.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

06/04/2012

Os Astecas - O nascimento de um povo





A Cidade de Tenochtitlán retratada por Diego Rivera em "La gran Tenochtitlán"

Perseguidos pelo soberano de Culhuacan, os Astecas perambulava por um território pantanoso, até que um de seus sacerdotes viu uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente. Era aquele o sinal, ali eles deveriam se estabelecer.

Foi naquele pântano alagadiço que os Astecas construíram sua capital, uma cidade que se tornaria única em seu tamanho e sofisticação: Tenochtitlán.


É verdade que a História Asteca é um pouco anterior a fundação de Tenochtitlán ocorrida em 1325. Antes da construção daquela cidade os astecas eram nômades e exerciam sua atividade guerreira como mercenários contratados.

Os Astecas tinham seus deuses e sua religião, e muito embora tivessem se inspirado nos costumes religiosos dos antigos toltecas e tivessem incorporado muitos dos seus deuses, foi essa religião criadora de muitos problemas para os Astecas. Um exemplo disso foi o exílio imposto a eles nos alagadiços arredores do lago Texcoco.

Após celebrarem o casamento entre a filha de Coxcox, rei dos Culhuacan e o deus Huitzilopochtli-Mexitli, o rei mandou exterminar todos os Astecas.

A explicação é simples, para realização do casamento, a princesa deveria ser sacrificada, quando o rei viu sua filha, ele viu apenas a sua pele cobrindo o corpo de um sacerdote Asteca, o que provocou a ira do monarca.

Os Astecas só sobreviveram a extinção, pois Coxcox julgou que seus oponentes não sobreviveriam nas pantanosas terras de seu exílio.

O rei subestimou seus adversários, pois além de sobreviverem, os Astecas, a partir de Tenochtitlán, a maior cidade do mundo, iriam organizar um fabuloso império.






A Bandeira do México contém a figura da águia comendo a serpente em cima de um cacto em homenagem ao antigo Império Asteca.

________________________

Bibliografia -


LONGHENA, Maria. O México antigo. Folio. 2006

Enciclopédia Seleções – O conhecimento na ponta dos dedos. Reader’s Digest. Rio de Janeiro. 2007

MARCILLY, Jean. A civilização dos Astecas. Otto Pierre Editores. Rio de Janeiro. 1978

Nenhum comentário: