.OKEY CABOCLO!

.OKEY CABOCLO!
OKEY CABOCLO!

30/08/2011

MENSAGEM DO CABOCLO SETE FLECHAS






Não Reclame: eu avisei!

Quem escolheu ser médium, já sabe! O caminho é árduo, tortuoso e difícil, cheio de contratempos, desgostos e insatisfações. É mais fácil receber do que doar. Porém, para o médium é ao contrário, e além de tudo será questionado, interrogado e mal visto quando não fizer ou disser “coisas” que agradem diretamente ao interessado.

Para todos quantos o vêem, tem você a obrigação de modificar tudo o que parece errado ao redor: onde houver ventos fortes para uma tempestade feroz, esperam de você a brisa mansa que vem do mar; do terremoto estrondoso que se aproxima, querem de você a tranqüilidade de um final de tarde feliz; da peste avassaladora, querem, a cura serena e duradoura; do prazer e bem geral, é de você que querem a renúncia, a paciência, a calma.

O princípio das coisas mediúnicas consiste em saber que ser médium não é nada fácil, não fica mais fácil e não se consegue nada fácil, é preciso muita luta, perseverança, esperança e confiança nas entidades e em si mesmo.

As contrariedades são muitas, as satisfações quase que geralmente só são no íntimo de você mesmo. O trabalho é árduo, duro e, por vezes, incompreensível até mesmo para você (médium), porém tão necessário quanto o ar que respira.

O trabalho é ponto de partida na caminhada mediúnica, o trabalho organizado, uma caminhada alcançada dentro dela.

Não é fácil ser médium por tudo isso, mas não reclame: eu avisei!
Agora saiba que nem todos tem ouvidos sensíveis para ouvir, visão clara de tudo que os rodeia nem conhecimento de um mundo melhor, e nem todos são portadores de contatos de amigos de dois mundos a lhe dar ensinamentos de vida em ambos.

E nem todos, acima de tudo, têm a satisfação de poder ter se sentido útil em cada trabalho realizado, porque é muito bom sentir a emoção de uma evolução após um t rabalho seguido de outro e mais outro.

Além de tudo, porque é bom ser bom, assim ser um médium bom, e daí ser um bom médium.

Não agradeça: Eu avisei!”
CABOCLO 7 FLECHAS


( Mensagem do Caboclo 7 Flechas ao médium Itaçuan (Wilson),
Livro “Umbanda é Luz”, editora ícone, página 110.)
.

25/08/2011

CABOCLO SETA BRANCA







Quem é o Pai Seta Branca



 Conta-se que o Pai Seta Branca chegou na Terra há muitos milênios atrás, liderando um grupo de espíritos habitantes de um planeta chamado Capela, localizado atrás do Sol, cujos moradores eram bastante evoluídos nos planos físico, científico e espiritual.

A esses Capelinos, conhecidos no Vale do Amanhecer como Equitumans, teria cabido a missão de colonizar a Terra e preparar o planeta para as vindouras civilizações. 

 De acordo com os escritos de Tia Neiva, eles chegaram na Terra e estabeleceram-se em vários pontos do planeta. Mas, foi principalmente na região dos Andes, nas proximidades do Lago Titicaca que eles viveram por uns 2.000 anos, até desaparecerem repentinamente num cataclismo que atingiu a região provocado pela queda de um corpo celeste, conhecido no Vale como a "estrela candente", que causou eclosões de todo tipo sepultando os Equitumans no fundo Lago, com água e terra, e mudando a topografia do lugar.

O que existe hoje, nas proximidades do Lago Titicaca em Tiahuanaco, são as ruínas e os vestígios de uma antiga civilização e no meio delas pode ser vista uma construção bastante enigmática.

 
É uma estrutura de pedra esculpida chamada "Porta do Sol" com a figura do deus Viracocha, em destaque na travessa superior, carregando um cetro ou arma na mão direita e um forcado na esquerda, ladeado por um séquito de figuras aladas. 

Essa estranha figura central, do deus Viracocha de cabeça retangular contornada por uma auréola de plumas, foi adotada por Tia Neiva, no Vale do Amanhecer, como um dos seus símbolos mais expressivos que é chamado de: o "Jaguar do Amanhecer".

Essa associação, Viracocha-Jaguar, usada apenas no Vale do Amanhecer, é uma referência ao lendário Pai Seta Branca pré-colombiano em sua encarnação distante como o "Grande Jaguar". 
           
Após alguns milênios do desaparecimento dos Equitumans, no Lago Titicaca, surge na Terra um outro grupo de espíritos. Eram cientistas e construtores habilidosos que vinham dar continuidade a interrompida "colonização".
Pretendiam, também, criar um novo tipo humano que evoluísse na Terra. Agora conhecidos como Tumuchys, eles se organizaram em grupos missionários e se espalharam por vários pontos do planeta. 
O Líder dessa Missão foi, segundo Tia Neiva, o mesmo espírito que já tinha liderado os Equitumans, há milênios atrás, e que mais tarde ficaria conhecido como Pai Seta Branca. 
Dizia Tia Neiva que esses tais missionários Tumuchys eram grandes metalúrgicos, hábeis artesãos e arquitetos que trabalhavam a pedra com maestria.
Moviam-se pela superfície do planeta com grande facilidade e, guiados por mapas e maquetes do globo terrestre, construíram grandes e colossais monumentos de pedra por toda a parte. 
Muitas dessas colossais construções, como as pirâmides do Sol e da Lua de Teotihuacán, ainda causam assombro, e existem monumentos de acabamento impecável como os antigos Templos de pedra de Machu-Pichu no Peru e as antigas construções da cidade de Cuzco, que foram reaproveitadas mais tarde pelos Incas. 
Dizem que esses Tumuchys chegaram a habitar uma grande ilha do Pacífico, a ilha de Omeyocán, que desapareceu numa catástrofe da natureza há milhares de anos atrás, deixando como vestígio a Ilha de Páscoa.
Passados alguns milênios, começaram a surgir próximo à península do Yucatã, no México, os chamados "Jaguares", um grupo de espíritos que vinham buscando evolução na Terra. 
Quando se tornaram numerosos se espalharam por toda a região da América Central, formando uma poderosa civilização feita em pedra que dominou as tribos vizinhas por milênios. 
Eram espíritos corajosos e disciplinados que ampliavam com ciência e arte o seu império. Muitos dizem que o Pai Seta Branca viveu no meio deles como um líder muito respeitado. 


Conta-se também que esses Jaguares cultuavam o símbolo de um felino como é encontrado na praça de Chichén Itzá no México e no topo da pirâmide de Kukulcán, no mesmo local.
Esta última representação assemelha-se ao símbolo estilizado do "Jaguar" que é visto nas paredes do Templo do Vale do Amanhecer e em muitas indumentárias do corpo mediúnico. 
Segundo Tia Neiva, com o nascimento de Jesus Cristo veio a instauração de um “Sistema Crístico” que favorecesse a evolução dos espíritos na Terra. 

Mas, com o passar dos séculos, os ensinamentos originais de Jesus começaram a se degenerar e na Idade Média a sua "Igreja" já se encontrava praticamente em "ruínas", precisando de restauração.

Novamente por ordem de Jesus, o Pai Seta Branca foi convocado para essa difícil Missão e voltou a Terra, encarnando na Itália no século XII. Nascido numa família rica, certo dia ouviu o chamado do Cristo: "Não vês que minha casa está em ruínas?

Vá, repara-a para mim!" Depois disso, ele se modificou completamente, tornou-se desprendido e amoroso com os pobres e com tudo que o cercava. Desejava ser como o Cristo que viveu pobre toda a sua vida.

Mas, isso lhe trouxe problemas familiares que o levaram a sair de casa, incompreendido, deixando para trás suas roupas e seu dinheiro para "casar-se com a Dama Pobreza", passando a viver de esmolas como verdadeiro Apóstolo itinerante que pregava a paz, o amor fraterno e a livre religiosidade, aos pobres e injustiçados da sociedade medieval, sendo um exemplo vivo de Humildade, Tolerância, Renúncia e Amor, ficando conhecido como São Francisco de Assis.


Nos idos de 1500 volta para a Terra, mais uma vez, esse Mensageiro de Amor para cumprir as causas do Grande Deus. 


Vinha para ajudar um grupo retardatário de Jaguares, que viviam no meio de uma tribo indígena Tupinambá. Tornou-se o Cacique Guerreiro desse povo nômade que habitava as imediações dos Andes.


Conta-se que certa vez participou de uma guerra, como aliado dos Incas, contra os invasores espanhóis que chegaram na região com o intuito de dizimar aqueles que alí viviam.

Iluminado por Tupã, evitou com grande sabedoria um iminente derramamento de sangue trazendo paz à região e ficando conhecido como o Cacique Guerreiro da Lança Branca, um lendário chefe pacificador que ensinava a paciência, a humildade e o amor.

Quando aproximou-se a sua morte, como prêmio da tribo, foi lhe presenteado um belo e longo cocar que ainda usa nas suas aparições espirituais. Foi daí que se originou o seu nome atual, Cacique Seta Branca ou Pai Seta Branca, para os médiuns do Vale do Amanhecer. 





Na metade do século XX, o Pai Seta Branca, superada a sua faixa encarnatória, procurou contatar a médium clarividente Neiva Chaves Zelaya, para incumbi-la de uma grande Missão, uma "Missão Crística" que ele e seus Ministros traziam para a Terra, sob as ordens de Jesus.

Essa grande Missão, de socorrer a humanidade nestes momentos difíceis de transição de uma Era para outra, se resumiria na Cura Desobsessiva de povos e na criação da figura do Doutrinador, com força cabalística, para doutrinar e encaminhar os espíritos sofredores que perambulavam pelas cercanias da Terra, influenciando negativamente os seus habitantes.

Esses espíritos precisavam ser logo recolhidos e encaminhados para Deus, devido a proximidade do fechamento do Grande Ciclo e da aproximação da Nova Era.

A partir daí, Tia Neiva, como ela ficou conhecida, iniciou em 1959 a sua grande jornada missionária: o desenvolvimento do Doutrinador e a expansão da Cura Desobsessiva.

E, finalmente em 1969 ela começou a estruturação de um grande complexo de construções, para os trabalhos de cura desobsessiva em suas várias modalidades, que hoje ficou conhecido como o Vale do Amanhecer, e que vem se espalhando na forma de Templos do Amanhecer pelo Brasil, e até no Exterior.

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>



“O Homem que tentar fugir de sua meta cármica ou juras transcendentais será devorado ou se perderá como um pássaro que tenta voar na escuridão da noite.” 

Seta Branca



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



Mensagem Pai Seta Branca 2010/2011

 
Salve Deus!

Salve Deus, filhos queridos do meu coração, mais uma vez todos reunidos em nome de Jesus. Filhos, esta mensagem diz tudo aquilo que os jaguares estão a realizar na vossa missão, no vosso sacerdócio, jaguares espartanos. 

Dificil! Mas estão conseguindo a vossa evolução. Somente a conduta doutrinária, o amor e o perdão para alcançar tudo isso que este vosso pai colocou em vossas mãos.

Filhos meus, estou muito feliz com vossos trabalhos, é o momento que a Terra está a atravessar, são as dificuldades, vós outros estão intactos, somente o trabalho, filhos, poderá ajudar todos os que estão a atravessar tantas dificuldades.

Este vosso pai está muito preocupado, com medo de vós outros cair, mas lembrai-vos de vossa mãe Koatay 108 Agla, que segurou em todos os instantes os vossos passos.

Somente Jesus, meus filhos, poderá também lhe dar a força, a compreensão e ajudar, meus filhos, a todos os que estão nessa direção, dando força para chegar a todos os instantes nos vossos trabalhos, orientando tudo isso que vosso Pai Seta Branca, assim, fez as leis.

Salve Deus, filhos queridos do meu coração, são os meninos dentro do meu coração, nunca irão crescer, sempre serão os meus meninos. Isto para este vosso pai é muito importante, porque os vejo, em todos os instantes, como uma criança.

 Salve Deus, que Jesus, na sua infinita bondade, derrame em vós outros muita paz, amor e compreensão. A humildade e a tolerância irá sempre estar à frente de vós outros.

Ser mais pequeno para caber nos corações das pessoas importantes nas vossas vidas. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja agora e sempre em vossos caminhos, que essa era que logo se iniciará seja de grandes realizações, que possa ser esta década com mais tranquilidade em vossas vidas, muito está reservado para vós outros, não preocupais, apenas sejam mais compreensivos dentro da missão. 

Este filho Raul precisa muito de vós outros. Este vosso Pai Seta Branca abençoa a vós outros nos vossos corações, que a paz de Jesus esteja sempre nas vossas vidas.

Salve Deus, filhos queridos do meu coração, a benção desse vosso Pai Seta Branca, o Grande Simiromba de Deus.

Salve Deus.


Seta Branca




http://www.valedoamanhecer.org.br/index.php?pagina=25






,

PEDRA ALTA FALA







A beleza da simplicidade no novo mundo
.


Muito bem, novidades pela frente! Que bom, não é? Alguns tem receio daquilo que é novo. Muitos querem a mudança mas esquecem de dar um passo em relação a ela, em direção a ela. Agora, ninguém com certeza deixa de imaginar que o novo pode ser, e é, excitante, interessante, não é assim? Pois assim será.

Como temos dito a vocês, este mundo está cansado de más notícias, este mundo de vocês não agüenta mais iniqüidades serem tratadas como se fossem valores morais. Este mundo de vocês se cansou da pequenez, não do pequeno, essencial, intrínseco valor. Mas da pequenez de atitudes, que se transformam em um comportamento que, para grande parte da humanidade, se tornou uma ofensa.

A mudança é inexorável, quer queiram quer não, porque assim é o Universo, na reordenação e nesta nova ordem, parabéns a vocês. Estamos felizes com vocês  e muitos daqueles que os cercam nos círculos de seus relacionamentos  e nos círculos familiarres, não que tenham sido escolhidos no sentido de uma determinação, mas todos vocês passaram, sim, por um portal, prque trazem dentro de si, não deixaram morrer inteiramente os valores que herdaram do Grande Espirito.

A grande novidade talvez seja contada aqui nesta noite como um pequeno segredo. Não estamos falando apenas de amor, condescendência, solidariedade, ética, estética, compaixão, perdão, quem sabe.  

O segredo está que o novo mundo se curva diante da beleza, da simplicidade, daquilo que verdadeiramente é essencial.

E estes serão os valores dos novos tempos, que já começaram, porque caíram, ruíram as colunas do templo de adoração de falsos deuses. E destas ruínas renascem estes valores secretos. O menos será grande. No silêncio, pelo silêncio, se ouvirá a sabedoria.

Naspoucas palavras, o conhecimento. Nas pequenas atitudes, um brilhante comportamento. Nos pequenos frascos, não os venenos mas os aromas de raros perfumes. Portanto, queridos amigos, filhos, irmãos, vocês estão preparados, sim, para as novidades que já estão aí.

Estendam a mão apenas uns aos outros e, juntos, podem ter certeza de que já caminham em direção à luz.

Iluminados sejam todos vocês e aqueles que os cercam, e que a vocês dedicam amor. Transcendam isto, reflitam isto para aqueles infelizes que estão perdidos. O Grande Espírito os achará com certeza. Mas vocês já estão “achados”, encontrados por nós e temos muito orgulho de tudo isto. 

O Grande Espirito esteja aqui presente e no coração de cada um de vocês. Wakantanka.



Pedra Alta





Por Ellen Hans, em Caminhos Sagrados.





24/08/2011

LENDA DA CABOCLA JUREMA








O sol girou uma vez mais ao redor da Terra e quando os raios da manhã tocaram a sua testa, a cabocla gritou:

- Sou Jurema!!!


E pulou do galho mais alto da árvore gigante e pareceu voar por entre os pássaros e outros seres alados da floresta; mergulhando no rio profundo, de onde emergiu, nadando com os botos que entendiam o seu canto:


"Cabocla

Seu penacho é verde
Seu penacho é verde
É da cor do mar

É a cor da Cabocla Jurema

É a co r da Cabocla Jurema
É a cor da Cabocla Jurema
Jurema"


Cabocla, filha valente de Tupinambá. Adotada pelo mundo, foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome, e cresceu forte, bonita, com a formosura da noite e a firmeza do dia. Corajosa, a cabocla tornou-se a primeira guerreira mulher da tribo, pois a sua força e agilidade no manejo das armas e na ciência da mata, se tornara uma lenda por todo o continente; onde contadores de estórias, aos pés da fogueira, falavam da índia da pena dourada, que era a própria Mãe Divina encarnada.


Nada causava medo na cabocla, até o dia em que ela encontrou o seu maior adversário: o amor. Jurema se apaixonou por um caboclo chamado Huascar, de uma tribo inimiga chamada Filhos do Sol, e que fora preso numa batalha.


Os dias se passaram e o amor aumentava, pois o pior de amar não é amar sozinho e sim ser amado em retorno, pois exige do amado, uma ação em prol do amor.


Pelo olhar, o caboclo Huascar dizia:


"Oh doce Cabocla

meu doce de cambucá
minha flor cheirosa de alfazema
tem pena deste caboclo
o que eu te peço é tão pouco
minha linda cabocla Jurema
tem pena desse sofredor
que o mal destino condenou
me liberta dessa algema
me tira desse dilema
minha linda cabocla Jurema"


Jurema que aprendera a resistir ao canto do boto, ao veneno da cascavel e da armadeira, já resistira bravamente a centenas de emboscadas e que sentia o cheiro à distância de ciladas, não conseguiu resistir ao amor que fluia do seu peito por aquele guerreiro. Observando o caboclo preso, ela viu nos olhos dele, as mil vidas que eles passaram juntos, viu seus filhos, o amor que os unia além da carne e percebeu que não foi por acaso, que ele fora o único caboclo capturado vivo, e decidiu libertá-lo, mesmo sabendo que seria expulsa da sua tribo.


Na fuga, seu próprio povo a perseguiu, e em meio a chuva de flechas voando na direção do caboclo fugitivo, foi Jurema que caiu, salvando o seu amado e recebendo a ponta da morte que era pra ele, no seu próprio peito.


Conta a lenda, que o caboclo Huascar voltou a Terra do Sol e fundou um império nas montanhas andinas e mandou erguer um templo chamado Matchu Pitchu em homenagem a Jurema, onde, só as mulheres da tribo habitariam e lá aprenderiam a ser guerreiras como a mulher que salvara a sua vida. E no lugar onde a Jurema caiu, nasceu uma planta robusta e muito resistente que dá flor o ano inteiro, cujo formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso chamou atenção de todas as tribos, pois tudo dessa planta poderia ser utilizado, desde as sementes, até as flores e o caule; e porque as flores dessa planta estão sempre viradas para o astro maior; ela ficou conhecida como girassol.


" Moça bonita é a

Cabocla Jurema
Ela vem com um girassol
e a coroa dela é
como um girassol
Ela é a luz do amanhecer
Tem os seus lindos sonhos de arrebó
e a coroa da Jurema é
como um girassol
é como um girassol
é como um girassol
é como um girassol "
 


Professor Frank
Contato: Frank Experience School (11) 3728 9430 (11) 8442-7633
afrankexperience@gmail.com





16/08/2011

MENSAGEM DE PEDRA ALTA








Discernimento


Se ela se faz necessária, em que direção deve ser a mudança?


Se algo lhes diz que é preciso caminhar de outra forma, fica no ar a questão entre ser ou estar. E levanta-se o conceito, talvez um dos mais importantes para a compreensão da vida, que é o discernimento.

Discernir é optar entre as diversas escolhas que nos são oferecidas. E entre elas escolher por livre vontade e arbítrio, desejo pessoal e intransferível, aquilo que, pelo discernimento, pela inteligência mental, racional, ou pela sabedoria profunda, interna e espiritual, eu decido.

Escolher que caminho trilhar porque eu tenho noção entre o certo e o errado, entre o bem e  mal. Não deveria ser assim para cada um de vocês e para todos? Colocar-se diante do universo como um ser iluminado, capaz de decidir, com a humildade necessária e suficiente de se ajoelhar diante da grandeza e da beleza infinitamente superior à nossa, a cada um e a todos vocês? 

Sem ser servil, obediente, apenas mais um fiel guerreiro que reconhece, pela inteligência racional e pela sabedoria espiritual, os seus limites. Até ultrapassá-los é permitido desde que se tenha a noção entre o ser e o estar.

Vocês dizem com muito facilidade nos dias de hoje: “eu estou doente”, “eu estou precisando”, “estou fraco”, “estou não sei o quê…”. 

Raramente dizem “eu sou forte o suficiente e capaz do necessário, de superar aquilo que estou eventualmente”. Isto não é pensar positivo como se diz de maneira vulgar. Isto é sentir profundamente, de uma maneira soberana e grandiosa, sem ser arrogante ou pretensioso.

Que bom seria, muitos filhos, irmãos, estar com o peito aberto, no alto da montanha, dizendo para o mundo: eu quero, eu posso. E o Grande Espirito lhes daria a resposta: “caminhe pelas trilhas por você mesmo escolhidas, que eu, Pai, lhe garanto um brilhante destino”.

Para uma conversa como esta, tem se que ter discernimento, a noção exata de ser mais do que estar, o conceito perfeito de ser muito mais do que ter o que quer que seja. Porque quem é, tem, por conseqüência natural. Quem é, recebe como filho legítimo da grandeza de Deus, o quinhão que lhes cabe de uma herança verdadeira e real.

Que todos vocês, queridos filhos, amigos, irmãos, possam ter enchido o peito de força, coragem, mas sem nunca esquecer o respeito por quem lhes é superior e nunca, nunca, nesta Casa ou em qualquer centro onde se reúnam as entidades de Luz, imaginem que superioridade esteja em qualquer um de nós. 

Somos apenas intermédio, humilde e respeitoso, por uma Luz infinitamente maior que todos nós.

- Wakantanka!

Pedra Alta



Por Elen Hans em Caminhos Sagrados






15/08/2011

MENSAGEM DE NUVEM VERMELHA






A passagem sagrada.

 
Como bem disse o guerreiro Chaleira Preta, os guerreiros têm a escolha em suas mãos e esta é a diferença: um guerreiro se torna um grande guerreiro, ao saber escolher

Quando Cacique fala “se tornou um grande guerreiro” é porque sua visão está longa, sua mente está limpa, sua alma, da mesma forma, e seu espírito também, alcançando aquilo que precisa, um grande guerreiro na Terra.

Feita a passagem pela passagem do reencarne, da mesma forma, antes de reencarnarem colocam o pé na Terra já com o seu caminho marcado, mas deste caminho pode ser feito um grande caminho, pela escolha do guerreiro, tomando a atitude certa e este caminho se transformando naquilo que os irmãos chamam de verdade.

Alguns guerreiros vêm, outros vão, para a Terra, mas todos que passaram no caminho dos guerreiros, com uma finalidade, com uma história, com um encontro, com o resgate, não importa, passaram no caminho, alguns ficaram mas outros foram, para continuar o seu compromisso firmado antes do reencarne.

E este encontro da passagem, este entendimento, os guerreiros são livres aqui na Terra, são livres para terem o entendimento de si mesmos, são livres para entenderem o seu próprio caminho, entenderem o próximo, sendo que este, não importa se passou e ficou, se passou e foi, mas sim existiu a passagem, tanto a passagem do reencarne como a passagem na Terra, onde estes espíritos se encontraram na forma grande do olhar , da visão da grande águia, da alma. 

Cada guerreiro lá na frente com a sua lembrança, deixou marcado em si mesmo o nome, da sua terra, da sua bandeira, porque teve o entendimento que os guerreiros são livres, e buscam, caminham, para aquilo que realmente traz alegria aos irmãos, para aquilo que realmente traz os guerreiros de volta para si mesmos, olhando para dentro de si.

Quando percebem que são apenas um grande instrumento do Grande Espírito, instrumento da vontade, da caridade, da fé, onde este guerreiro, esta guerreira, fez a sua passagem e caminhou lutando, firme, determinado, determinada, em deixar ou em forma de sorriso ou em forma de lágrima aquilo que o Grande Espírito ensinou aos guerreiros – olhar para dentro de si e perceber que são fortes – conquistar a si mesmo, primeiro, e depois conquistar aquilo que deseja, aquilo que busca, tomar cuidado com a sua mente porque ela pode trair aos guerreiros, escutar mais para aprender, e quando falar, falar com respeito, apenas o necessário.

Respeitar o silêncio do teu próximo, respeitar da mesma forma assim como respeita a sua bandeira, sem julgar, também respeitando a bandeira do seu próximo. 

Para aqueles que têm a visão longa e a determinação de um grande guerreiro, já sabem que todos os caminhos levam ao Grande Espírito, não importa se é na Casa de Luz, se é na igreja, se é em outros cultos, como os guerreiros falam.

Cada guerreiro tem seu compromisso com sua casa e aí os guerreiros perguntam qual é a minha casa? Dentro de si estabelece uma casa chamada Grande Espírito, onde a resposta é encontrada dentro da mente dos guerreiros.

Quando Cacique fala mente dos guerreiros é aquela que é guiada pelo Grande Manitu, pelo Grande Espírito, e esta sim transformada em vitória e sucesso dos guerreiros, para aqueles que realmente buscam a força, com coragem, aplicam a determinação que lhe foi deixada, estabelecem seu compromisso realmente levando a palavra do Grande Espírito, encorajando os mais fracos, mostrando a verdade ao seu amigo, a seu próximo – mesmo que doa, não importa.

Acima de tudo estabelecendo como uma só unidade, como diz o guerreiro Alce Negro, a formação de um grande círculo sagrado, onde este círculo, guiado pelo Grande Espírito, faz com que os guerreiros estejam prontos para a grande passagem e esta grande passagem, Cacique não fala de desencarne mas da sua grande passagem, estabelecendo dentro de si assim como um Grande Espírito, que constrói a sua base, na língua de vocês, o seu alicerce, a sua base, com força, com segurança , forte, sem que deixe desmoronar, cair e que jamais assuma na sua mente, como diz o guerreiro Lobato, o ponto de interrogação, fazendo a pergunta será que devo continuar com este caminho sagrado? Será que é este o caminho do Grande Espírito?

Se o caminho da ajuda, da fé, da esperança, da caridade, não for o caminho do Grande Espírito, podem ter certeza de que não existe outro caminho.

Da mesma forma, esta passagem sagrada, quando os irmãos sobem a grande montanha sagrada: por que Grande Espírito que acontece isto ou acontece aquilo? E lá para frente os guerreiros dão conta que cresceram, que entenderam o recado, entenderam e sentiram por aquilo que passaram, mas acima de tudo sentiram o sentir o Grande Espírito.

Não existe aquilo que os guerreiros chamam de passar por passar. Existe sim a passagem sagrada, por tudo aquilo que passa, e da forma que ela se apresenta é para ser respeitada, e é para ser passada com entendimento, com a sua força de fé, com a sua força de esperança

É neste momento que um grande guerreiro se transforma e quanta coisa oculta, na língua de vocês guerreiros, escondido dentro de um guerreiro.

Cacique fala oculta, escondida, porque está guardado, porque muitos não sabem a força que tem, muitos não sabem utilizar da ferramenta que o Grande Espírito deixa aos guerreiros e se perdem em fantasia, se perdem, naquilo que os guerreiros chamam em saber demais e acabam se perdendo, como diz o guerreiro Lobato, sem propriedade, pelo simples fato de não acreditarem em si mesmo, pelo simples fato de acharem que não conseguem, de acharem que são fracos, ou até mesmo de acharem que outros tem a obrigação de levarem, como vocês falam aqui na terra, os guerreiros nas costas.

A passagem sagrada é sua. Existe apenas um guerreiro, um único espírito, assim como existe uma guerreira, com seu único espírito, onde este espírito junto com outros, formam uma grande tribo, uma grande nação e o nome desta nação aos guerreiros cabe assim chamar da forma que desejarem. 

Aos guerreiros de amor, de visão, a nação da visão, da esperança, da fé, do sagrado, em se tornar forte a cor da sua bandeira, assim quando fincar na terra, no solo, da mesma forma e aqueles que caminham levando a bandeira mas não sabem a sua cor, colocam na terra como se estivessem colocando qualquer outra coisa. 

Conhecem todos os nomes mas não sabem o significado de nenhum, acham por achar e este encontro se perde na sua própria passagem.

Por isso, a importância dos guerreiros aproveitarem como já foi dito  hoje, fazerem a diferença no agora, porque a oportunidade está na mão de cada guerreiro, de transformar o seu dia a dia, assim como sua força e a sua coragem, de realmente tornar o seu caminho um grande caminho, e tornar a si mesmo um grande guerreiro.

Nesta passagem, aí sim cacique fala, na sua passagem do desencarne, ao olhar nos olhos do Grande Espírito, não vai se envergonhar da sua mente, daquilo que fez – aquilo que tinham que fazer, foi feito. Missão cumprida e podem ter certeza que a missão vai continuar, que a passagem sagrada vai continuar, onde toda a nação estará presente, esperando a cada guerreiro para que, sim, juntos sigam o caminho da paz e o caminho sagrado do Grande Espírito.

Que os guerreiros tenham boa volta às suas casas, que os guerreiros estejam prontos hoje, antes de deitarem, agradeçam ao Grande Espírito e dêem oportunidade para o seu guia, ao seu lado, conversarem com os guerreiros.

Quando os irmãos estão com o canal aberto no nível espiritual é muito mais fácil sentir o sinal deixado aos guerreiros.

Permitam que os grandes guerreiros que estão ao seu lado façam a comunicação, deixem o sinal que os guerreiros tanto pedem, entrem em sintonia.

Os guerreiros podem ter certeza de que vão sentir, ter a visão longa e entender o sinal deixado pelo guerreiro que está a seu lado.


( Nuvem Vermelha )


Por Helen Ians em  Caminho Sagrado.





14/08/2011

UMBANDA EM PERGUNTAS E RESPOSTAS






PERGUNTA:

- O que é Umbanda?


RESPOSTA:

Umbanda é uma religião fundamentada em um único Deus, que chamamos de CRIADOR OLORUM, e na Sua Hieraquia Divina, os Sagrados Tronos Divinos , que chamamos de Orixás.

É uma religião que se manifesta através da mediunidade de incorporação de Seres não encarnados, com a finalidade evolutiva através da prática da Caridade.


PERGUNTA:

- O que são os Tronos Divinos?


RESPOSTA:

- O Criador tem toda uma Hierarquia conhecida por nós como Angélica ( nome genérico). Essa Hierarquia é composta por nove Categorias dividas em Tríades. Sendo que algumas foram mais cultuadas e outra menos. Os Tronos formam a terceira Categoria da primeira Tríade.

Veja:

HIERARQUIAS


Primeira Tríade

Serafins
Querubins
Ofanins ou Tronos


Segunda Tríade

Dominações
Virtudes
Potestades


Terceira Tríade

Principados
Arcanjos
Anjos


Notas:
No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação, ora como Coros ora como Hierarquias Angélicas.

- Até a próxima!


.

12/08/2011

ORAÇÃO PELOS NOSSOS GUIAS

 
 
 
 
 
 
 
Senhor, Pai Oxalá, presente no Santíssimo Sacramento do Congá, 
Que Vos perpetuais entre nós por meio dos Vossos Guias Mensageiros,
Fazei com que as suas palavras sejam somente as Vossas, 
Que os seus gestos sejam os Vossos,
E que a sua manifestação seja o fiel reflexo da Vossa.
 
Que eles sejam os espíritos que ensinam sobre O Criador de todas as coisas
Que nos ensinem a não ter medo de servir aos Tronos Sagrados,
Servindo aos nossos semelhantes, através da Sagrada Umbanda.
 
Que sejam espíritos vitoriosos, testemunhas do Eterno em nosso tempo,
Seguindo pelos Caminhos da Fé como se fosse Vos mesmo em cada passo. 

Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos na sua missão junto aos encarnados;
E na sua entrega, claros reflexos da própria identidade
Que a alegria de ver a evolução de seus protegidos.
 
Tudo Vos peço pela intercessão das Mães Santíssimas, 
Elas que jamais desamparam um filho
Hão de amparar agora, esse meu pedido à Vossa Graça:
 
Amado, Pai Oxalá, estendei o Vosso Sagrado e Luminoso Manto de Fé
Sobre todos os Vossos Mensageiros, nossos Guias de Luz
Sirvam eles onde servirem, não só aos das Linhas de Umbanda.
 
Que nos sejam, todos eles, sempre,
Modelo de Fé, Esperança, Castidade, Caridade, e Humildade. 
 
Amén.
 
 
 

 
 

11/08/2011

MENSAGEM DE CHALEIRA PRETA







Aprender pela superação dos obstáculos.



Certa vez, havia um pequeno guerreiro que estava em treinamento. Toda vez que este guerreiro falhava no treinamento, o seu mestre dificultava ainda mais no próximo. Por muitas luas, isto foi acontecendo.

Um dia, o pequeno, que não estava tendo um dia bom, falhou no primeiro treinamento, o mestre dificultou; falhou no segundo, o mestre dificultou no terceiro. Este pequeno, já bravo, foi perguntar para o mestre: 

“- Se não estou conseguindo fazer o primeiro, por que continua dificultando?” 

O mestre, encostado na árvore, olhou para cima e falou para o guerreiro observar o ninho de passarinho que estava lá. Havia um pequeno passarinho que estava aprendendo a voar. E no seu primeiro vôo, enquanto o pequeno guerreiro observava – o pequeno passarinho caiu no chão.

O guerreiro, vendo o passarinho no chão, pegou-o do chão e o colocou na árvore de novo, no ninho. E o passarinho levantou vôo, novamente, e caiu no chão. Quando o pequeno foi pegar o passarinho do chão, o mestre falou: 

“- Deixa ele.”




E o pequeno escutou o mestre. Aí, o passarinho levantou vôo sozinho. E o mestre falou para o guerreiro; 

- Se toda vez que o guerreiro fracassar, eu pegar o guerreiro e colocar no topo de novo, o guerreiro vai continuar fracassando. Quando a dificuldade aparecer, o guerreiro vai mostrar superação – o Grande Espírito faz a mesma coisa no caminho do guerreiro. Todas as dificuldades que aparecem no caminho do guerreiro, são para que mostre superação. Se todas as dificuldades que aparecerem, os guerreiros não mostrarem superação, nunca vão evoluir.”

Que os guerreiros permitam que o Espírito de guerra os acompanhe, e que se superem a cada dia. Que o Grande Espírito fique com todos os guerreiros.


Chaleira Preta



08/08/2011

CABOCLO ROMPE- MATO






OGUM ROMPE MATO


Em Algumas Particularidades dos Caboclos:

- Senhor Ogum Rompe Mato, Senhor e comandante dos Caboclos de Ogum.

Para se falar do Caboclo Rompe- Mato, é preciso antes fala do Senhor Ogum Rompe Mato, para que não ocorra uma confusão entre Orixá e Caboclo.

O Senhor Ogum Rompe Mato aparece, com frequência, na roupagem de um Caboclo, sendo facilmente confundido com os Seus Caboclos ou com o Orixá Oxóssi.

A maioria dos Oguns se comportam de forma contida, nas incorporações, costumam ficar parado num local como se fosse um guarda de um palácio, mas os Oguns da Linha de Seu Rompe-Mato são diferentes, quase todos dançam e rodam o terreiro inteiro bradando.

Ele é intermediário entre o Ogum e Oxóssi, por isso usa como cor vibratória as cores dos dois Orixás.

Seu campo de atuação é a entrada das matas, onde Oxóssi governa, Ogum Rompe-Mato ordena e guarda. Ele está sempre na entrada de uma trilha, guardando os espíritos que lá habitam.

O Ogum Rompe Mato, vem na forma de um caboclo, dando altos brados, secos e curtos, com as duas mãos fechadas e entre-cruzadas, alguns vem com uma mão aberta outra fechada, dependendo de com quem está cruzado. 


As oferendas para O Senhor Ogum Rompe-Mato devem ser feitas nas entradas das matas.


______________________________________





O CABOCLO ROMPE- MATO


Consta que o Caboclo Rompe- Mato iniciador desta Linha foi um descendente das antigas tribos Guaiacurús, índios guaranis que viviam em terras que hoje é o município de Cruz Alta- RS.

É um caboclo Chefe de Falange, muito cultuado também no catimbó.

Como o Orixá Regente, sua Falange é intermediária entre Oxóssi e Ogum, e a maioria vem cruzado com Xangô, o que lhes dá juntamente com o poder de vencer as demandas de Ogum e o dom da cura e capacidade de aconselhar de Oxóssi, o poder de discernimento da Justiça de Xangô.

Os membros da Falange dos Caboclos Rompe-Mato nunca se apresentarão como caciques, pois todos são austeros e destemidos guerreiros. Isso é uma regra da falange.

E como a grande maioria dos Caboclos de Xangô, é um caboclo que atua também com uma Linha de esquerda.

_____________________________________
• Ponto cantado: 



– Caboclo Rompe Mato

"No centro da mata eu vi, dois nomes gravados num toco de pau
No centro da mata eu vi, dois nomes gravados num toco de pau
De um lado Seu Rompe Mato, de outro Seu Cobra Coral
De um lado Seu Rompe Mato, de outro Seu Cobra Coral
No centro da mata virgem eu vi, Seu Rompe Mato falava na língua do Guarany
No centro da mata virgem eu vi, Seu Rompe Mato falava na língua do Guarany".

__________________________________________________________

06/08/2011

NUVEM VERMELHA








Olhem para dentro de si e trabalhem neste caminho novo, toda esta energia à sua volta!

.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.



Nestas luas para frente, Cacique fala da responsabilidade dos guerreiros pelo próprio caminho, e também por esse novo caminho espiritual, onde o que vai reger são as energias que trabalham na esfera espiritual, como os guerreiros estão acostumados a escutar.

Toda energia começa quando os guerreiros acordam: esse é o começo da preparação do guerreiro para que tenham um bom dia. 

A sua mente já trabalha e já recebeu toda energia que precisa quando estavam deitados, dormindo – com vocês falam, ligados pelo perispiritos, e muitos recebendo toda energia, toda carga que precisam, para continuarem sua lua, o seu dia.

Por isso, muitos encontros transformados em verdade, muitos sonhos, para alguns transformados apenas em sonhos, mas para outros transformados no encontro com o Grande Espírito, no encontro com algum parente, com a Grande Luz, ou até mesmo com seu compromisso assumido antes do reencarne.

E no passado dia, os guerreiros vão trabalhar com a sua energia, colocando a sua energia em alguns lugares e da mesma forma captando, puxando pra si mesmo também energia de fora. E é nesse momento que o trabalho começa, não só da corrente nossa, mas também o seu trabalho com a sua energia. 

Quando os guerreiros sentirem uma energia que não está satisfatória, no seu campo magnético, aquele é o momento em que o Grande Espírito fala aos guerreiros, ou até mesmo – como os guerreiros falam – o seu anjo da guarda, o seu guia, o seu protetor, já começa a dar sinais aos irmãos para que parem por aquele instante e façam o seu encontroé o encontro de si mesmo com sua energia.

Sua mente, naquele momento, fiel aos guerreiros (até porque o que é dito na Casa de Luz é que a mente trai aos guerreiros todos os dias, não o seu espírito, não a sua alma), mas, naquele momento, a sua mente vai fazer um papel fundamental, nesta nova energia, que os guerreiros vão buscar.
 
É pela mente, que os guerreiros vão levar, e elevar aquilo que precisa, ou em forma de oração, em forma de canto, em forma de pedido, de mensagem.

Juntos com o seu espírito, a sua alma, sendo verdadeiros, ao seu corpo, acabam transformando aquilo que precisam naquele momento em energia pura.  

Uma oração é uma energia pura. A sua busca pela verdade é uma energia pura. Onde os irmãos vão fazer a grande diferença no seu dia a dia. Para a sua conquista, para aquilo que desejam, para aquilo que buscam, não esquecendo que esta energia também está contida em si mesmo. Basta, como foi dito, que os irmãos olhem para dentro de si e percebam, e façam a pergunta, o que será que está faltando?

E é neste momento que toda aquela energia, e o sinal aparecem na frente dos guerreiros. Mesmo aqueles que buscam aquilo que “acham” que é o mais importante e que parece que fica cada vez mais longe, também entendam como um sinal, também entendam como uma energia. Não a energia que está perdida, mas a energia que não está pronta, para ser trabalhada com o próprio guerreiro.

Como já foi dito a alguns, tem energias, guerreiros, que não se trabalha, se alimenta

Tem energias que são puras e se, naquele momento que está buscando energia pura, esta energia pura, transformada naquele guardião dos guerreiros, puro ao seu lado, se perceber que esta energia na lua do dia seguinte é transformada em uma energia artificial, apenas para o ego, para a vaidade, para alimentar aquilo que não existe, pode ter certeza que também vai se tornar cada vez mais longe aquilo que busca.

Começa na força de vontade, da força de vontade passa para a mente, na mente, novamente, com a coragem e a luta é traçado um caminho com a estratégia dos guerreiros, daquilo que querem, daquilo que buscam, aí sim é trabalhar a energia à sua volta, para que as coisas aconteçam, da melhor forma.

E é importante também que os guerreiros a cada dia, a cada lua, abram mais a sua visão, tanto espiritual como material, e como diz o guerreiro Lobato, tendo um comportamento na Terra de um verdadeiro guerreiro que luta.

Cacique sempre fala aos irmãos: não é para aceitar a derrota, é para entender. Quando os guerreiros entendem, seu campo de visão fica mais longo e os guerreiros conseguem perceber onde está o erro.

Para aqueles que já vêm buscando há muitas luas algo que parece que não caminha, aí pode ter certeza ou tem alguma coisa errada com a energia que está sendo colocada ou o erro é a busca artificial, a busca da não verdade, onde esta busca se transforma e se perde naquilo que os guerreiros chamam de caminho. Porque também não deixa de ser uma busca da forma errada.

Como Cacique disse, a busca pelo ego, pela vaidade, se perde no tempo.

Que os guerreiros tenham boas luas pela frente, que os irmãos olhem para dentro de si e trabalhem neste caminho novo, toda esta energia à sua volta, estabeleçam uma reta para seu caminho e, o principal para toda a corrente.

Que os guerreiros sejam verdadeiros consigo mesmos, façam as suas orações e agradeçam ao Grande Espírito por terem oportunidade de se transformarem, e transformar o seu caminho.

Seu caminho transformado da forma certa também vai transformar o caminho do seu próximo. Não há nada que os guerreiros possam deixar a seus irmãos, como uma mensagem, como uma energia, assim como mostrar um caminho. Esta é a forma certa dos irmãos serem verdadeiros consigo mesmos.


Cacique agradece a todos os guerreiros, a todos os médiuns, pela energia, pelo respeito, pela dedicação aos trabalhos, e a todos vocês, guerreiros de luz, que os irmãos tenham boas luas pela frente, que os guerreiros escolham da forma certa os seus caminhos e que se aproximem mais de si mesmos, pelo espírito, pela alma, pelo coração

Que o Grande Espírito abençoe a todos.


NUVEM VERMELHA


Por Helen Ians em Caminho Sagrado 





01/08/2011

MENSAGEM DE CHALEIRA PRETA






Por que não tenho mais felicidade?



Quantas vezes os guerreiros não vinham com um vazio dentro do peito. Voltavam para casa com um vazio no peito. Nada acontecia no caminho do guerreiro, da guerreira. E o guerreiro ia cada vez mais aumentando o vazio, não sabendo como agir. E cada vez mais o vazio ia aumentando…


O guerreiro resolveu pedir ajuda ao Grande Espírito e na conversa com Ele, o guerreiro chateado, cheio de vazio, começa a perguntar: por que tanto vazio, Grande Espírito?  Por que não tenho mais felicidade? Por que tantos problemas? 

E o guerreiro começa a pensar nas luas que passaram, nas oportunidades que o Grande Espirito deu para o vazio ser completado com amor.


O guerreiro voltou ao primeiro dia onde começaram os problemas. O guerreiro estava andando na rua, pensando nos seus problemas, e no mesmo momento estava passando uma criança ao seu lado, um pequeno com mais problemas que o guerreiro.


O pequeno havia perdido os pais e o guerreiro pensando somente no seu problema. Quando olhou o pequeno guerreiro, este sorriu para ele e o guerreiro não deu a mínima, pois estava pensando somente nos seus problemas.


E foi para a segunda lua dos problemas e o guerreiro, novamente passando pelo mesmo caminho, não viu mais o pequeno que sorriu para ele, porque o pequeno havia se perdido. Guerreiros de rua, maiores, o levaram para o mundo escuro. O pequeno começou a usar drogas e se envolveu em bebidas. Mesmo assim o guerreiro não deu a mínima.


Viu que o guerreiro não estava lá mas continuou pensando em seus problemas.
Na quinta lua, pensando em seus problemas, indo para o trabalho, viu o pequeno, que estava perdido, e tentou assaltar o guerreiro.


O guerreiro conversando com o Grande Espírito, viu os fatos e notou que se ele tivesse valorizado o sorriso daquele pequeno, ele não estaria perdido e o guerreiro estaria sem vazio no peito.
Muitas vezes é preciso largar o amor próprio e dar valor para os guerreiros que estão a seu lado.


Muitas vezes os guerreiros esquecem de sua família pois só tem amor por si próprios. E quando encontra o guerreiro da família, perdido, começa a se queixar quando perde o familiar. Por que aconteceu isto? Como chegou a isto?


Eu pergunto aos guerreiros: não está na hora de mudar? Os guerreiros pedem tanto pela mudança mas nenhum guerreiro vai atrás de sua mudança. Se os guerreiros não começarem a se mudar, vai continuar assim, e vai continuar perdendo cada vez mais pequenos.


Se o guerreiro não dá valor a si, se o guerreiro já se sente perdido, se o guerreiro já se esqueceu de si mesmo, então olhe para o lado e ajude quem está morrendo de vontade de crescer.


Se o guerreiro já desistiu de si mesmo, não desista de quem está do seu lado.




( Chaleira Preta )


- Por Helen Ians em  Caminho Sagrado