.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

30/09/2016

Um Pouco Sobre "Caboclos" Boiadeiros






”Eu vi nas matas um dia Tupinambá sentado em pedra fria. Ele cantava, ele assoviava e lá no céu uma estrela brilhava.”

“Jetruá Boiadeiro Xetro Marrumbaxêtro”

Salve boiadeiro!
Salve a boiada!
Salve a virgem Maria!
Salve esta morada!
Salve a luz Divina!
Um rei lá na chapada!
Salve a Santa Cruz!
Salve a virgem Imaculada!

Significados de algumas palavras do vocabulário desses espíritos de Boiadeiros:

Cavalos = filhos de fé.
Boi = espírito acomodado.
Boiada = grande grupo de espíritos desgarrados reunidas por eles e reconduzidos lentamente às suas sendas evolucionistas.
Laçar = recolher à força os espíritos rebelados.
Atolado = espíritos que afundaram nos lamaçais e regiões astrais pantanosas.
Açoitados pelos temporais = eguns caídos nos domínios de Yansã e do tempo.
Açoite ou chicote = instrumento mágico de Yansã feito de fios de crina ou de rabo de cavalo.
Laço = instrumento do tempo e tem a ver com as ondas espiraladas de Yansã.
Bois afogados em rios = espíritos caídos nas águas profundas das paixões humanas.
Bois arrastados pelas correntezas = espíritos arrastados pelas correntezas turbulentas da vida.
Bois que se embrenham nas matas e se perderam = espíritos que entraram de forma errada nos domínios de Oxóssi.
Bois atolados em lamaçais = espíritos caídos nos domínios de Nanã Buruque
Bois perdidos nos pantanais = espíritos que abandonaram a segurança da razão e se entregaram às incertezas das emoções.

Alguns nomes simbólicos em que essas entidades se apresentam nos Templos Umbandistas:

Zé do Laço, Zé da Espora, Boiadeiro do Chapadão, Boiadeiro Venâncio, João Boiadeiro, Zé das Campinas, Boiadeiro sete estrela, Boiadeiro do Lajedo, Boiadeiro Feiticeiro, Boiadeiro do Ingá, Zé da Espora, Boiadeiro zé dos sete guizo…

Saudação = Saravá os Boiadeiros Chetruá… Jetuá, Boiadeiro!

Velas = Brancas, Amarelas e Azul escuro


(Fonte: “Arquétipos da Umbanda”, Rubens Saraceni, 2007, Madras Editora)


.

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPIRITA – (ESDE)






Módulo XI – Lei do Progresso Roteiro


Progresso Intelectual e Progresso Moral

 A Lei do Progresso é Inevitável O homem não pode conservar-se indefinidamente na ignorância, porque tem de atingir a finalidade que a Providência lhe assinou.

 (... ) Não somos criações milagrosas, destinadas ao adorno de um paraíso de papelão. Somos filhos de Deus e herdeiros dos séculos, conquistando valores, de experiência em experiência, de milênio a milênio. Não há favoritismo no Templo Universal do Eterno e todas as forças da Criação aperfeiçoam-se no Infinito.

A crisálida de consciência, que reside no cristal a rolar na corrente do rio, aí se acha em processo liberatório; as árvores que por vezes se aprumam centenas de anos, a suportar os golpes do inverno e acalentadas pelas carícias da primavera, estão conquistando a memória; a fêmea do tigre, lambendo os filhinhos recém-natos, aprende rudimentos do amor; o símio, guinchando, organiza a faculdade da palavra.

Em verdade, Deus criou o mundo, mas nós nos conservamos ainda longe da obra completa. (...) Somos criação do Autor Divino e devemos aperfeiçoar-nos integralmente. O Eterno Pai estabeleceu como lei universal que seja a perfeição obra de cooperativismo entre Ele e nós, os seus filhos. (- No Mundo maior, pelo Espírito André Luiz.) 


O que é Progresso?

- É a aspiração pelo melhor, pelo bem; é a prova da existência em nós de um princípio superior, que nos encaminha para destinos mais altos, que nos lança sempre para frente, nos domínios do pensamento e da consciência.

O progresso é uma Lei que se realiza independente da vontade do homem. Segundo o Espiritismo, o sentido de Progresso abrange a idéia de Perfeição e Aperfeiçoamento.


Como se Processa o Progresso ?

- O progresso nos Espíritos é o fruto do próprio trabalho; mas, como são livres, trabalham no seu adiantamento com maior ou menor atividade. Enquanto uns avançam rapidamente, entorpecem-se outros perdidos em resultados materiais sem conhecimento da sua imortalidade.


Meios de Aprendizado

O homem tem que progredir, porém isolado, não lhe é possível por não dispor de todas as faculdades. Através da convivência ele aprende com a experiência do outro, auxiliando-se mutuamente.


A Gênese Cap. III, itens 112 a 119 As almas são criadas simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, mas com igual aptidão para tudo. A princípio, encontram-se numa espécie de infância, sem vontade própria e sem consciência perfeita de sua existência. Pouco a pouco o livre-arbítrio se desenvolve.

A desigualdade das almas em sua origem seria a negação da justiça de Deus. As almas mais adiantadas em inteligência e moralidade são as que têm vivido mais e alcançado maior progresso. O ensino dos Espíritos e o estudo dos diferentes graus de adiantamento do homem provam que o progresso anterior da alma efetuou-se em uma série de existências corporais, mais ou menos numerosas.

No momento de nascer, o estado intelectual e moral do Espírito reencarnante é o que tinha antes da união ao corpo; mas, em razão da perturbação que acompanha a mudança de estado, suas idéias se acham momentaneamente em estado latente.

As idéias inatas são o resultado de conhecimentos adquiridos em existências anteriores, que se conservaram no estado de intuição, para servirem de base à aquisição de outras novas. O homem de gênio é a encarnação de um Espírito adiantado que muito houvera já progredido. A educação pode fornecer a instrução que falta, mas não o gênio, quando este não exista.

776 - O estado natural e a lei natural são a mesma coisa?

 – Não. O estado natural é o estado primitivo. A civilização é incompatível com o estado natural, enquanto a lei natural contribui para o progresso da humanidade. O estado natural é a infância da humanidade, é o ponto de partida de seu desenvolvimento intelectual e moral.

O homem, tendendo à perfeição e tendo em si o germe de seu aperfeiçoamento, não está destinado a viver perpetuamente no estado natural, como não foi destinado a viver perpetuamente na infância. O estado natural é transitório, o homem liberta-se dele pelo progresso e pela civilização. A lei natural, ao contrário, rege a humanidade inteira e o homem se aperfeiçoa à medida que melhor compreende e pratica essa lei. 

783 - O aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta?

– Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas; mas quando um povo não avança rápido o suficiente a Providência provoca, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral que o transforma.


O homem não pode permanecer perpetuamente na ignorância, porque tem de atingir o objetivo marcado pela Providência; ele se esclarece pela força das coisas. 

As revoluções morais, como as sociais, se infiltram pouco a pouco nas idéias, germinam durante séculos, explodem de repente e fazem desabar o edifício apodrecido do passado, que não está mais em harmonia com as novas necessidades e aspirações.


 Muitas vezes, o homem percebe nessas transformações apenas a desordem e a confusão momentâneas que atingem seus interesses materiais. Porém, aquele que eleva o pensamento acima dos interesses pessoais admira os desígnios da Providência, que do mal faz surgir o bem. É a tempestade e a agitação que purificam a atmosfera após a perturbação.

778 - O homem pode regredir para o estado natural?

– Não; o homem deve progredir sempre e não pode retornar à infância. Se progredir, é porque Deus assim quer; pensar que possa regredir à sua condição primitiva seria negar a lei do progresso.


779 - O homem traz em si o impulso de progredir ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

– O homem se desenvolve naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e do mesmo modo; é assim que os mais avançados ajudam pelo contato social o progresso dos outros.


 Para cada nova existência de permeio à matéria, entra o Espírito com o cabedal adquirido nas anteriores, em aptidões, conhecimentos intuitivos, inteligência e moralidade. Cada existência é assim um passo avante no caminho do progresso. 

É importante considerar também que o (...) Espírito progride igualmente na erraticidade, adquirindo conhecimentos especiais que Não poderia obter na Terra [como encarnado] (...).


O estado corporal e o Espiritual constituem a fonte de dois gêneros de progresso, pelos quais o Espírito tem de passar alternadamente, nas existências peculiares a cada um dos dois mundos.

 Existem dois tipos de Progresso Eles não marcham lado a lado!

Há duas espécies de progresso, que uma a outra se prestam mútuo apoio, mas que, no entanto, não marcham lado a lado: o progresso intelectual e o progresso moral. 

Entre os povos civilizados, o primeiro tem recebido, no correr deste século, todos os incentivos. Por isso mesmo atingiu um grau a que ainda não chegara antes da época atual.


Muito falta para que o segundo se ache no mesmo nível. Entretanto, comparando-se os costumes sociais de hoje com os de alguns séculos atrás, só um cego negaria o processo realizado.

Na verdade, o atual progresso alcançado pela humanidade representa um esforço evolutivo de milênios. Da sensação à irritabilidade, da irritabilidade ao instinto, do instinto à inteligência e da inteligência ao discernimento, séculos e séculos correram incessantes. 

A evolução é fruto do tempo infinito. Outro ponto importante, merecedor de destaque, é que o progresso, moral ou intelectual, é sempre cumulativo.


O que é Moral ? 

- Moral é uma palavra de origem latina, que provém do costume termo moris costume. Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores e normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para agir.

A moral orienta relativamente às ações que são corretas (boas ou positivas) e aquelas que são incorretas (más ou negativas).


780 - a. Como o progresso intelectual pode conduzir ao progresso moral? " 

- Tornando compreensíveis o bem e o mal: o homem pode, então, escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade pelos atos."


780 - b. Por que os povos mais esclarecidos são, muitas vezes, os mais pervertidos? 

– O progresso completo é a meta; mas os povos, como os indivíduos, o alcançam apenas passo a passo. Enquanto o sentido moral não estiver plenamente desenvolvido, eles se servem de sua inteligência para fazer o mal. O moral e a inteligência são duas forças que se equilibram apenas com o tempo.

785 - Qual é o maior obstáculo ao progresso?

– O orgulho e o egoísmo; quero falar do progresso moral, uma vez que o progresso intelectual avança sempre e parece, aliás, à primeira vista, dar ao egoísmo e ao orgulho força duplicada ao desenvolver a ambição e o amor às riquezas, que, por sua vez, estimulam o homem às pesquisas que esclarecem seu Espírito.

É assim que tudo se relaciona no mundo moral como no físico e que do próprio mal pode sair o bem; mas essa situação não durará muito tempo, mudará à medida que o homem compreender melhor que além dos prazeres terrestres há uma felicidade infinitamente mais durável.

Devemos entender que, na essência, não existem obstáculos ao Progresso intelectual, conforme nos ensina a Doutrina Espírita. O mesmo, porém, não se dá com o progresso moral.

O maior obstáculo ao progresso moral são o orgulho e o egoísmo, porquanto o intelectual se efetua sempre. À primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual reduplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas, que, a seu turno, incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Espírito.

Assim é que tudo se prende, no mundo moral, como no mundo físico, e que do próprio mal pode nascer o bem.

Curta, porém, é a duração desse estado de coisas, que mudará à proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona, uma felicidade existe maior e infinitamente mais duradoura.

O orgulho e o egoísmo, assim como todas as demais imperfeições capazes de retardar a marcha evolutiva da Humanidade, chegarão um dia ao seu término, pois Deus reserva ao ser humano um venturoso estado de plenitude espiritual.

Entretanto, por ora, enquanto nos encontramos no processo evolutivo que a lei do progresso faculta. [...] a suprema felicidade só é compartilhada pelos Espíritos perfeitos, ou, por outra, pelos puros Espíritos, que não a conseguem senão depois de haverem progredido em inteligência e moralidade.

Nesse sentido, a encarnação é necessária ao duplo progresso moral e intelectual do Espírito: ao progresso intelectual, pela atividade obrigatória do trabalho; ao progresso moral, pela necessidade recíproca dos homens entre si.

A vida social é a pedra de toque das boas ou más qualidades. A bondade, a maldade, a doçura, a violência, a benevolência, a caridade, o egoísmo, a avareza, o orgulho, a humildade, a sinceridade, a franqueza, a lealdade, a má-fé, a hipocrisia, em uma palavra.

Tudo o que constitui o homem de bem ou o perverso tem por móvel, por alvo e por estímulo as relações do homem com os seus semelhantes.

204 – A alma humana poder-se-á elevar para Deus, tão somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos?

- O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita.

No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas. (O Consolador – pelo Espírito Emmanuel) 

O progresso material de um planeta acompanha o progresso moral de seus habitantes. Sendo incessante, a criação dos mundos e dos Espíritos e progredindo estes mais ou menos rapidamente, conforme o uso que façam do livre arbítrio, segue-se que há mundos mais ou menos antigos, em graus diversos de adiantamento físico e moral, onde é mais ou menos material a encarnação e onde, por conseguinte, o trabalho, para os Espíritos, é mais ou menos rude.

Deste ponto de vista, a Terra é um dos menos adiantados. Povoada de Espíritos relativamente inferiores, a vida corpórea é aí mais penosa do que noutros orbes, havendo os também mais atrasados, onde a existência é ainda mais penosa do que na Terra e em confronto com os quais esta seria, relativamente, um mundo ditoso.

Quando, em um mundo, os Espíritos hão realizado a soma de progresso que o estado desse mundo comporta, deixam-no para encarnar em outro mais adiantado, onde adquiram novos conhecimentos e assim por diante, até que, não lhes sendo mais de proveito algum a encarnação cm corpos materiais, passam a viver exclusivamente da vida espiritual, na qual continuam a progredir, mas noutro sentido e por outros suprema felicidade.

A humanidade progride pelos indivíduos que se aperfeiçoam e se esclarecem. De tempos em tempos, surgem os gênios, homens com autoridade, instrumentos que fazem avançar alguns séculos.

Análise da questão 780 - O Livro dos Espíritos A lei de Progresso se manifesta sob duas formas: o progresso intelectual e o progresso moral. O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual. Pode acontecer que o adiantamento intelectual promova a melhoria moral, desde que o homem tenha compreensão do bem e do mal.

Essa compreensão favorece o desenvolvimento do livre-arbítrio, permitindo que as pessoas façam escolhas mais responsáveis e, conseqüentemente, mais acertadas. A existência de povos ou pessoas instruídas, mas pervertidas, indica que lhes faltam o desenvolvimento do senso moral que, cedo ou tarde, virá. O progresso completo constitui o objetivo. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar


Carregar ppt "ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPIRITA – ESDE Módulo XI – Lei do Progresso Roteiro 1 – Progresso Intelectual e Progresso Moral."


.

REFLEXÃO






"O Último Rei da comunidade tinha dez cães selvagens. Ele usava para torturar e comer qualquer um dos seus servidores que cometesse um erro.

Um dos servos disse algo errado e o rei já não gostava dele. Então ele ordenou que o servo deveria ser jogado aos cães.

O servo disse: "Eu o servi por dez anos, e você faz isso comigo por favor me dê dez dias antes de me jogar aos cães?" E o rei lhe concedeu.

Nesses dez dias, o servo foi para o guarda que lida com cães e disse que gostaria de servir os cães durante os próximos dez dias. O guarda estava confuso, mas concordou e ao servo foi dedicado a alimentar os cães, limpeza, e banhar-los com todo o conforto para eles.

Quando os dez dias acabram, o rei ordenou que o servo fosse jogado aos cães como punição. Quando foi lançado, todo mundo ficou surpreso ao ver apenas os cães vorazes lamber os pés do servo!

O rei, perplexo com o que estava vendo, disse: "O que aconteceu com meus cães?"

O servo respondeu: "Eu servi os cães apenas dez dias e não esqueceram os meus serviços, no entanto, eu o servi por dez anos e você se esqueceu de tudo, no meu primeiro erro."

O rei percebeu seu erro e ordenou que o servo fosse salvo ".


AD





Dedicado a todos aqueles que se esquecem as coisas boas que outras pessoas lhes fizeram e assim que estas pessoas cometem um único erro, eles as condenam.


.

[CREIO NESSA DEUSA! ]






Creio numa Deusa tão vaidosa
Que por coragem
Me carrega em seu pescoço
Me exibe como uma de suas bugingangas

Creio no som estridente
Que sai das suas pulseiras trincado puro ventre
Parindo amores
Inflamando o ouvido dos dissabores
Me falta dentes para sorrir
O quanto creio nessa Deusa

Creio na força da beleza
De uma veia alterada
Uma garganta cortante
Uma gota que fala
Creio nos poderes da Deusa

Creio que todo dia é sábado
Que todo hálito é fresco
E todo ato em nome da Deusa
É um fato consumado

Lipe Costa


.

26/09/2016

Nos campos de Humaita






Ogum venceu demanda
Nos campos do Humaitá
Ogum venceu demanda
Nos campos do Humaitá

Cruzou sua espada na areia
Lavou seu escudo no mar
Cruzou sua espada na areia
Lavou seu escudo no mar


Nos campos de Humaita - Santina Toledo
https://www.youtube.com/watch?v=C-4Aeca3o8g&index=4&list=PLOFx0WswzMRdi6SsiaPHkCscf73bOkkzV



.

Louvacão a Ogum Dilê






Ogum Dilê é de um amor a cinta,
É um batatara no gongá auê,
Ele é um santuare auê. (bis)

A Ogum Dê, Ogum é táta no arerê.
A Ogum Dê, Ogum é táta no arerê,Ogum Dê ! (bis


Louvacão a Ogum Dilê , Ogum Dé - Serie Dos Ogans
https://www.youtube.com/watch?v=kOmqcGT-t14&list=PLOFx0WswzMRdi6SsiaPHkCscf73bOkkzV



.

22/09/2016

OXÓSSI






Eu vi chover, eu vi relampear
Mas mesmo assim o céu estava azul
Samborê, pemba, é folha de jurema
Oxóssi reina de norte a sul.

Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé
Que Oxum levou pro rio
E nasceu Logunedé
Sua natureza é da lua
Na lua Oxóssi é Odé
Odé, Odé, Odé, Odé
Rei de Keto, caboclo da mata, Odé, Odé.

Quinta-feira é seu ossé
Axoxó, feijão preto, camarão, amendoim
Azul e verde suas cores
Calça branca rendada
Saia curta enfeitada
Ojá e couraça prateada
Na mão, ofá, iluquerê
Okê, arô, Oxóssi, okê, okê
A jurema é a árvore sagrada
Okê, arô, Oxóssi, okê, okê.

Na Bahia é São Jorge
No Rio, São Sebastião
Oxóssi é quem manda
Nas bandas do meu coração.


Mariene De Castro - Oxòssi
https://www.youtube.com/watch?v=KPWJq1OIwos


.

DIANTE DA INDECISÃO






Diante da indecisão, auxilia-nos, Senhor, a tomar a atitude correta, para nós e para os outros.

Não nos permitas vacilar no bem que devemos aos nossos irmãos em Humanidade.

Que renunciemos ao que não é correto, nem tampouco justo.

Encoraja-nos a seguir adiante ou a retroceder no caminho, segundo o que melhor nos convier.

Que hoje seja o nosso dia e agora, o nosso instante de começar a empreender a necessária mudança em nossas vidas.

Inspira-nos, Senhor! Como agirias Tu se estivesses em nosso lugar?

Que não inventariemos prejuízos materiais e, sobretudo, morais, em detrimento dos ganhos da alma. Os dividendos do espírito não se calculam pela aritmética comum.

Que não hesitemos por mais tempo em decidir pela nossa paz interior!


Livro: Preces e Orações
– Médium: Carlos A. Baccelli - Espírito: Irmão José


.

CRIAR EXPECTATIVAS






Não espere nada de ninguém…
Nem fique criando expectativas sobre a vida.
A expectativa é o primeiro passo para o sofrimento.
Quem fica esperando algo, não vive,
E quem vive, não fica esperando.
Quanto mais você espera de alguém,
Mais se decepciona quando o outro não corresponde.
A frustração é sempre proporcional as nossas expectativas.
A vida nunca te prometeu nada, ela apenas é o que é.
Somos nós que projetamos nela sonhos e ilusões,
Que desde que foram criadas, já estão fadadas ao fracasso.
Quem fica esperando retribuição, sofre mais por não ser retribuído.
Quem fica esperando atenção, sofre mais por não ganhar a atenção.
Quem fica esperando afeto, sofre mais por não receber o afeto esperado.
Criamos um ideal de como as coisas devem ser,
E ficamos sempre na expectativa de que esse ideal se concretize.
Mas todo ideal é sempre destituído de realidade
Criar expectativas é abster-se do real e viver na ilusão.
O ideal é, por definição, inalcançável.
Nunca uma coisa estará exatamente como nós esperamos,
A realidade estará sempre ao menos levemente diferente do ideal.
O tolo cria muitas expectativas,
O homem comum ainda espera ao menos um pouco da vida.
Mas o sábio, nada espera, e por isso, nunca se decepciona.
Quem vive sem nada esperar ganha a cada segundo.
Quem vive esperando perde a cada segundo.
Quem não cria ideais e nada espera, vive melhor.
“Não espero nada, o que vier é lucro.”,
Este é o melhor lema para nossas vidas.
Esse se satisfaz com pouco, e esse pouco se torna suficiente.
Quem não cria expectativas, não cai em desilusões,
Vive sem esperar pelos frutos de suas ações, e assim, está satisfeito.


Autor: Hugo Lapa

.

RELIGIÃO e ESPIRITUALIDADE






"A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.

A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.
A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.

A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.
A espiritualidade lhe dá Paz Interior.

A religião fala de pecado e de culpa.
A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro."

A religião reprime tudo, te faz falso.
A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!

A religião não é Deus.
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.

A religião inventa.
A espiritualidade descobre.

A religião não indaga nem questiona.
A espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras.

A religião é causa de divisões.
A espiritualidade é causa de União.

A religião lhe busca para que acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.

A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião se alimenta do medo.
A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.

A religião faz viver no pensamento.
A espiritualidade faz Viver na Consciência.

A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com Ser.

A religião alimenta o ego.
A espiritualidade nos faz Transcender.

A religião nos faz renunciar ao mundo.
A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.

A religião é adoração.
A espiritualidade é Meditação.

A religião sonha com a glória e com o paraíso.
A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.

A religião vive no passado e no futuro.
A espiritualidade vive no presente.

A religião enclausura nossa memória.
A espiritualidade liberta nossa Consciência.

A religião crê na vida eterna.
A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

A religião promete para depois da morte.
A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

'Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual... Somos seres espirituais passando por uma experiência humana...'"

Pierre Teilhard de Chardin"
.

Ogum de Ronda






Ogum Dilê, Babá
Ogum Megê...
Ogum Maiê, Bará
Ogum Menê

Na Ronda de Ogum
Meu Santo Protetor
Com o Poder de Sua Espada
Eu defendo o meu amor

É o Guardião da Terra
Major dos Orixás
Ogum é o Deus da Guerra
Mas guerreia pela Paz

Onde eu vou, que o mal se esconda!
E não saia da onde está
Porque eu tenho Ogum de Ronda
No clarão do meu olhar

Ogum Dilê, Babá
Ogum Megê...
Ogum Maiê, Bará
Ogum Menê...

Ehô, ehô, chegou Ogum com seu mariô
Ehô, ehô, é de demanda! Ogum de Ronda chegou
Ehô, ehô, chegou Ogum com seu mariô
Ehô, ehô, é de demanda! Ogum de Ronda chegou...

Ogum Dilê, Babá
Ogum Megê...
Ogum Maiê, Bará
Ogum Menê...


Roberta Nistra e Moyseis Marques
https://www.youtube.com/watch?v=dhngomv8Iq8

.

POR QUE ANDAMOS TÃO CANSADOS?






"Nunca ouvi tanta gente reclamando de cansaço. Mais do que cansados, estamos exaustos. Exaustos de passar dia após dia fazendo coisas que nos afastam cada vez mais de quem verdadeiramente somos.

Exaustos de tentar corresponder ao que esperam de nós, de correr para conquistar nosso lugar, de provar que somos capazes, de lutar. E se nos perguntam por que fazemos isso, estamos tão cansados que já não sabemos responder.

Precisamos urgentemente parar para respirar. Não há vida sem ar. Não há sentido sem vida. A alma sofre sem um sentido maior para a vida.

A respiração é a porta de entrada da alma. Uma brecha na ilusão que se tornou nossa vida cotidiana. Uma pausa para que possamos recuperar a memória. Quando respiramos, por um instante somos levados, junto com o ar, para dentro de nós. Somos levados para um encontro sagrado com nossa própria essência.

Dentro de todos nós existe esse lugar de cura, longe dos ruídos mundanos, longe das cobranças, das crenças, dos certos e errados, longe até mesmo de nossos pensamentos. Um lugar pacífico que nos acolhe com a mesma amorosidade com que somos acolhidos por uma árvore, uma nuvem, uma flor. Esse lugar é a nossa mais preciosa fonte de energia. É de lá que vem a nossa força, as ideias, os sonhos, a alegria.

Estamos exaustos porque nos esquecemos de nós mesmos. Deixamos de nos reabastecer. Estamos enfraquecidos, famintos, apagados e sem vida. Para compensar essa falta, buscamos fora de nós pela vida que só pode ser encontrada em nosso íntimo.

É dessa distorção que nascem os vícios. Em busca de nos sentir vivos, passamos a comer demais, beber demais, gastar demais. Ou buscamos nos energizar através de outras pessoas, e assim criamos relacionamentos desarmoniosos, relações de trabalho abusivas, mendigando pela vida por algo que existe em abundância no íntimo de cada um de nós.

Comportamos-nos como mendigos, caminhando errantes pela vida, pés descalços se ferindo no asfalto dessa selva de pedra, esquecidos de que possuimos o mais belo dos jardins, repleto de árvores frutíferas. Não somos mendigos. Somos reis e rainhas, somos pássaros, somos poetas, somos criadores. E se estamos tão cansados foi por nos termos esquecido disso. A prosperidade deveria ser o estado natural de todos nós.

Respire, lembre-se de quem você verdadeiramente é. Faça pausas. (...) Priorize a si mesmo. Priorize sua existência. Encontre a ética em seus próprios valores superiores, a ética não existe fora de você. Todos sabemos, dentro de nós, o que é certo para cada momento. Basta seguir o rastro do amor. Esse deve ser seu norte. Siga-o e você encontrará sua paz."


Patricia Gebrim

.

OS PARADOXOS DO AMOR






Todos nós somos criados plenos de Amor, podemos Amar infinitamente e sempre cabe mais Amor em nós.

Jamais nos faltou, falta ou faltará Amor.

É impossível sentir o Amor do outro. Só podemos sentir o nosso próprio Amor. E sentimos o nosso Amor amando.

A nossa sensação de falta de Amor é porque não estamos amando.

A sensação de falta de Amor do outro é porque não estamos dando espaço para que o outro ame.

Quanto mais amamos mais amor sentimos, mais podemos amar e mais Amor cabe em nós.

O Amor em nós é inesgotável e sempre cabe mais.

Não precisamos do Amor uns dos outros, mas só podemos sentir Amor amando-nos uns aos outros.

Só podemos proporcionar Amor ao outro nos abrindo para que o outro possa amar.

Usarmos todos os espaços que os outros nos dão para amar e, ao mesmo tempo, darmos todo o espaço para que os outros amem é a mais alta expressão de Amor que podemos alcançar.

Podemos amar infinitamente porque o nosso Amor é inesgotável e ao mesmo tempo podemos dar todo espaço para que os outros amem porque sempre cabe mais Amor em nós.

Tom Cau
.

21/09/2016

Oração do Matuto






Ói Deus, nóis tá sempre pedindo as coisa pro Sinhô.

Nóis pede dinhero, nóis pede trabaio, nóis pede pra chovê e, se chove demais, nóis pede pra pará mode a coiêta num afetá.

Nóis pede amor, nóis pede pra casá, pede casa pra morá, nóis pede saúde, nóis pede proteção, nóis pede paiz, nóis pede pra dislindá os nó quando as coisa comprica, mode a vida corrê mió.

Quando a coisa aperta, nóis reza pedindo tudo que nos farta.

É uma pedição sem fim e, se as coisa dá certo, nóis vai na igreja mais perto e, no pé de argum santo que seja de devoção, nóis dexa sempre uns merréis e, lá nos cofre da frente, nóis coloca mais uns tustão.

Mais hoje, Meu Sinhô, bateu uma coisa isquisita e eu me puis a matutá.

Nóis pede, pede e pede, mais nóis nunca pergunta comé que o Sinhô tá, se tá triste ou contente, se precisa darguma coisa que a gente possa ajudá.

E por esse esquecimento, o Sinhô há de nos descurpá.

Ói Deus, nóis sempre pensa que o Sinhô não precisa de nada, mais tarvêz não seja assim. Tarvêz o Sinhô precisa de mim, sim.

O Sinhô precisa da minha bondade, precisa da minha alegria, precisa da minha caridade no trato com meus irmão.

Nóis somo o seu espêio, nóis somo a sua Criação, nóis num pode fazê feio, nem ficá fazendo rodeio, nem desapontá o Sinhô, nem amargá o seu sonho, que foi um sonho de amor, quando essa terra todinha criô.

Ói Deus, eu prometo, vô rezá de outro jeito, vô pará com a pedição e trocá milagre por tustão.

Tarvez até eu peça uma graça, mais antes eu vô vê direitinho o que é que andei fazendo de bão.

E se nada de bão eu encontrá, muito vô me envergonhá e vô pedí perdão.


(autor desconhecido)

.

Prece aos caboclos.






Agradecimento por pertencer,

A natureza.

Batendo paô a Oxossi

Pela proteção por conviver em harmonia

Com outros seres no mesmo reino.

Prospero seja tudo em nossas vidas:

Amor, paz, dinheiro, felicidade , saúde e sabedoria.

Que os fluídos de positividade

Das matas e o ambiente em geral,

Da eterna natureza, sejam sentidos

Em todos nós.

Que assim seja.


~ AD ~

.

Admirável Gado Novo






Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível,
Não voam, nem se pode flutuar
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!


Compositores: José Ramalho
https://www.youtube.com/watch?v=YwqoeKlaJQs

.

Oração Xamânica






Aceito as forças da natureza que guiam meus caminhos
Expresso a vontade do grande espírito em minha jornada
Revelo a pureza de minha alma nas trilhas de meu dia
Me uno aos espíritos da floresta e aceito seus sábios conselhos
Acolho a voz de meus ancestrais e aprendo a ouvir meu coração
Caminho com coragem e supero minhas provações
Confio na luz e me entrego ao amor
Grande Espírito, acalma meu passo.
Desacelera as batidas do meu coração, acalmando minha mente.
Diminui meu ritmo apressado com a visão da eternidade do tempo.
Em meio às confusões do dia-a-dia, dá-me a tranqüilidade das montanhas.
Retira a tensão dos meus músculos e nervos com a música suave dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.
Ajuda-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.
Ajuda-me a me preparar bem para o repouso de todas as noites, lembrando-me sempre que enquanto dorme meu corpo, eu, espírito, adentrarei o verdadeiro mundo e irei aos lugares que a minha mente elegeu como meu tesouro.
Ensina-me a arte de tirar pequenas férias:
reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Okey, Okey, Okey!

(ad)


.

ORAÇÃO DA RECONCILIAÇÃO COM A NATUREZA






Eu me Reconcilio com todas as coisas do céu e da terra.
Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra, tudo será meu amigo.
Quando todo o Universo se tornar meu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-me dano.
Se sou ferido por algo ou se sou atingido por micróbios ou por espíritos baixos, é prova de que não estou reconciliado com todas as coisas do céu e da terra.
Reflexiono, e me reconcilio. Esta é a razão por que me ensinastes, outrora, que era necessário me reconciliar com meus irmãos antes de trazeres oferenda ao altar.
Dentre os meus irmãos, os mais importantes são meus pais. Mesmo agradecendo a Deus, se não consigo, porém, agradecer a meus pais, não estou em conformidade com a vontade de Deus.
Reconciliar-me com todas as coisas do Universo significa agradecer a todas as coisas do Universo.
A reconciliação verdadeira não é obtida nem pela tolerância nem pela condescendência mútua.
Ser tolerante ou ser condescendente não significa estar em harmonia do fundo do coração.
A reconciliação verdadeira será consolidada quando houver recíproco agradecer. Mesmo que agradeça a Deus, aquele que não agradece a todas as coisas do céu e da terra não consolida a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra.
Não havendo a reconciliação com todas as coisas do Universo, mesmo que Deus queira me auxiliar, as vibrações mentais de discórdia não permitem captar as ondas da salvação de Deus.
Agradeço à Pátria. Agradece a meu pai e minha mãe. Agradeço meu marido (ex) ou mulher. Agradeço meus filhos.
Agradeço meus criados. Agradeço a todas as pessoas. Agradeço a todas as coisas do céu e da terra.
Somente dentro desse sentimento de gratidão é que poderei ver-te e receber a tua salvação.
Como és o Todo de tudo, estarás somente dentro daquele que estiver reconciliado com todas as coisas do céu e da terra.
Não és presença que possa ser vista aqui ou acolá. Por isso não incorporo em médiuns. Sei também que não sera através de um médium, que Deus possa Se revelar.
Se quero chamar-te, reconcilio- me com todas as coisas do céu e da terra e chamo por ti.
Porque és Amor, ao me reconciliar com todas as coisas do céu e da terra, aí, então, sei que te revelaras.
Amém!


(AD)


.

Viola Enluarada






A mão que toca um violão
Se for preciso faz a guerra,
Mata o mundo, fere a terra.
A voz que canta uma canção
Se for preciso canta um hino,
Louva à morte.
Viola em noite enluarada
No sertão é como espada,
Esperança de vingança.
O mesmo pé que dança um samba
Se preciso vai à luta,
Capoeira.
Quem tem de noite a companheira
Sabe que a paz é passageira,
Prá defendê-la se levanta
E grita: Eu vou!
Mão, violão, canção e espada
E viola enluarada
Pelo campo e cidade,
Porta bandeira, capoeira,
Desfilando vão cantando
Liberdade.
Quem tem de noite a companheira
Sabe que a paz é passageira,
Prá defendê-la se levanta
E grita: Eu vou!
Porta bandeira, capoeira,
Desfilando vão cantando
Liberdade.
Liberdade, liberdade, liberdade...

A toada "Viola Enluarada" é uma composição de 1967 dos irmãos Marcos Valle(14/09/1943) e Paulo Sérgio Valle (06/08/1940).
Paulo Sergio foi responsável pela letra e Marcos pela melodia.


Viola Enluarada >> Marcos Valle e Milton Nascimento
https://www.youtube.com/watch?v=1Y_gVMmnHg8

.

A NECESSIDADE DE SER ESPECIAL






Sinto-me deprimido e fico me autocondenando, embora eu realmente não saiba por que.

Essa é uma maneira de permanecer o mesmo... Esse é um truque da mente. Ao invés de compreender, a energia começa a se mover para a condenação. Assim a mente é muito esperta: no momento em que você começa a ver algum fato, a mente salta sobre ele e começa a condená-lo.

Agora toda a energia se torna condenação, então a compreensão é esquecida, posta de lado e sua energia está se movendo para a condenação... e condenar não pode ajudar. Isso pode lhe deixar depressivo, pode lhe deixar bravo, mas depressivo e bravo você nunca muda. Você permanece o mesmo e você se move para o mesmo círculo vicioso novamente e novamente.

Compreender é liberar, assim quando você vê um certo fato não há nenhuma necessidade de condenar, não há necessidade de se preocupar com isso. A única necessidade é olhar para isso profundamente e compreendê-lo.

Se digo alguma coisa e isso lhe magoa — e esse é todo meu propósito: lhe magoar em algum lugar —, desse modo você tem que olhar no porquê isso magoa e aonde isso magoa e qual é o problema; você tem que ver isso. Olhando nisso, tentando se mover ao redor disso, olhando-o de todos os ângulos... Se você condenar, você não pode olhar, não pode abordá-lo de todos os ângulos. Você já decidiu que isso é ruim; sem dar a isso uma chance, você já julgou.

Escute o fato, penetre-o, contemple-o, durma sobre ele e quanto mais você for capaz de observá-lo mais você se tornará capaz de sair fora dele. A habilidade de entender e a habilidade de sair fora disso são apenas dois nomes para o mesmo fenômeno.

Se compreendo uma certa coisa, sou capaz de sair fora disso, indo além disso. Se não compreendo uma certa coisa, não posso sair fora disso. Então a mente prossegue fazendo isso com todos; não é somente com você.

Imediatamente você salta e diz: "Isso está errado, isso não devia estar em mim. Eu não mereço, meu relacionamento está errado e isso está errado e aquilo está errado", e você se sente culpado. Agora toda a energia está se movendo para a culpa e meu trabalho aqui é tornar você tão inocente quanto possível.

Portanto, o que quer que você veja não tome isso de uma maneira pessoal. Isso não tem nada a ver particularmente com você; é apenas a maneira de como a mente funciona. Se houver ciúmes, se houver possessividade, se houver raiva, é assim que a mente funciona... a mente de todos mais ou menos; as diferenças são somente de graus.

A mente possui outro mecanismo: ou ela quer louvar ou ela quer condenar. Ela nunca está no meio. Por meio do louvor você se torna especial e o ego é realizado; por meio da condenação você também se torna especial. Olhe para o truque: de ambas as maneiras você se torna especial!

Ela é especial: ou ela é uma santa, uma grande santa, ou ela é a maior pecadora, mas de todo jeito o ego é preenchido. De qualquer maneira você está dizendo uma coisa — que você é especial.

A mente não quer ouvir que ela é apenas ordinária. O ciúme, essa raiva, esses problemas de relacionamento e de ser. Eles são ordinários, todos estão neles. Eles são tão comuns como o cabelo.

Talvez alguém tenha um pouco mais, alguém tenha um pouco menos, alguém o tem preto e alguém o tem vermelho, mas isso não importa muito — eles são ordinários, todos os problemas são ordinários.

Todos os pecados são ordinários e todas as virtudes são ordinárias, mas o ego quer se sentir especial. Ou ele diz que você é o maior ou que você é o pior.

Então apenas olhe… Todos esses problemas são ordinários. Quais problemas estão lá, diga-me? Quais problemas você sente? Basta nomeá-los.

Eu tenho uma dor aqui, na minha testa. Está doendo porque você não está tentando entendê-la, então dói. Você a está condenando; você está dizendo (para si mesmo): "Você não devia estar deprimida.

Isso não é você, isso não é bom para sua imagem, isso vai contra sua imagem, isso se torna uma mancha em você e você é uma garota tão bonita! Por que você está deprimida?" — ao invés de compreender por que você está deprimida.

Depressão significa que de alguma maneira a raiva está em você num estado negativo: a depressão é um estado negativo da raiva. A própria palavra é significativa — ela diz que algo está sendo pressionado; esse é o significado de deprimido.

Você está pressionando alguma coisa dentro e quando a raiva é pressionada demais ela se transforma em tristeza. Tristeza é uma maneira negativa de estar bravo, uma maneira feminina de ficar bravo.

Se você remove a pressão sobre ela, ela se transforma em raiva. Você devia estar zangada sobre certas coisas da sua infância, mas você não as expressou, daí a depressão.

Tente entender isso! E o problema é que a depressão não pode ser solucionada, devido a que ela não é o problema real. O verdadeiro problema é a raiva; e você continua condenando a depressão, dessa forma você está lutando com sombras.

Primeiro olhe no porquê você está deprimida... Olhe bem nisso e você encontrará a raiva. Muita raiva está em você... Talvez com relação a sua mãe, com relação a seu pai, com relação ao mundo, com relação a si própria, esse não é o ponto.

Você está com muita raiva por dentro e desde sua infância você tem tentado ser sorridente, não ser zangada. Isso não é bom. Você foi ensinada e você aprendeu bem.

Portanto na superfície você parece feliz, na superfície você continua sorrindo e todos esses sorrisos são falsos. Bem fundo você está retendo muita raiva. Agora, você não pode expressá-la então você está sentada sobre ela; isso é o que a depressão é; assim você se sente deprimida.

Deixe isso fluir, deixe que a raiva venha. Uma vez que surge a raiva sua depressão irá embora. Você nunca observou isso? Que às vezes após uma raiva verdadeira a pessoa se sente tão bem, viva? Comece a fazer algo em casa. Hum? Faça uma meditação raivosa todo dia... Vinte minutos serão suficientes.

Após o terceiro dia você irá gostar tanto do exercício que será difícil para você esperar por isso. Isso lhe dará uma tal liberação e você verá que sua depressão está desaparecendo. Pela primeira vez você irá realmente sorrir... Porque com essa depressão você não pode sorrir, você finge.

A pessoa não pode viver sem sorrisos então a pessoa precisa fingir, mas um sorriso fingido machuca muito... Não lhe torna feliz; simplesmente lhe relembra de como você é infeliz.

Mas você se tornou cônscia disso. Isso é bom. Quando alguma coisa machuca, isso ajuda. O homem está tão doente que sempre que algo é útil dói, toca alguma ferida em algum lugar. Mas isso tem sido bom...

É isso.


Osho, em "This Is It!"


.

APRENDE MAIS






Sê uma pessoa aberta às idéias,
aos conceitos novos.

Discute-os, compara-os
com o que sabes e pensas,
retirando o melhor proveito
das informações que desconheces.

As idéias salutares renovam a emoção,
abastecendo os sentimentos
com estímulos e entusiasmo.

Ninguém é tão sábio que
não necessite aprender mais;
com o que sabes e pensas,
retirando o melhor proveito
das informações que desconheces.

As idéias salutares
renovam a emoção,
abastecendo os sentimentos
com estímulos e entusiasmo.

Ninguém é tão sábio que
não necessite aprender mais,
nem tão completo que possa dispensar
outros contributos
para o seu crescimento íntimo.

Aprende mais,
estando receptivo a novas contribuições.


Joanna de Ângelis


.

CÓDIGO DE ÉTICA DOS XAMÃS






*1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência.O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

*2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida.Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

*3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

*4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

*5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganhado, nem foi dado, não é seu.

*6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

*7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

*8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

*9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

*10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

*11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.

*12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

*13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

*14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

*15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental.Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.

*16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

*17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

*18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

*19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

*20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.


.

BEM ME QUER!






Bem me quer! Bem me quer!
Perdoe minhas fugidas
Noites frias me nublaram
Me sentia sem saída, agora não

Bem me quer! Bem me quer!
Conhecer o desconhecido faz movimentos
Acreditar nas magias invisíveis faz neve no deserto
Viver cria tempestades de bênçãos no peito

Bem me quer! Bem me quer!
Um abraço em natureza
A família de todos os lugares
Os caminhos dos sonhos e belezas

Bem me quer! Bem me quer!
Consciência e coragem
Coração desbravador
Olhar de amor e serenidade

Bem me quer! Bem me quer!
Bem me quero! Bem me quero!
Bem te quero! Bem te quero!
Bem querer sutil, em carinho e natural.


Mitakuye Oyasin!
Por todas as nossas relações!”
Série: 365 Inspirações Xamânicas para o nosso Cotidiano
Autor: Samuel Souza de Paula
Crédito da Imagem: Snow Wolf - Barbara Banthien


.

OBTER E PAGAR







Pede a graça da saúde, mas não te esqueças da própria defesa contra a enfermidade.

Roga a favor da luz, todavia, não permaneças na sombra.

Solicita o facho da esperança, contudo, aprende a cultivar a serenidade, a fim de que te não arrojes aos precipícios do desespero.

Pede a bênção da coragem, mas preserva-te contra o desânimo.

Roga a realização dos próprios desejos, entretanto, procura adaptar-te à Vontade Divina.

Solicita o concretização dos ideais superiores que te nutrem na Terra, mas busca agir sem apego, para que não te enamores das próprias obras que pertencem, no fundo, à Criação Divina.

Pede a graça da iniciação na fé viva, no entanto, capacita-te de que é necessário perseverar na confiança, para que a ventania das perturbações humanas não te apaguem a candeia da boa vontade.

Roga a concessão de recursos materiais para a solução dos problemas que te afligem no mundo, mas, não te esqueças de aprender a gastar com equilíbrio e respeito sem te precipitares em débitos insolúveis.

Solicita a alegria do amor, através dos entes queridos que te rodeiam na existência, no entanto, reconheça que a felicidade dos amigos é diferente da tua, para que te não convertas em tirano do círculo afetivo.

Tudo na vida é permuta, colaboração, experiência e o nosso trabalho é sempre um contrato entre o Senhor e nós outros, na execução do qual precisamos receber para dar e dar para receber.

A providência nos concede as mais ricas possibilidades em todos os setores da jornada evolutiva, entretanto, a Lei exige a nossa quota de contribuição.

“Pedi e obtereis” – ensinou o Divino Mestre. Não nos esqueçamos, porém, de que todas as criaturas e de que todas as cousas são importantes no Universos e que poderemos tudo receber, mas para tudo pagar hoje ou amanhã.

Emmanuel
Livro “Assim Vencerás” 
Psicografia de Francisco Cândido Xavier  


.

CADA UM






Cada um dá o que pensa.
Cada um cede o que tem.
Cada um encontra o que procura.
Cada um recolhe o que semeia.
Cada um aprende o que estuda.
Cada um dispõe do que entesoura.
Cada um permanece onde se coloca.
Cada um realiza o que imagina.
Cada um mentaliza o que sente.
Cada um faz o que deseja.
Cada um recebe conforme pede.
Cada um se mostra finalmente por fora como age por dentro.
Cada espírito é um mundo por si.
Cada coração é continente diverso da vida infinita.
Cada propósito é uma força.
Cada anseio é uma oração.
Cada atitude é uma causa.
Cada resolução é um movimento.
Cada existência é um livro original.
Cada gesto é uma semente que produz sempre, segundo a natureza que lhe é própria.

Guardemos, assim, a nossa bússola imantada em Jesus, na grande viagem da evolução, de vez que, de acordo com a Sabedoria Divina, "cada qual receberá do Universo, do mundo e das criaturas, de conformidade com as próprias obras".


André Luiz
Do livro Cartas do coração.
Psicografia de Francisco Cândido Xavier



.

12/09/2016

Vosso Destino é Ser livre do Viver e do Morrer






As palavras de nada valem se o coração não estiver presente e desperto em cada sílaba. E quando o coração não está presente e desperto, melhor é que a língua durma ou que se esconda atrás dos lábios fechados.

Não precisais de templos para orardes. Quem não pode encontrar um templo em seu coração, jamais encontrará seu coração num templo.

Deus não é muitos, Deus é um. São porém, muitas e diversas as sombras dos homens. Enquanto os homens projetarem sombra na terra, o deus de cada um não será maior que a sua sombra. Só os que não tem sombra conhecem o Deus único, porque Deus é luz e só a luz pode conhecer a luz.

Tirai os véus que cobrem o Céu nos corações dos homens, removendo as obstruções que há entre eles e os seus irmãos na Terra; entre o Homem e todas as criaturas; entre o Homem e Deus.

Algumas sementes ficam enterradas por muitos anos, mas rapidamente brotam quando estimuladas pelo alento da primeira estação favorável. A semente da Verdade está em todos os homens e em todas as coisas. A vossa tarefa não é semear a Verdade, mas preparar a estação favorável para que a semente possa brotar.

Procurai um caminho para o coração dos homens por intermédio do Amor e da Compreensão; e uma vez ali instalados, melhor podereis trabalhar para libertá-los de suas correntes.

O Amor é a Lei de Deus. Viveis para que aprendais a amar. Amais para que aprendais a viver. Nenhuma outra lição é requerida do Homem.

Vosso destino é ser livre do viver e do morrer, do Céu e do Inferno e de todos os opostos guerreadores fundamentados na Dualidade.

Se não fordes enterrados para a dualidade da vida e da morte, não podereis despertar para a unidade do Ser.

*Trechos do Livro de Mirdad – Mikhail Naimy

Fonte:
http://muitoalem2013.blogspot.com.br/2016/09/vosso-destino-e-ser-livre-do-viver-e-do.html


.