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25/10/2013

Tamandanaré e Pedra Menina Mística, A Lenda.






TAMANDANARÉ era o patriarca da tribo Puri, e vivia no litoral de nosso Estado. Certo dia recebeu as ordens de Rudá, o Deus do Amor, que haveria uma grande catástrofe ecológica cíclica. 


A ordem dizia que ele subisse as montanhas para salvar seu povo, pois esse teria a responsabilidade de povoar a terra. 

Obedecendo as ordens de Rudá, TAMAMDANARÉ abandonou o litoral foi junto com sua tribo se instalar nas montanhas da Serra do Caparaó, alojando-se na região mais elevada, donde se pode ver o mundo ou os largos horizontes dele, e observar o despontar do sol.

TAMANDANARÉ teve muitos filhos, e entre eles, uma menina linda morena, de cabelos negros como a Graúna, de rosto redondo, dentes brancos como cristais, com um sorriso encantava a todos.



(Rudá, o Deus do Amor)

A tribo estava crescendo. Todos respeitavam a natureza e suas forças místicas, assim como suas divindades.

RUDÁ, o deus do amor, era a divindade mais cultuada cuja missão era manter o amor nos corações dos homens, fazê-los sempre voltar para a tribo, depois de suas longas e repetidas peregrinações, despertar a saudade de seu povo.

Os elementos da natureza também eram considerados divinos.

Ibi, a Terra;
Ybyty, o Ar, o Vento;
Tátá, o Fogo;
Ig, a Água.


O deus RUDÁ tinha também a seu serviço uma Guerreira fiel, a Cobra de Fogo (Boitatá). Um ser metade mulher, metade serpente, que assumia a forma de cobra para andar pelas matas sempre zelando pela natureza devorando ou transformando em “árvores andantes" (espíritos que ficam vagando). .





(Cobra de Fogo ou Boitatá - Metade Guerreira e a outra metade Cobra)



A Tribo possuía um Xamã, SUMÉ, que lhes ensinara a harmonia entre os índios e a natureza, e a cultivar mandioca. Conta a lenda que Sumé após ter passado todos os ensinamentos para o povo Purí desapareceu. Dizem que ele retornou mais tarde para o litoral e desapareceu, indo para além mar, e que por onde ele passou deixou impressa, nas rochas mais duras, a planta de seus pés sagrados, para que se algum índio se encontrasse perdido no caminho, era só seguir seus passos.



(Sumé, o Xamã)


Conta a Lenda que certa feita homens estranhos (Brancos) apareceram na Serra, próximo a aldeia. E estes queriam fazer dos índios seus escravos. Tamandanaré pediu a Rudá que os auxiliasse, pois não possuía armas para defender seu povo.

RUDÁ com seu poder divino, usando de meios naturais para servir de exemplo, quando os invasores tentaram penetrar na aldeia, não conseguiram, pois a mesma estava cercada por trincheiras de paus tortos para vedar a passagem (Caparaó) e por traçados de cordas (Samambaia). Com a derrota dos descontentes, tudo voltou à normalidade.

Um dia, em um dos pontos mais altos da serra, apareceu um objeto brilhante, semelhante a um disco, vibrando sons encantadores, deixando a comunidade em êxtase. Abriram-se as comportas do estranho objeto, descendo figuras vultosas deixando toda a tribo impressionada, e estes seres procuraram estabelecer contato com Tamadanaré, que os acolheu e os recebeu em sua Oca.

Os visitantes ficaram impressionados com a beleza das mulheres, principalmente a menina de cabelos longos e negros, a filha mais nova de Tamandanaré, um deles tentava seduzi-la.



(pedido da Menina)


Opondo-se ao assédio, para não quebrar seu juramento de fidelidade a Rudá, já que prometeu manter sua virgindade em devoção ao deus, se embrenhou pelas matas, sendo perseguida por um dos visitantes, e ela já sem forças, pediu a RUDÁ, sua proteção, e que não fosse tomada de presa, fosse transformada em pedra para manter-se fiel ao seu juramento.




(Pedra Menina Mística)


RUDÁ, atendendo ao pedido, transformou-a na "PEDRA MENINA".


Os perseguidores da menina, tendo ferido a hospitalidade, foram abandonados por seus companheiros em terra e se perderam nas matas. Como castigo, foram devorados pela Cobra de Fogo que os transformou em ÁRVORES ANDANTES, continuando a vagar pelas matas assombrando os caçadores.




(A Ira de Boitatá)



Fonte:Arquivo pessoal de Hudson Giovanni
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