.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

19/06/2016

“Respeite A Você Mais Do Que Aos Outros”






Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Nem sei como lhe explicar minha alma. Mas o que eu queria dizer é que a gente é muito preciosa, e que é somente até um certo ponto que a gente pode desistir de si própria e se dar aos outros e às circunstâncias.

Pretendia apenas lhe contar o meu novo carácter, ou falta de carácter. Os últimos quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma num boi? Assim fiquei eu… em que pese a dura comparação…

Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões – cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também minha força. Espero que você nunca me veja assim resignada, porque é quase repugnante.

Uma amiga, um dia desses, encheu-se de coragem, como ela disse, e me perguntou: você era muito diferente, não era? Ela disse que me achava ardente e vibrante, e que quando me encontrou agora se disse: ou essa calma excessiva é uma atitude ou então ela mudou tanto que parece quase irreconhecível. Uma outra pessoa disse que eu me movo com lassidão de mulher de cinquenta anos.

O que pode acontecer com uma pessoa que fez pacto de boa vontade com todos e que se esqueceu de que o seu nó vital deve ser respeitado?


Ouça: respeite a você mais do que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que é ruim em você – respeite sobretudo o que você imagina que é ruim em você – pelo amor de Deus, não queira fazer de você uma pessoa perfeita – não copie uma pessoa ideal, copie você mesma – é esse o único meio de viver.


Clarice Lispector, in “Carta a Tânia [irmã de Clarice] (1947)”

.

07/06/2016

POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA/






Todo mundo sabe que a água do mar é salgada sem precisar tomar um bom gole dela, mas nem todo mundo sabe o porquê de seu sabor ser salgado. Então hoje o Sabicão responde à pergunta: Porque a água do mar é salgada?


No início foi a chuva

Quando o Planeta Terra se formou, isso 4,5 milhões de anos atrás, grandes quantidades de vapor estavam na atmosfera, com as fortes chuvas que se seguiram, a terra foi lavada e os sais que estava em sua superfície foram levados para os pontos mais fundos do relevo, esses pontos também se tornaram depósitos de água, tornando a água salgada.

Ao longo dos períodos seguintes, o ciclo continuou a ser realizado, com a evaporação, chuva em áreas continentais e água seguindo para o mar e levando mais sais para a sua composição.



Hoje em dia, a concentração não sofre aumentos consideráveis, mesmo que o ciclo continue ativo, pois, além da utilização humana, vários animais, entre eles, as tartarugas, corais, moluscos, utilizam os sais para sua sobrevivência.

Os sais de nossos oceanos não são compostos somente de cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha, também temos em sua composição outros minerais, como o magnésio, o cálcio e o potássio.

Hoje, temos uma concentração de 33 a 37 gramas de sais a cada litro de água na maior parte dos mares, a concentração não é homogênea, pois em determinadas áreas que recebem grandes quantidades de água doce, em geleiras e na foz de grandes rios, a injeção de água doce acaba por diluir a quantidade de sais, reduzindo a sua concentração.

O Mar Morto, localizado entre Israel e a Jordânia, possui a maior concentração de sais do mundo, com incríveis 350 gramas por litro de água, essa salinidade exagerada é a responsável por permitir que as pessoas boiem com maior facilidade em suas águas. Essa anomalia se deveu a irrigação que desviou muita água de seu principal afluente, o Rio Jordão.


Fontes: G1, UOL e Mega Curioso


.

- ORA-IÊ-YÊ, MAMÃE OXUM!






"Sou filha do vento, mas em teus braços sou acolhida
Sou filha do vento, mas em tuas águas me purifico
Sou filha do vento, mas em tua casa faço morada."


Ide were were - Mantra

É cantado por Deva Premal, na língua Yorubá (Africa Ocidental), e fala sobre o amor e a Deusa do amor, Oxum...

Muita paz e muito amor em nossos corações sempre

Ide were were nita ochun
Ide were were
Ide were were nita ochun
Ide were were nita ya
Ocha kiniba nita ochun
Cheke cheke cheke
Nita ya
Ide were were

Tradução:
Oxum é a deusa do amor,
Canto que fala sobre um colar,
que é o símbolo da iniciação ao amor
(idioma: Yorubá, Africa)


https://www.youtube.com/watch?v=83BZ_8SClkY


.