.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

19/04/2011

MENSAGEM DO CABOCLO YGUARATAN








ISSO É UMBANDA


Imagine um abraço fraterno em 360 graus:

Isso é Umbanda.

Imagine uma vela acesa com Fé gerando mais energia que uma usina nuclear:

Isso é Umbanda.

Imagine Divindades, Anjos, Santos, Sábios, Magos, Gênios, Sacerdotes, Xamãs, Babalaôs, Pajés, Iogues, Iniciados, Cientistas, Curadores,

Trabalhadores da Caridade de todas as épocas e culturas voltando à Terra para restaurar a Paz e a Lei Maior:

Isso é Umbanda.

Imagine a última peça que falta no milenar “quebra-cabeça” que compõe a sua Alma:

Isso é Umbanda.

Imagine traumas, neuroses, fobias, vírus e bactérias físicas e astrais sendo dissolvidos na baforada de um cachimbo:

Isso é Umbanda.

Imagine a Pemba traçando e reproduzindo os Códigos Sagrados da Criação:

Isso é Umbanda.

Imagine o padê de Exu promovendo a harmonia entre Luz e Trevas:

Isso é Umbanda.

Imagine o médium descalço vestido de branco iluminando-se por dentro:

Isso é Umbanda.

Imagine o consulente confortado e esclarecido subindo mais um degrau evolutivo:

Isso é Umbanda.

Imagine o Homem servindo a Natureza e a Natureza servindo o Homem:

Isso é Umbanda.

Imagine o sal das lágrimas misturando-se ao sal do Mar, Ventre de Yemanjá:

Isso é Umbanda.

Imagine a flecha certeira de Oxossi alinhando Razão, Emoção e Ação:

Isso é Umbanda.

Imagine a espada de Ogum abrindo caminho no cipoal das ilusões humanas:

Isso é Umbanda.
 
Imagine o machado de Xangô aparando as arestas do Karma Planetário,

Isso é Umbanda.

Imagine Oxalá retirando os espinhos de teu coração e Oxum cobrindo com mel teus ferimentos,
Isso é Umbanda.


Agora, deixe de imaginar...

Pois tudo isso não é sonho, é realidade vivida e sentida
A toda hora, todo dia, ao som de um belo ponto cantado

No abraço do Caboclo,
No toque do Preto Velho,
Na brincadeira da Criança,
No olhar do Exu Guardião,
No sorriso do Baiano,
No balanço do Marinheiro,
No encanto da Cigana,
Na ginga do Malandro,
No laço do Boiadeiro...
...meu Filho:

ISSO É UMBANDA!



- Mensagem do Caboclo Yguaratan
recebida espiritualmente pelo médium Vanderlei Alves
(Tenda de Umbanda do Caboclo Estrela do Mar)



12/04/2011

CABOCLO SAMAMBAIA







EM ALGUMAS PARTICULARIDADES DOS COBOCLOS VI


Quando um irmão que frequenta o mesmo templo que eu, soube que eu estava escrevendo sobre as particularidades dos Caboclos, pediu-me para escrever sobre o Caboclo dele, Caboclo Samambaia, pois ele queria saber mais sobre o mesmo.

Sempre espero a manifestação espontânea daquele sobre quem irei escrever. Três semanas se passaram antes que o Senhor Samambaia se manifestasse, mas valeu a espera.

Revelarei só o que ele permitiu-me, pois a Linha de Caboclos Samambaia, ainda é um Mistério fechado.
Uma falange de caçadores, guerreiros, feiticeiros e justiceiros dentro da nossa Sagrada Umbanda.
O que se segue é ao pé da letra ( que eu entendi! ) o que ele me falou:

" Êxi cabocu num gosta di falá. Cabocu cuando vem, vem pa tabaiá, num vem ( aqui eu não consegui distiguir se o termo usado foi prosiá ou passiá ). Íxu fia podi revelá.
Fia xó prixisa xabê qui êxi cabocu é di Mata Virgi i é di Oxóxi pa Ogum, i qui tabaia n'isquerda di Pai Ogum."


Mais ele não permite revelar e, quando perguntei-lhe do por quê dele me conceder essas revelações, se pelo que eu entendi o Mistério dele é , ainda fechado, ele disse:

" Xeu tabaio é honestu, fia."


Calou-se por um bom tempo, depois acrescentou:


" Fiiu, médiu qué xabê, cabocu faiz conxexão, eli xabê veidadi, num especula."

Caboclo de vibração muito forte e, diferente dos de minha Linha de Força, deixando-me tonta durante todo o tempo em que esteve presente.



"Ainda tem caboclo debaixo da samambaia"

- Sarava ao Caboclo Samambaia!
- OKEY, CABOCLO!




Em minhas pesquisas sobre seus Pontos só encontrei esses dois a seguir, mas ele me passou um novo que é totalmente inédito:



PONTOS:


"Quanto tempo que eu não bambeio
hoje eu vim pra trabalhar
Sou caboclo Samambaia
vim aqui pra trabalhar
Sou caboclo Samambaia
vim aqui pra saravar."

.............................


"Vestimenta de caboclo é samambaia
É samambaia, é samambaia.
Saia caboclo, não me atrapalha,
Saia do meio da samambaia."
(...)




INÉDITO:


"Samambaia é Mata Virgem
É de Oxóssi e Humaitá
É Cucuio na Macaia
E não vem p'ra curiá."




NOTA:- Ah, o Ponto pode e deve ser copiado, só peço que dêem os créditos ao Caboclo Samambaia, que incorpora no médium, Carlos Alberto, do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda.

.

08/04/2011

MENSAGEM DO CABOCLO TUPINAMBÁ DAS MATAS







''Procurem ver as coisas como elas são, não como gostarias que
fossem. 

Olhe com os olhos da alma, para tudo e todos.

A ilusao que permitem envolver-vos, tem suas portas abertas exatamente neste ponto em vosso interior.

Onde Insistem em olhar com os olhos carnais, o que pertence
unicamente ao espirito.


O que pertence ao espirito? 

Sentimentos, bons ou ruins,vicitudes. O caracter, bom ou
ruim. 


A compreensão de todas as coisas encontra-se dentro de cada um de vos, é so olhar de verdade para dentro de si, vencendo o medo, tendo fé no Deus de Amor que existe dentro de toda alma criada por Ele.

A questão de estar adormecida, toda conciência cósmica em alguns de vós, em alguns de nossos irmaos, é que faz a grande diferença, pois estes insistem em viver para o ego , que não pertence ao espirito, e sim, ás coisas do mundo carnal. 

Nisto consiste todo mal embaixo do Sol. Saber dicernir entre estes, ajuda-os a não ferir-vos tanto com desilusoes. 

Deixem que os que vivem para os prazeres unicamente do sexo, relacionem-se entre si.Suguem-se uns aos outros...

Deixem que os que vivem de usura, de mentiras e enganos, usurpem-se uns aos outros, enganem-se uns aos outros e a si mesmos.

Deixem que os que vivem de vaidades superficiais, seduzam-se e encantem-se uns aos outros em absurdos sem fim.

Deixem os que cobiçam o que é dos outros forjem emboscadas, simulem situaçoes, e enlouqueçam -se juntos por acreditarem ser possivel tomar para si o que nunca lhes pertenceu por direito.

Deixem que os que dissimuladamente acreditam nunca serem
descobertos em suas peles de cordeiros mascarando lobos
incorrigiveis.


Deixem-nos. Não os julguem, não os tente libertar, não os sigam, não compactuem com eles.

Com misericordia, abençoem-nos e não deixem-se envolver, nem compartilhem de suas ilusões.

Sigam sempre o caminho que lhes pertencem, o seu farol, o seu
sinalizador, a sua bússola, sejam as que estão registradas e acesas, em sua alma.

Assim, seu coraçao não conhecerá novamente a dor do desengano, da desilusão.


Assim, fará seu caminhar mais sereno, sobre esta terra, que mais um pouco, se transformará acima de toda treva, em um mundo de regeneração e Paz.

Que toda Luz e benção, que concebes como Deus ou Criador no mundo superior, esteja covosco.

Assim lhes abençoe o Pai Maior, agora e sempre!''


( Caboclo Tupinambá das Matas )
Pela médium Ronita Elaine
Postado no Grupo de Estudos Boiadeiro Rei
   

06/04/2011

PATACORÍ, OGUM






Caracteristicas de Ogum



Orixá da energia (ligada a atitude), perseverança, vencedor de demanda, persistência, tenacidade, renascimento (no sentido de capacidade de se reerguer). Reino: Orixá sem reino específico, que atua na defesa de todos os reinos em função A Energia de Ogum está em todos os lugares.

Cor básica: vermelha e branco.
Sincretismo: com São Jorge, tem o seu dia comemorado em 23 de abril.
Elemento: Ar,fogo.
Dia da Semana de vibração maior: terça-feira
Planeta: Marte
Características de seus filhos: são persistentes, tem temperamento forte. Determinados e batalhadores.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Desdobramentos de Ogum


>> Ogum Megê – vermelho, branco e preto (trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena – cemitério).

>> Ogum Rompe Mato – Vermelho e verde (trabalha em harmonia completa com Oxoce, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na terça-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxoce)

>> Ogum Beira-mar – Coral (trabalha na orla marítima em harmonia com Iansã e Iemanjá)

>> Ogum Iara – azul turqueza e vermelho (trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum)

>> Ogum de Lei – vinho e branco (trabalha com as Almas em harmonia com Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara. Trabalha em todos os Campos)

OBS.: Os demais Oguns encontrados mais raramente dentro dos terreiros de Umbanda, são desdobramentos destes principais Chefes de Linha.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Características dos filhos de Ogum


Fisicamente, os filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidas. Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a dos seus camaradas.

Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a uma pessoa ou lugar.

São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir os seus objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.

Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.

Geralmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

ORAÇÃO PARA OGUM


Orixá, protetor, Deus das lutas por um ideal.
Abençoai-me, dai-me forças, fé e esperança.
Senhor Ogum, deus das guerras e das demandas, livrai-me dos empecilhos e dos meus inimigos.
Abençoai-me neste instante e sempre para que as forças do mal não me atinjam.
Ogum Iê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.
Patacori… Ogum Iê…
Ogum meu Pai, vencedor de demandas…
Ogum Saravá Ogum…

E que assim seja!


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


ORAÇÃO PARA OGUM


Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda,
Poderoso guardião das Leis,
Chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida.
Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades.
Mensageiro de Oxalá – Filho de OLORUN.
Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios,
depurai com Vossa espada e lança,
Minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro,
Continuai em Vossa ronda e na perseguição aos
defeitos que nos assaltam a cada instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange
de milhões de guerreiros vermelhos e
mostrai por piedade o bom caminho
para o nosso coração, consciência e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser,
Expulsai-os da cidadela inferior.
Ogum, Senhor da noite e do dia
e de mãe de todas as horas boas e más,
livrai-nos da tentação e apontai o caminho
do nosso Eu.
Vencedor contigo, descasaremos
na paz e na Glória de OLORUN.
Ogumhiê Ogum
Glória a OLORUN!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


ORAÇÃO A OGUM

“O fogo é vosso elemento natural e é com ele que transformais as nossas vidas e nosso íntimo. Renovai as nossas almas, forjai-as para que estejamos prontos para vivermos a verdadeira felicidade , purificai-nos e tirai de nós os ímpetos e os vícios , até que só a luz resplandeça.
Só assim nos tornaremos verdadeiros soldados da luz.
Protegei-nos com vosso escudo sagrado de todo ataque das trevas. E que vossa espada de fogo seja sempre a nossa espada para que as forças do mal não tenham poder sobre nós.
Imbuídos do vosso poder imenso , jamais cairemos , e todo mal que em nós estiver, será retirado. Fazei vir a nós vossas milícias sagradas para que as nossas súplicas sejam atendidas…”
(Oração inspirada pelo espírito de Vovó Cambinda 25/07/1998 – Templo de Umbanda Anjo)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

ORAÇÃO A OGUM

Salve Ogum, guerreiro de Oxalá.
Orixá que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos.
Pai destemido, Senhor da espada de fogo que corta todas as demandas e conduza os que ama aos caminhos da prosperidade.
Que em meus caminhos, possa eu, filho seu merecer as vossas Bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Meu Pai Ogum
Não me deixe cair
Não deixe tombar.

PATACURI OGUM!
OGUM NHÊ!


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

PRECE AO PODEROSO ORIXÁ OGUM


Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós, em forma de prece, e que sejam ouvidas. Que esta prece corra mundo e universo, e chegue até os necessitados em forma de conforto para as suas dores. Que corra os quatro cantos da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos, em forma de brado de advertência de um filho de Ogum, que sou e nada temo, pois sei que a covardia não muda o destino.
Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas ações sejam sempre férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade, nas suas ceias espirituais, para que todos saibam que sou teu filho.
Ogum, senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre um fiel caminheiro seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas só haja vitórias.
Que, mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja um vitorioso, pois nós, os vossos filhos conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu pai, minha vitória será certa.
Ogum, meu grande pai e protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja tão bom como o de ontem e hoje, que minhas estradas sejam sempre abertas, que eu trabalhe para que no meu jardim só haja flores, que meus pensamentos sejam sempre bons e que aqueles que me procuram consigam sempre remédios para seus males.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais a Ordem dos Cavaleiros de Ogum.
Pai, daí luz aos meus inimigos, pois eles me perseguem porque vivem nas trevas, e na realidade só perseguem a luz que vós me destes.
Senhor, livrai-me das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos-grandes, da inveja, das mentiras e da vaidade que só leva a destruição.
E que todos aqueles que ouvirem esta prece, e também aqueles que a tiverem em seu poder, estejam livres das maldades do mundo.


Ogum yiê! Saravá Ogum!


Fonte: Orações Umbandistas de todos os tempos/
Compilação de Ernesto Santana:Ed Pallas, 2004

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


ORAÇÃO A OGUM



OGUM Rogai por Nós.
Nunca ficara sem resposta àquele que nele crer…Ogunhe meu Pai!

Eu andarei vestido e armado com as armas de OGUM para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso OGUM, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Que assim seja, amém


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


EU PEDI A OGUM

Eu pedi a Ogum, para retirar os meus vícios.
Ogum disse: Não!
Eles não são para eu tirar, mas para você desistir deles.

Eu pedi a Ogum , para fazer meu filho aleijado se tornar completo.
Ogum disse: Não!
Seu espírito é completo, seu corpo é apenas temporário

Eu pedi a Ogum para me dar paciência.
Ogum disse, Não!
Paciência é um subproduto das tribulações; Ela não é dada, é aprendida.

Eu pedi a Ogum para me dar felicidade.
Ogum disse: Não!
Eu dou bênçãos; Felicidade depende de você.

Eu pedi a Ogum para me livrar da dor.
Ogum disse: Não!
Sofrer te leva para longe do mundo e te traz para perto de mim.

Eu pedi a Ogum para fazer meu espírito crescer.
Ogum disse: Não!
Você deve crescer em si próprio! Mas eu te podarei para que dês frutos.

Eu pedi a Ogum todas as coisas que me fariam apreciar a vida.
Ogum disse: Não!
Eu te darei a vida, para que você aprecie todas as coisas.

Eu pedi a Ogum para me ajudar a AMAR os outros, como Ele me ama.
Ogum disse: . Ahhhh, finalmente você entendeu a idéia.. Muita Luz!


Autora: Renata de Oxossi

.

03/04/2011

CABOCLO GUARACY






ALGUMAS PARTICULARIDADES DOS CABOCLOS V


Parece ser senso comum de que o Caboclo Guaracy seja um intermediário de Oxóssi para Ogum.

O que posso afirmar é que, até mim, veio um Caboclo que apresentou-se como Caboclo Guaracy, quando o trabalho que estava sendo realizado era para a Mãe Oxum, e os Caboclos que se apresentavam, eram os que se manifestavam na Sua vibração.

Como eu já conhecia o significado desse nome não estranhei, contudo seus gestos lembravam Xangô e não Ogum, então perguntei-lhe sobre a Linha que o rege. A resposta foi essa:


" A Linha de Caboclos Guaracy é originalmente regida por Oxóssi-Oxum e Ogum-Yemanjá, muitos esquecem de citar as Mães, de quem vem o nome Guaracy.

Com o crescimento da Linha surgiram as Sub-Linhas cruzadas com outras vibraçoes. Assim é possivel a manifestação de um Caboclo Guaracy em chamadas para todos os Orixás. E isso acontece praticamente com todas as Linhas de Caboclos, não só com a Guaracy.

Prender-se a uma só classificação é limitar a atuação da Linha.

Este Caboclo específicamente pertece à uma Sub-Linha em que às vibraçoes originais acresce-se as do Pai Xangô e Mãe Nanã Burukê.

Ao pé da letras, que vocês encarnados tanto gostam, Guaracy quer dizer ' Filho da Mãe-Fogo' "



- Quando ele parou de falar, mentalmente, julguei-me impertinente, então ele acrescentou:


"Desejar aprofundar-se nos fundamentos da religião é pertinente, não impertinente ao que você crê!

Fique na benção do Sagrado!"





GUARACY

Para os índios, essa é uma palavra feminina.

“O sol é a mãe dos viventes, todos que habitam a terra; a lua é a mãe de todos os vegetais. Estas duas divindades gerais, a quem eles atribuíam a criação dos viventes e dos vegetais, não tinham nomes que exprimissem caracteres sobrenaturais.

As expressões que indicam qualidades abstratas, deviam vir em um período muito posterior àquele em que a civilização ariana, trazida pela raça conquistadora, veio encontrar os selvagens na America. Não tinham termos abstratos para exprimi-los.

Diziam simplesmente: mãe dos viventes, mãe dos vegetais. É sabido que a palavra sol é guaracy, de guara, vivente, e cy, mãe. Lua é jacy, de ja, vegetal, cy, mãe.

(*) Estas etimologias oferecem dificuldades em linguas não escritas.


Os Tupis do norte dizem guaracy. Cuára ou guara não diferem senão no modo de escrever; a palavra pronunciada é a mesma; guara tem diversas significações, entre elas as de morador, vivente e a do verbo ser. Todas estas redundam em traduzir-se a palavra guaracy por mãe dos viventes.

Os Tupis do sul (Guaranis), pronunciam cuaracy. Esta corruptela deu lugar a que o sabio Montoya no seu Tesoro diga que ela vem de cuara, buraco, e acy pesado.

Chamar o sol de buraco pesado é extravagância que nunca cometeriam nossos indios, cuja lingua é sempre tão excrupulosa, dando a cada objeto caracteres e predicados que ele realmente tem. 

Contudo, uma fêmea gestante parece se encaixar perfeitamente, pois está pesada e o filho virá à luz através de um " buraco " no corpo dela. 


Jacy, não oferece duvida alguma: ja significa fruta, e também brotar, como a semente que emerge do solo; a palavra portanto ou significa mãe das frutas ou mãe de tudo quanto nasce do solo"



- Recomendo o livro O SELVAGEM, do General Couto de Magalhães, Editora da Universidade de São Paulo - Livraria Itatiaia Editora Ltda.




Cy ou Ci (mãe)

O indígena não concebe nada do que existe sem mãe...

Para os indígenas, todas as coisas, entidades e forças têm origem feminina, uma mãe, a Ci.

E é natural que as calamidades não escapem à lógica folclórica.

Henry W. Bates encontrou, na cidade de Belém, em 1851, a indicação da " Mãe-da-Peste, epidemia de febre amarela que invadira a região.", escreveu o folclorista Luís da Câmara Cascudo.

E, segundo Peregrino Júnior (Histórias da Amazônia, 1936), "Boitatá, a Mãe-do-Fogo" é, o próprio fogo ou a substância imponderável que o sustenta e dirige, origem do elemento, a Mãe, a Ci.

É freqüente encontrarmos referências às mais diversas mães.

A Lua, Jacy (Já significa vegetal e Cy, mãe) é a mãe dos frutos e vegetais.

Quando a lua nova aparece, os índios festejam com muita comida, bebida, cantos e danças.

... Guaracy (Guará significa vivente e Cy, mãe), a Mãe dos Homens. O Sol também é chamado de Coaraci, Coraci, Goaraci ou Gorazi.

Amanacy é a Mãe da Chuva (Amana significa chuva e Cy, mãe); Çacy é a Mãe do Mato (Caá significa mato e Cy, mãe); Aracy, é a mãe do dia, a aurora, a origem dos pássaros.

Se para uns as coisas nasceram de uma Ci, para outros foi de um buraco; o que não deixa de estar em relação, por motivos óbvios, pois de um buraco no chão nascem os vegetais; os bichos vivem e se reproduzem num buraco; e de um buraco no corpo da mulher surge um novo ser.


Foi de um buraco no céu, diz uma lenda Ianomami, que os índios desceram à terra. Essa lenda, por sinal, é uma versão autóctone (nativa) para o que a Bíblia chama de "a queda do homem".


(Painel de Mitos ; Lendas da Amazônia, Franz K. Pereira, Belém, 1994)





AÇÃO:


Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.Tende para a busca do vigor, da qualidade criativa.

Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos.

Os bens. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo.

Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância. Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões.

Um Caboclo Guaracy sempre trará proteção paternal. Firmeza. Afirmação. Pede, no entanto que se mantenha uma vontade inquebrantável, e a execução do que já foi resolvido.

Ele ajudará a colocar em ordem os pensamentos, os projetos, apaziguando os sentimentos.

As vezes devemos usar as nossas características masculinas: aguerrimento, tenacidade, firmeza, determinação, virilidade, comando, razão lógica, força, autoridade sem , contudo, esquecer a doçura das Mães.

"Bem diga o trabalho de tuas mãos e no do pensamento coloque o coração..."

Observe que a principal caracterítica deste Caboclo é a relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual.

"Seja em tuas obras, como és em teus pensamentos..."




ALGUNS PONTOS DO CABOCLO GUARACY:


PONTO DE CHEGADA


Salve a falange do caboclo Guaracy
Deus do céu permita que
Ele chegue até aqui
Salve Tupã, Itatiaia e Poty
Salve Blasô e viva Guaracy
Salve o sol, sa lve as estrelas e o cruzeiro
Salve Guaracy que chegou neste terreiro
___________________________________________

PONTO PARA SUBIDA

Oxalá chamou,
Pai Guaracy vai embora (Bis)
Levando os pedidos dos seus filhos a Oxalá (Bis )
Mutumbá Axé Caboclo
Mutumbá Axé Pai Guaracy.

___________________________________________


PONTO DE SAUDAÇÃO



" Seu Guaracy se perdeu nas Matas...
Ogum Mege achou a acabou de criar...
Ele é oxossi, ele é guerreiro ele é
Doutor Filho de Ogum neste terreiro"
Mutumbá Axé Pai Guaracy

____________________________________________


PONTO DE TRABALHO


Guaracy
Caboclo da Tribo Guaráse tupã é seu guia (BIS)
A macaia é seu lar
Da Tribo Guará
Saiu Guaracy


CABOCLO GUERREIRO
Igual nunca vi
Machado de pedra
Tacape de ipê
Flecha da Guiné
Lá do MUÇAMBÊ
Um grande guerreiro
um bom caçador
sua mão é guiada (BIS)
por nosso senhor, GUARACY

_________________________


A estrela Dalva é minha guia
E corre o mundo sem parar
Ilumina a mata virgem
CIDADE DO JUREMÁ
Ilumina a mata virgem
E os terreiros de além mar...
Com três dias de nascido
Minha mãe me abençoou
Me soltou na mata virgem
SENHOR OXOSSI me criuou
Me soltou na mata virgem
SENHOR OXOSSI me criou.








CURIOSODADE:


[ A despeito deste versos de um de seus Pontos e levando em conta que o Caboclo que falou comigo disse que às suas Linhas originais acrescia a de Pai Xangô e Mãe Nanã:

"A macaia é seu lar
Da Tribo Guará
Saiu Guaracy" ]



O guará-vermelho é uma ave que aparece no Brasil e em outros países no norte da América do Sul e Central, é reconhecida como uma das mais espetaculares aves do mundo, com sua plumagem vermelho- carmesim.

Elegante, anda em águas rasas e lodaçais, durante a maré baixa, para se alimentar principalmente de caranguejos e camarões, que compõem sua dieta principal. Também se alimenta de caramujos e insetos.

É conhecida popularmente como guará-vermelho, guará-piranga, guará-rubro ou simplesmente guará no Brasil e, mundialmente, como íbis-vermelha ou íbis-escarlate. 



[ CURIOSIDADE: O íbis foi associado às mães das chamadas "imaculada conceição", ou seja, à mãe de "um messias esperado"; (messias no singular, pois refere-se a uma pessoa que fora ungida para propósito ).

No Egito, o íbis está associado à trindade divina Ísis, Osíris e Hórus.

E no Mediterrâneo, Oriente Médio, numa versão deturpada da trindade, foi associado aos personagens chaves da história antiga, descritas na bíblia: Senaqueribe, Semíramis e Ninrod, e em algumas interpretações aparece Ninrod, Semíramis e Tamuz ]


O guará-vermelho vive na América Tropical. Suas penas são vermelhas com manchas pretas nas pontas.


Originalmente, suas populações ocorriam entre o Amapá e Piauí, e entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. Hoje, no entanto, são encontrados, sobretudo, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e São Paulo (em Cubatão).

Segundo a nova lista de espécies ameaçadas, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, esta espécie foi retirada dessa categoria. Porém, requer uma atenção especial aos habitats, os manguezais, onde se alimentam e nidificam.

A ave adulta mede cerca de 58 cm, possui a cor da plumagem vermelho-carmesim, proveniente de um pigmento chamado carotenóide cantaxantina, encontrado nos crustáceos que fazem parte de sua dieta.

As mais jovens apresentam a cor pardo-acinzentada nas penas superiores e esbranquiçadas nas inferiores. Seus filhotes nascem com uma penugem preta, muito diferente dos adultos.

Estão sempre em bandos e impressionam pelos voos coletivos, que podem se estender de 60 a 70 quilômetros para atingir os lamaçais onde se alimentam, e pela cor exuberante da plumagem, sendo que os Guarás mais jovens podem formar bandos separados dos adultos.

Procuram uma vegetação mais densa para dormir e para construir seus ninhos. Com esta emissão, os Correios Brasileiros divulgam o Guará, ave de inquestionável beleza, e procuram alertar sobre a necessidade de preservação dessa espécie e dos habitats dos quais dependem para sobreviver.


( Robson Silva e Silva Biólogo/ Pesquisador )

_____________________________


O guará-vermelho é a ave nacional de Trinidad e Tobago, mas é conhecido localmente como “flamingo”, e fez de sua casa o Santuário de Pássaros Caroni, no Pântano Caroni – uma área destinada pelo governo para proteção desse pássaro.

O Pântano Caroni inclui 15 mil acres com lagos e árvores mangrove... Milhares de “Scarlet Ibises” são frequentemente vistos durante as duas últimas horas de cada dia, sobretudo na estação de nidificação, de abril a agosto.

Eles se alimentam principalmente de caranguejos, em Trinidad e Tobago e, podem ser vistos através de passeios de barco que estão disponíveis durante o ano inteiro...


Notas (tupi-guarani): Outros selos em que aparecem o guará são o emitido em 28/12/73 (RHM: C-825) e o de 1997 do Padre.)





.

01/04/2011

CABOCLO ARARIBÓIA





Estátua do Caboclo Araribóia, na frente da estação das Barcas, em Niterói.



HISTÓRIA DO CABOCLO ARARIBÓIA


Arariboia (em tupi "cobra feroz" ou "cobra da tempestade")

[“Araib”, em Tupi, significa “Tempo Mau, Tempestade, Tormenta” e “Bói” significa “Cobra”.]

*foi cacique da tribo dos temiminós, do grupo indígena tupi, em meados do século XVI. O seu domínio era a ilha de Paranapuã (hoje ilha do Governador), na baía de Guanabara, no litoral do Brasil.

Arariboia era cacique dos temiminós quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555.

Tendo perdido as suas terras, o cacique e sua tribo seguiram para a então Capitania do Espírito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia e expulsaram alguns holandeses.

Quando a Coroa de Portugal enviou ao Brasil o seu terceiro Governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Arariboia, conseguindo desse modo reforçar os seus efetivos em cerca de oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios.

A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando uma ilha e ali erguendo um forte. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolas Durand de Villegagnon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 mil homens naquela faixa do litoral.

O acordo permitiu que as forças enviadas de Salvador por Men de sá, governador-geral do Brasil, fossem rechaçadas. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena.

O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, onde os invasores estavam aquartelados. Galgando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque.

Durante a luta, uma flecha raspou o rosto de Estácio de S, que morreu posteriormente, vítima de infecção. O ataque derradeiro, seguiu-se em uma matança noturna. O vitorioso Arariboia amanheceu banhado de sangue francês e tamoio.

Em episódio com contornos de lenda, teria atravessado as águas da baía a nado para liderar o assalto ao Forte Coligny, feito decisivo na derrota aos franceses.

O fato é que, com o seu apoio, a operação portuguesa contra os franceses foi coroada de sucesso, tendo os portugueses recuperado o controle sobre a Baía de Guanabara, fundando mais tarde a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Após a derrota dos Tamoios, como recompensa pelos seus feitos, Arariboia recebeu da Coroa Portuguesa a sesmaria de Niterói (em língua tupi, "água escondida"). Converteu-se ao cristianismo e adotou o nome de Martim Afonso, em homenagem a Martim Afonso de Sousa.

Terminou os seus dias em conflito com o novo governador-geral da Repartição Sul do Estado do Brasil (com sede no Rio de Janeiro), o dr. António de Salema (1575-1577). Na cerimônia oficial de posse, tendo Arariboia se deslocado de Niterói até ao Rio de Janeiro, sentou-se à moda indígena (com o tronco sobre as pernas cruzadas).

O fato veio a desagradar o Governador, que o repreendeu. Arariboia rebateu tal repreensão retrucando: "Minhas pernas estão cansadas de tanto lut ar pelo seu Rei, por isto eu as cruzo ao sentar-me, se assim o incomodo, não mais virei aqui!"

O idoso cacique voltou para a sesmaria de Niterói não mais tendo retornado ao Rio de Janeiro. Por incrível que pareça, segundo informa o "Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro", morreu afogado nas proximidades da ilha de Mocanguê-mirim, ainda em 1574.

É considerado o fundador da cidade de Niterói, e uma estátua sua pode ser vista em uma praça centro da cidade, fronteira à estação das barcas, com os olhos voltados para a Baía de Guanabara e a cidade de Niterói sob sua proteção. A antiga sede da prefeitura municipal tem o nome de Palácio Araribóia em sua homenagem.

Senhor de grande personalidade, serviu de inspiração a José de Alencar na criação de sua obra O Guarani.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

* Essa explicação foi acrescida por mim, e foi retirada do DICIONÁRIO DE LÍGUA PORTUGUESA, Ministério da Educação e Cultura-FENAME, 8ª Edição.





Dia 22 de Novembro de comemora-se em Niterói RJ um feriado dedeicado a esse personagem quase que anônimo na história do nosso país, o cacique “ARARIBÓIA”. Personagem que mudou o rumo da história do nosso país e, muito presente nos Templos de Umbanda.

Uma Falange de Caboclos da Mata. Apresentam-se com características e denominação ameríndia, em particular do Brasil, raramente, nesta Falange aparece caboclos de outras terras.


Também chamados de Caboclos de Penas, uma caracterização ameríndia da Umbanda. Incorporam muitas vezes de joelhos, mantendo um dos pés estendido na frente do corpo, simulando atirar flechas. É comum fazem muito barulho na chegada, assobiam e emitem brados prolongados, etc..

" Esta é uma Falange que serve ao Pai Maior numa Linha Cruzada nas vibrações de Oxóssi, Ogum, Oxumaré e Iansã.

Há também, as Caboclas Araribóia. E, se é mais frequente que os Caboclos respomdam na vibração de Ogum, as Caboclas respodem na vibração de Iansã."

( Cabocla Araribóia )



Pontos do Caboclo Araribóia:


Estava Em Plenas Matas Quando Tudo Escureceu
Trovejou Lá No Céu, Mas Chover Não Choveu!
Eu Me Perdi, Seu Araribóia Me Achou
Com Sua Flecha De Ouro, Meu Caminho Ele Guiou!
O Vento Soprava Forte E Para O Céu Ele Olhou
E Dando Um Brado Mais Forte A Mata Clareou!
A Mata Clareou, A Mata Clareou! (2x)
Saravá Araribóia, Nosso Mestre E Protetor!
Quem Anda Com Esse Caboclo Não Se Perde, Não Senhor!
A Mata Clareou, A Mata Clareou! (2x)
Ele É Araribóia, Nosso Mestre De Instrução
Eu Ando Com Este Caboclo Dentro Do Meu Coração!
A Mata Clareou, A Mata Clareou! (2x)


Um Assovio Passou Na Mata Virgem
Anunciando Que Raiava O Dia!
Uma Linda Flecha Riscou O Firmamento, Lá Bem Alto
Do Bodoque De Araribóia Ela Zunia
Seu Penacho É Todo Feito De Estrelas
Seu Bodoque E Sua Flecha De Indaiá!
Saravá Seu Araribóia Nesta Banda
Ele É Nosso Mestre, Nosso Guia, Saravá!


Retirado daqui:
http://entidadesciganasdaumbanda.blogspot.com/2010/08/ponto-caboclo-ubirajara.html




Caros irmãos, recebi esta mensagem em forma de ponto cantado do Sr Caboclo Araribóia. Que a paz esteja com todos voces.

No meio da mata virgem
Ouvi um caboclo cantar
Todo enfeitado de pena
Dançava sob luz do luar

Com seu Bodoque e sua flecha
Ele vem pra nos salvar

Salve! Araribóia.., okê caboclo!!
Ele vence demanda
Ele vem de aruanda pra trabalhar
Salve! Araribóia.., okê caboclo!!
Saravá umbanda, Saravá os caboclos neste Congá.



Minha foto
Boiadeiro Rei

http://cabocloguaracy.blogspot.com/2008/12/caboclo-arariboia.html



.

AINDA SOBRE TUPINAMBÁ





Os Caboclos Tupinambás formam uma Linha de Trabalho que vai além do que supomos ser os limites da Umbanda. Foi o que o Caboclo Tupinambá de minha Linha quis mostrar ao pedir para escrever sobre o Vale do Amanhecer e sua Falange de Guerreiros valorosos e prestativos servidores da Lei Maior e da Justiça Divina.

Todas as vertentes que se manifestam com esse nome pertencem à esta Linha de Trabalho e são chefiados pelo Cacique Tupinambá, que foi o Patrono e o primeiro índio desencarnado a se manifestar usando esta roupagem fluídica na Umbanda, por isso é chamado de o Rei dos Caboclos ou Rei da Mata. Esse Cacique não mais incorpora em médium algum, estando já assentado em um Trono de onde comanda todo os Seus Domínios.

Quando se pensa na "essência" do que representa o indio brasileiro, Tupinambá é o termo que mais define e traz um sentido para nós. O termo já representava uma coletividade mesmo quando ainda não havia uma Linha Espiritual de Trabalho com esse nome.

"O termo tupinambá provavelmente significa "o mais antigo" ou "o primeiro", e se refere tanto a uma grande nação de índios, da qual faziam parte, dentre outros, os tamoios, os temiminós, os tupiniquins, os potiguara, os tabajaras, os caetés, os amoipiras, os tupinás (tupinaê), os aricobés e um grupo também chamado de tupinambá." 

"Tronco tupi (ou macro-tupi) é um tronco linguístico que abrange diversas línguas das populações indígenas sul-americanas."

  ( Wikipédia, a enciclopédia livre.)



O termo -NAMBÁ significa "parentes dos tupi". Nambá ou namba é originado de: ANÃ, ANAN, ANAM, ANAMA, ANÁ, todos com o mesmo significado de "unido, ligado, parente". Segundo Tibiriçá, ANANA significa PARENTE, RAÇA, NAÇÃO. O mesmo Tibiriçá registra o termo ANÃ, como contração de ANAMA, significando nome genérico de alguns animais que andam em bando. Tupinambá; nações parentescas entre si.

( Tibiriçá foi o primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta. Seu nome de batismo cristão foi Martim Afonso.)



Eu ainda espero a manifestação de um representante desta Linha para falar de seu trabalho particular, dentro da Umbanda... 


.

PEDRA ALTA




A névoa da lua nova: mágica.



A lua nova, que não é tão atraente quanto a crescente, não tem a mesma força nem os odores da lua minguante, menos ainda o brilho intenso da lua cheia, quando os povos antigos acendiam as fogueiras, as lamparinas, e cantavam, dançavam em torno, quem sabe, até de si mesmos.

Mas a lua é nova e é este o momento exato em que vocês estão vivendo, não apenas em uma contagem de ciclo menor de fases da lua, mas o momento maior: lua nova – sutil, praticamente imperceptível mas real, e mágica.

Nestas luas novas, os povos antigos apagavam suas fogueiras, suas lamparinas, cessavam as danças, como fazemos nós também, para sentir a sutiliza da luz prateada, difusa, onde todos parecíamos estar sob uma névoa, nas noites de lua nova.
Magia.
É isso, meus queridos amigos, filhos, irmãos, que gostaríamos que vocês sentissem. 
Que possam se sentir como a névoa da lua nova, em tons de prata, sutis. 
Que possam transmitir esta sutileza que gira em torno de vocês. 
E o poder verdadeiro de ser mágico. 
Mágicos que curam, mágicos que estendem suas mãos, solidários. Mágicos grandiosos. 
Mitos. 
Mágicos conselheiros, mágicos xamãs até de si mesmos.
E que esta magia sutil e prateada traga a cada um de vocês a paz, profunda, eclética, do Grande Pai. 
Que assim seja. 
Que assim seja em outras línguas: Amém. 
Que assim seja: Namastê!
Que assim seja: Shalom! Que assim seja: Salam! 

Que assim seja, Wakantanka! 

Fiquem com o Grande Espírito.


(Pedra Alta)


 Por Helen Ians, in
Natureza, Rtuais e cerimônias