.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

22/03/2015

SOBRE INTOLERÂNCIA






Como podemos lutar contra a intolerância. Sendo intolerantes com aqueles que são para com nós.

Como poderemos erguer essa bandeira, se somos muitas vezes intolerantes com aqueles que compartilham da mesma fé.

Seja com preceitos iguais ou diferentes.
Seja na Umbanda tradicional ou em suas vertentes, no Candomblé e suas nações.

Para encontrarmos o preconceito e a intolerância.
Não é preciso buscar longe não. Basta olharmos dentro dos barracões, terreiros, tendas, ilês.

E veremos brotar esse preconceito ou intolerância.
Aquela chamada "PANELINHA".
onde um grupinho ou outro faz compro contra tal, menospreza outro.

Dentro de um terreiro, barracão....não existe diferenciação.
Todos pisam em solo sagrado descalços em forma de HUMILDADE e SIMPLICIDADE.

Para os Orixás, Guias, Entidades somos todos iguais.
Somente o Ser humano que é egoísta e cheio de vaidade que se acha acima disso ou daquilo.

Já é hora de extinguir ações de soberania e aprender a viver em IRMANDADE.

Estamos todos num único caminho da EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.
Não existe ninguém melhor ou pior.

O estado é apenas uma questão de escolha.
Todos nós temos o bom e o ruim dentro de nós. E daremos vazão à qual energia movimentarmos mais.

A qual colocarmos em ação é a que estará em evidência.
Que nosso Pai Oxalá nos ilumine no caminho do bem e do amor.
Saravá!!!

(Por José B. Silva)


.

ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE... O EU INFERIOR -1







Como um ser pode ter dois Eus? Um Eu Superior, um eu inferior e ainda por cima, uma alma? Que confusão...! Vamos compreender isso melhor...

Na verdade não são dois eus, mas sim, quatro eus atuando em nossas vidas!

A primeira consciência é a sua amada Presença de Deus, o EU SOU O QUE EU SOU. Ela é Deus individualizado para cada um de nós. É aquela consciência que pode nos suprir de toda e qualquer informação e energia que precisemos, para manifestar sua vontade. É para este EU que dizemos, A VONTADE DE DEUS É BOA, e SEJA FEITA A TUA VONTADE!

A segunda consciência, é a do seu Santo Cristo Pessoal, seu Eu Perfeito, o Anjo da guarda de cada um de nós. Esta é aquela consciência modelo. Aquele que existe para que um dia você possa tomar seu lugar de filho de Deus. Ele é você perfeito, um anjo moldado para lhe guiar, e como tal, seu Mediador entre você e Deus. É para ele que nós dizemos "O meu Cristo é o Meu Guia e se Manifesta no meu Coração e na Minha Mente!“

A terceira forma de consciência atuando em nós, é a alma vivendo no maya da ilusão de sua encarnação. É aquela parte em nós que tem livre arbítrio. É a sua consciência, a parte de nós que se nada mais existisse, e estivesse no escuro total, e sem nenhuma das outras consciências se manifestando, diria para si mesma... “onde estou? Devo estar em algum lugar, pois sei que existo!”
O quarto eu é a anticonsciência atuante em nossas vidas, é o seu eu imperfeito, o eu inferior, aquele que é conhecido como o morador do umbral ou anticristo pessoal.

Um ser criado a partir das energias mal qualificadas por você mesmo. Deus criou o Cristo para nos guiar. Nós, em nossa capacidade de cocriar, criamos este ser inferior que tem como objetivo iludir a terceira consciência, a alma, e dominá-la para que continue mal qualificando as energias que a primeira consciência, o EU SOU O QUE EU SOU, a Arvore da Vida, constantemente lhe provê. Este euinferior se alimenta dos nossos erros, assim, se agirmos dentro da vontade divina, acabamos por matar este eu indesejado.

. O PRIMEIRO eu é o grande EU ou grande Ego.

. O SEGUNDO eu é o Eu Verdadeiro, projetado pelo grande Ego, para ajudar O TERCEIRO eu, o pequeno ego, a desenvolver-se, buscando unificar-se ao grande Eu.

O QUARTO eu é o falso ego, e precisa ser exterminado, e isso só é possível recuperando toda a energia má qualificada que o criou. Transformando esta energia mal qualificada em energia leve, pura e aceitável aos olhos do grande Ego.


www.mestreelmorya.com.br

.

ORAÇÃO DO GUERREIRO IMPECÁVEL






Que eu não me deixe entorpecer pelas nuvens da rotina,
E nem sucumbir as pressões da Matrix ,
Passo firme e olhar sincero,
Esmagando desejos e destruindo ilusões.

Cada dia mais forte e lúcido,
Me torno invulnerável e indestrutível,
Com minha vida cheia até a borda,
Viverei cada dia como se fosse o último.

Fortalecendo minha impecabilidade,
Estando alerta e desperto,
Controlando meu ego e sem sentir pena de mim mesmo,
Aumentarei meu Poder Pessoal.

Desapegando das misérias sentimentais humanas,
Serei um canal para o Grande Espírito .
A partir daí "verei",
E tudo será como realmente é...

Magia, Energia e Intento.

ask.fm/juantumacastaneda


.

[ A RAZÃO DA ANGUSTIA]






“Muitos já compreendem que por não estarem dando ao mundo aquilo que vieram para dar, sentem-se vazios e angustiados; sem motivação para viver.

Alguns ainda não conseguiram reconhecer seus dons; outros já reconheceram e até já estão colocando-os em movimento, mas ainda não se sentem guiados.

Isso indica que falta alguma coisa e faz-se necessário dar mais um passo adiante na jornada.

Porque se você realmente coloca seus dons a serviço do amor, você se sente guiado; você entra na corrente de transmissão de energia: a felicidade é dada a você para ser transmitida ao outro.”

Sri Prem Baba

.

16/03/2015

SE PRECISAR, VÁ EMBORA, MUDE DE NOME...






"Quando encontrar resistência a seus ideais, a melhor coisa a fazer é ficar calado porém firme. Não diga nada.

Talvez você receba golpes e mais golpes verbais, mas não aceite a provocação. Recuse a briga.

Com o tempo as pessoas entenderão que você não quer irritá-las mas que ao mesmo tempo tem boas razões para não querer fazer o que lhe pedem.

(...) Recuse-se a brigar. Se você não cooperar, ninguém conseguirá entrar em discórdia com você. Nunca ponha mais combustível na cólera dos outros. "


Paramahansa Yogananda, Jornada para Autorrealização

.

11/03/2015

Perdoe-nos quando doer






“Todo ser vivo reage ao toque de suas feridas, ainda que não seja explicitamente. Nossos toques nem sempre são delicados.

Você já refletiu que o estado psicológico mais fragilizado pode ser comparado a uma ave de peito ferido e asas partidas? Ou a imagem de uma criança que teima em se esconder sob a capa de um forte adulto?

Na dor, muitos de nós se escondem como o felino que deseja ficar só para lamber suas feridas. Se você for tratar o ferimento de uma onça, precisará de um manejo especial.

Seres humanos requerem uma extrema delicadeza, quando as suas feridas estão na alma. Muitos de nós morrem de pé, não vergam, mas se quebram inúmeras vezes na vida. Onde está o equilíbrio entre ser forte sem ser inflexível?

E quando alguém toca num ponto seu, sensível, e a sua reação é explodir? Já refletiu em suas reações mais exageradas? Indague-se: “Que ferida oculta eu teria para reagir como um felino ferido, um passarinho de asa quebrada, ou uma criança birrenta”?

Acredite, a insistência de alguém sobre algum ponto da sua personalidade, coisa que você não suporta ouvir, pode ser o toque de alguém que não queria te ferir ainda mais, e apenas deseja ardentemente encontrar o bálsamo para te curar de males que você rejeita ou não consegue enxergar.

Em vez de explodir, pare e reflita - “Por trás do que essa pessoa me diz, qual o segredo tão oculto? Ela quer somente pisar em minhas feridas ou, ocultamente, ela sofre por mim, e gostaria apenas que eu ficasse curado”?

A delicadeza nunca é suficientemente grande para tocar suas feridas, mesmo que a nossa melhor intenção seja balsâmica. E haja em nós um profundo, muito profundo desejo de te curar.

Por isso, perdoe-nos quando tocarmos suas feridas. Perdoe-nos quando doer. Legítimo é o bálsamo que queremos te entregar.”


- Nilsa Alarcon e J. C. Alarcon

.

A FORÇA DO EGO






Enquanto contemplo seu mundo, vejo uma dimensão atualmente controlada pela FORÇA do EGO.

Todas as coisas más em SUA DECADENTE SOCIEDADE ATUAL, em suas enormes cidades sem alma, surgem da Força do Ego.

Essa é a fonte de toda atividade cruel, mentirosa e pervertida que está atualmente em operação em seu planeta.

Essa força controla os meios de comunicação, a TV, as famílias e nações, produz as guerras em todo o planeta, cria um miasma turvo de energias de baixa consciência que as Entidades Espirituais Elevadas percebem e que é por demais horrível de se contemplar.

O seu ego está impulsionando você se sua atual consciência está impregnada pelo amor às posses e por uma incapacidade de compartilhar com os demais, planejando modos de se fazer rico à custa dos outros, roubando, não cumprindo com o trabalho conscienciosamente, não dando valor ao dinheiro que recebe, reclamando, resmungando, permitindo-se criticar, ser sarcástico, julgar, rejeitar, denegrir, gerando inimizade, intolerância, ódio, ciúmes, agressão, impulsos violentos, falsidades, relações desonestas e difamação. 

Seu ego está no controle e você terá dificuldades para deslocar-se através do miasma da consciência egocêntrica para poder ver a Realidade.

Por esta razão Eu venho, por meio destas Cartas, para ajudá-lo a compreender exatamente o que está aprisionando você nas suas condições atuais, neste horror que a mente humana não poderia imaginar há um século.

(Cartas de Cristo, Carta 6, p.202)
www.cartasdecristobrasil.com.br

.

O DESAFIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS






Em primeiro lugar, é preciso identificar que diferenças são essas.
As mais significativas estão na forma de pensar, sentir e agir.



Já paramos para pensar em como é a forma que nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor? O que esperamos delas? O que elas esperam de nós? O que esperamos de nós mesmos com relação a elas?

Gostaríamos de ser únicos e originais, ou que os outros pensassem e sentissem como nós. Consideramos importante a nossa escala de valores e não ficamos dispostos a olhar e entender os critérios do outro.

Porém, cada pessoa tem o seu jeito de ser e uma história de vida própria somente por ela experimentada. Talvez seja difícil tolerarmos as diferenças porque assim nos sentiríamos muito solitários e desamparados.

Uma das maiores dificuldades de convivência entre as pessoas se baseia no fato do ser humano se apresentar um ser social por natureza e, simultaneamente, um ser egocêntrico.

Por sermos sociais, somos incapazes de viver sozinhos no mundo e, por sermos egocêntricos, somos incapazes de conceder aos nossos semelhantes as mesmas regalias que nos concedemos.

Muitas vezes esperamos tanto dos outros, que frequentemente nos sentimos frustrados ou ficamos na expectativa que o outro aja de acordo como nós agimos. 

Precisamos nos conscientizar de que todas as pessoas são diferentes de nós, que elas têm o direito de ver a vida e enxergar situações de uma maneira diferente da nossa.

É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarado como uma necessidade humana, pois ao respeitar o próximo, certamente abriremos espaços para que as nossas diferenças também sejam respeitadas.

Quando tentamos nos colocar no lugar do outro, buscando entender e compreender o outro abrimos uma porta para que a outra pessoa também tente nos entender e compreender. Somente assim poderemos realmente construir bons relacionamentos, em todos os âmbitos: amizade, profissional, familiar e amoroso.

Se tivermos essa consciência e nos colocarmos com uma real disposição para ver e respeitar todas essas diferenças, vamos parar de agir como se o outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.

Sempre que se fala na importância do diálogo, é comum as pessoas pensarem logo num relacionamento amoroso, mas na realidade a boa comunicação tem que existir em todos os nossos relacionamentos.

Para evitar incompreensões, mágoas, decepções, brigas..., precisamos refletir, ouvir, conversar, avaliar o que pensam todos aqueles que são importantes para nós. A única maneira de tornar sólida qualquer relação, é com sinceridade, generosidade, respeito, afeto... , e com um desejo real de conhecer o outro e suas necessidades.


Solange Bittencourt Quintanilha

.

06/03/2015

OXALÁ






Nada sou sem meu Velho
Ele está no Orí de todos nós
sim, pois Ele é o Pai Maior
é o nosso funfun
Osálà mudou minha vida
e os meus pensamentos,
a minha calmaria dEle eu herdei
a pirraça também, mas, 
principalmente o amor ao próximo...
Por ser Pai de todos nós
hoje e para todo o sempre
nos curvamos e saudamos
o Orisá funfun Osalufãn Osaguian
Adupé meu Bàbá, dia de branco
dia de agradecimento, sexta feira santa...

Epaâ Bàbá

Por Orisá Omim
.

05/03/2015

POR TE CONSIDERAR UMA PESSOA PRECIOSA..MANDO-TE ESTA MENSAGEM ! :






Que os bons ventos te guiem, em todos os tempos, e sob todas as condições .
Que nenhum temor imaginário perturbe a tua serenidade.
Que nenhum contratempo abale a tua tranqüilidade .
Que você saiba aproveitar todas as oportunidades que a vida oferece.

Que você encontre o Amor sempre de portas abertas.
Que você consiga conviver em harmonia com o teu semelhante e, também, com aquele que não te é tão semelhante assim...
Que você encontre alegria nas pequenas coisas da vida ...
Seja uma boa leitura, um caminhar numa manhã de domingo, ou qualquer outra atividade ...

Que, nas horas difíceis, você disponha de um cantinho de paz e sossego, onde possa descansar e recompor as tuas forças ...
Que em todos os tempos ...
Ele te carregue na palma de Sua mão, e te abrigue longe do medo e do erro, guiando os teus passos no caminho que conduz à felicidade.


Autoria: Ilva Basso Giordani


.

02/03/2015

Oração de São Tomás de Aquino






Dê-me, Senhor,
agudeza para entender,
capacidade para reter,
método e faculdade para aprender,
sutileza para interpretar,
graça e abundância para falar.
Dê-me, Senhor,
acerto ao começar,
direção ao progredir
e perfeição ao concluir.


São Tomás de Aquino
.

OS CATACLISMOS HIGIENIZADORES






Há almas capazes de despertar com o canto de um pássaro, enquanto outras só “acordam” com explosão de uma bomba. Para as primeiras, mais sensíveis, basta-lhes chegar às mãos um livro moralizante que fustigue a reflexão, e então, corrigem-se no trajeto.

Para as segundas, entretanto, não basta estar ruim, é preciso que tudo esteja realmente péssimo para que suas consciências despertem. Extremamente arraigadas aos entretenimentos da vida material e aos apegos da personalidade, se não sofrem o abalo de uma tragédia pungente, se não veem ruir os edifícios das ilusões que criaram, jamais erguem os olhos ao céu.

Se mais evoluídos fôssemos, mais sensíveis seríamos às sugestões divinas e, consequentemente, menos precisaríamos dos processos drásticos e higienizadores da renovação.

(*) "Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?

- Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.

Quando um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos em tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.

Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos.”

Foi assim com a Babilônia, com a Síria, com o Egito, com o povo Hebreu, com a Grécia, com Roma… e assim será…

(*) Síntese das perguntas 738, 783 e 728 de O Livro dos Espíritos.

Investigue: "Ciclos Históricos - Estamos condenados a repetir o passado?", link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=WrgIymOv5Co




.

NÃO TENHO TEMPO!







Não tenho tempo! Esse é quase um brado recorrente. Ora, tempo é questão de prioridade; se digo que não tenho tempo para algo, estou dizendo que aquilo não é prioridade para mim.

Por isso, a questão central não é saber se tenho ou não tempo, mas, isso sim, quais são as minhas prioridades ao viver.

Sempre é tempo de balanço, de rever trajetórias, de refazer escolhas, mas conseguimos um intervalo para a reflexão? Para nos perguntar: afinal, o que estamos fazendo nesta vida?

Claro que, a todo instante, está colocada também a possibilidade de que a vida cesse. Somos o único animal que sabe que um dia vai morrer. Aquele gato, que dorme ali, vive cada dia como se fosse o único. Nós vivemos cada dia como se fosse o último. Isso significa que você e eu, como humanos, deveríamos ter a tentação de não desperdiçar a vida.

Como não apequenar a vida?

Dando-lhe sentido. A espiritualidade ou religiosidade é uma das maneiras de fazê-lo. A religiosidade, não necessariamente a religião.

Religiosidade que se manifesta como convivência, fraternidade, partilha, agradecimento, homenagem a uma vida que explode de beleza. Isso não significa viver sem dificuldades, problemas, atribulações. Mas, sim, que, apesar disso tudo, vale a pena viver. "Se você não existisse, que falta faria?" Eu quero fazer falta. Não quero ser esquecido.


Mario Sergio Cortella

.