.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

27/10/2015

MESTRE AMIGO






Mestre Amigo, dá-me forças para vencer os desejos insanos, os melindres, os ataques de orgulho, pois sei que esses são os grandes venenos para minha saúde!

Cristo Jesus, cura-me da insensatez de viver longe dos Teus mandamentos de amor e fraternidade, sem cuja vivência eu jamais encontrarei a saúde inabalável!

Amado Pastor, ensina-me a perdoar os que me ofendem para que eu consiga remover os espinhos que me levam à enfermidade!

Querido Rabi, não me deixe perdido no labirinto das provas que a minha invigilância não quis evitar!

Misericórdia, Senhor, é o que peço. Traze-me o elixir do Teu Amor, e derrame sobre mim as bênçãos cristalinas da saúde!

Obrigado, Jesus, por ser meu Amigo e Médico. Estou em paz, estou curado no Teu amor.


(José Carlos De Lucca)

.

17/10/2015

UMA MENSAGEM DE CARINHO






Mensagem do 'meu' Marinheiro.


É uma grande bênção da Senhora da Vida, viver dias como o de hoje.

Aproveite todos os momentos, destes dias, de forma inteira e completa!

Cada momento está esperando você como um abraço muito, mas muito reconfortante.

Quando você olhar à sua volta e julgar que o mundo se perde em confusão, que os homens se agridem e se destroem em angústias, olhe para dentro de si mesma!

Lembre-se de que a sua vida não está lá fora, não depende dos outros, mas, unicamente, de como está a sua consciência.

O mundo dos outros não é o seu mundo, a menos que você lhe dê sua adesão, contribuindo na degradação, distorção e confusão externa, você não tem de "carregá-lo"...

Quando olhar à sua volta e só enxergar problemas, volte-se, imediatamente, para a verdade em seu interior, trabalhe com os valores que já compreendeu e entre em sintonia com Deus.

Expresse o melhor de você, pois o mundo é o resultado do que irradiamos e manifestamos, do nosso esforço ou nosso descaso, nossa nobreza ou nosso desajuste.

Quando a descrença invadir seu coração e você vacilar, sofrer e chorar, é porque sua hora de renascer, internamente, chegou e pressiona você para não mais adiar e se entregar, um pouco mais, à Deus.

Então, pare de olhar tanto para fora e de impressionar-se com propagandas alheias, com o que os outros dizem sobre si, liberdade ou modismos. Olhe demoradamente para si, observe sua mente, sua harmonia interna; indague-se, faça mais silêncio para que toda a sua consciência sobre a verdade, naturalmente, venha à tona.

Há um ponto que é pura luz, em seu interior, que pode desfazer todas as sombras e dúvidas. Busque esse ponto e deixe fluir sua luz. Que importa se muitos preferem enquadrar-se num sistema de modismo egoísta e de amargo retorno?

É hora de sorrir para a vida, ser grata por ter podido resistir a tanto! É gratidão que você tem que oferecer para os seus, para você e para a vida. Então, não permita que a sua luz fique coberta pelo equívoco alheio, ou que se apague na frustração das ilusões.

Para que as trevas não avance e lhe envolva, firmemente, ilumine tudo o que lhe circunda, com a sua própria luz.

Comece você a iluminar, a modificar, a permitir que a paz flua em você e através de você. Deixe que, através de sua mediunidade, a Fonte Divina jorre sobre tudo. 


Comece agora, pois, ninguém assumirá e nem pode assumir, por nós, o nosso compromisso.

A cada hora somos chamados, e desafiados a nos redefinirmos e aprendermos novas lições. Expandirmos a nossa consciência, na Paz e no Amor a Deus, que Se apresenta sob a roupagem de nosso semelhante.

Gratidão, Paz... Seja Grata!


Deste Marinheiro que lhe fala, com amor.

.

Minha Mãe Iemanjá






Iê iê iê iê minha Mãe Iemanjá

Iemanjá Rainha do Mar
Doçura das Águas Sagradas do Mar
Iemanjá Rainha do Mar
Doçura das Águas que vem pra levar o sofredor

Oh leva pro mar minha Mãe todo esse meu sofrer
Leva pro mar minha Mãe as minhas lágrimas
Oh leva esse sofredor pra se banhar no Seu Amor
Leva pro fundo do mar tudo o que tem pra levar
Laraia laraia

Iê iê iê iê minha Mãe Iemanjá

Teu canto envolve meu ser
Tuas mãos me levantam ao cair
Pois é minha Mãe Sereia
Sempre vou saudar quando vir

Eu sei foi Mãe que escolheu
Só mais um filho de Deus
Pra espalhar Teu Amor
No canto, na letra e na canção

Iê iê iê iê minha Mãe Iemanjá

- Salve as Águas Sagradas de Mamãe Sereia! Odoyá Mãe!

Artista: Caroline Nascimento


***

Minha Mãe Iemanjá
https://www.youtube.com/watch?v=rOZwyjiJiSc


~~~~~~~

- Odoyá, Mãe, Iemanjá!


.

Oração da Esperança






Senhor!

Os homens reúnem-se no mundo para pedir, reclamar, maldizer; legiões humanas devotadas à fé entregam-se para que as comandes; multidões sintonizam Contigo buscando servir-Te.

Permite-nos agora um espaço para a gratidão por estes dias de entendimento fraternal que vivemos na Casa que nos emprestastes para o planejamento das atividades evangélicas do futuro.

Como não estamos habituados a agradecer e louvar sem apresentar o rol das nossas súplicas permite-nos fazê-lo de forma diferente.

Quando quase todos pedem pelos infelizes, nós nos atreveremos a suplicar pelos infelicitadores;

Quando os corações suplicam em favor dos caídos, dos delinquentes, dos que se agridem, nós nos propomos a interferir em benefício dos que fomentam as quedas, os delitos e a violência;

Quando os pensamentos se voltam para interceder pelos esfaimados, os carentes, os desiludidos, nós nos encorajamos a formular nossas rogativas por aqueles que respondem por todos os erros que assolam a Terra, estabelecendo a miséria social, a falência moral e a derrocada nas rampas éticas do comportamento.

Não Te queremos pedir pelas vítimas de todos os matizes, senão, pelos seus algozes, os que entenebreceram os sentimentos, a consciência e a conduta, comprazendo-se, quais chacais sobre os cadáveres dos vencidos.

Tu que és o nosso Pastor e prometeste apoio a todas as ovelhas, tem misericórdia deles, os irmãos que se cegaram a si mesmos e, ensandecidos, ateiam as labaredas do ódio na Terra e fomentam as desgraças que dominam no Mundo.

Tu podes fazê-lo, Senhor, e é por isto que, em Te agradecendo todas as dádivas da paz que fruímos, não nos podemos esquecer desses que ardem nas labaredas cruéis da ignorância, alucinados pelos desequilíbrios que os tornam profundamente desditosos.

Retira dos nossos sentimentos de amor a cota melhor e canaliza-a para os irmãos enlouquecidos na volúpia do prazer, que enregelaram o coração longe dos sentimentos de humanidade e que terão que despertar, um dia, sob o látego da consciência que a ninguém poupa.

Porque já passamos, em épocas remotas, por estes caminhos, é que Te suplicamos por eles, os irmãos mais infelizes que desconhecem a própria desdita.

Quanto a nós, ensina-nos a não fruir de felicidade enquanto haja na Terra e na Pátria do Cruzeiro, os que choram; os que se debatem nos desvãos da perturbação, e, consciente ou inconscientemente, Te negam a sabedoria, o amor e a condução de ternura como Pastor de nossas vidas.

Quando os Teus discípulos, aqui reunidos, encerramos esta etapa, damo-nos as mãos, e, emocionados, repetimos como os mártires do passado:

- Ave Cristo! Em Tuas mãos depositamos nossas vidas, para que delas faças o que Te aprouver, sem nos consultar o que queremos, porque só Tu sabes o que é de melhor para nós.

Filhos da alma: que vos abençoe o Pai de Misericórdia e que Jesus permaneça conosco; são os votos do servidor humílimo e paternal de sempre.

Assim seja.


Médium: Divaldo Franco
– Espírito: Bezerra de Menezes.


.

16/10/2015

UM GRITO NA MATA ECOOU






Um grito na mata ecoou
Foi Seu Pena Branca que chegou
Com sua Flecha, com seu Cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar

Salve Seu Pena Branca!
Okê Caboclo!

KIÔÔÔÔÔÔ

*

Um grito na mata ecoou
https://www.youtube.com/watch?v=fA1V68gwVWs


~~~~~~~

- OKEY, CABOCLO!


.

EPA BABÁ, OXALÁ!







"A vida é obra encantadora do Criador.

Nada nela existe por acaso.

Nada funciona ou acontece sem seguir uma Lei Maior, uma Razão.

Nem mesmo a "morte" deve ser vista ou considerada como oposto de "vida".

O que chamamos de morte é apenas uma entrada para outra estação da mesma vida..."


***





Pai Oxalá


Pai Oxalá
Tu és a minha Fé
Louvemos a Ti agora
Ó meu Senhor

Nesse momento esqueço de tudo
Firmo a minha cabeça em nosso Pai Oxalá
Deixo tudo do lado fora
Abro o coração pra louvar a Ti agora

- Saravá o nosso Divino Pai Oxalá-yê!
Exê ê Babá!



https://www.youtube.com/watch?v=THo3qAO0_Es
- EPA BABÁ, OXALÁ!

.

15/10/2015

PARA QUE SERVEM AS MENSAGENS DOS GUIAS?






Os diversos textos e artigos, postados neste blog, apresentam diferentes níveis de profundidade, sobre o que concerne à espiritualidade e religião, (umbandista; no geral), segundo a percepção de variados grupos de indivíduos.

"Espiritualidade", como o nome deixa claro, diz respeito ao que pertence ao Espírito.

" Religião" é um conjunto metodológico, 'caminho', adotado para "ir rumo ao Espírito" a fim de conhecê-Lo, gradativamente, até que se possa apreendê-Lo por completo, de maneira que Ele revele-Se e manifeste-Se, tal qual fora idealizado pelo Criador. Esse é o ideal.

Veja que escrevi " Espírito", com 'e' maiúsculo, pois me refiro ao Ser Essencial, não à condição passageira, denominada espírito de forma comum e vulgar, por isso escrevo-o com 'e' minúsculo.

A tarefa da religião pode ser bem árdua e difícil, parecendo, muitas vezes, impossível, por conta de uma série de fatores.

Assim, propositadamente, às vezes, é preciso adotar uma postura mais ou menos rebuscada, na linguagem, destinada ao a leitores, de variados níveis de escolaridade e de auto-percepção, sobre o que é transmitido.

A diferença no estilo metodológico e linguagem nada garante maior ou menor profundidade no sentido da mensagem transmitida, sua serventia está em conseguir cativar o leitor que se identifica mais com "esse do que com aquele" tipo de texto.

Um texto que vem de um Guia, por mais que esteja adaptado ao grau de escolaridade do/a médium, e é destinado a pessoas pertencentes a um determinado nível de compreensão, tem nuances que são comuns ao método de comunicação espiritual.

Quanto mais profundo for o sentido da mensagem menos interessante será aos olhos da massa, pelo simples motivo de que ela, ainda, estar voltada para o que é mundano, e uma mensagem com sentido profundo não satisfaz ou alimenta o mundano e tudo o que é referente a ele.

Uma mensagem com sentido mais profundo não ensina o imediato, ou seja, o que fazer para resolver os problemas do dia a dia de um/a encarnado/a, a alcançar uma boa vida material, a ser mais saudável e belo/a, nem dirá o que fazer para progredir ou elevar-se socialmente.

Seu objetivo é outro. Seu objetivo é exatamente o oposto disso, pois traz sempre a recomendação pela simplicidade. Mas, por favor, não vamos confundir simplicidade com escassez e/ou ignorância.

Simplicidade é moderação na forma como se relaciona com os demais, é não ostentação!

" Ir rumo ao Espírito" requer despojamento do que não faz parte de Sua realidade. Como disse Jesus Cristo: "... larga tudo quanto tens, e segue-me.".

A finalidade, da maioria, das mensagens transmitidas, seja com o/a Guia incorporado/a, ou através de psicografia é fornecer orientação para que, gradativamente, a pessoa vá se despojando do apego ao que é material, e dessa forma, tornando-se apta a galgar níveis mais profundos de seu próprio Ser.

A finalidade destas mensagens diferem do propósito das orientações transmitidas nos atendimentos, com os Guias incorporados em seus médiuns. Nos atendimentos, a finalidade é a de suprir as necessidades imediatas e provisória, dos indivíduos, para que estes estejam em condições de dedicarem-se ao estudo e práticas do que é ensinado.

O propósito dos atendimentos mediúnicos não é um mero teatro para a satisfação dos desejos e vaidades, seja dos médiuns, ou dos que buscam por eles, mas a sanação de dificuldades que, comumente, servem de obstáculos que atrasam os humanos em sua evolução, "a dificuldade na manutenção da vida encarnada".

Essa parte do trabalho dos Guias, costuma ser muito atraente, para a maioria das pessoas, pois elas, ainda estão muito 'envolvidas' com o que é mundano, o material lhe parece real demais, e o que torna agradável a vida neste mundo, satisfaz, e é o bastante; assim sendo, quer sempre viver o conforto do agradável, e buscam o máximo de experiências, dentro desta zona de conforto.

Enquanto a religião ajudar-lhes a viver bem e andar num caminho confortável, estará tudo bem. E se um ensinamento, mais superficial, puder ajudar-lhes a permanecerem, pelo menos em, razoável, equilíbrio, já será de grande valia. Mas não será o bastante, para aqueles que estão prontos para o: "larga tudo quanto tens, e me segue".

À medida em que a pessoa vai desapegando-se do mundo, naturalmente, a consciência passa a ampliar-se; o mundo, que antes era um grande palco, começa a ser visto como uma sala confinada, um aspecto diminuto da existência - apenas a "ponta do ice berg".

É quando a possibilidade da realidade do Espirito começa a se formar e vibrar no íntimo da criatura. Para ela são as comunicações contendo uma mensagem com sentido mais profundo.

Uma verdade não deixa de ser verdade só porque foi dita de forma com a qual, ou por alguém com quem não nôs simpatizamos.


VSL

.

O RELATIVO NÃO SE COMPARA AO ABSOLUTO!






“O caminho através da vida terrena conduz a muitos conflitos e testes, mas aquele que nada faz para vencê-los não pode esperar nenhum triunfo.”

Mestre Morya

~~~~~~~

O Relativo é toda a verdade, somente no julgamento limitado do conhecimento humano – porque, o Conhecimento Absoluto está, Além do além, da rasa suposição do Homem.

Como pode o limitado dimensionar o ilimitado?

A razão humana desconhece a si mesma, como poderia emitir opinião, sobre qualquer coisa, sem o risco de transferir a ignorância de si mesma?!

Diante, do desconhecimento da Verdade Absoluta, a verdade humana, torna-se menos que relativa, sendo, na verdade, apenas fragmento, pois, falta-lhe até mesmo a totalidade da consciência sobre si própria.

Todos nós, humanos, temos "um ponto" semelhante a um buraco negro, onde todo o nosso conhecimento, num segundo a mais de avanço, 'parece' esvair-se como água na areia.

Portanto, devido ao conhecimento, fragmentado, sobre a nossa própria essência, nos precipitamos nas conclusões e supomos saber sobre a totalidade do relativo, o que em si, já é uma contradição.

Por acaso, a totalidade de algo, já não é, em si, um absoluto? Hã!? Um absoluto formado pelo relativo e dentro do relativo? Sim.

Como podemos ousar comparar O Absoluto com o relativo, mais, como ousamos compara O Absoluto com os fragmentos do relativo?

Nos falta, totalmente, a percepção da realidade da VIDA! Sim, é total o nosso desconhecimento do que seja a Vida. Tudo o que chamamos de Vida nada mais é que a percepção dos efeitos, do que supomos ser a Sua presença, em maior ou menor intensidade.

Supomos que esses efeitos, de uma suposta presença, seja Vida, pois não temos a menor idéia do quê/quais poderiam ser os efeitos de uma suposta ausência disso.

Com isto, sofremos, os altos e baixos, o tempo todo oscilando, interiormente, em nossas convicções existenciais!

A presunção é uma das grandes pedras no caminho da humanidade.


VSL


***


Precisamos tomar cuidado para não cairmos em falácias de um contexto que se apresenta com duplo sentido.






.

14/10/2015

Oração por Humildade





"É bom padecermos de contradições algumas vezes e que os homens pensem mal ou pouco favoravelmente de nós, ainda que atuemos bem e tenhamos boa intenção.

Estas coisas, muitas vezes, ajudam-nos a sermos humildes e nos defendem da presunção."

- ( J.I.Roquette)



***

Meu Deus, sei que ainda sou um ser em evolução e que muitas vezes fujo dos objetivos que o Senhor traçou para que eu alcance a minha felicidade.

Sei também que nem sempre consigo fazer o bem que desejo, e muitas são as vezes que faço o mal que já não gostaria mais de fazer.

Por isso venho a ti, Senhor, para rogar forças, coragem e lucidez para acertar mais vezes do que me equivocar, e quando me equivocar, que seja por fraqueza ou ignorância, mas nunca por deliberação.

Venho a ti para pedir que não permitas, em tempo algum, que eu perca a vontade de viver, apesar dos momentos de dor e de sofrimento, que por certo terei que passar.

Pedir ajuda para cultivar o otimismo, mesmo que o futuro não seja tão promissor.

Para que me ensine a desenvolver o romantismo, ainda que em meu peito o coração pareça ter emudecido.

Senhor, ajuda-me a não perder a fé na amizade, mesmo que às vezes os amigos me traiam ou me abandonem nos momentos em que mais precisar deles.

Ajuda-me a cultivar o hábito e a alegria de ajudar as pessoas, ainda que muitas delas sejam ingratas e incapazes de retribuir.

Ensina-me a manter o equilíbrio até nos momentos de grandes abalos, em que tudo conspire para que eu perca o rumo.

Senhor, ajuda-me a amar sem esperar retribuição nem reconhecimento dos seres amados.

A observar a vida com brilho no olhar, até nos momentos em que a escuridão turbe os meus olhos.

A enfrentar os desafios da vida com garra e disposição, mesmo sabendo que as derrotas são inevitáveis no meu caminho.

Permite-me usar sempre a razão e o bom senso, ainda que o apelo dos vícios seja forte, insistente e constante na minha intimidade.

Sobretudo, Senhor, ajuda-me a elevar o sentimento de justiça acima dos meus próprios interesses.

Permite-me conservar o amor pela família, mesmo que ela me exija imensos esforços e árduas renúncias em prol da sua harmonia.

Ensina-me a ver sempre o lado bom e belo das coisas, apesar das lágrimas que brotam amargas do fundo da minha alma.

Senhor, que eu jamais perca a vontade de herdar as estrelas, mesmo habitando um planeta pequeno e de categoria inferior.

E, acima de tudo...

Que eu jamais esqueça que o Senhor é a inteligência suprema e que me ama infinitamente...

Que provê minhas necessidades, ampara-me sempre e só quer o meu aperfeiçoamento.

Que eu possa entender as pessoas que são mais frágeis que eu..., a não julgar o meu semelhante.

A educar meus sentimentos e desenvolver minha inteligência.

E, por fim, que eu nunca esqueça que sou um Espírito imortal..., e que minha felicidade é uma conquista minha...

Nos dias em que a tristeza se apresentar, dissimulada e insistente em sua janela, recolha-se por alguns instantes.

Assim seja!


Autor desconhecido.


.

12/10/2015

PREGUIÇA ESPIRITUAL






Oi, lembra de mim? Lembra?! [ Pergunta feita para a Cambone.]


Venho conversar um pouco, e começo com uma pergunta:
Alguém, aqui, gostaria de ter como cônjuge, empregado, auxiliar ou sócio uma pessoa preguiçosa?

O preguiçoso não evolui porque tudo o que lhe importa é o prazer medíocre da ociosidade, nada mais. E quem deseja ter como par um peso morto?

A preguiça não é a falta de ânimo ou de coragem que muitas vezes poderá abater alguém, como consequência de algum acidente ou enfermidade, ao quê vocês dão o nome de depressão, na atualidade.

A preguiça é uma opção, um " estilo" de vida em que o indivíduo escolhe não fazer nada, ou seja, escolhe ser vagabundo, por acreditar que os outros devem lhe suprir as necessidades.

A preguiça é um mal em si, ainda mais quando se fala da preguiça espiritual, pois se na penúria material, o preguiçoso sempre encontra quem lhe dê o mínimo para sobreviver, do lado de cá, na espiritualidade, as coisas não funcionam bem assim.

Do lado de cá, mesmo nas relações de grande amor, não há como enganar para explorar o ente 'devotado'. Aqui, o que define o lugar de cada um é a própria vibração, sem o intercurso de 'favores'.

A maioria das pessoas fazem o mínimo possível, no que se relaciona ao seu emprego profissional, não tendo medo, nem indisposição quando se trata de benefícios materiais, de status, fama e poder.

É interessante que pessoas com estas qualidades não têm a mesma coragem ou disposição no que se refere à vida espiritual. Por exemplo, levantam-se de madrugada para trabalhar, e consideram isso o correto, e têm razão, pois é o correto mesmo.

Muitos, após o trabalho, ainda vão para " programas noturnos " de divertimentos, sendo que os mais jovens vão aos limites de suas forças, nos finais de semana, mas acham difícil dedicar duas ou três horas semanais em atividades espirituais.

Investem " fortunas" no crescimento da empresa ou do negócio e acham um absurdo qualquer investimento, em material destinado à própria educação, no que se refere à religião que escolheu.

Muitas vezes, são pessoas que trabalham de sol a sol, ou até altas horas da noite, quase que todos os dias da semana, mas quando, por alguma razão, foram obrigadas a ir a qualquer local religioso, reclamam, dizendo que é demorado, tedioso e cansativo; porque estão pensando no passeio, ou porque estão cansados de tanto trabalhar, precisando dormir mais cedo.

O ser humano, encarnado, ainda não compreendeu que somos meros servidores, aqui ou na vida terrena, e que, um dia teremos de nos apresentar perante a Lei Divina para dar satisfação do que fizemos com nossas vidas.

As pessoas, bem adaptadas às massas, perderam toda a noção de valor e de hierarquia. Elas já não acreditam que têm de obedecer a alguma autoridade, nem mesmo no local de trabalho. Não acreditam mais que o trabalho honesto seja natural, e não uma virtude extra, facultativa, em suas vidas, quanto mais que o trabalho espiritual seja prioridade.

Os que se dizem cristãos precisam entender que seu verdadeiro Mestre não é o último modelo de veículo, ou aparelho de comunicação lançado no mercado, nem o homem ou mulher moldados de forma anti-natural em clínicas e academias.

Precisam entender que, cristão não é meramente um título de apresentação, porque é o mais aceito na sociedade que vive, mas que, quem se auto-afirma como cristão, está afirmando que o seu verdadeiro Mestre é Jesus Cristo, e que, segue Seus ensinamentos.

Devem entender que uma das condições básica do ser cristão é o fato de se trabalhar para servir à D'us, em tudo o que se fizer, não a si mesmos.

Ao invés disso, acham que devem receber o máximo de pagamento pelo mínimo esforço ou trabalho, com todos os direitos e prerrogativas, os quais, na maioria dos casos, não merecem.

Para os que gostam de exaltar 'sua' religião, cristã ou não, deveriam estudar o mínimo, para saberem que uma religião só é exaltada, de verdade, quando cumpre-se os seus mandamentos, e não com prerrogativas de posição social, nem no grito, ou com frases de efeitos, passageiros!

As pessoas “não têm tempo” (= ter preguiça) de ler o mínimo possível para a sua educação espiritual, devido a isto, são facilmente enganadas ( auto-enganadas! ), sofrendo inutilmente na vida encarnada, e após a morte.

Tudo por causa da preguiça ( vagabundagem) espiritual.

Fiquem bem!

- Eu sou Pomba Gira Mirim, Maria Quitéria da Lira.


Mensagem ditada à sua canbone,
través de sua médium; Vilma Luiz

.

10/10/2015

[ OUVIR COM FALSA EDUCAÇÃO ]






Vocês me pedem um conselho, mas tudo o que eu posso lhes dizer, nada mais é do que repetir tudo aquilo que vocês já ouviram, diversas vezes, de outros irmãos, mas não seguiram.

Será que me ouvirão com o coração, ou somente por falsa educação?

Vejamos...

Sintam-se em segurança.

Há um oceano de paz aguardando vocês.

Um mar de bênçãos, capaz de refrescar o seus corações do calor da emoções agitadas.

Um mar capaz de remover angústias, frustrações e qualquer problema que estejam prontos/as para soltar.

Mas é preciso se colocarem numa posição de entrega, com humildade, pois nenhum ser Divino se engana quanto ao que vibra em cada coração.

Deus e Sua Divindade Mãe, abre as comportas do Grande Oceano, tão logo vibramos sinceridade.

Acreditem. A sinceridade requerida é, antes de tudo, para conosco mesmos/as, pois se uma pessoa não puder ser sincera nem mesmo consigo, então não será com mais ninguém.

Julgar-se possuidor/a da infinita riqueza de Deus, sem agir em acordo com Suas Leis, é uma imensa hipocrisia.

Nenhuma pessoa, (nenhum ser; encarnado ou desencarnado), está isenta de cumprir a Lei, não importa quão linda, rica, culta seja, ou poderosa se julga.

Tudo o que os Guias, que se manifestam em suas Linhas, são e trazem consigo, tem por finalidade Servir às Divindades, através da caridade aos necessitados.

Nenhum Guia vem para ameaçar os encarnados, nem para sustentar a vaidade de seu par, que tem por missão; Servir, como ponte (médium), entre os planos da existência.

Deus, através de toda a Sua Hierarquia, em Amor, Cria e Emana todo o tempo e o tempo todo, tudo o que precisamos, para que realizemos o que nos é destinado.

Mas, infalivelmente, todos haverão de cumprir a Lei Maior e se submeter à Justiça Divina, ou não estarão prontos.

Ninguém engana a Deus.

Pode até ser que alguém consiga ocupar o lugar e usufruir do que é destinado a outro, mas isso ocorrerá por tempo limitado, porque, mais cedo ou mais tarde, haverá de restituir ao verdadeiro destinatário.

Com isso, consegue apenas atrasar-se no próprio caminho, pois enquanto se ocupava do lugar do outro, deixava de ocupar o próprio.

E, se alguém está ocupando o lugar e recebendo o que está destinado a outrem, é porque o verdadeiro destinatário não está em condições de reivindicar seus direitos, pois assim que se posicionar em acordo com a Lei Maior e a Justiça Divina, ninguém se sustentará, nem por um segundo, em seu lugar.

Lembrem-se, a Lei Maior manda amar a Deus sobre todas as coisas, sobre todos os seres, principalmente sobre si mesmo/a.

Depois, amar ao próximo, como se ele/ela fosse a própria pessoa. Isso quer dizer que cada um deve amar a si mesmo/a, e amar aos outros com o mesmo amor.

Prestem atenção, ainda que as atuais aparências e condições sejam desanimadoras, entreguem-se verdadeiramente a Deus e sigam renovados/as em direção ao que lhes é destinado.

Aqueçam os corações com amor desinteressado, calem as críticas, lamentações e ameaças, reconheçam-se forte, mas de uma força construtora, não destruidora.

Não afastem de si os seus Guias, usando os seus nomes para ameaçar, humilhar, nem criticar os outros. Nenhum deles, incluindo os de esquerda, concorda com isso.

Se alguma entidade encarnada lhe sugere esse tipo de comportamento, afastem-se dela, pois eu lhes garanto, essa criatura pratica o charlatanismo, jamais os mandamentos de sua religião. E se for uma entidade desencarnada, ela é uma criatura que está em queda, que se presta ao trabalho das trevas, tratem-na por entidade obsessora.

Não sejam agentes de destruição da própria felicidade! Atraiam para si as bençãos Divinas, com atenção e determinação firme, hora a hora, dia a dia, em todas as situações.

E, não se enganem, os pequenos erros são tão danosos quanto os grandes. Em comparação, entendam que são os ladrões miúdos que penetram nas pequenas aberturas e abrem a porta para os grandes.

A Lei Natural, para todas as criaturas, é a evolução, e cada coisa tem suas etapas, dentro de um tempo que, poderá ser mais ou menos longo, segundo a capacidade de superação de cada um.

Então, amados irmãozinhos, como eu disse no início desta palestra,
sintam-se em segurança, pois há um oceano de paz aguardando vocês. Estejam dispostos para recebê-lo!

Que todas as suas Hierarquias lhes abençoem e lhes dê sustentação, nas boas ações.

Fiquem com a gratidão deste humilde Marinheiro que vos fala.


Mensagem ditada pelo Marinheiro,

 através da médium VSL.


.

PRECE PARA HOJE






Senhor!... Enquanto o tempo se renova
Nos vastos horizontes deste dia,
Aspiro a ser, onde me colocares,
A lembrança de paz e alegria.

Ante a explosão de amor com que envolves o mundo,
Deixa que eu seja um raio de esperança
A todo coração desalentado
Que procura encontrar-Te e ainda não Te alcança.

Que eu tenha os próprios braços no socorro
À penúria de todos os matizes.
Entretanto, Senhor, faze de mim também a palavra de fé
Levantando na estrada os tristes e infelizes.

Converte-me a visão em caridade,
Dá-me o dom de servir sem perguntar a quem,
Conserva-me na escola do dever,
Faze de minhas mãos artífices do bem.

Ampara-me, Senhor, para que me transforme;
Na seara da vida e seja com quem for,
Num singelo canteiro de trabalho
A bendizer-Te a luz e a florir-se de amor!


Pelo Espírito Maria Dolores
- Do livro: Mãos Marcadas,
Médium: Francisco Cândido Xavier



.

POR QUE JESUS É INCOMPREENSÍVEL AOS PRÓPRIOS RELIGIOSOS?






Podem dividir-se as matérias contidas nos Evangelhos em cinco partes: os atos comuns da vida do Cristo, os milagres, as profecias, as palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da Igreja e o ensinamento moral.

Se as quatro primeiras partes foram objeto de controvérsias, a última manteve-se inatacável.

Diante desse código divino a própria incredulidade se inclina; é o terreno onde todos os cultos podem se reencontrar, a bandeira sob a qual todos podem se abrigar, quaisquer que sejam suas crenças, porque jamais foi objeto de disputas religiosas, sempre e por toda parte levantadas pelas questões de dogma.

Aliás, discutindo-as, as seitas encontrariam aí sua própria condenação, porque a maioria está mais interessada na parte mística do que na parte moral que exige a reforma de si mesmo.

Todo o mundo admira a moral evangélica, muitos se fazem confiantes, sobre o que dela ouviram dizer, ou sobre a fé que constroem nas máximas que se tornaram proverbiais; mas poucos a conhecem a fundo, menos ainda a compreendem e sabem deduzir suas consequências.

A forma alegórica, o misticismo intencional da linguagem, fazem com que a maioria o leia por desencargo de consciência e por dever, como leem as preces sem as compreender, quer dizer, infrutiferamente.

Os preceitos de moral, confundidos na massa de outras narrações, passam desapercebidos; torna-se, então, impossível compreender-lhe o conjunto, e fazê-lo objeto de leitura e de meditação em separado.

As máximas isoladas, reduzidas à sua mais simples expressão proverbial, tornam-se, ao longo do tempo, apenas aforismos que perdem parte do seu valor e do seu interesse, pela ausência dos acessórios e das circunstâncias nas quais foram dadas.

Muitos pontos do Evangelho, da Bíblia e dos autores sagrados em geral, não são inteligíveis, muitos mesmo não parecem irracionais senão pela falta de uma chave para compreender-lhes o verdadeiro sentido;

Ajuntamos algumas instruções escolhidas entre as que foram ditadas pelos Espíritos, em diversos países, e por intermédio de diferentes médiuns.

Se essas instruções tivessem saído de uma fonte única, elas teriam podido sofrer uma influência pessoal ou do meio, ao passo que a diversidade de origens prova que os Espíritos dão seus ensinamentos por toda parte, e que não há ninguém privilegiado a esse respeito.

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, e de suas relações com o mundo corporal; não é, portanto, uma religião senão pelas consequências filosófico-morais que as comunicações de além-túmulo produzem.

Chegará o dia em que não haverá mais divisões religiosas, porquanto o homem saberá, claramente, de onde veio, porque aqui está e qual a sua destinação depois das excursões pelos mundos materiais.

O Evangelho Segundo o Espiritismo é para uso de todos. Nesta obra, cada um poderá encontrar meios de conformar sua conduta à moral do Cristo.

As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho rumo a Deus, ou Inteligência Suprema e causa primária de todas as coisas.


(Trechos adaptados da Introdução de
O Evangelho Segundo o Espiritismo)



.

Elixir da Vida Eterna






Uma das maiores causas da miséria terrena provém do nosso comportamento orgulhoso e egoísta.

Para adquirirmos um mundo melhor, faz-se necessário o aprimoramento intimo, que se dá por meio da eliminação dos sentimentos inferiores aos quais estamos ainda arraigados.

Deus que é todo Sabedoria e Bondade, não nos criou para o sofrimento e, sim, para sermos felizes, espíritos ditosos, cooperadores da Sua obra.

Sob o ponto de vista de mundo, cada ser habita um em particular, ou seja, cada um de nós é um universo.

Por meio do pensamento nós criamos uma atmosfera psíquica; plasmamos estados d’alma; construímos moradias as quais convidamos, através da sintonia, vários companheiros para habitá-las, uma vez que jamais estamos sozinhos. Por isso, é de extrema importância a qualificação de nossas idéias e ideais.

Se a Terra é um mundo de provas e expiações e, como dizem, está doente, doentes estão também os seus habitantes. A cura para qualquer enfermidade, no entanto, está no Evangelho receitado pelo médico das almas – Jesus.

Que possamos todos nós, independentes de credo e raça, usarmos esse elixir da vida eterna, para que venhamos a permanecer firmes em nossa trajetória evolutiva em direção à luz.

Pela lei de progresso, alcançaremos mundos melhores sim, mas precisamos fazer a nossa parte para que o Reino de Deus se faça presente em nosso interior. Devemos estar preparados para isso, e o melhor apresto é a nossa transformação moral.


Autor: Carlo Augusto Sobrinho
Jornal “O Espírita Fluminense”
Instituto Espírita Bezerra de Menezes
– IEBM – Niterói – RJ
Setembro / Outubro 2011


.

09/10/2015

A CIÊNCIA SUSTENTANDO A ESPIRITUALIDADE: UM CASO REAL






Ao conversar com um irmão, que está passando por uma situação semelhante, lembrei-me de uma ocasião em que tive de aconselhar um adolescente, nascido em família evangélica, que estava usando drogas.

Ele já havia abandonado a escola, raramente tomava banho, estava roubando, inclusive a própria casa, e havia se envolvido com os marginais do bairro.

Tentei conversar com ele para fazê-lo ver o quanto seus pais sofriam com o seu mau comportamento, mas entre esquivos e profundo desagrado, ele me disse: “Eu não pedi pra nascer!”.

Lembrei-me, então, que na minha adolescência, por bem menos, eu também falei isso para a minha mãe, e pus-me a refletir no que os adolescentes querem dizer com estas palavras.

Para mim, naquela época, pelo sentimento de inadequação e uma enorme sensação de impotência ante os acontecimentos, o que o meu emocional, revoltado, gritava era : “Vocês me trouxeram a este mundo horrível, sem me perguntar se eu queria vir ou não; agora vocês vão ter que me aguentar!”.

Eu compreendo a frustração do adolescente, pois há muitas cobranças que recaem sobre essa pessoa que não se encaixa bem em lugar nenhum.

É um momento de duras provas, para o caráter espiritual, da alma, que está moldando sua atual personalidade, de ser humano, pois ele já não tem mais a compreensão dispensada a uma criança, e, ainda não consegue discernir com a clareza que, muitas vezes, falta, até aos adultos.

Respondi-lhe: " Você não está sendo sincero comigo, nem para com seus pais ou para consigo mesmo. É lógico que se você não pediu para nascer, pelo menos aceitou, por alguma razão que lhe é favorável em sua evolução".

Ele retrucou exasperado: " Crendices!" - Logo depois ele afirmou algo que me surpreendeu, por não ser assunto comum, entre os umbandistas, e, de forma alguma é assunto entre evangélicos. Ele disse: " Não há escolha em encarnação compulsória!"

Eu só tinha conhecimento, sobre tal assunto, pelo que li em ensinamentos espíritas, mas precisamente, nas obras de Edgar Armond, mas, pesquisando, após esse evento, descobri que fazem parte das codificações de Allan Kardec. *

Percebi que não era o garoto quem estava conversando comigo, pois ele não tinha condições de responder com informações que exigem um mínimo de estudo sobre o assunto. Ele não poderia ter tais conhecimentos, eu o conhecia desde que era bebê, ainda mais considerando que era filho de uma família de 'evangélicos'.

Sabendo que neste ponto crítico, de exasperação emocional, ele, o garoto, não me ouviria mais, pois, quem quer que estivesse o controlando não deixaria. Decidi encerrar a conversa, prometendo-lhe que voltaria e provaria que ele estava errado.

No caso do adolescente que eu aconselhava, recebi ajuda da forma que me é comum, quando não estou incorporada, com uma visão bem clara do quadro geral em que, o assunto tratado, se insere.

Naquele momento, o assunto era a presença do garoto em uma corpo e condições de vida que ele alegava não ter pedido. E uma presença espiritual que, por alguma razão, o estava influenciando.

Em casa, e em meditação, um sentimento de plenitude me envolveu, e uma imagem maravilhosa formou-se diante dos meus olhos. Vi um óvulo humano cercado de espermatozoides que tentavam fecundá-lo, e vi o momento exato em que um deles conseguiu entrar, deixando todos os demais do lado de fora.

Tudo isso bem à minha frente, em tamanho gigante – a imagem formada era tão clara que, quase se podia tocá-la.

No dia seguinte voltei à casa do garoto, que é meu vizinho, e disse-lhe: "- Ontem você mentiu para mim, você está ciente disso?"

Ele ficou me olhando espantado, tentado adivinhar do que eu estava falando, então perguntou: " A senhora pode refrescar minhas idéias?"

"- Ontem você me disse que não pediu pra nascer, mas é mentira. "

Imediatamente ele assumiu uma postura corporal de desafio e retrucou: " - Eu não pedi para nascer, mesmo! Como eu iria pedir se eu nem existia? E com todo respeito, eu não acredito nessas crendices da religião da senhora."

" Tudo bem!", eu disse, "- Mas preste atenção, pois eu não lhe falarei com base em religião, e sim em ciência."

Ele tentou disfarçar, mas percebi que consegui sua atenção e continuei:

" - Quando sua mãe engravidou, uma metade sua lutou desesperadamente contra mais de 'trocentos' outros espermatozoides para poder fecundar o óvulo. Essa metade nadou com todas as suas forças, lutou, venceu, fecundou, desenvolveu-se e nasceu; você.

Ao invés de ser você, poderia ter sido qualquer outro. Seus pais tiveram mais de trezentos milhões de chances de ter um outro filho ou filha.

Alguém melhor ou pior que você, não saberemos, e isso não importa mais, porque o vencedor está aqui, e dele podemos saber. Você.

Você lutou para estar aqui agora, e venceu. Que seja por instinto, vontade Divina, ou o que quer que seja, você é responsável por estar aqui, então vê se para de culpar os outros por sua vida e a valorize, deixe de arranjar desculpas.

Dê alguma alegria aos seus pais, comporte-se como o campeão que venceu a primeira batalha em que entrou. Você não só é o vencedor, como é a outra metade, o óvulo, o prêmio, pois se fundiu nele e com ele.

Aos outros espermatozóides, os perdedores, só restou a morte, você já pensou sobre isso?!

E para encerrar a história, digo que o menino- moço chorou muito neste dia, mas mudou completamente seu comportamento, a partir de então. Hoje ele está casado e com um filhinho lindo.

Tenho a amizade sincera dele e da mãe, que se desdobra em gratidão, enquanto sou eu quem deve agradecer, pois sei que a ajuda que recebi vieram das amadas Mães Divinas, mostrando que religião é, na verdade, alta ciência.



VSL


* A seguir os tipos de encarnações, segundo a doutrina Espírita.

_______________________________

Há quatro tipos de reencarnação, que vão de acordo com o grau de adiantamento do espírito. São eles:

Reencarnação Compulsória:

Este tipo de reencarnação é destinada a espíritos que não tem capacidade de fazer as suas próprias escolhas, devido ao seu adiantamento evolutivo atrasado ou por faltas graves que impedem a liberdade de escolha.

O espírito é acolhido sem previa concordância e até sem o seu conhecimento. E também, a reencarnação compulsória é imposta pela Lei de Deus nos casos que exige longas expiações.

Neste, tudo acontece naturalmente, de uma forma automática; este processo acontece de tal maneira: os espíritos inferiores com idéias fixas, entram em grande associação com o útero, que tem circunstâncias adequadas para a sua nova reencarnação, em moldes totalmente dependentes da hereditariedade.

Mas até mesmo nesses casos os espíritos superiores responsáveis pelo destino do planeta terra supervisionam, à distancia, essas entidades reencarnantes; ou seja, nenhuma existência está abandonada, a ajuda carinhosa de Deus está sempre presente, os espíritos supervisores dos renascimento na Terra, tem conhecimento de todas as reencarnações automáticas/compulsória, que é o maior número no nosso planeta.


Reencarnação Acidental:

Neste, a fecundação não estava prevista, decorrente de uma relação sexual casual.

Então quando ocorre a fecundação neste caso, o espírito que esteja próximo ao casal [ esse próximo, não é fisicamente, mas vibratoriamente, falando.], com uma pré-disposição, é atraído para o óvulo fecundado. Assim, os mecanismos automáticos se carregam de propiciar a ligação na fecundação.

Na reencarnação acidental se encaixam os reencarnantes originário de estupro e de outros “acidentes” semelhantes.

Alguns suicídios podem ser ocasionados por esse tipo de reencarnação, por não ter havido planejamento reencarnatório e sendo uma forma de alterar o planejamento.


Reencarnação proposta ou semi-voluntária:

Este tipo é levado em conta o livre-arbítrio que o espírito tem a sua disposição.

Os débitos e méritos são analisados sem a imposição pelos mentores espirituais, em seguida programam a melhor forma para liquidar ou diminuir as dívidas em pendência, e as possibilidades para o progresso moral e espiritual.

Como não é imposta estas analises, o espírito encarnante pode discutir certas questões e pedir alterações, que podem ser aceitas ou não. É a circunstância de muitos de nós.


Reencarnação livre ou missionária:

Esta é para os espíritos que são redimidos ou próximo da redenção no plano terreno. Estes possuem ampla liberdade de escolha.

A missão na terra é de desempenhar tarefas elevadas em qualquer setor do conhecimento humano, como nas ciências, na filosofia ou na religião, para ajudar na evolução da humanidade.

Como Sócrates, Buda, Krishna, e Jesus de Nazaré. 


___________________


UMA EXPLANAÇÃO, BEM DIDÁTICA, A SEGUIR:



O que é reencarnação compulsória?

JUVENTUDE: O JOVEM E SEUS PROBLEMAS


Eu gostaria de saber o que é reencarnação compulsória?
Por que existe para alguns espíritos e para outros, não?


(José Davi Vieira- Duartina-SP)


A - Alguns espíritos são como crianças; não têm discernimento para escolher ou para defender seus próprios interesses. Às vezes são agressivas e rebeldes; de outras, tímidas e inoperantes.

Na literatura jurídica, as pessoas que não têm capacidade de tomar decisão na vida civil são chamadas de incapazes, como é o caso das crianças. Por isso, as crianças são representadas pelos seus pais perante a lei.

Quando elas já têm algum discernimento, porém não o suficiente para tomar toda e qualquer decisão, são parcialmente incapazes, e não precisam ser mais representadas: agora passam a ser assistidas pelos pais.


B - O mesmo acontece com relação aos Espíritos. Há Espíritos total ou parcialmente imaturos, agressivos ou tímidos, que vão precisar de representação ou assistência para algumas decisões em relação às suas vidas.

No caso de não terem condição de escolher, são outros Espíritos que escolhem por eles - seus protetores ou seus tutores.

A reencarnação é indispensável para o progresso dos Espíritos. Neste caso, em que não são os próprios interessados que escolhem, a reencarnação é chamada compulsória, e mesmo que eles não estejam satisfeitos com a escolha, devem a ela se submeter, simplesmente porque necessitam daquela experiência.

Poderíamos comparar essa situação com a escola na Terra.
A criança vai para a escola por decisão dos pais e não propriamente por decisão delas próprias.

Muitos alunos frequentam a escola, contrariados.


C - Por outro lado, existem Espíritos que já reúnem condições de fazer a própria escolha.


Já desenvolveram um certo grau de discernimento para tanto, embora isso não queira dizer que eles acertem sempre.
Podem acertar e podem errar.

Mas é tomando decisões que eles vão aprendendo a exercitar a sua liberdade. Quanto mais responsáveis forem, mais se esforçarão por decidir com acerto.

Temos, assim, os planos de vida, em que são traçadas as diretrizes gerais da existência. Esses planos podem ser mais ou menos cumpridos, dependendo de cada caso e, principalmente, do esforço de cada um.

Mas quando o Espírito já está em condição de escolher, geralmente ele aceita melhor a vida, mesmo os contratempos e as dificuldades.

Mostra-se mais paciente e resignado, pois, no fundo, sabe de suas reais necessidades.


REVISTA ESPÍRITA MENSAL
ANO XXX Nº 352
Fevereiro 2006
Publicada pelo Grupo Espírita “Casa do Caminho”


_____________

Para maiores esclarecimentos sugiro o link a seguir:
http://www.virtual.espiridigi.net/rc.html



.

TODAS AS NOSSAS SENHORAS






Quando eu me sinto aflito, nossa senhora da paz
Me dá sua mão me acalma, tranqüilidade me traz
Se uma lágrima me rola e o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias de nossa senhora da penha
Nossa senhora de Fátima peço que a alegria venha

Se o perigo me preocupa eu tenho fé não me alarmo
Tenho meu escapulário, nossa Senhora do Carmo
Senhora dos navegantes, da boa viagem me guia
Pelos ares, terra e mares, me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades, nossa senhora da guia

Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus
Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus

Sou romeiro e no seu dia, na multidão mãe querida
Me ajoelho e rezo, nossa senhora aparecida
Nossa senhora da glória, de Lourdes, de Nazaré
Virgem santa da saúde, da boa nova e da fé
Minha mãe tanta bondade hoje eu sei bem o que é

Nossa senhora das graças, da confiança e da luz
Senhora da Lampadosa, rogai por nós a Jesus
Virgem esposa imaculada do espírito santo adorável
Mãe rainha e vencedora, três vezes admirável
Nossa senhora do brasil, do seu corpo inseparável.

Senhora da rosa mística, das dores, da conceição
De Guadalupe, Medjugore e do nosso coração

Minha mãe, nossa senhora, somos todos filhos seus
Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus


Todas as Nossas Senhoras!!! - Roberto Carlos
https://www.youtube.com/watch?v=UrPYKG5-V7s




- SALVE, SENHORA!
Abençoai, Senhora, nossa Mãe, a todos os Seus filhos, nesta Terra!

.

08/10/2015

QUÃO GRANDE É TU






Quão Grande És Tu


Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos
No céu azul de estrelas pontilhado
O Teu poder, mostrando a criação

(Refrão)

Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh'alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

Quando a vagar nas matas e florestas
O passaredo alegre ouço a cantar
Olhando os montes, vales e florestas
O teu poder mostrando a criação

(Refrão)

Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh'alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

Quando eu medito em seu amor tão grande
Teu filho dando ao mundo pra salvar
Na cruz vertendo o seu precioso sangue
Minh'alma pode assim purificar

(Refrão)

Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh'alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!

E quando em fim Jesus vier em glória
Ao lar celeste então nos transportar
Te adorarei prostrado e para sempre
Quão grande és Tu! Meu Deus hei de cantar.

(Refrão)

Então minh'alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!
Então minh'alma canta a Ti, Senhor:
Quão grande és Tu! Quão grande és Tu!


Quão Grande és Tu - Pe. Marcelo Rossi
https://www.youtube.com/watch?v=-_Vc76FIt1c

____________


- EPA BABÁ, OXALÁ!
- SALVE, SENHOR JESUS CRISTO!


.

FLUXO DA ENERGIA






A energia sempre flui em direção ao objeto do amor. Portanto, sempre que você sentir a energia presa, esse é o segredo para fazê-la fluir. Encontre algo para amar.

Qualquer coisa serve, pois se trata apenas de um pretexto: pode ser uma árvore que você toca de forma amorosa ou mesmo uma massagem aplicada amorosamente.

Quando existe amor, a energia flui em sua direção. É como a água escorrendo... não importa quão longe esteja o mar, é para lá que a água se dirige.

O mesmo acontece com o amor: seja onde for que esteja o amor, a energia está sempre procurando atingir um certo "nível do amor" - está sempre em movimento.

Pegue uma pedra e a observe com profundo amor e interesse, Feche os olhos e sinta um grande amor pela pedra - e também gratidão pelo fato de a pedra existir e por ela aceitar o seu amor. De repente, você percebe que há uma pulsação e um fluxo de energia.

Aos poucos não será mais preciso ter um objeto em mãos - basta o pensamento de que você gosta de alguém e a energia fluirá. Depois, até mesmo o pensamento poderá ser deixado de lado.

O amor é movimento e sempre que ficamos paralizados é porque não estamos amando,. O amor é calor, e a frieza só se instala se não houver calor.


Osho


.

O PERDÃO DEPOIS DO TÚMULO






O texto Evangélico relata que Jesus apareceu materializado a Maria Madalena, após o terceiro dia de sua morte.

O diálogo estabelecido entre Ele e Madalena neste acontecimento, está narrado em forma de poema pelo Espírito Maria Dolores, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, sob o título Amor e Perdão do livro Coração e Vida.

O final desse diálogo apresentado a seguir, revela o imenso amor de Jesus, que após a sua morte, vai ao encontro de Judas, que se enforcou, ao constatar que o Mestre fora crucificado por culpa de sua insensata ambição política.


“ Senhor, onde estivestes? Jesus Respondeu:

Maria, não fui ainda ao alto. Nem me elevei sequer um palmo à luz do firmamento.

Quem ama não consegue achar o céu de um salto. Ao invés de subir aos altos esplendores, desci, mas desci muito, aos reinos inferiores.

Despertando no túmulo, escutei os gritos de aflição de alguém que muito amei, e que muito amo ainda.

Embora visse além a luz sempre mais linda.

Sentia nesse alguém um amado companheiro, em crises de tristeza e de loucura.

Fui à sombra abismal para a grande procura. E ao reencontra-lo, amargurado e louco, a ponto de não mais me conhecer.

Demorei-me a afaga-lo, e pouco a pouco, consegui que ele enfim,
pudesse adormecer.

Senhor? Interrogou Madalena.

Quem é o amigo que te fez descer antes de procurar a Luz do Pai?

Mas Jesus replicou em voz clara e serena:

Maria, um amigo não esquece a dor de outro amigo que cai.

Antes de me altear a celeste alegria, ao sol do mesmo amor a Deus em que te enlevas.

Vali-me após a cruz, das grandes horas mudas, e desci para as trevas, a fim de aliviar a imensa dor de Judas”.


Essa revelação, via mediúnica, esclarecendo onde esteve o Cristo nos três dias após sua morte, fato não registrado no Novo Testamento, demonstra sobretudo, a extensão da infinita misericórdia de Jesus, para com todos os sofredores.

"Pai, perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem."

.

Prece da Solução






Tenho fé de que tudo está resolvido e perfeito no Universo.

A fonte da vida tem no Universo todo, soluções para mim.

Acredito de coração que tudo se renova, tudo recomeça, renasce, tudo avança.

Acredito de coração na imensa generosidade do Universo para comigo e para com todos.

Eu abro neste instante, as portas da confiança do meu coração à generosidade da vida.

Ao abrir as portas, a luz me aquece e a confiança brota.

O resto é ilusão.

Tudo vem a mim na medida certa das minhas atitudes e minha atitude agora é de ternura.

Abro minhas mãos como quem solta o que prende.

Solto o passado que não me serve e o futuro ausente.

Abro minhas mãos para receber, mas abro minhas mãos, também, para deixar ser.


Abro minha mente para ouvir, meu coração para sentir, meu colo para receber.


Calunga


.

Ho’oponopono, Oração Original






Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão.

Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

Eu sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

Eu sinto muito. Te amo.


Por Morrnah Namalaku Simeona


.

07/10/2015

QUEM É EXU?






Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, e sem mandar recado.

Exu, termo originário do idioma Iorubá, da Nigéria, na África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral.

No Brasil, os Senhores conhecidos como Exu, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu.


Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos, representam e são o braço armado e a espada divina do Criador, nas Trevas. Combatem o mal e são responsáveis pela estabilidade astral na escuridão.

Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.

Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarrego e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

Seu dia é a Segunda-feira, seu patrono é Santo Antônio, em cuja data comemorativa tem também sua comemoração. Sua bebida ritual é a cachaça, mas não é permitido o uso de cachaça para ser ingerida dentro do terreiro durante as sessões, para este fim, cada um tem a sua preferência.

Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la, tem as cores preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem. Completa a vestimenta o uso de cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em alguns casos.

A roupagem fluídica dos Exus varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização. Normalmente, em campos de batalhas, eles usam o uniforme adequado.

Seu aspecto tem sempre a função de amedrontar e intimidar. Suas emanações vibratórias são pesadas, perturbadoras. Suas irradiações magnéticas causam sensações mórbidas e de pavor.

É claro que em determinados lugares, eles se apresentarão de maneira diversa. Em centros espíritas, podem aparecer como "guardas". Em caravanas espirituais, como lanceiros. Já foi verificado que alguns se apresentam de maneira fina: com ternos, chapéus, etc..

Eles têm grande capacidade de mudar a aparência, [ segundo o magnetismo em que se encontram ] podem surgir como seres horrendos, animais grotescos, etc..

Às vezes temido, às vezes amado, mas sempre alegre honesto e combatente da maldade no mundo, assim é Exu.


Mundo de Axé

.

SÓ UMAS PALAVRINHAS...






"Com licença compadre, dá licença comadre, posso trocar umas palavrinhas!

Pois é sobre a breve passagem que nós damos de vez em quando, pelas giras desse mundo... Pra tirar a má impressão, daquelas que ficam quando alguém passa tão rápido pelas nossas vidas, que deixa até um gosto de quero mais, vim esclarecer, não é por mal, não levem a mal...

Então não julguem sem antes saber, que quando passam rapidamente, vossos Mestres, Guias e Guardiões, passam ligeiro sim, mas passam TRABALHANDO, e muito, tenham certeza disto, tão somente pra vê-los felizes...

Por isso aproveitem que a matéria imita a espiritualidade, e quando VOCÊS passarem pela vida de alguém, mesmo que brevemente, FAÇAM também A DIFERENÇA na vida desta pessoa.

Deixem seu AXÉ como marca e vosso AMOR como assinatura.
Garanto que serão sempre lembrados com tanta admiração e gratidão, que poderão sentir de longe, quando seus nomes forem saudados, nas memórias dos que um dia conheceram de passagem...

Com sua licença, que só estou de passagem meus amigos, só estou de passagem...

Salve vossas forças!"


[Um amigo da encruzilhada]


.

EU SOU FILHA DE YABÁ






Eu Sou Filha de Yabá

Sou como vento, como as tempestades de verão

Não sou a calmaria...

Eu sou o próprio furacão

Sou o relâmpago prateado no céu escuro.

Sou quente como a tocha, cortante como a espada

Sou leveza, sou emoção, sou explosão

Sou Filha de Oyá,....

Sou a melodia do amor...

Mãe, Amante, Mulher e Avó....

Sou guiada pelo que me protege

E na minha frente, meus guardiões

Vou à luta pelo o que acredito

E só paro quando o chão torna-se um buraco

Quando amo, amo por inteiro

Metades não me interessam

Intensidade anda comigo pelos quatro cantos...

Decidida quando o coração diz [ vai!]

Sou Filha de Oyá

Sou o grito da floresta, a maré alta

Poucos me entendem, alguns [ tentam]

Mas para me entender é preciso me sentir.


por Orisá Omim


.

VEM, Ó VENTO, VEM!






Ponto cantado de Iansã


Vem, oh, vento vem
Soprar bem forte
trás pra esse Jacutá
A força divina de iansã
E a benção de Oxalá.

Vem oh, vento vem
Soprar bem forte
trás para esse Jacutá
A força divina de iansã
E a benção de Oxalá.

Vem oh vento e trás também
A paz e a esperança para
quem não tem.

Vem oh vento e trás também
A paz e a esperança para
quem não tem.


https://www.youtube.com/watch?v=9Fincu_ZQfE


.

06/10/2015

Cabocla Puri






Uma leitora, que se identificou como Chris, nos comentários, pediu-me que falasse sobre a Cabocla Puri.


Bem, demorei um pouco, porque estive afastada do blog por um bom período de tempo. Depois estive esperando pela manifestação de algum/a representante desta Falange, o que não ocorreu.

Decidi escrever, agora, porque estive com o Caboclo Mirim de minha Linha de trabalho, e ele me disse que pode ser que esta Falange não trabalhe diretamente com médiuns incorporantes.

Pode ser que eles trabalhem apenas no lado astral. Mas, ele disse que pode ser, logo, não afirmou com certeza.

***

Uma outra referência ( pouca!) sobre eles, eu encontrei no livro Aruanda, ditado pelo Espírito Inácio a Robson Pinheiro.

Neste livro, eles são mencionados com o nome " puris-de-aldeia", e são uma espécie de " batedores" ( rastreadores) que trabalham no astral sob as ordens de um Caboclo Chefe, Tupinambá. ( pág. 202 à 207)



A seguir trouxe uma parte histórica sobre os puris, quando estavam encarnados, uma vez que são considerados como extintos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Puris

Os puris, também chamados telikong e paqui , foram um grupo indígena brasileiro falante de um idioma do tronco linguístico macro-jê que habitou os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais até os séculos XVIII e XIX, quando foram dizimados e miscigenados com colonizadores luso-brasileiros.

Foram também chamados coroados. Atualmente, no entanto, alguns habitantes do distrito de Fumaça, em Resende, afirmam ser descendentes dos puris.


Histórico.

Os índios da tribo puri eram hábeis pescadores e viviam na região da Serra da Mantiqueira, nos atuais estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Brasil.

Subdividiam-se em três subgrupos: sabonam, uambori e xamixuna. Com a chegada dos colonizadores luso-brasileiros à região, a partir do século XVIII[1] , começaram os primeiros confrontos entre os puris e os portugueses.

Em Ponte Nova, aproximaram-se dos colonizadores de origem portuguesa, sendo comum sua presença nas fazendas como agregados. Mesmo no primeiro quartel do século XIX, mantinham aldeamentos próximos do povoado. Duas dessas aldeias situavam-se no local do atual Bairro do Pacheco e no alto do Morro do Pau d`Alho, onde hoje se ergue o Colégio Dom Helvécio.


Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Puris

***

Para maiores informações acesse os links a seguir:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Puris_no_Vale_do_Para%C3%ADba

http://www.ongpuris.org.br/ongpuris/ospuris.html

_______________________
Isso foi o que pude apurar.

Chris, se você puder, e quiser, fale-nos sobre o que motivou sua pergunta! O nome foi dado por uma Cabocla que você incorpora?

Gratidão pela oportunidade de pesquisa, valeu, pois eu não sabia nada sobre eles, nem encarnados, nem como Falangeiros



.

TXAI - BENKE!






Beija-flor me chamou: olha
Lua branca chegou na hora
O Beija-Mar me deu prova:
Uma estrela bem nova
Na luminária da mata
Força que vem e renova

Beija-Flor de amor, me leva
Como o vento levou a folha

Minha Mamãe soberana
Minha Floresta de jóia
Tu que dás brilho na sombra
Brilhas também lá na praia

Beija-Flor me mandou embora
Trabalhar e abrir os olhos

Estrela d’Água me molha
Tudo que ama e chora
Some na curva do rio
Tudo é dentro e fora
Minha Floresta de jóia

Tem a água, tem a água
Tem aquela imensidão
Tem sombra da Floresta
Tem a luz do coração
Bem-querer!!!

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=07KCIsTZtms

***

* Essa canção é o nome de um curumim do povo Kampa e é dedicada a todos os curumins de todas as raças do mundo

Txai a todos!**

**"Txai". Quer dizer: mais que irmão, mais que amigo, a metade de mim que habita em você e a metade de você que habita em mim.



- Okey, Caboclo Mirim, Toquinho!

.

05/10/2015

TUDO PELO PRAZER






"O homem tem o poder de escolher. O livre-arbítrio é um fator fundamental de sua consciência altamente desenvolvida (evoluída).

Mas, conforme a escolha, terá de suportar conseqüências. A responsabilidade é dele.

Conforme semear, assim há de colher; conforme se prometa, assim terá de compensar; conforme exija, assim terá de pagar."


Harvey Spencer Lewis


~~~~~~~~~~~~~~~~~

TUDO PELO PRAZER

Pela gula, pela teimosia.
Não existem inocentes nesse mundo.
Se somos todos criaturas de Deus.
Não existe menor ou maior crueldade.

Crueldade sempre será crueldade!



1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

~~~~~~~~~~~~~

Como ousas almejar poderes, controle e liderança se não podes, não controlas e não lideras nem tua própria alimentação?!


.

CÂNTICO DA CRIATURAS






Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor
Teus são o Louvor, a Glória,
a Honra e toda a Bênção.

Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as Tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão Sol,
que clareia o dia e que,
com a sua luz, nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
com grande esplendor;
de Ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e pelas estrelas,
que no céu formaste, claras.
preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor.
pelo irmão vento,
pelo ar e pelas nuvens,
pelo sereno
e por todo o tempo
em que dás sustento
às Tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã água, útil e humilde,
preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão fogo,
com o qual iluminas a noite.
Ele é belo e alegre,
vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela nossa irmã, a mãe terra,
que nos sustenta e governa,
produz frutos diversos,
flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelos que perdoam pelo Teu amor
e suportam as enfermidades
e tribulações.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela nossa irmã, a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.

Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
Dai-Lhe graças e servi-O
com grande humildade!


Este é o Hino de Louvação a Deus através das suas criaturas.
Composto por São Francisco de Assis.
Foi o primeiro poema italiano em língua vernácula.
Neste Canto encontra-se a comunhão do homem com toda a criação e o Criador.


https://www.youtube.com/watch?v=zZ5RbutxWtQ


.

04/10/2015

Prece a São Francisco de Assis






Agasalha a minha alma na concha de tuas mãos,
tal como se fosse um pássaro perdido em busca de abrigo.
Acalenta meu coração junto às dobras do seu manto,
como a um cordeirinho em busca de paz.
Fala-me com ternura, como fizeste aos peixes,
para encher de doçura e saber o meu entendimento.
Apascenta as minhas imperfeições,
como o fizeste com o lobo,
deixando-o carinhosamente a teus pés.
Eleva os meus pensamentos
nas asas dos pássaros que voam pelos céus.
Prostra o meu orgulho sobre a relva verde do chão.
Abre meu coração ao teu exemplo,
como se descerram as corolas das flores para o orvalho da manhã.
Estende-me as tuas mãos
para que te siga sem esmorecer
pela estrada do amor, da paz e da humildade.

Amém


.

- OKÊY, CABOCLO!






Caboclo não tem caminho para caminhar,

caminha por cima da folha,

por baixo da folha,

em todo lugar!

(...)



Caboclo não tem caminho para caminhar...
https://www.youtube.com/watch?v=CoxjVFfvI7g


***

- Salve os nossos amados Caboclos!

- OKÊY, CABOCLO!


.

ÓDIO SAGRADO






Ó meu ódio, meu ódio majestoso,

Meu ódio santo e puro e benfazejo,

Unge-me a fronte com teu grande beijo,

Torna-me humilde e torna-me orgulhoso.

Humilde, com os humildes generoso,

Orgulhoso com os seres sem Desejo,

Sem Bondade, sem Fé e sem lampejo

De sol fecundador e carinhoso.

Ó meu ódio, meu lábaro bendito,

Da minh'alma agitado no infinito,

Através de outros lábaros sagrados.

Ódio são, ódio bom! sê meu escudo

Contra os vilões do Amor, que infamam tudo,

Das sete torres dos mortais Pecados!


Cruz e Souza, "Ódio Sagrado


.

"DE GRAÇA..."






"De graça, curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai."

Jesus Cristo - Mateus 10:8

***

"Quando você faz algum trabalho voluntário ou doação para a caridade, não ache que está “ajudando” a outra pessoa.

Você está sendo ajudado ao receber uma oportunidade de compartilhar.

Quem dá na verdade recebe. Quem recebe é que faz o favor."


Ensinamentos do Zohar por Shmuel Lemle


***

Senhor, Vos que nos alimentastes com o pão da Verdade, sustentai-nos, no cumprimento das Leis Divinas e na obediência de Sua Justiça Maior,

Que possamos, merecer, o mais breve possível, viver Covosco, nos Reinos Celestes.

Vós que Sois Um com o Pai, na Unidade do Espírito Santo.

Ámen.


.

Exú não é fofoqueiro!






É comum nos depararmos com a seguinte afirmação de alguns umbandistas:

"Tudo eu sei. Não adianta me trair, falar mentiras, que eu tenho um exú que faz com que a verdade de alguma forma chegue até mim. Cedo ou tarde eu fico sabendo de tudo".

Também ocorrem situações como esta com o uso do nome de outras entidades e falanges. Geralmente, quando ocorre tal afirmação, a intenção de quem pronuncia este tipo de frase é de intimidar os ouvintes e forçar a fidelidade através do medo. 


Muitas vezes, já ouvimos isto da boca de dirigentes de terreiros.

O desejo das pessoas que falam este tipo de absurdo é tornar quem escuta, reféns de uma capacidade que elas na verdade não possuem.

Escolhem o Exú como a entidade que realiza este papel por alguns motivos:


1) o peso que a entidade Exú possui na imaginação das pessoas (força cega que faz o bem e o mal, dependendo da ordem que lhe for dada e do pagamento que lhe for ofertado), logo pode vir a ser usado para aplicar punições;

2) por considerarem esta entidade como aquela que trata dos assuntos mais terrenos (demandas, dinheiro, amor, magia etc.), o que referenda a sua capacidade de agir conforme ordenado.

3) Exú também é o mensageiro dos Orixás ou como dizem o escravo, logo servindo também de "menino de recados".

4) as lendas e tradições que falam da necessidade de se aplacar a ira de Exú, antes de se iniciar qualquer ritual, para que o mesmo não provoque nenhum problema, o que faz de Exú uma entidade chegada a armar barracos, como se diz no popular.

Baseado nestas crenças, Exú serve então, muito bem, para mensageiro e revelador de intrigas, mentiras, traições etc..

Nada mais absurdo e ignorante!
Exú é o executor da justiça kármica!


É uma entidade com hierarquia, direitos de trabalho dentro da Umbanda/Quimbanda bem definidos.

Tem responsabilidades e respondem por seus atos, assim como todos nós.

Exús são espíritos evolutivos e trabalham sim, para combater as demandas, bruxarias, feitiçarias e demais situações, que exijam o seus conhecimentos milenares nestes tipos de causas.

Não são forças cegas, como desejam alguns. São entidades justas, pois executam esta justiça. Cobram aquilo que é necessário cobrar e estão sempre sob a ação da Lei Kármica Divina. Respondem aos Orixás como executores da Lei e não como seus escravos.

Para Exú não existe o que é certo e errado e sim o que é justo e merecido, seja isto aos olhos de quem recebe bom ou ruim. Em outras palavras Exú é que faz as coisas acontecerem. Isto apenas para ficar em algumas de suas principais características e funções.

Agora, voltando ao caso acima descrito, realmente a pessoa que pronuncia a frase que iniciamos o texto, tem sim uma capacidade ou um dom...

Esta capacidade ou dom é chamado de FOFOCA. O mensageiro não é um Exú, mas sim uma entidade (ser humano) chamado de FOFOQUEIRO(A).

[ Pode ser que haja, realmente, uma entidade, mas esta é, na verdade, um kiumba que se vale das pre-disposições do médium para semear as bases de suas ações viciadas.]

O que acontece é que as pessoas e locais onde normalmente ocorrem este tipo de situação, vivem e se alimentam constantemente de intrigas, confusões, leva-e-traz, disse-me-disse e toda sorte de artimanhas produzidas pelo mexerico e especulações.

Quando se trata do dirigente a situação se agrava e compromete toda a coletividade. Ao se sentir traído, ao querer apurar uma história, ao se deparar com a mentira, por que não chamar os envolvidos e manter uma conversa franca, um diálogo aberto, na tentativa de que prevaleça a verdade e se encontre uma solução para o caso?

Não optando por este caminho, válido e saudável para a vida espiritual e material da coletividade, preferindo se informar e formatar o seu juízo de valor pela conversa de outros, o dirigente demonstra incapacidade, fragilidade moral, medo e extrema covardia.

Fatos como este provocam uma rede emaranhada de problemas em um terreiro. Quando se percebe, a desunião e a dispersão dos adeptos já está de tal forma, que não é mais possível fazer a união.

Alerta, irmão umbandistas! Se uma situação como esta existirem em suas casas espirituais, lembrem-se, que o objetivo da Umbanda é um só: a prática do bem, do amor, da caridade, a evolução espiritual dos adeptos e de quem bate a porta.


Exú não tem nada haver com esta rede de intrigas.

Exú não é fofoqueiro!!!



PAI CAIO DE OMULU 
Fonte:
http://luzesdaruanda.blogspot.com.br/2012/07/exu-nao-e-fofoqueiro.html


.