.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

30/10/2011

CABOCLO COBRA CORAL


 


( - Ufa! Até que enfim, Pai Cobra Coral deu-me permissão para escrever sobre Sua Falange! )


O Senhor Cobra Coral é uma das entidades, supostamente, mais conhecidas na Umbanda. Díficilmente encontra-se um umbandista que não conhece alguém que o imcorpore ou ouviu falar deste caboclo.


Históricamente, a Fundação da Umbanda no Brasil, foi oficializada em 1908, com a incorporação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, porém, foram encontradas publicações que afirmam que em 1. 890, um Caboclo Cobra Coral era incorporado por um jovem de 16 anos, e que praticava a caridade conforme os fundamentos da Umbanda. Contudo, para mim, essa informação carece de prova.


Alguns dizem que o primeiro Cobra-Coral, Chefe criador da Falange, foi, em uma de suas descidas à matéria, Galileu Galilei, Abraham Lincoln, Faraoh; no Egito, e, outros dizem que foi um Indio asteca...


Há uma discordância, também, quando se fala do Orixá regente desta Falange.


É preciso ter em mente que há os cruzamentos entre as Linhas Naturais, fato esse que, desencaia um desdobrar-se, desde os Orixás até chegar nos hunanos encarnados.


Raciocinemos um pouco:


Se é Caboclo, sua vibração é antes de tudo, de Oxosse.

Se é Cobra, a vibração é de Oxumaré.
Se é Coral, pela cor pode estar relacionado à vários Orixas que vibram nessa cor, como Xangô, Egunitá, Iansã e até Ogum e Exu.

Ainda em relação ao termo Coral, temos que considerar que, pode não estar relacionado somente ao elemento cor, mas também ao elemento material coral, logo, à vibração de Iemanjá, o que nos lembra que Iemanjá é O Trono Feminino do Sentido da Vida, e que, na outra ponta deste sentido, no Trono Masculino está Omolu, regente da vibração da cor preta da Cobra Coral.


Podemos perceber que classificar toda a Falange com base no que foi revelado por um Caboclo, ( que referia a si e não à todos.), é incorrer em grande engano.


Eu, pessoalmente, senti que quando meu Pai Caboclo Cobra Coral se manifestou em alguns lugares, não foi reconhecido, porque não se encaixava no rótulo, ou nessa "caixinha", enquanto que em outros locais, mal incorporava, era cumprimentado pelo que é, inclusive por outros Cobra Corais.


Dizem que onde está Seo Cobra Coral, junto vem um outro Caboclo, que é seu irmão de Falange, o Caboclo Ventania. E até onde pude comprovar, isso é verdade. Estes dois Caboclos estão entre os Caboclos revelados como Encantados.


Uma coisa é certa, como Seo Ventania, ele é Chefe de Terreiro e quando um médium o traz em sua Linha é porque, antes de nascer, firmou compromisso em abrir Terreiro.


Alguns de seus médiuns afirmam sofrerem um pouco, ao incorporá-lo, pois sua vibração é mais " incisiva", se comparamos com as vibrações de outros caboclos de Oxosse. Porém, isso está relacionado aos cruzamentos que cada um apresenta. Eu nunca sofri ao incorporar meu Pai, ao contrário, senti muita leveza.


Alguns se declaram Caciques e usam cocares, variando suas cores entre, verde, vermelho, branco, preto e amarelo. Mas isso não é regra, também.


O Caboclo Cobra Coral ( estou falando de meu Pai ) quando se apresenta em terra, o faz de forma tranqüila, concentrada e sábia. E assim como todos os Cobra Corais, é profundo conhecedor das magias e das curas através dos segredos dos répteis e animais peçonhentos em geral.


Sua imagem mais comum é de um índio alto com um bastão na mão esquerda e uma cobra coral na mão direita e outra na cintura. No mundo dos Grandes Magos, é conhecido como “O Mago do Cajado da Cobra”.


Quando meu Pai se apresentou para mim, pela primeira vez, eu estava com meu grupo de dança, Grupo ASHIRAK ( criei este grupo com finalidade espiritual ) e nem sonhava em vir a ser umbandista um dia.


Fora da Linha de Umbanda, ele se apresentou como O Mestre do Cajado e, por essa razão, posso confirmar a afirmação sobre ser conhecido como “O Mago do Cajado da Cobra”.


Por causa dos cruzamentos, pode ser que um e/ou outro se apresente com algumas variantes, e nesse ponto.


Vale lembrar que ele porta também outras espécies de cobras, o que faz com que muitos que têm vidência o tome pela cobra portada, ou seja, ele pode vir portando uma cascavel, por exemplo, e quem o vê o toma pelo Caboclo Cascavel, que é pertecente à outra Falange.


Um fato muito interessante é que, hoje, existe a
Fundação Cacique Cobra Coral, que é uma fundação com fundo espítual que auxilia nas previsões climáticas.

O nome vem do fato de ter sido esse Cacique, que pela primeira vez previu uma catástrofe climática, essa fundação hoje é reconhecida mundialmente.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Mas o mais importante para nós umbandista é que o Seo Cobra-Coral sempre será homenageado em suas manifestações e trabalhos na prática da caridade.

- OKEY, CABOCLO COBRA CORAL!





Pontos do Caboclo Cobra Coral:


Cobra Coral É Um Caboclo Muito Forte!
Ele Tem Jaça, Tem Mira E Tem Ardor!
Na Sua Aldeia Ele É Chefe De Tribo!
Na Sua Falange Ele É Trabalhador!



Foi Lá No Rio Azul
Que Eu Encontrei Uma Cobra Coral!
Ó Rei, Ó Rei, Ó Meu Pai Oxalá!
Ó Rei, Ó Rei, Ó Minha Mãe Yemanjá!



Olha O Vento Que Venta No Ar!
Lá Na Mata Se Abria!
Assobia O Caboclo Coral
E A Sua Flecha Zunia!
Olha O Vento Que Venta No Ar!
Lá Na Mata Se Abria!
Assobia O Caboclo Coral
Não Perco A Sua Fé!



O tambor bateu forte, lá na beira do mar
O tambor bateu forte, lá na beira do mar
Sou eu Caboclo forte, Caboclo Cobral Coral
Sou eu Caboclo forte, Caboclo Cobral Coral



Seu Cobra Coral
Onde é sua morada
Seu Cobra Coral
Onde é sua morada
Ele mora na beira do rio
Ele traz uma pena dourada.



Saravá Ogum!
Saravá o Caboclo Cobra Coral

Foi Oxalá quem mandou
Ogum firmar bandeira na Jurema (bis)

Cobra Coral é um Caboclo de batalha
Vem de Aruanda pra salvar filho de pemba (bis)



Salve Oxossi nas matas
Ogum lá no Humaitá
Saravá Cobra Coral
Firma ponto no gongá (bis)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

NOTA: Este texto é uma adaptação e junção, feita por mim, de vários textos encontrados na rede web.

VSL



.

29/10/2011

ENCANTADOS DA NATUREZA






Falemos dos Caboclos e Caboclas que formam as legiões de Encantados da Natureza e que são comandadas pelos Orixás, que comandam a Mãe Natureza e o nosso Planeta Terra.

Com esses Caboclos e Caboclas , fluem as energias dos planetas, do sol, da lua, das estrelas, das nuvens, do fogo, da água, do vento, da terra e do mar.

Os nomes dos Encantados da natureza estão intimamente ligados às raízes de seus Encantos ( Natureza Elemental ), seus nomes representam o Domínio de suas Forças em diversas dimensões.

Temos corpos celestes, corpos terrestres , corpos animais , corpos minerais, corpos vegetais e corpos aquáticos, além dos corpos dos fenômenos da natureza (raios, coriscos, ventanias, tempestades, maremotos e etc....

Todos estes Corpos movem a vida que existe sobre o planeta terra .
Logo não são espíritos de mortos que passaram pela matéria.

Estes são Espíritos Naturais que, no início, foram os responsáveis por atrair, através das suas vibrações, os espíritos dos mortos que vibrassem na mesma frequência dando início às primeiras Linhas de Caboclos.

Para melhor compreendermos, exemplificaremos a seguir alguns poucos nomes para ilustrar a nossa afirmativa.



Encantos Celestes = Caboclo Sol e Lua, Caboclo Sete Estrelas, Caboclo Estrela D'Alva, etc.;

Encantos Fenômenos da Natureza = Caboclo Corisco; Caboclo Ventania; Caboclo Sete Raios, etc.;

Encantos do Mar = Caboclo Tubarão, Caboclo Golfinho, Caboclo Espuma do Mar, etc.;

Encantos dos Pássaros = Caboclo águia Azul, Caboclo Rouxinol, Caboclo Uirapuru, etc.;

Encantos Terrestres = Caboclo Sete Montanha, Caboclo Sete Praias, Caboclo Lajedo, etc.;

Encantos dos Animais = Caboclo Ariranha, Caboclo Pantera Negra, Caboclo Sucuri, etc.;

Encantos das Matas/Ervas/Flores = Caboclo Braúna, Caboclo Cipó, Caboclo Girassol, etc.;

Encantos raízes das Nações = Estes nomes se traduzidos para o português terão o mesmo significado dos encantados já citados anteriormente. Caboclo Aymoré, Caboclo Guaracy, Caboclo Cambuy, etc..




.

28/10/2011

CABOCLA INAIARA






Eu não conheço essa Cabocla. O que aqui postarei me foi relatado por um irmão de um Terreiro, em cuja Corrente, ela trabalha, incorporada em outro irmão.

Uma Cabocla rara de se ver, por isso compartilho aqui as informações que obtive..

Seu jeito é quieto, como a água calma e tranquila.
Sabedoria é uma palavra que eu acredito que a descreve bem.
Uma sabedoria com um quê de...mistério!

Trabalha com lança, pedras, especialmente o lápis-lazuli e pemba.
A pronúncia de seu nome ativa uma força imensa para si.

Suas palavras soam um tanto rude, mas sua expressão é muito, muito calma. Interessante essa observação.

Procurei saber o que significa o nome da Cabocla.
Inaiara quer dizer raio de luar sobre as águas doces.

Bem, confirma o que o irmão disse; que ela parecia uma Cabocla de Oxum, ainda mais levando em conta que, o médium que a incorpora tem um Ogum Yara.

Contudo, o uso da pedra lápis-lázuli e a pemba, somado ao comportamento misterioso e rudeza ao fala, embora a expressão permanece suave, nos lembra muito a Mãe Nanã. Isso nos diz que ela é uma Cabocla já senhora, ou seja, com idade mais avançada.

Eu pedi ao irmão para colher mais informações junto dela, para confirmar os dados, pois será muito enriquecedor saber de uma Cabocla de Nanã, trabalhando incorporada, ainda que seja uma Linha cruzada com Oxum.


Aguardemos...


- OKEY, Cabocla Inaiara!


VSL


.

27/10/2011

MENSAGEM DE PEDRA ALTA










Que o silêncio da espiritualidade preencha seus corações!

Renascimento todos o
s dias. Quem sabe seja o tema comum nesta noite. Que a beleza de significado da Semana Maior da Passagem * não termine apenas com uma data de comemoração, mas que prossiga para sempre como um alerta à humanidade. * [ Ele se refere à semana de finados.]
Renascer não é simplesmente dormir aqui neste plano e acordar aqui ou em outro, e vice-versa. Não é dormir aqui e acordar aí, em outra vida.  

Renascer é todos os dias, que representam oportunidades novas, portas abertas – quem sabe para sermos e vocês também, independente do plano, cada vez melhores.

Ficamos, sinceramente impressionados com a velocidade da informação com que vivem vocês. Infelizmente, apenas um conhecimento medíocre, com pouca ou nenhuma sabedoria.

Gira rápido como um vendaval ou um furacão, estremece de terror a terra, como um terremoto.

Não dêem ouvidos nem tenham olhos para tanta coisa ruim que querem impingir a vocês, e chamam a isto de realidade. Não aceitem porque não aceitamos isto como realidade. Esta, sim, é uma fantasia de terror, para amedrontar, para intimidar a vocês, guerreiros de luz.

Eu pedi a vocês que não lessem, que não ouvissem, notícias vazias e não ouvir, por mim, por quem sou diante de um conselho e abaixo de Deus, muito abaixo – mas com conhecimento, sim, quem sabe alguma sabedoria que, humildemente, nos cabe por uma experiência longa de subir uma escada difícil, na evolução.

Por isso nos sentimos capazes de transmitir a vocês o pedido de que não repitam, não cometam, não ousem imitar os erros daqueles que nunca chegaram a lugar nenhum.

É impressionante, é triste – não é real, como a maioria das notícias e informações que chegam a vocês são de coisas ruins, não aqueles naturais, mas aqueles provocados pela falta de ética, e a inexistência moral. 

Ouçam, enxerguem, repitam o que é bom, que tem valor, o que tem brilho e intrínseca beleza. Nos mais simples acontecimentos deste planeta, isto está presente e esta é a realidade. O resto é pesadelo que querem que vocês sofram juntos.

Sonhem juntos os sonhos dos justos, dos verdadeiros, dos grandes guerreiros, dos vencedores, e este sonho será realidade. Não se deixem levar pela correnteza, pedras preciosas que são, misturadas à lama, porque será muito difícil para este plano resgatar depois.

Que o silêncio da espiritualidade preencha os seus corações, e não há nada mais sábio do que ouvir de si mesmo a sabedoria, que é colocada dentro de vocês, como uma brasa incandescente que para irromper em chamas, basta um assopro Divino, real, imortal, como a presença de Deus.

Que a paz, como foi dito no início, esteja com os homens de bem.

Pedra Alta