troca de afeto, troca e troca...

Carinho é plumagem bonita, macia, gostosa de sentir.
Quem dá afeto se fortifica; quem o recebe se acalma,
se tranqüiliza, se equilibra.

Carinho é sinônimo de amor, amigos.
Amor é bálsamo para a nossa condição de criança espiritual.
Criança precisa de amor para crescer psicologicamente,
afetivamente e fisicamente saudável.


( Autor desconhecido)





"Se trouxeres à tona o que está dentro de ti, isso que for trazido à tona te salvará. Se não trouxeres à tona o que está em ti, o que não for trazido à tona te destruirá". (Jesus)


.

A MÁRIO DE ANDRADE AUSENTE






Anunciaram que você morreu
Meus olhos, meus ouvido testemunharam:
A alma profunda não, não.
Por isso não sinto agora a sua falta.
Sei bem que ela virá
(pela força persuasiva do tempo).
Virá súbito um dia,
Inadvertida para os demais.
Por exemplo, assim:
À mesa conversarão de uma coisa e outra
Uma palavra lançada à toa
Baterá na franja dos lutos de sangue.
Alguém perguntará em que estou pensando,
Sorrirei sem dizer que em você
Profundamente.

Mas agora não sinto a sua falta.

(É sempre assim quando o ausente
Partiu sem se despedir:
Você não se despediu).

Você não morreu: ausentou-se.
Direi: faz tempo que ele não escreve.
Irei a São Paulo: você não virá ao meu hotel.
Imaginarei: está na chacrinha de São Roque.
Saberei que não você ausentou-se. Para outra vida?
A vida é uma só. A sua continua.
Na vida que você viveu.
Por iss não sinto agora a sua falta.


Manuel Bandeira




No amor podemos substituir uma pessoa por outra, mas não na amizade, porque cada amigo tem o seu lugar e não podemos substitui-lo. (António Lobo Antunes)

.

23/10/2016

[ ANTES QUE A MORTE VENHA! ]






Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor. (Antoine de Saint-Exupéry)


"Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso, mas pensaria tudo o que digo.

Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam.

Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os outros param, acordaria quando os outros dormem. Ouviria quando os outros falam, e como desfrutaria de um bom gelado de chocolate!

Se Deus me oferecesse um pouco de vida, vestir-me-ia de forma simples, deixando a descoberto, não apenas o meu corpo, mas também a minha alma.

Meu Deus, se eu tivesse um coração, escreveria o meu ódio sobre o gelo e esperava que nascesse o sol.

Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre as estrelas de um poema de Benedetti, e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à lua.

Regaria as rosas com as minhas lágrimas para sentir a dor dos seus espinhos e o beijo encarnado das suas pétalas...

Meu Deus, se eu tivesse um pouco de vida... Não deixaria passar um só dia sem dizer às pessoas de quem gosto que gosto delas.

Convenceria cada mulher ou homem que é o meu favorito e viveria apaixonado pelo amor.

Aos homens provar-lhes-ia como estão equivocados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se apaixonar!

A uma criança, dar-lhe-ia asas, mas teria que aprender a voar sozinha. Aos velhos, ensinar-lhes-ia que a morte não chega com a velhice, mas sim com o esquecimento.

Tantas coisas aprendi com vocês, os homens... Aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta.

Aprendi que quando um recém-nascido aperta com a sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo do seu pai, o tem agarrado para sempre.

Aprendi que um homem só tem direito a olhar outro de cima para baixo quando vai ajudá-lo a levantar-se.

São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas não me hão-de servir realmente de muito, porque quando me guardarem dentro dessa maleta, infelizmente estarei a morrer..."


(GABRIEL GARCIA MARQUEZ)


.